Recommended Posts

Publicado

Ofereceram-me um aquário Sirius da Aquapor 60 cm x 30 cm, que vem equipado com uma lâmpada de 15 w de 45 cm e um filtro interior Aquapor AQ-300.

Pretendo criar um aquário comunitário plantado, mas tenho algumas dúvidas relativamente à filtragem e também à iluminação:

Filtragem: Para além do filtro de origem (Aquapor AQ-300) tenho, de expriências anteriores, um filtro Eheim 2211 e um filtro de fundo (placa)

Dúvida: Gostaria de saber qual utilizar, ou se eventualmente posso utilizar, por exemplo, 2 em simultâneo (Eheim + Placa de Fundo).

Iluminação: Durante as minhas pesquisas li que o aquário plantado necessita de 0,5 w / l. Se o meu aquário tem uma capacidade de aproximadamente 60 l, deveria vir equipado com uma lâmpada de 30 w ou duas de 15 w, acontece que o aquário vem equipado com uma lâmpada de 15 w de 45 cm.

Dúvida: Devo trocar? Há lampadas de 45 cm e 30 w?

Obrigado pela vossa atenção.

Publicado: (editado)

Boas! Acho que devias retirar a placa de fundo,parece que não é compativel com plantados e traz mais desvantagens que beneficios.Deixa o Eheim e se quiseres o filtro de origem. Quanto à lâmpadas, as que vêm com os aquas são T8 e essas não há de 45cm com 30W.Podes sempre fazer uma calha DIY com outros tipos de lampadas mais potentes,por ex.PLL ou T5.Podes fazer também uma calha com casquilhos E27(casquilho normal,largo).´Vê esta quitagem de uma calha Aquapor:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=65110&hl=

A proporção 1w/L varia consoante o tamanho do aqua, quanto mais pequeno mais alta tem de ficar a proporção de Watts.

No teu caso 0.75w/L a 1w/L é o ideal.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

o Zogli já te disse tudo, especialmente o filtro de placa e plantados é uma coisa q nao dá pra juntar.não uses mesmo a placa. e se escolheres um DYI pra luz pensa numa lampada PC 55W que tem esse tamanho e são 55W de boa luz.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!