pduran Publicado Setembro 7, 2007 Publicado Setembro 7, 2007 Olá a todos Estou com um dilema, ou pior ainda, um trilema!!! Á cerca de 8 meses montei um aquario c/300l de água onde coloquei 6 discus (com cerca de 4 meses) na esperança de um dia mais tarde se formar um ou mais casais. Tenho 2 filtros Eheim de 600l e um mais pequeno, creio que de 400l mas sem provocar grande turbulencia na água. Alguns troncos e lages de xisto e bastantes anubias e fetos de java. Faço TPA de 50l uma vez por semana. Enfim, um ambiente "porreiro" para o pessoal. Nos últimos 3 meses, 2 dos peixes (por sinal os mais bonitos mas tambem os mais pequenos) morreram pois os restantes não os deixavam comer. Mesmo colocando a comida em vários pontos do aquario, a correria era tal que os pobres tinham de estar sempre "entocados". Neste momento tenho mais um peixe "entocado", 2 machos "á pancada" e uma fêmea a colocar ovos num termostato, que entretanto tive de desactivar (coloquei outro termostato no canto oposto) pois ela insiste em lá colocar os ovitos, de 25 em 25 dias (já por duas vezes). É lindo ver o casal a tomar conta dos ovos (arejando com as barbatanas peitorais e respirando para cima deles), dia e noite, alternando para irem comer ou para darem uma corrida nos outros 2! Até agora (só ontem desliguei o termostato) os ovos acabam por ser comidos pelos pais (talvez por se aperceberem que já estavam cozidos) ao fim de 2 dias mas tenho esperança, agora que tenho de certeza um casal formado, que mais cedo ou mais tarde a coisa resulte. Agora que expliquei um pouco o que se passa, que vos parece? Devo montar mais um aquario e retirar o casal para esse novo aquario? Se o fizer terei o problema de ter de alimentar os filhotes varias vezes ao dia e não tenho tempo para isso. Se eles ficarem no aquario onde estão, podem certamente alimentar-se dos inumeros microorganismos que o habitam. Se mantiver os 4 peixes neste aquario certamente vai acabar por morrer mais um disco que já nem consegue comer em condições. E que fazer aos chupadores do filtros caso tenham filhotes? E que fazer com o outro macho? Aceitam-se sugestões/ideias/opiniões sobre o que fazer para conseguir encontrar algum "equilibrio" neste aquario. Obrigado Pduran
netmaniac Publicado: Setembro 7, 2007 Publicado: Setembro 7, 2007 Olá a todos Estou com um dilema, ou pior ainda, um trilema!!! Á cerca de 8 meses montei um aquario c/300l de água onde coloquei 6 discus (com cerca de 4 meses) na esperança de um dia mais tarde se formar um ou mais casais. Tenho 2 filtros Eheim de 600l e um mais pequeno, creio que de 400l mas sem provocar grande turbulencia na água. Alguns troncos e lages de xisto e bastantes anubias e fetos de java. Faço TPA de 50l uma vez por semana. Enfim, um ambiente "porreiro" para o pessoal. Nos últimos 3 meses, 2 dos peixes (por sinal os mais bonitos mas tambem os mais pequenos) morreram pois os restantes não os deixavam comer. Mesmo colocando a comida em vários pontos do aquario, a correria era tal que os pobres tinham de estar sempre "entocados". Neste momento tenho mais um peixe "entocado", 2 machos "á pancada" e uma fêmea a colocar ovos num termostato, que entretanto tive de desactivar (coloquei outro termostato no canto oposto) pois ela insiste em lá colocar os ovitos, de 25 em 25 dias (já por duas vezes). É lindo ver o casal a tomar conta dos ovos (arejando com as barbatanas peitorais e respirando para cima deles), dia e noite, alternando para irem comer ou para darem uma corrida nos outros 2! Até agora (só ontem desliguei o termostato) os ovos acabam por ser comidos pelos pais (talvez por se aperceberem que já estavam cozidos) ao fim de 2 dias mas tenho esperança, agora que tenho de certeza um casal formado, que mais cedo ou mais tarde a coisa resulte. Agora que expliquei um pouco o que se passa, que vos parece? Devo montar mais um aquario e retirar o casal para esse novo aquario? Se o fizer terei o problema de ter de alimentar os filhotes varias vezes ao dia e não tenho tempo para isso. Se eles ficarem no aquario onde estão, podem certamente alimentar-se dos inumeros microorganismos que o habitam. Se mantiver os 4 peixes neste aquario certamente vai acabar por morrer mais um disco que já nem consegue comer em condições. E que fazer aos chupadores do filtros caso tenham filhotes? E que fazer com o outro macho? Aceitam-se sugestões/ideias/opiniões sobre o que fazer para conseguir encontrar algum "equilibrio" neste aquario. Obrigado Pduran Olá , eu como sou um leigo só te digo isto , um cubo 50x50x50. Mas podes perguntar ao Duarte36 (hehe) , ele ajuda nos detalhes . Eu só agora me atrevi a tentar um suposto casal de azuis cobalto , por isso .... olha boa sorte e arranja o dito cubo... filtro de esponja, e um cone ou como o ti duarte (tubo de PVC ) metileno para os ovos não fungarem ( ou como eu folha de amendoeira da india, mas tb tenho metileno ) mas principalmente muda o casal , para um cubo.um abraço. Jose Palma
Hugo A Silva Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas, estou exactamente com o mesmo problema... apesar de colocar comida em vários pontos do aquário, tenho um Discu que já nem se faz à comida pois os outros correm com ele. é um disquinho que me comia da mão e neste momento, quando me chego ao aquário já nem esboça qualquer movimento de aproximação. em relação à tua situação, de facto é recomendável mudares o suposto casal para um aqua à parte. e... muita paciencia e muitas mudas de agua. ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Rui J. Rocha Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 Boas, não estou a ver isso resultar, de deixar o casal mais os filhotes no aquário com mais "malta". Realmente é uma pena, quando os outros impedem algum dos discos de se alimentar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
William Publicado: Setembro 10, 2007 Publicado: Setembro 10, 2007 eu para os meus comerem todos alimento-os a mao , com a mao la dentro n ha brigas nem agitaçao entre eles, se puser a comida no cone so alguns é que conseguem comer...
Recommended Posts