mulato Publicado Setembro 9, 2007 Publicado Setembro 9, 2007 Boas pessoal, Estou a a pensar fazer uma moonlight para o meu aqua de 120cm. Sera que posso vale a pena meter moonlight? ja estive a ler em alguns postes e dizem que podem prejudicar os peixes? Tenho dois tipos de leds, uma de 3mm com 5000mcd de intencidade luminosa e outra de 5mm com 6000mcs de intencidade luminosa. O que me aconcelham? as de 3mm ou de 5mm? E sera que devo por moonlight? cumprimentos Sandro Monteiro Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 9, 2007 Publicado: Setembro 9, 2007 Boas mulato! Se queres dar um toque realista mete uma mas fraquinha.As moon-light são o que o nome indica,recriam a luz da lua. Os peixes de certeza que gostam,não faz mal nenhum pelo contrário. Para ainda seres mais realista,em algumas noites desliga a moonlight,para parecer que a lua está na fase de Lua Nova,e ficar tudo escuro sem luar! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
mulato Publicado: Setembro 9, 2007 Autor Publicado: Setembro 9, 2007 Boas zogli, entao é melhor optar pelas leds menores que emitem menos luz. Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas zogli, entao é melhor optar pelas leds menores que emitem menos luz. Sim gastas menos luz e se for muito forte também perturba os peixes.Uma luz branca suave é o ideal! Consegues pôr umas fotos só com a moon-light ligada? Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Rui J. Rocha Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Sim sim, isso e' bem pensado. Também tenho os neons daqueles usados no modding de PC, prontos para ligar na calha. Citar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
mulato Publicado: Setembro 10, 2007 Autor Publicado: Setembro 10, 2007 Sim gastas menos luz e se for muito forte também perturba os peixes.Uma luz branca suave é o ideal! Consegues pôr umas fotos só com a moon-light ligada? Ainda nao tenho montada, por isso abri este topico, quero saber que leds comprar, se as de 3mm ou as de 5mm e a cor. Azul ou branca. Tenho possibilidades de arranjar um pacote de muitas leds a um preço porreiro. Zogli que achas? Azul ou branca? as leds que falo sao tipo estas http://www.andrew.cmu.edu/user/tlauwers/leds.jpg Citar
antmarques Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas Aproveito este tópico para deixar a questão. Sei que a temperatura de cor da luz do Sol anda à volta dos 6500K. E da luz da Lua? Cumps Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
Ricardo Diogo Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas Aproveito este tópico para deixar a questão. Sei que a temperatura de cor da luz do Sol anda à volta dos 6500K. E da luz da Lua? Cumps Só espero que estejas a fazer uma dupla piada... 1 - Porque o sol tem TODOS os espectros... 2 - Porque a lua não tem luz, só a reflecte... Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Vasco Matos Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 (editado) Ainda nao tenho montada, por isso abri este topico, quero saber que leds comprar, se as de 3mm ou as de 5mm e a cor. Azul ou branca.Tenho possibilidades de arranjar um pacote de muitas leds a um preço porreiro. Zogli que achas? Azul ou branca? as leds que falo sao tipo estas http://www.andrew.cmu.edu/user/tlauwers/leds.jpg Sim é exactamente isso,fica porreiro.O luar sendo o reflexo do Sol na superficie da Lua,também tem um espectro branco,porém com uma intensidade muitissimo inferior.O aqua deve ficar escuro,apenas com os contornos da decoração definidos a branco.Podes colocar a que mais gostares de ver,azul também deve deixar um ar giro no aqua.Faz um teste arranja um led azul e outro branco.Depois diz coisas,vê qual fica melhor! Editado Setembro 10, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
William Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas! eu no meu aqua tenho um moonlight de neons azuis a funcionar e gosto mt! para os peixes parece-me que é indiferente mas assim sempre posso apreciar a vida dos meus peixes de uma outra forma,com cardinais entao faz um efeito espectacular! quanto aos led's penso que n tem mal nenhum utilizares as de maior potencia , depois podes facilmente controlar isso ao teu gosto utilizando um transformador com potência regulavel deixo aqui uma foto do meu abraço Citar
mulato Publicado: Setembro 10, 2007 Autor Publicado: Setembro 10, 2007 (editado) O efeito nos cardinas é lindooo Vou encomendar o pacote de leds. Alguem me sabe dizer depois no tipo de leds que quero como faço a ligaçao electrica? Basta ligar um transformador as leds? Nao é preciso mais nada? O que eu realmente queria era aplicar as leds num daqueles candeeiros de jardim que têm um painel solar e um acomulador. ninguem tem por ai um candeeiro desses de jardim que esteje arrumado? Editado Setembro 10, 2007 por mulato Citar
antmarques Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Só espero que estejas a fazer uma dupla piada... 1 - Porque o sol tem TODOS os espectros... 2 - Porque a lua não tem luz, só a reflecte... Boas Antes de mais não era piada, se achaste graça não se perdeu tudo Pelo que fui apreendendo pensei que a temperatura de cor da luz emitida pelo sol em pleno dia rondava os 6500K. Não sabia que emitia todos os espectros simultâneamente... isso é possivel? Quanto à segunda questão, de facto a luz da Lua é reflectida mas não tem temperatura de cor por causa disso? Peço desculpa se a questão não faz sentido... Cumps Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
Ricardo Diogo Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas Antes de mais não era piada, se achaste graça não se perdeu tudo :D Pelo que fui apreendendo pensei que a temperatura de cor da luz emitida pelo sol em pleno dia rondava os 6500K. Não sabia que emitia todos os espectros simultâneamente... isso é possivel? Quanto à segunda questão, de facto a luz da Lua é reflectida mas não tem temperatura de cor por causa disso? Peço desculpa se a questão não faz sentido... :D Cumps Primeiro que tudo :grin: Agora... O Sol "transmite" todo o espectro de luz visivel e alguma da invisivel. Por isso quando a luz passa num prisma (ou nas gotas da chuva) formam-se muitas corzinhas! Na Natureza é um arco iris. É a decomposição da luz solar, desde o violeta ao amarelo ou vermelho. A luz da lua tem, igualmente e porque não é a dela mas sim uma reflexão, todos os espectros da luz solar. Imagina: Se apontares uma lampada com 6400K a um espelho mas simplesmente olhares para o espelho, não estás a ver a luz do espelho, mas sim da lampada. O espelho é a lua. Não ligues ao espectro do exemplo porque não há lampadas que emitam todo o espectro. Foi um suponhamos. Espero ter ajudado. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
DevilRoad Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Primeiro que tudo :D :arrow: Agora... O Sol "transmite" todo o espectro de luz visivel e alguma da invisivel. Por isso quando a luz passa num prisma (ou nas gotas da chuva) formam-se muitas corzinhas! Na Natureza é um arco iris. É a decomposição da luz solar, desde o violeta ao amarelo ou vermelho. A luz da lua tem, igualmente e porque não é a dela mas sim uma reflexão, todos os espectros da luz solar. Imagina: Se apontares uma lampada com 6400K a um espelho mas simplesmente olhares para o espelho, não estás a ver a luz do espelho, mas sim da lampada. O espelho é a lua. Não ligues ao espectro do exemplo porque não há lampadas que emitam todo o espectro. Foi um suponhamos. Espero ter ajudado. Bem isto funcionada assim, mas se pensarmos melhor vemos que falta aí ainda um dado que faz com que o espectro reflectido pela Lua não seja o mesmo que o Sol. Por exemplo se a luz incidir sobre o objecto vermelho, o que é reflectido para nós, é o espectro que forma a luz vermelha. Assim o espectro da luz reflectida pela Lua, é a que a Lua deixar (agora saber qual é é que é mais dificil ), mas nunca é o mesmo que o sol visto que a Lua não é um espelho (onde a luz é relectida na totalidade). Penso que será assim. Cumps Citar
Abel Brás Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas! eu no meu aqua tenho um moonlight de neons azuis a funcionar e gosto mt! para os peixes parece-me que é indiferente mas assim sempre posso apreciar a vida dos meus peixes de uma outra forma,com cardinais entao faz um efeito espectacular! quanto aos led's penso que n tem mal nenhum utilizares as de maior potencia , depois podes facilmente controlar isso ao teu gosto utilizando um transformador com potência regulavel deixo aqui uma foto do meu abraço Ora boas , onde compraste a lampada??? Citar O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
antmarques Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 (editado) Bem isto funcionada assim, mas se pensarmos melhor vemos que falta aí ainda um dado que faz com que o espectro reflectido pela Lua não seja o mesmo que o Sol.Por exemplo se a luz incidir sobre o objecto vermelho, o que é reflectido para nós, é o espectro que forma a luz vermelha. Assim o espectro da luz reflectida pela Lua, é a que a Lua deixar (agora saber qual é é que é mais dificil ), mas nunca é o mesmo que o sol visto que a Lua não é um espelho (onde a luz é relectida na totalidade). Penso que será assim. Cumps Em relação à primeira questão completamente esclarecido Quanto à segunda, descobri numa pesquisa que a temperatura de cor do luar anda pelos 4100K. De resto deixo aqui a fonte, um interessante artigo da Wikipedia sobre temperatura de cor. De qualquer forma obrigado pelos esclarecimentos a todos :D Cumps Editado Setembro 10, 2007 por antmarques Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
Vasco Matos Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Bem isto funcionada assim, mas se pensarmos melhor vemos que falta aí ainda um dado que faz com que o espectro reflectido pela Lua não seja o mesmo que o Sol.Por exemplo se a luz incidir sobre o objecto vermelho, o que é reflectido para nós, é o espectro que forma a luz vermelha. Assim o espectro da luz reflectida pela Lua, é a que a Lua deixar (agora saber qual é é que é mais dificil ), mas nunca é o mesmo que o sol visto que a Lua não é um espelho (onde a luz é relectida na totalidade). Penso que será assim. Cumps Exactamente,a cor da superficie lunar influencia uma pequena parte na luz que é refletida.Se por ex. a superficie da lua fosse totalmente composta por...rubis, veriamos um tom avermelhado a ser refletido. Já agora,o sol ao meio-dia tem 5800K. E o olho humano apenas consegue destinguir uma pequena parte de todo o espectro electromagnetico. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luis carrilho Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 (editado) Exactamente,a cor da superficie lunar influencia uma pequena parte na luz que é refletida.Se por ex. a superficie da lua fosse totalmente composta por...rubis, veriamos um tom avermelhado a ser refletido. :D Já agora,o sol ao meio-dia tem 5800K. E o olho humano apenas consegue destinguir uma pequena parte de todo o espectro electromagnetico. É quase isso Zogli,na verdade são 5900K o que corresponde a 5627ºC de temp. na superficie,já no centro da estrela as temperaturas podem chegar a 20 milhões de graus Kelvin. Com efeito o elevado nr. de fotões que o Sol emite possuem comprimentos de onda que variam entre os 0.3 micrometros e os 3 micrometros e o olho humano só consegue detectar o que está entre os 0.4 e os 0.7,é a esta porção que se chama de luz visivel. O facto do céu ser azul,apenas tem a ver a reacção entre os fotões e mistura de gases presentes na atmosfera e a forma como os nossos olhos intrepretam e vêem essa reacção,com outro tipo de atmosfera ou com um tipo diferente de olhos o céu podia ser perfeitamente visto como sendo verde,vermelho,amarelo etc. A titulo de curiosidade,o Sol emite num segundo uma potencia de 4x10(elevado a 23) KW,pra terem uma ideia,a totalidade de energia produzida em todo o mundo no mesmo tempo é cerca de ...200 biliões de vezes menor!!! Mas tanbem não é de admirar,afinal o "bicho" só tem um diametro de 1.400.000km e uma massa 300.000 vezes superior á da terra...coisa pouca. Editado Setembro 11, 2007 por Luis carrilho Citar
Just_me Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 (editado) william, tens luz a mais....os cardinais durante o periodo nocturno "dormem" e perdem cor... os teus nao estão a conseguir "dormir" mexem-se na fotografia e teem os azuis muito brilhantes...quando "dormem" perdem quase todo o azul. Alguem me sabe dizer depois no tipo de leds que quero como faço a ligaçao electrica? Basta ligar um transformador as leds? Nao é preciso mais nada? é...dependendo dos leds e do transformador pode ser uma coisa simples ou mais complexa.Antes de mais não era piada, se achaste graça não se perdeu tudo icon_wink.gif Pelo que fui apreendendo pensei que a temperatura de cor da luz emitida pelo sol em pleno dia rondava os 6500K. Não sabia que emitia todos os espectros simultâneamente... isso é possivel? Quanto à segunda questão, de facto a luz da Lua é reflectida mas não tem temperatura de cor por causa disso? todo o espectro não... mas quase todo o espectro electromagnetico sim. Existem as linhas de frauhoffer que são comprimentos de onda absorvidos por elementos presentes na atmosfera exterior do sol. quanto á temperatura de cor...não é um identificador exacto do espectro, ja que a mesma temperatura de cor pode ser obtida com diferentes espectros. a temperatura de cor é uma medida retirada do espectro do corpo negro. O corpo negro é um objecto teorico que absorv e toda a radiação que nele incide, ex: portanto como consegue absorver toda a radiação que nele incide tambem consegue emitir em todos os comprimentos de onda, ou seja...emite um espectro completo. Imaginem agora que começam a aquecer esse corpo negro, ele começa a emitir radiação de acordo com a sua temperatura e a sua cor visivel vai mudando á medida que a temperatura aumenta. Isto é a escala de temperatura de cor. Uma lampada incandescente é quase um corpo negro ja que emite radiação de acordo com a distribuição de corpo negro (emite montes de infra-vermelhos e por isso é que aquecem tanto). No entanto uma lampada fluorescente já não. Numa lampada fluorescente são os pigmentos fluorescentes que estão no exterior que convertem luz ultra-violeta gerada no interior para luz visivel e portanto a distribuição é completamente diferente de um corpo negro. Por isso a temperatura de cor é decidida comparando com a temperatura de cor mais proxima de um corpo negro apesar de os espectros serem diferentes. ex: lampada incandescente é mais ou menos assim, que como podem ver é totalmente diferente do de uma fluorescente: (retirado de um artigo citado em cima) na parte da incandescente apenas o espectro visivel é mostrado...depois ainda temos muito mais, ja que este é apenas um bocadinho...o total será parecido com uma destas curvas dependendo do tipo de filamento,: (curvas teoricas de corpos negros a diferentes temperaturas) por emitirem tantos infra-vermelhos é que são pouco eficientes a dar luz. conclusão, duas lampadas de espectros totalmente diferentes podem ter a mesma temperatura de cor. Quanto á temperatura de cor do sol, cá em baixo...varia com a hora do dia, varia com as nuvens ...e varia muito já que as particulas e gases na atmosfera fazem com que a luz que chega aos nossos olhos seja diferente da que é observada fora da atmosfera. experimentem olhar para o sol ao meio dia e antes de se por...o tamanho da atmosfera entre ele e os nossos olhos é diferente...logo o sol parece ter cor diferente. (depois há a fisica por trás disto mas não vamos elaborar sobre ela). É quase isso Zogli,na verdade são 5900K o que corresponde a 5627ºC de temp. na superficie,já no centro da estrela as temperaturas podem chegar a 20 milhões de graus Kelvin. errado, a temperatura da atmosfera exterior do sol influencia, tal como a sua temperatura interior...mas essas são mais ou menos constantes tirando +- umas centenas de graus para o exterior e +- uns milhares para o interior dependendo de onde é teorizada. mas o que muda mais é mesmo a nossa atmosfera, essa é que muda a temperatura de cor da luz (para cima ou para baixo) da luz solar que nós vemos.os 5800-5900 são fora da nossa atmosfera. No mesmo dia á mesma hora...nos trópicos e no polo norte a luz tem uma cor diferente...porque o tamanho da atmosfera varia entre o polo norte e os tropicos e por isso a luz que se vê tambem varia. podem ver aqui um grafico a mostrar o espectro fora da atmosfera, e ao nivel do mar num dia sem nuvens, e a comparação com um corpo negro. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/comm...ar_Spectrum.png e se a atmosfera desempenha um papel importante a cortar a luz...a agua desempenha um papel ainda mais importante...por isso esqueçam os 5900K e os 4100K quando fizerem calculos para uma moonlight...não tem nada a ver...depende muito mais da profundidade que querem representar do que com os 5900-6500,etc. como não teem grandes dados...o melhor mesmo é uma luz que não incomode os peixes, o azul, ao qual eles são menos sensiveis, e fraquinha...mesmo fraquinha, ou então nao a deixem ligada toda a noite. para terem uma comparação....imaginem que teem a vossa luz de 6500K por cima do vosso aquario...e que um dia teem agua verde, se experimentassem meter a cabeça dentro do aquario e olhar para cima...de certeza que não viam uma luz branca Editado Setembro 11, 2007 por Just_me Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
nunoni Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 O Just_me tem toda a razão, mas num outro ponto há coisas que são mais questão de gosto do que de Física: ..por isso esqueçam os 5900K e os 4100K quando fizerem calculos para uma moonlight...não tem nada a ver...depende muito mais da profundidade que querem representar do que com os 5900-6500,etc. Se querem ser realistas e representar o luar à profundidade real da água do vosso aquário (uns 30 ou 40 ou 50 cm), então os 4100K ou um pouco menos são mesmo o adequado. Isso do azul não passa de estética, e corresponde ao luar a uns bons metros de profundidade. Por outro lado, se querem mesmo representar o luar a uns metros de profundidade, no vosso aquário de 30 cm, então ponham um moonligh azul. Em qualquer dos casos, a conclusão é que qualquer temperatura de cor abvaixo dos 4100K serve, porque vai representar uma profundidade diferente da coluna de água. Isso quer dizer que o mais importante é que tem que ser de intensidade tão baixa que os peixes nem dêm por ela (excepto os nocturnos). Por ex., o William tem um moonlight hiper-potente que não deixa os peixes repousarem. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Luis carrilho Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 errado, a temperatura da atmosfera exterior do sol influencia, tal como a sua temperatura interior...mas essas são mais ou menos constantes tirando +- umas centenas de graus para o exterior e +- uns milhares para o interior dependendo de onde é teorizada. mas o que muda mais é mesmo a nossa atmosfera, essa é que muda a temperatura de cor da luz (para cima ou para baixo) da luz solar que nós vemos.os 5800-5900 são fora da nossa atmosfera. No mesmo dia á mesma hora...nos trópicos e no polo norte a luz tem uma cor diferente...porque o tamanho da atmosfera varia entre o polo norte e os tropicos e por isso a luz que se vê tambem varia. O que é que está errado Just? É obvio que as temp. que indiquei são valores medios da estrela e na estrela e não da superficie terrestre,que podem ter e têm oscilações e no caso dos Kelvins,sem duvida é um factor influenciado pela atmosfera que realmente não é toda por igual em todo o planeta,alias alem do tamanho da atmosfera,temos que ter em conta a curvatura da terra e portanto o angulo com que os raios solares atingem a superficie terrestre,esse factor alem de condicionar o valor da intensidade radiante num determinado sitio,por arrasto é muito provavel que tanbem ajude ás tais diferenças de espectro solar entre pontos distintos do globo. Quanto ao resto concordo com tudo o que dizes. A mim parece-me que isto dos Kelvins começa a ser uma mania,apesar de ser importante,tende a colocar em 2º plano um valor que provavelmente é muito mais importante para a boa escolha de iluminação para aquarios e exponencialmente mais se fôr o caso de plantados,que é o fluxo luminoso das lâmpadas em Lumens,de que é que interessa ter uma lâmpada com determinado espectro de cor (K) se depois tem um fraquissimo rendimento luminoso?...Concordas Just? Quanto ás moolight,não tenho nada contra,mas parece-me que é mais uma "mariquice" que outra coisa,senão vejamos,imaginem uma area tão vasta como a floresta Amazonica,é licito afirmar que todas as noites e em todos os seus locais haverá luz de luar?é obvio que não.Haverá por certo noites do mais escuro breu e nem por isso os peixes têm problemas,por isso mesmo a existir moolight no aqua,será natural estar ligada todas as noites?pois...se calhar não. Actualmente estou em fase de escolher uma calha para o meu proximo aqua,um dos modelos de que gosto por acaso até tem moonlights,mas sinceramente se não tivesse,não éra por isso que comprava a calha ou deixava de a comprar. Citar
nunoni Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 O que é que está errado Just? não estava errada, apenas a T inicial emitida pelo sol não é o factor mais importante para a T recebida pelos peixes; agora aquela conversa da T nos polos etc é verdade mas irrelevante, pelo que sei não hé peixes tropicais nos polos. Mas é relevante para o resto, ou seja, a condição da atmosfera (por ex. um incêndio florestal) vai fazer com que a T tenha grandes flutuações. Luís, o que tu disseste de errado foi só "fotões que o Sol emite possuem comprimentos de onda que variam entre os 0.3 micrometros e os 3 micrometros", e nem é errado, é incompleto, porque o sol também emite menos e mais do que isso. Pode é ser de intensidade baixa! Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
William Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 william, tens luz a mais....os cardinais durante o periodo nocturno "dormem" e perdem cor... os teus nao estão a conseguir "dormir" mexem-se na fotografia e teem os azuis muito brilhantes...quando "dormem" perdem quase todo o azul. Oi! , esta foto foi tirada mal o moonlight acendeu e tb aumentei um pouco a potencia no trnsformador para se ver melhor na fotografia so tenho o moolingh ligado por 2h depois de as luzes se apagarem , depois é escuridao total para dormirem todos descansados :D Citar
William Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 Por ex., o William tem um moonlight hiper-potente que não deixa os peixes repousarem. como ja tinha respondido ao Just apenas aumentei um pouco a potencia do moonlight para se ver melhor na foto e tb passado 2h desliga-se , n fica ligado a noite toda abraço Citar
A. Ferreira Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 O facto do céu ser azul,apenas tem a ver a reacção entre os fotões e mistura de gases presentes na atmosfera e a forma como os nossos olhos intrepretam e vêem essa reacção,com outro tipo de atmosfera ou com um tipo diferente de olhos o céu podia ser perfeitamente visto como sendo verde,vermelho,amarelo etc. Neste ponto não estou de acordo, o céu é azul e nuvens brancas, nada de misturar outras côres. Biba o Fê Quê Pê. Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts