NunoPeace Publicado Setembro 7, 2007 Publicado Setembro 7, 2007 Boas Estou com um problema num dos meus aquarios,tenho dois e para limpar um por completo(o que sube á pouco tempo que n se deve fazer), passei os peixes para o outro, tinha nos dois aquarios uma mistura de água do furo com água purificada,mas depois de lavar o outro, meti só água purificada, pois o meu purificador é muito bom e retira td da agua. Fiz transição de um para o outro, mas mesmo assim passado dois diz começaram a morrer-me muitos peixes, para fazerem ideia,tinha uns 25 e só se safou 1, pois meti-o a tempo no outro aquario. A minha dúvida é,os peixes para álem de retirarem da água oxigénio,precisão de mais alguma coisa que o purificador retire por completo?Será que é porque tenho que fazer uma transição muito lenta, ou deixar o aquario em repouso uns dias? Dscl se n respeitei alguma regra do forum, é que só me inscrevi ontem e preciso msm de ajuda. Obrg. Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 7, 2007 Publicado: Setembro 7, 2007 Olá e benvindo NunoPeace! Há muitas coisas que é preciso ter e fazer num aquário.Tens filtro? Como disseste e bem nunca se limpa o aqua todo.Depois quando o voltaste a encher fizeste o ciclo do azoto ao aqua?(Deixar o filtro a trabalhar e 2 a 3 semanas e depois colocar um peixe para com os dejectos dele e sua comida,se criarem bactérias no filtro e no aquário boas [indispensáveis] para o ecossistema) Isto é essencial.E esse purificador é de osmose? Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
DJay Publicado: Setembro 7, 2007 Publicado: Setembro 7, 2007 Benvindo ao forum Alem do que o Zogli disse e que faz sentido, coloca o set up completo do teu aquario para o pessoal te poder aconselhar correctamente para evitar mais desastres Citar
NunoPeace Publicado: Setembro 7, 2007 Autor Publicado: Setembro 7, 2007 Olá e benvindo NunoPeace! Há muitas coisas que é preciso ter e fazer num aquário.Tens filtro? Como disseste e bem nunca se limpa o aqua todo.Depois quando o voltaste a encher fizeste o ciclo do azoto ao aqua?(Deixar o filtro a trabalhar e 2 a 3 semanas e depois colocar um peixe para com os dejectos dele e sua comida,se criarem bactérias no filtro e no aquário boas [indispensáveis] para o ecossistema) Isto é essencial.E esse purificador é de osmose? Sim, tenho filtro nos dois, são da elite e internos, acho que n são de osmose, e n fiz o ciclo do azoto, tenho o aquario á 1 ano, mas ainda tenho muita coisa por aprender, tb ainda só tenho 15 anos, mas gosto muito e estou desiludido, pk tive fazes muito boas nos aquarios, começei com 5 peixinhos e cheguei a ter 40, mas com este problema, já morreu metade, tinha ainda uns girinos com 1 semana, mas a mãe dpx de os ter, morreu e só sobrou 1, começaram tb a morrer os girinos.Mas e aquilo da água porificada, o que é que os peixes podem precisar mais na água, para alem de oxigénio que o purificador me esteja a retirar? Preciso msm de ajuda e obrg por uma resposta tão rápida. Citar
NunoPeace Publicado: Setembro 7, 2007 Autor Publicado: Setembro 7, 2007 Os aquarios foram comprados no mundo animal, são iguais e td da Elite, num tenho um barco partido ao meio mais uma planta e no outro uma decoração que tb comprei que é uma rocha c plantas artificiais agarradas e uma planta. Neste momento os peixes estão todos num aquario, tenho uns 20 guppys, 2 molly balão, 2 platys e tenho duas maternidades, uma com uma grávida e com 3 girinos que apanhei ontem á solta no aquario e a outra com uns 15 girinos mas velhos que têm vindo a morrer, todos os dias tem morrido pelo menos 1. Obrg por me estarem a ajudar. Citar
NunoPeace Publicado: Setembro 7, 2007 Autor Publicado: Setembro 7, 2007 Olá e benvindo NunoPeace! Há muitas coisas que é preciso ter e fazer num aquário.Tens filtro? Como disseste e bem nunca se limpa o aqua todo.Depois quando o voltaste a encher fizeste o ciclo do azoto ao aqua?(Deixar o filtro a trabalhar e 2 a 3 semanas e depois colocar um peixe para com os dejectos dele e sua comida,se criarem bactérias no filtro e no aquário boas [indispensáveis] para o ecossistema) Isto é essencial.E esse purificador é de osmose? Desculpa Zogli, penssei que estavas a falar do filtro, o purificador foi comprado á uns meses e sei que mete a água boa para beber-mos e que tem 3 filtros, uma membrana e por ultimo outra parte que tem buracos microscópicos que apenas deixa sair o oxigénio, e n tem osmose, n á processos químicos, apenas filtra muito bem a água e a mete própria para consumo. Foi o que me explicaram. Citar
andorina Publicado: Setembro 7, 2007 Publicado: Setembro 7, 2007 Boas, Lê isto: http://faq.thekrib.com/pt/ Eu acho que é um bom ponto de partida, se tiveres alguma duvida coloca, que aqui a gente tem todo o gosto em ajudar, dentro da possibilidades de cada um, claro está. Eu digo-te isto porque esta-me a parecer que há varios conceitos importantes, que te são completamente alheios. Boa sorte. cumps Citar
NunoPeace Publicado: Setembro 7, 2007 Autor Publicado: Setembro 7, 2007 Boas, Lê isto: http://faq.thekrib.com/pt/ Eu acho que é um bom ponto de partida, se tiveres alguma duvida coloca, que aqui a gente tem todo o gosto em ajudar, dentro da possibilidades de cada um, claro está. Eu digo-te isto porque esta-me a parecer que há varios conceitos importantes, que te são completamente alheios. Boa sorte. cumps Sim, eu conheço bem esse site, já o li quase todo, menos o ciclo do azoto que estou a ler neste momento. Mas eu queria msm ajuda era com a minha dúvida da água purificada, se alguem me poder ajudar, agradeçia mt. Obrg e dscl. Citar
andorina Publicado: Setembro 7, 2007 Publicado: Setembro 7, 2007 Boas, eu posso estar enganado, mas aqui vai. Tu metes agua "purificada" no aqua mas ao concluir o ciclo do azoto a agua já não "é a mesma", ja sofreu alterações quimicas que a alterou e aí sim a agua esta pronta para receber peixes, quando fazes uma TPA nunca se muda a totalidade da agua, mas sim uma parte (+- 30%). As razões para nunca se mudar a totalidade da agua são varias, entre elas, não haver grandes variações dos parametros e para não ter que voltar a fazer o ciclo do azoto. Resumindo a agua purificada não é a ideal para os peixes, mas penso que isso não seja o mais importante. Por isso coloca agua purificada ou não no aqua e espera ai umas 2 ou 3 semanas com tudo a trabalhar sem peixes ( podes deitar um pouco de comida para decompor e alimentar as bacterias que se estão a criar), ao fim das 2 ou 3 semanas colocas o primeiro habitante e vais aumentando 1 ou 2 habitantes por semana até chegares a lotação total ou pretendida. cumps. Citar
NunoPeace Publicado: Setembro 7, 2007 Autor Publicado: Setembro 7, 2007 (editado) Boas, eu posso estar enganado, mas aqui vai. Tu metes agua "purificada" no aqua mas ao concluir o ciclo do azoto a agua já não "é a mesma", ja sofreu alterações quimicas que a alterou e aí sim a agua esta pronta para receber peixes, quando fazes uma TPA nunca se muda a totalidade da agua, mas sim uma parte (+- 30%). As razões para nunca se mudar a totalidade da agua são varias, entre elas, não haver grandes variações dos parametros e para não ter que voltar a fazer o ciclo do azoto. Resumindo a agua purificada não é a ideal para os peixes, mas penso que isso não seja o mais importante. Por isso coloca agua purificada ou não no aqua e espera ai umas 2 ou 3 semanas com tudo a trabalhar sem peixes ( podes deitar um pouco de comida para decompor e alimentar as bacterias que se estão a criar), ao fim das 2 ou 3 semanas colocas o primeiro habitante e vais aumentando 1 ou 2 habitantes por semana até chegares a lotação total ou pretendida. cumps. Ok.Isso significa que a água só por si, quando retirada do purificador é muito pobre, certo? Obrg pelo exclareçimento.Cpm Editado Setembro 7, 2007 por NunoPeace Citar
DJay Publicado: Setembro 7, 2007 Publicado: Setembro 7, 2007 Os peixes vivíparos preferem água com uma dureza média e se calhar a água que utilzas deve amolocer um pouco ou mais e não contem traços de minerais, mas no entanto penso que o ciclo do azoto é essencial para o arranque. Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 7, 2007 Publicado: Setembro 7, 2007 Deves concentrar-te primeiro em preperar o aquário,dando condições para o ciclo do azoto se inicie.Os peixes morreram devido a um excesso de amonia,morreram intoxicados. Por isso é que precisamos das bactérias no filtro para transformar a 'caca' dos peixes e os restos de comida em sustancias menos nocivas.Quanto à água purificada,se quiseres mete metade dessa e metade da torneira,mas tira-lhe o cloro com 'Aquasafe' ou deixando a água parada durante 2/3 dias para o cloro evaporar. Ciclo do azoto - Põe o/os filtros a trabalhar com o areão e as plantas naturais se possivel.Ao fim da 1ª semana começa a colocar dia sim dia não um pouco de comida no aquário e faz isso durante + uma semana.Depois mete UM peixe resistente no aquário e passados 3 dias começa a fazer trocas de água de 25%dia sim dia não, durante mais uma semana.A partir daqui podes pôr um peixe dia sim dia não.Quando tiverem os peixes todos começa a fazer TPA's(trocas parciais de água) de 25% todas as semanas e para sempre. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
NunoPeace Publicado: Setembro 7, 2007 Autor Publicado: Setembro 7, 2007 Ok, obrigado por tudo. Ajudaram imensso. Os meus parabens ao forum e ás pessoas que o cordenam. Citar
Recommended Posts