Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde, antes de mais peço desculpa pois nao sabia onde colocar este apelo, deixo isto por conta dos moderadores para colocar o topico onde acharem mais adequado. Começando:

Estou numa situação um pouco desesperante porque terei que mudar de casa brevemente (talvez daqui a um mês ou dois), e não sei como fazer para transportar os meus peixes, terei que esvaziar todo o meu aqua, o problema é que não sei onde deixar os meus discus, cardinais, caridinas e coridoras... Eu não queria de todo vender os meus discus (são 4 discus, um uatuman, um marlb verm, um dragao e um azul diamante), mas terei de passar novamente por toda uma fase de maturação da agua do aquario, o que demora uns três meses até que possa colocar novamente discus e cardinais e mesmo assim seria muito cedo a meu ver.

Não tenho ninguém a quem possa deixar os peixes. Alguém já passou pela mesma situação? Se sim por favor digam-me como resolveram este problema, digam-me o que posso fazer... Existem lojas que aceitem ficar com os peixes durante uns tempos, quanto querem de pagamento, eu disponho-me a dar a comida e tudo o q for preciso, desde que eles tenham qualidade de vida o tempo q nao estiverem comigo.

Por favor ajudem-me, dêm ideias.

Cumprimentos

Rui Alves

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado: (editado)
Boa tarde, tou numa situação um pouco desesperante porque terei que mudar de casa brevemente (talvez daqui a um mês ou dois), e não sei como fazer para transportar os meus peixes, terei que esvaziar todo o meu aqua, o problema é que não sei onde deixar os meus discus, cardinais, caridinas e coridoras... Eu não queria de todo vender os meus discus (são 4 discus, um uatuman, um marlb verm, um dragao e um azul diamante), mas terei de passar novamente por toda uma fase de maturação da agua do aquario, o que demora uns três meses até que possa colocar novamente discus e cardinais e mesmo assim seria muito cedo a meu ver.

Não tenho ninguém a quem possa deixar os peixes. Alguém já passou pela mesma situação? Se sim por favor digam-me como resolveram este problema, digam-me o que posso fazer... Existem lojas que aceitem ficar com os peixes durante uns tempos, quanto querem de pagamento, eu disponho-me a dar a comida e tudo o q for preciso, desde que eles tenham qualidade de vida o tempo q nao estiverem comigo.

Por favor ajudem-me, dêm ideias.

Cumprimentos

Rui Alves

Boas, tens uma solução... Encher vários jarricans ou barris com a àgua que tens no teu aqua. Os peixes podes coloca-los em sacos de plástico (tipo aqueles que te dão quando compras um peixe). Eles aguentam mais de quatro horas dentro dos sacos.

Deste modo, agarras no aqua e fazes a mudança de sitio... depois voltas a encher com a àgua que tinhas retirado e colocas o termoestato. Esperas uma ou duas horas para a agua aquecer e ... after that, pões lá os peixes enquanto montas a filtragem e restante material.

Acho que te deves safar.

Editado por mexas

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Publicado:

Olá, porque é que não fazes uma transplantação num dia? Aí não precisas de maturar o aquário de novo.

0. Não alimentes os bichos uns 2 dias antes da mudança.

1. Compra jerricans, guarda o máximo de água que puderes. 50%!

2. Quando tirares o filtro, põe-o a funcionar na casa velha, numa tinha com água do aquário. Faz o transporte (com o filtro desligado claro!) para a casa nova o mais rápido possível, quando lá chegares põe logo a funcionar na mesma água que entretanto guardaste. Assim, consegues manter a colónia de bactérias. Ao voltar a instalar, mesmo assim mete directamente dentro do filtro dose generosa de bactérias líquidas.

3. Embala bem os peixes: discus provavelmente em pacotes individuais. Pouca água, só a suficiente, muito ar. Tem previamente sacos apropriados, verificando que não vazam!

4. Mal chegares a casa, e imediatamente depois de tratares do filtro, põe os bichos numa terrina grande com oxigenação

5. Tem os outros 50% prontos em jerrycans a descansar já há alguns dias para não ter cloro.

etc, já vi vários tópicos que davam mais conselhos sobre isto

Publicado:

O que são jerrycans? onde se compra? quanto custa?

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Um jerrycan é um bidão ou bidon grande. É algo capaz de levar muitos litros de água, 50L, 20L etc... No Mestre Maco comprei uns de 20L. Já nao me lembro do preço, mas não é nada do outro mundo.

jerrycan.jpg

Paulo

Publicado:

se a mudança é daqui a 2 meses poe já um filtro externo mesmo q mais pequeno que o teu a ciclar nesse aqua...quando for altura da mudança levas uns 4 ou 5 jerricans de agua desse aqua e o filtro extra para a casa nova....e isto talvez uns 2 ou 3 dias antes...leva tambem um termostato adequado a quantidade de agua q levas.... compra tambem uma tina plastica de grandes dimensoes, deita a agua toda nessa tina, liga o filtro imediatamente (atenção que as bacterias não aguentam mais q 2 a 3 horas sem oxigenio) liga o termostato para a temperatura a q eles estão habituados e pronto...é só ir busca-los em sacos individuais com bastante ar e traze-los para a tina na casa nova....depois fazes a mudança nas calmas... porque isso ainda dá trabalho..tirar areão e tudo com calma do aqua... fazer a mudança no dia que for...e montar tudo outra vez nas calmas.... é claro q quando montares tudo de novo vais usar a tal agua q tens na tina mais alguma q tenhas reservado do aqua antigo...mas deves sempre repor bacterias...usa um starter e não sejas forreta....usa bastante. vais gastar algum $$ extra mas depois podes tentar vender os jerricans aqui no forum por exemplo...até podes tentar compra-los aqui já q tens tempo.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Pois, muito obrigado pelas respostas, vou ver o que posso fazer, vou pedir a um amigo meu que tente ficar com os peixitos uns tempos para eu comprar um aqua bem maior que o actual, assim o que vou fazer é transportar a água e filtro externo para a casa dele... tenho um bocado de receio por se tratar de peixes sensiveis... só me resta esperar que tudo corra pelo melhor.

Cumprimentos

Rui Alves