Plantas Sem Recurso A Substrato?


ajvctrindade

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de 120x40x50 sem substrato, mas com uma altura de areão considerável.

 

De momento, como decoração, tenho dois troncos relativamente grandes e xisto.

 

Gostaria de saber se será possível introduzir plantas neste aquário com sucesso, o que será necessário realizar e que tipo de plantas me aconselham.

 

O PH ronda os 6.8.

 

Obrigado,

Trindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aquário de 120x40x50 sem substrato, mas com uma altura de areão considerável.

 

De momento, como decoração, tenho dois troncos relativamente grandes e xisto.

 

Gostaria de saber se será possível introduzir plantas neste aquário com sucesso, o que será necessário realizar e que tipo de plantas me aconselham.

 

O PH ronda os 6.8.

 

Obrigado,

Trindade

 

Boas podes por anubias, q sao plantas mt resistentes!!! mas para teres plantas mais exigentes e para as teres bonitas e com bom desenvolvimento.. no minimo aconselho a introduzires CO2, uma iluminação adquada tipo +/- 200w, e 1 bom controle de fertilização liquida!

 

CUMPS!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas podes por anubias, q sao plantas mt resistentes!!! mas para teres plantas mais exigentes e para as teres bonitas e com bom desenvolvimento.. no minimo aconselho a introduzires CO2, uma iluminação adquada tipo +/- 200w, e 1 bom controle de fertilização liquida!

 

CUMPS!!

 

 

Desculpa lá, mas o pessoal continua a indicar indices de Watts por litro nos aquas grandes sem sentido.

 

Para esse, chegam uns 150 Watts. Ver aqui

 

De resto, 5*.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá, mas o pessoal continua a indicar indices de Watts por litro nos aquas grandes sem sentido.

 

Para esse, chegam uns 150 Watts. Ver aqui

 

De resto, 5*.

 

sim mas como referi... disse 200w +/-.... o aqua tem 240lt brutos....

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que o aquário não deverá ultrapassar os 190L reais.

 

O aquário é daqueles fechados com duas lâmpadas. Neste momento tenho uma Power-Glo e uma Aqua-Glo ambas com 30W, o que faz 60W... substâncialmente pouco pelos vistos.

 

Em relação a CO2 estou a pensar aplicar a receita caseira que encontrei aqui no forum. Já mandei vir tb um kit da Alemanhã juntamente com um bomba exterior nova (Fluval 305).

 

Em relação às resposta obtidas, tenho então duas questões sff:

- Que lâmpadas me recomendam que seja possível para este tipo de calhas?

- Recomendam algum fertilizante liquido em especial?

- Acham que sem o substrato consigo colocar algum tipo de planta para que consiga ter um "tapete"? Qual?

- Por último, recomendam alguma loja na Zona de Lisboa e/ou Almada?

 

Muito Obrigado,

Trindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas pouco exigentes tens:

 

Anubias

Rotala green ou outra espécie de rotala

A maioria dos Fetos

 

Para as Rotalas parece-me que será pouca luz, a grande maioria das Cryptocoryne também são pouco exigentes em matéria de luz.

 

Tapete só se for de musgo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então que lâmpadas poderei usar neste tipo de suporte e se recomendam alguma loja para as adquirir?

 

Em relação ao tapete desejado, o impedimento é a falta de substrato ou a pouca iluminação?

 

Desculpem estas questões eventualmente básicas para vós, mas pratico aquariofilia à mais de 10 anos e nunca estudei o suficiente sobre plantas.

 

Obrigado,

Trindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O impedimento é principalmente a luz: com essa luz não consegues ter planteas exigentes, qualquer que seja o substrato e fertilização que ponhas. Por outro lado, se tivesses luz forte (os tais 150W), e só tivesses areão, com fertilização adequada (micros, K, e Fe são os principais) e cuidada conseguirias.

 

Com o musgo consegues "tapetes" bonitos; com as outras plantas pouco exigentes também consegues fazer coisas bonitas; agora aquários ao estilo "Maria vai com as outras" ADA-Amano isso já não...

 

O melhor que tens a fazer é ler os tópicos sobre plantas e fertilização que há aqui, e procurar noutros lados, antes de decidires por mudar a luz ou adequar o tipo de plantas à luz que tens.

 

Em relação ao tipo de lâmpadas: em geral podes comprar lâmpadas normais desde que digam "daylight", ou seja, temperatura de côr entre os 5000K (já é um pouco para o baixo) e os 6400K (chapa 1, imensa gente usa com bons resultados). Em geral não é necessário gastar fortunas em lâmpadas especiais. Podes ir à lija da esquina comprar Osram ou que lá tiverem, mas verifica os tais 6400K. E tens que mudar a lâmpada pelo menos todos os anos, o melhor é mesmo de 6 em 6 meses (eu faço o compromisso de 9 em 9!)

 

Para tapetes (sem ser de musgo), como estão lá em baixo, não é má ideia ter uma lâmpada com temperatura de côr mais elevada (porque penetra mais fundo na água), por volta dos 10000K. Mas isso só se decidires aumentar a luz, se não não vale a pena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada nunoni.

 

Já estive a ver o site http://www.tropica.com para verificar o que posso então colocar seguindo-me pelas caracteristicas de cada planta.

 

Vou fazer um plano a médio curto prazo e colocarei então as minhas conclusões para ver a Vossa opinião.

 

Thanks,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais