Visitante Publicado Abril 28, 2004 Publicado Abril 28, 2004 Caros amigos Nasceram-me discus na última 4ª feira dia 21 de Abril. Já li bastante sobre o assunto e levei algum tempo a acertar com o casal. Como a experiência das pessoas que participam neste forum, para mim é mais importante do que qualquer livro, gostaria que alguém me aconselhasse com os procedimentos que devo tomar daqui para a frente com os alevins e pais. alimentação, quando os separar, etc. Obrigado pelas ajudas Paulo Medeiros
LuisRomao Publicado: Abril 28, 2004 Publicado: Abril 28, 2004 olá Paulo, antes de mais os meus parabéns pela criação. os discus quando nascem alimentam-se exclusivamente do muco que os pais segregam, após 5/6 dias deves alimenta-los com artémia recem eclodida e ir aumentando a quantidade dia a dia. Quando os alevins tiverem +/- 15 dias de vida deves separa-los dos pais já que um periodo maior irá saturar os pais o que levará a um maior periodo até à próxima postura. o aquario de destino dos alevins deve conter pelo menos 75% da agua do tanque onde estavam para não causar choques de Ph ou temperatura, deves alimenta-los com artémia 3 ou 4 vezes ao dia com artémia e ao fim de + uns dias começar a introduzir na alimentação papa caseira à base de coração de perú muito fino. Deves fazer também mudas de agua diarias de +/- 20%. De resto é só ve-los crescer...... se quiseres conselhos podes também consultar: www.clubediscus.com Cumprimentos Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Nuno Silva Publicado: Abril 28, 2004 Publicado: Abril 28, 2004 tá tudo dito... Pessoal dos discus, esclareçam-me de uma coisa: pelo que tenho visto os discus são peixes que depois de formal casal até criam muito bem.o problema maior é eles criarem as crias, ou seja, evitar que eles as comam ou deixem de as alimentar etc... é isso mesmo ou é só impressão? Um abraço! Nuno Silva
LuisRomao Publicado: Abril 28, 2004 Publicado: Abril 28, 2004 É verdade Nuno o maior problema nem são as posturas em si, mas sim o após a postura e cada caso é um caso, já tive casais que assim que alguem chegava perto do aquário comiam os ovos ou os alevins, uns mexia na agua tirava fotografias com flash, limpava os vidros interiormente e eles nem ligavam e continuavam como se nada fossse. Às vezes também é preciso ter muita sorte com o feitio do casal em si. Cumprimentos Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Visitante Publicado: Abril 28, 2004 Publicado: Abril 28, 2004 Antes demais obrigado ao luis romao pelos esclarecimentos. A mim saiu-me a sorte grande pois já fiz um grande investimento em discos e nada. Inclusive ja comprei um casal formado e chegou a minha casa e nunca mais deu nada. Estes que agora tenho estao de grande classe mexo-lhes com a mão e eles nem me ligam nenhuma e quando digo o preço ninguem se acredita. Por isso digo que é tudo uma questão de sorte. Por estes dois dei 100 euros a um senhor que se queria desfazer deles e ao segundo dia em minha casa estavam a fazer a primeira postura que foi totalmente comida agora fizeram a segunda e estao impecáveis (até ver). cumprimentos Paulo Medeiros
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Abril 28, 2004 Publicado: Abril 28, 2004 Olá Paulo!! Bem vindo ao "clube dos criadores de Discus "... Já muito foi dito pelo Luis Romão , mas eu pessoalmente faço da seguinte maneira . A partir do momento que os alevins se libertam costumo tentar espalhar a artemia recem nascida para cima do muco pais . Só a partir do 4 dia de vida é que faço a primiera mudança de água e de cerca de 25% . Nos dias seguintes vou aumentando as percentagens das mudanças de água . A água que coloco nova de ter o mesmo Ph ou com diferenças no máximo de 0,5 Ph , a condutividade pouco importa nesta altura . Já em relação á temperatura temos de ter um pouco mais de cuidado não colocar temperaturas inferiores a 27º .Deixar sempre uma pequena luz de presença perto do aquario para os "pequenitos" não se perderem, durante a noite . Tenta mexer o minimo no aquario , pois até a uma semana de vida os pais de um momento para o outro podem come-los , devido a algum estado de stress . Bem á medida que vão crescendo vai tirando algumas duvidas atraves deste ou outro post pois poderá servir a mais alguns que por aqui andam. Se quiseres ver alguns casais a criar anda a S.Pedro do Estoril á Discus World e podemos falar pessoalmente sobre estes maravilhosos seres !!! Um sincero abraço HUGO
Jacinto Silva Publicado: Abril 28, 2004 Publicado: Abril 28, 2004 Boas Pessoal, Parabens ao Paulo Medeiros pela sua nova prole: BOA SORTE! E parabens ao pessoal que ajudou o Paulo com as suas dicas - ASSIM DÁ GOSTO VER TRABALHAR!!! Jacinto Silva
Visitante Publicado: Abril 30, 2004 Publicado: Abril 30, 2004 Cá estou eu novamente a chatear. Mas se não perguntarmos a quem sabe não nos safamos. Tenho seguido à risca as indicações que me dão aqui no forum. Os alevins ainda estão a comer dos pais, como não estava muito dentro do assunto só hoje lhes vou dar artémia. Como me disseram tenho que os mudar com 8 a 15 dias de vida. Os ovos eclodiram 4ª feira dia 21. Já tenho um aquário preparado para a mudança. Qual é na vossa opinião a altura certa para os mudar? Obrigado uma vez mais. Paulo
LuisRomao Publicado: Abril 30, 2004 Publicado: Abril 30, 2004 Eu mudava-os ao 15º dia após o nascimento, e depois de estarem a comer artémia sempre que a colocas no aquario. Por esta altura já deverão ter uma forma arredondada. Luis Romão www.clubediscus.com
Visitante Publicado: Abril 30, 2004 Publicado: Abril 30, 2004 Vou então esperar mais 5 dias. Já estão a ficar arrendodados, mas muito pequeninos. Como disse só hoje vou colocar a artémia se calhar já a devia ter posto antes. O meu medo é que aconteça o que aconteceu a um colega meu que ainda tinha os alevins com os pais e eles já estavam a por outra vez.
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Abril 30, 2004 Publicado: Abril 30, 2004 Olá Paulo!! Quando as crias são muitas (100 alevins) os pais não colocam mais ovos enquanto estes não crescerem . Quando são menos , 20 , 30 alevisn eles têm tendencia ou para os comerem logo no inicio ou então colocar mais ovos ainda com os pequenos ao seu lado. Não tenhas pressa em tirar os filhotes o crescimento mais lento deve-se a não teres administrado artemia , mas não tem problema algum . Criei muitos Discus desta forma , para ver como era o seu crescimento com e sem artemia. Já agora uma dica coloca umas duas a tres gotas de vitaminas na artemia antes de a colocares na água. Nunca coloques cascas de artemia pois eles ão conseguem digerir acabando por morrerem. Quando já comerem coração ou outro tipo de alimento á alguns dias , ai sim trata de os tirar dos pais . O que habitualmente fazia era tirar os pais e não os filhos , pois a água tem de ser exctamente igual, senão podes ter baixas!! Vai dando noticias !! HUGO
jorgehcosta Publicado: Maio 1, 2004 Publicado: Maio 1, 2004 Olá Paulo Tenho neste momento uma ninhada de cerca de 80 a 100 alevins que começou a nadar há 2 dias! Hoje já lhes pus um pouco de artémia recém nascida, e alguns já se mostraram interessados nela Além de lhes proporcionar um crescimento mais rápido, também poupam um pouco os pais, pois enquanto se enfartam com a artémia, os pais não são tão "massacrados", com aquelas bocas todas a debicarem Já tive ninhadas, em que a partir de determinada altura, já se notava o mal estar dos pais e o seu consequente desgaste, em virtude destes glutões nunca pararem De qualquer forma mais ou menos por essa altura (15 dias), os país já os começam a "sacudir", incentivando-os a comerem algo mais que o muco Portanto vais sempre a tempo de começar com a artémia Quando os mudares, tens que ter o cuidado de encher o novo aquário com a água do aquário onde eles estão. Ou então aproveitar aquando da TPA, para fazer a transferencia e assim já não precisas de o encher todo com a água do aquário de criação. Basta para aí uns 75 a 80 %, o resto preenches como se fosse uma TPA normal do aquário de reprodução Já agora... quais as cores das feras?? Não se arranjam por aí umas fotos??? É só para por o pessoal o pessoal a babar Um Abraço Jorge Costa
Visitante Publicado: Maio 3, 2004 Publicado: Maio 3, 2004 Fico muito grato a todos quantos me têm dado indicações no forum. Tenho-as seguido à risca. Esta ninhada (não sei se posso chamar isto de ninhada) tenho 9 alevins já a nadar livremente esta-me a servir como um bom treino. Também não eram muitos de início pois como penso já ter dito a fecundação não deve ter sido bem feita pois eu tinha o filtro com um caudal muito forte, de momento já está corrigido. No sábado começei a deitar a artémia e vejo que já se estão a alimentar com ela e noto mesmo a barriga deles a ficar cor de laranja, penso que é sinal que a estão a comer. Quanto à mudança vou fazê-la depois de amanha 4ª feira pois já estou a ver os pais a andar muito à volta do cone e a limpá-lo. De vez em quando os pais pressentem os pequenitos a debicar no corpo sacodem-nos, principalmente o macho. Ontem mudei metade da água para aquele onde vou colocar os alevins e tenho já lá tudo a trabalhar e logo à noite ponho lá mais um garrafão, amanhã outro e assim penso que ficará praticamente igual. Não sei se este aquário de crescimento terá que ter alguma característica especial? Quanto às fotografias estou farto de tentar tirar mas não consigo livrar-me dos reflexos no vidro com o flash. Ficam sem qualidade nenhuma.Não sei como se conseguem tirar as fotografias fantásticas como as que aparecem aqui no forum. Um abraço a todos. Paulo Medeiros
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Maio 3, 2004 Publicado: Maio 3, 2004 Olá!! Falas-te em filtro ? Bem penso antes demais que a questão da filtragem é extremamente importante quando tentamos criar Discus. Não sei se tens algum filtro exterior a funcionar , mas se for o caso na proxima postura , coloca esse filtro no dia em que os alevins vão nascer noutro aquario , para não perderes tudo aquilo que ele ganhou ao longo do tempo. Deves retira-lo , pq eventualmente muitos dos elevins foram chupados pelo mesmo, ou poderam ser puxados pelo mesmo . Podemos usar meias na grelha que puxa a água , podemos usar esponjas , mas o ideal é não existir qualquer tipo de filtro (copo) pois acabam sempre por puxar peixinhos para o seu interior. Tanto sucede isto numa filtragem interna como externa. O correcto para conseguirmos obter o maior umero de crias sem que sejam puxadas para o interior do filtro é usarmos um filtro de esponja e se possivel um filtro tipo os Liberty da Eheim .Desta forma conseguimos ter uma qualidade de agua razoavel para os nossos "bebes" !!! Em relação ao tanque de crescimento não te preocupes muito se apenas tens 9 aleins ,ok? Numa proxima postura , no caso de nascerem muitos alevins , ai terás de ter no minimo um aquario de 1,20 queres que eles crescam . Um abraço HUGO Discus World Lda Alem do mais
jorgehcosta Publicado: Maio 4, 2004 Publicado: Maio 4, 2004 Olá Paulo Parabéns, pela continuação do sucesso Tal como o Vitor Hugo Quaresma diz, os filtros de esponja são os mais indicados, mas eu no meu caso, e para não perder as virtudes do meu filtro exterior (já que não tenho para onde o deslocar), substituo a ponteira do tubo de aspiração por uma esponja, e reduzo o caudal o máximo possivel, ficando o chuveiro quase que a pingar, com uns jactos de água muito suaves. Além disso, e logo após a postura, insiro no aquário o tal filtro de esponja mencionado, e esse sim a trabalhar a todo o gás. Depois já se sabe: aspirações da sujidade diárias assim como mudas de água também diárias de +- 10% Um Abraço Jorge Costa
Visitante Publicado: Maio 10, 2004 Publicado: Maio 10, 2004 Caros amigos Cá estou eu outra vez. Tenho seguido à risca as indicações do forum e já lá tenho outra postura. Hoje de manha quando saí de casa já estavam os ovos a eclodir. É uma postura bastante maior do que a primeira e a quantidade de ovos fungados diminuiu substancialmente. Dominuí substancialmente o caudal pois da outra vez estava muito forte e o macho nao deve ter fecundado bem a postura e coloquei na ponta do tubo do filtro uma meia de vidro. A postura foi feita na sexta-feira à tarde, está a seguir os prazos normais. Uma vez mais obrigado pelas indicações. Respondendo ao Victor Quaresma, isto aqui ainda fica um bocadito longe e não se vai aí a Lisboa assim de repente apesar de se demorar pouco tempo, mas com crianças mulher etc. é complicado mas no verão (Agosto) faço tensões de ir ver a sua loja. Um abraço a todos Paulo Medeiros
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Maio 10, 2004 Publicado: Maio 10, 2004 Olá Paulo !! Fico então á espera da sua visita !! De qualquer forma recomendo que deve limpar essa meia de vidro que colocou pois muito em breve vai estar suja . Deve mesmo retirar esse filtro e colocar o tal filtro de esponja numa proxima postura . Cuidado porque os alevins muitas vezes ficam sugados e agarrados á tal meia de vidro que colocou. Num filtro de esponja esta totalmente á vontade , muitos vezes são os proprios pais a coloca-los lá , parecendo que os alevins dessapareceram, mas efectivamente estão lá agarrados e escondidos pelos pais. Uma vez mais ..boa sorte !! Um abraço HUGO
Visitante Publicado: Maio 14, 2004 Publicado: Maio 14, 2004 Tenho um aqua com 100x40x40 , bem plantado com 2 esclares, 12 tetras, 2 pleco e 2 caracois e gostáva de me iniciar nos Discus. Quais os parametros da água (PH, KH, GH, etc)? Tenho Ceramicas, turfa e esponja no filtro, já me faláram em colocar Chemi pure, será...?
antonio silva Publicado: Maio 14, 2004 Publicado: Maio 14, 2004 Boas, Uso Chemi-Pure á cerca de 3 anos no meu aquario e aconselho esta resina pois tenho tido bons resultados -água sempre cristalina, mesmo tendo troncos, nunca tive doenças ou parasitas nos peixes. Tem a vantagem de durar 6 meses e ao contrário do carvão , quando chega ao limite de absorção não liberta as substancias nocivas que reteve. Comps- Antonio Silva Cumps António Silva APC#128
Visitante Publicado: Maio 14, 2004 Publicado: Maio 14, 2004 Boas,Uso Chemi-Pure á cerca de 3 anos no meu aquario e aconselho esta resina pois tenho tido bons resultados -água sempre cristalina, mesmo tendo troncos, nunca tive doenças ou parasitas nos peixes. Tem a vantagem de durar 6 meses e ao contrário do carvão , quando chega ao limite de absorção não liberta as substancias nocivas que reteve. Comps- Antonio Silva Posso usar Chemi-Pure com Turfa?
Recommended Posts