Recommended Posts

Publicado

Saudações a todos !

Tenho um aquário, não muito grande 80x50x40 mas quis aventurar-me nos lindos discus.Assim por alto, em termos de equipamento ,Tenho um filtro exterior EHEIM 2213 a funcionar com as respectivas esponjas e o Substrato cerâmico. O ph ronda sempre os 7 ou 7,5 e os nitritos (O).

Após ter verificado que algo de mal se passava,e depois de me informar e consultar o forum, cheguei á conclusão que os meus 4 discus eram portadores ( mais acentuado nuns que outros) de vermes nas guelras

Dactylogylus. Um morreu-me sem que pudesse fazer nada,mas outros passadas 2 semanas de tratamento, com Praziquantel e uma muda de 30% de água por o meio dos tratamentos, estavam já ao que pareciam óptimos, vindo-me já comer á mão novamente. Porem ontem á noite fiz mais uma muda de água 30%. Quando tudo parecia normal e ao chegar a casa, tinha um disco morto, ainda por cima o que sempre esteve aparentemente bem e mais 3 neos. O que também me está a intrigar é que os nitritos que sempre estiveram bons,dispararam drásticamente,para 2.0. O que é que se passou com os nitritos? Podem-me explicar? Agora adiccionei uma porção de cultura de bactérias vivas, e 2 pastilhas Baktopur direct da Sera. Será que fiz bem? Como devo fazer baixar os nitritos ? Agradecia a vossa ajuda.Obrigado.Abraços. Neves.

Publicado:

Olá!!!

Porem ontem á noite fiz mais uma muda de água 30%. Quando tudo parecia normal e ao chegar a casa, tinha um disco morto, ainda por cima o que sempre esteve aparentemente bem e mais 3 neos.
Alem dos discus, que peixes tens mais?
O que também me está a intrigar é que os nitritos que sempre estiveram bons,dispararam drásticamente,para 2.0.

Verifica os valores dos nitritos da água que colocas-te no aquario!

Agora adiccionei uma porção de cultura de bactérias vivas, e 2 pastilhas Baktopur direct da Sera. Será que fiz bem?
Fizes-te mal!!!

1º Colocas-te bacterias vivas e a seguir destruiste-as com o bactopur!

2º Estás a colocar medicamentos no aquario sem saber qual a doença !

O ph ronda sempre os 7 ou 7,5

Atenção o ph 7 é muito diferente do ph 7,5, temta estabilizar o ph!!!

Quando foi a ultima vez que aspiras-te o fundo do aquario, e limpaste o filtro e nas mangueiras ?

Faltam alguns promenores para que te possamos ajudar...( nº de peixes limpeza, etc)

Boa sorte

Publicado:

Obrigado Anibal Mota por as dicas. Parece que escrevi muito e disse pouco. A minha água tem geralmente o Ph 7.o.Tenho além do 2 discus mais 6 neos, 3 coridoras 2 botia palhaço. Realmente nunca medi os nitritos da água que mudo uma vez que a tenho em repouso 1 semana.

Os meus Discus tinham a respiração ofegante, respiravam sempre ao cimo da água, e comiam pouco, embora todos os valores estivessem normais, daí o diagnóstico que fiz deles e realmente melhoraram ao ponto de achar que estavam bons.Quanto á limpeza do aquário, está e funcionamento há mais

ou menos 4 meses e embora cedo já limpei o fltro 1 vez.Em relação á introduçao das bactérias, já vi que fiz asneira.Devo colocá-las só após o tratamento? Agora estão outra vez a comer bem, cada vez percebo menos.Mais uma vez obrigado.Um Abraço.Quim.

Publicado:

Viva,

Após ter verificado que algo de mal se passava,e depois de me informar e consultar o forum, cheguei á conclusão que os meus 4 discus eram portadores ( mais acentuado nuns que outros) de vermes nas guelras Dactylogylus
Os meus Discus tinham a respiração ofegante, respiravam sempre ao cimo da água, e comiam pouco, embora todos os valores estivessem normais, daí o diagnóstico que fiz deles e realmente melhoraram ao ponto de achar que estavam bons.

Tens a certeza que fizeste o diagonóstico correcto da doença? Muitas doenças têm sintomas semelhantes e fazem com que as pessoas às vezes confundam um pouco o que tem o disco... é preciso ter sempre cuidado.

Quanto á limpeza do aquário, está e funcionamento há mais ou menos 4 meses e embora cedo já limpei o fltro 1 vez

Em 4 meses só limpaste o filtro 1 vez? :shock::roll:

Tinhas os valores zerados? Inclusivé nitratos etc?

O que também me está a intrigar é que os nitritos que sempre estiveram bons,dispararam drásticamente,para 2.0. O que é que se passou com os nitritos? Podem-me explicar?

Isso é fácil... foi devido ao tratamento e, muito provavelmente, à morte das bactérias.

Agora adiccionei uma porção de cultura de bactérias vivas, e 2 pastilhas Baktopur direct da Sera. Será que fiz bem? Como devo fazer baixar os nitritos?

Como disse o Anibal não foi lá muito bem... O porquê ele já referiu.

Os nitritos baixas com as TPA's. Certifica-te que a água de reposição está livre de nitritos/nitratos etc.

Antes de mais aconselho-te a aumentares a temperatura 1 ou 2 graus, limpar o filtro, aspirar o areão e fazer uma TPA. Deixa os discos em observação durante uns dias. Verifica quais os possíveis sintomas que possam ter. Depois diz algo. :wink:

Se apenas fizeste a manutenção do filtro 1 vez: deves passar a fazê-lo com mais frequência. Eu limpo os meus de 15 em 15 dias (embora cada aquário seja um caso). Para teres água limpa tens de ter filtros limpos.

Não sei onde as pessoas vão buscar a ideia de limpar os filtros de 2 em 2 meses e mais... :roll:

Outra coisa, cuidado com a introdução de bactérias no filtro. Pode ocorrer um aumento brusco de amônia, isto porque, as bactérias que vêm no frasco podem estar mortas.

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Viva.

Obrigado Nuno Miguel por os conselhos.Hoje fiz uma muda de água 50%

após o tratamento com o Baktopur direct, os Discus já não aparentam

qualquer sintoma de doença aparente e estão a comer bem.Qunto á limpaza do filtro ( EHEIM 2213) julgava ser suficiente de 2 em dois meses

para não se dar o caso de eliminar o ciclo bacteriano. Já agora , Nuno desculpa-me a minha ignorancia, mas sou novato na Discomania,o que é

que voces chamam TPÁS?

Mais uma vez Obrigado.Um abraço.Quim Neves.

Publicado:

Viva,

TPA=Troca Parcial de Àgua. :D

Qunto á limpaza do filtro ( EHEIM 2213) julgava ser suficiente de 2 em dois meses

Quer dizer... até pode ser... se tiveres um aquário com um peixinho pequeno... :)

A limpeza dos filtros depende de muitos factores desde quantidade de peixes, da quantidade de detritos que fazem, quantidade de comida que deitas... folhas de plantas mortas que são apanhadas pelo filtro... montes de coisas... :shock:

para não se dar o caso de eliminar o ciclo bacteriano.

O facto de se limpar o filtro não quer dizer que vais perder as bactérias do filtro... faz uma pesquisa no fórum sobre limpeza de filtros ou bactérias. Vais encontrar montes de posts com informação interessante e que certamente te vão ilucidar.

Tal como o Anibal disse e bem:

Quando foi a ultima vez que aspiras-te o fundo do aquario, e limpaste o filtro e nas mangueiras?

Tens também de aspirar o fundo e convém de vez em quando limpar as mangueiras dos filtros etc. O tempo de limpeza dessas mangueiras pode variar de aquário para aquário... depende do estado das mesmas.

Dá uma pesquisa no fórum. Tem montes de coisas interessantes para ler. :wink:

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Viva.

Obrigado Nuno Miguel por as dicas.

Vou seguir o teu conselho e Fazer uma busca no fórum.

Aproveito para te dizer que já tenho o aquário estabelizado e os discus

aparentam estar bem.

Obrigado.Quim.