Recommended Posts

Publicado

Olá! Existe alguma disposição ideal de um difusor de co2 no aquário em relação aos restantes equipamentos, pelo menos aqueles que possam afectar a difusão do co2, por exemplo a boca de entrada de agua e a "flauta" de dispersão de agua do filtro externo.

No meu caso tenho um 2217 para um aqua de 1m (180L)...

Paulo

Publicado:

O difusor deve estar do lado oposto á saida de água do filtro...para haver uma total circulação do gás.

Por exemplo, se tens a água a entrar no aquario do lado direito,coloca o difusor do lado esquerdo do aquario.

Abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Publicado:

O difusor deve estar debaixo da corrente gerada no aquario para que as bolhas fiquem o máximo de tempo em contacto com a água.

Assim o co2 não só é mais dissolvido, como chega ás plantas mais directamente.

Portanto, debaixo da entrada de água no aqua, ou de uma bomba circulatoria, como é o meu caso.

Faz com que as bolhas circulem com a corrente.

Publicado:
O difusor deve estar debaixo da corrente gerada no aquario para que as bolhas fiquem o máximo de tempo em contacto com a água.

Portanto, debaixo da entrada de água no aqua, ou de uma bomba circulatoria, como é o meu caso.

Eu tenho o meu msmo ao lado da entrada para o filtro de decantação! Assim, as bolhas que saem são sugadas e misturadas melhor com a agua! Depois saem na corrente de saida, espelhando-se pelo aqua!

• Gosto 1

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Eu tenho o meu msmo ao lado da entrada para o filtro de decantação! Assim, as bolhas que saem são sugadas e misturadas melhor com a agua! Depois saem na corrente de saida, espelhando-se pelo aqua!

Boas Sergio,pelo que ja li pelo forum, asbacterias que estao dentro do filtro respiram O2, se estas a meter CO2 para dentro da agua que vai para o filtro nao sera prejudicial para s bacterias?

cumps

Publicado: (editado)
Boas Sergio,pelo que ja li pelo forum, asbacterias que estao dentro do filtro respiram O2, se estas a meter CO2 para dentro da agua que vai para o filtro nao sera prejudicial para s bacterias?

cumps

Exactamente,as bacterias nitrificantes no filtro são aerobicas,ou seja respiram O2,por isso não me parece nada benefico estar a fazer entrar CO2 lá pra dentro. :roll:

Há quem faça uns "gingarelhos" malucos,com difusores externos montados na mangueira de saida do filtro,mas é á saida e nunca á entrada.

Editado por Luis carrilho
Publicado:

Não concordo...Já li aqui no forúm que o posicionamento que referi acima é o correcto e o que tem maior taxa de aproveitamento...

Mas gostos são gostos...

PS: basta olhares para aquarios da ADA (por exemplo) e veres onde é que o mestre põe o difusor :roll:.

Abraço

Abraço, P.L.U.R.

"Money can´t buy skills"

Publicado:

Olá!

flow.jpg

Esta é a forma mais correcta de posicionar o difusor, haverá alguns aspectos a ter em conta, principalmente a qualidade do difusor, se as bolhas forem grandes sobem mais rápido e não são transportadas pela corrente, o caudal gerado pelo filtro e o próprio tamanho do aquário influenciam também a diluição do co2.

Debaixo da saída do filtro não me parece, a corrente puxa ainda mais rápido as bolhas para cima.

A entrar no filtro, para além do já referido de não ser nada benéfico para a colónia de bactérias, também prejudica o próprio filtro uma vez que pode originar bolsas de ar dentro deste e assim provocar cavitação.

• Votar + 1

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Tenho colocado como na foto, só que o difusor está junto ao substracto. E acontece que a coluna de bolhas quando chega a meio do percurso são desviados para os lados pelo "out flow" do filtro. Ou seja, acabo por ter as bolhas espalhadas pelo aquário, o que pessoalmente não acho muita graça... mas deve ser a melhor difusão.

Paulo

Publicado:

Também quem utilize um reactor colocado na saída do filtro externo. Há alguns DYI para isso.

Parece-me ser uma boa solução também na medida em que o CO2 é misturado mesmo antes de entrar no aqua, e não interfere com a colónia de bactérias do filtro porque está na saída.

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Olá!

flow.jpg

Esta é a forma mais correcta de posicionar o difusor, haverá alguns aspectos a ter em conta, principalmente a qualidade do difusor, se as bolhas forem grandes sobem mais rápido e não são transportadas pela corrente, o caudal gerado pelo filtro e o próprio tamanho do aquário influenciam também a diluição do co2.

Debaixo da saída do filtro não me parece, a corrente puxa ainda mais rápido as bolhas para cima.

A entrar no filtro, para além do já referido de não ser nada benéfico para a colónia de bactérias, também prejudica o próprio filtro uma vez que pode originar bolsas de ar dentro deste e assim provocar cavitação.

Nem mais :morning: .

Agora,eu ponho assim,quem quiser ponha por baixo da saida da agua...

Abraço

Abraço, P.L.U.R.

"Money can´t buy skills"

Publicado:
Exactamente,as bacterias nitrificantes no filtro são aerobicas,ou seja respiram O2,por isso não me parece nada benefico estar a fazer entrar CO2 lá pra dentro. :tongue:

Há quem faça uns "gingarelhos" malucos,com difusores externos montados na mangueira de saida do filtro,mas é á saida e nunca á entrada.

POis nunca me tinha lembrado de tal situação! Agora tambem ja esta! E em 6 meses de montagem, tudo esta bem!

Para a proxima logo se vê!

Obrigado pela informação!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Por isto é que eu sou um iniciante...

Nunca me tinha lembrado deste tipo de corrente. No meu aqua a corrente não se faz na vertical como no exemplo acima. Faz-se na horizontal. Até porque a quantidade de plantas a chegar á superficie não deixa esta corrente se instalar. Então o que fiz foi obrigar as bolhas a circularem o máximo de tempo na corrente antes de chegar á superficie, que é o objectivo final.

Mas nem todos os aquarios são sequer identicos, quanto mais iguais.

Peço desculpa a todos os utilizadores se os induzi em erro.

Lição aprendida.

• Votar - 1
  • 5 anos depois...
Publicado:
Olá!

flow.jpg

Tenho um aquário com 150*50*60 cm onde está de um lado um Eheim 2217 (1000 l/h) e do outro lado um JBL Profi500 (700) l/h. Neste caso qual será o ponto mais vantajoso para colocar o difusor de co2?

Obrigado.

Publicado: (editado)

Eu uso o difusor do mesmo lado que a saida de água do filtro , no inicio estava do lado oposto e noto grande diferença no crescimento das plantas porque isto permite que o fluxo de água mantenha o CO2 mais tempo dentro de água e demore mais tempo a chegar à superficie..mas ate posso estar errado.

Editado por Pedrokas88

Saber aprender é aprender a saber.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Tambem tinha o meu por baixo da flauta mudei mesmo agora e consigo ver que as bolhas sao totalmente espalhadas pelo aquário.

• 6 anos depois...
Publicado:
On 07/09/2007 at 19:57, Pedro Sacadura disse:

O difusor deve estar do lado oposto á saida de água do filtro...para haver uma total circulação do gás.

Por exemplo, se tens a água a entrar no aquario do lado direito,coloca o difusor do lado esquerdo do aquario.

Abraço

Olá qual a ordem da instalação , válvula de contenção ou válvula antiretorno, conta bolhas

?

Publicado:
6 hours ago, Joyce Cristina Pires said:

Olá qual a ordem da instalação , válvula de contenção ou válvula antiretorno, conta bolhas

?

Tudo o que contenha líquidos deve ficar depois da válvula antiretorno. 

Projetos antigos: