Aquario De 240l Malawi [iniciante]

Romeu_Oliveira

Recommended Posts

Olá a todos.

É a primeira vez que escrevo no fórum e estou cheio de duvidas, embora já tenha lido bastante.

Estou a pensar comprar um aquario de 240L 120*40*50, e colocar nele apenas ciclideos africanos, preferencialmente Malawi.

Na loja achei o preço optimo. Aquario + Fluval 405 + Resistencia 300W + Calha de Iluminação com lampadas T5 e mais alguns acessorios

245€. o que acham do preço? vale a pena?

Agora começam as dúvidas.

Tenho o material todo que preciso?

O que me aconselham mais a comprar e fazer.

E quais os peixes?

Sobrepopular ainda que pouco é boa ideia?

Sei que as opinioes divergem, mas tenho a certeza que a maior parte de voces entende muito mais disto do que eu.

Se me puderem ir dando umas dicas agradeço.

Cumprimentos

Romeu Oliveira

Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

É a primeira vez que escrevo no fórum e estou cheio de duvidas, embora já tenha lido bastante.

Estou a pensar comprar um aquario de 240L 120*40*50, e colocar nele apenas ciclideos africanos, preferencialmente Malawi.

Na loja achei o preço optimo. Aquario + Fluval 405 + Resistencia 300W + Calha de Iluminação com lampadas T5 e mais alguns acessorios

245€. o que acham do preço? vale a pena?

Agora começam as dúvidas.

Tenho o material todo que preciso?

O que me aconselham mais a comprar e fazer.

E quais os peixes?

Sobrepopular ainda que pouco é boa ideia?

Sei que as opinioes divergem, mas tenho a certeza que a maior parte de voces entende muito mais disto do que eu.

Se me puderem ir dando umas dicas agradeço.

Cumprimentos

Romeu Oliveira

Olá,

O preço está óptimo!! Posso perguntar em que loja vais comprar o aquário?? É que eu também estou interessado em comprar um aquário com essas dimensões!!

Se restás mesmo interessado em montar um aquário para ciclídeos do Lago Malawi, falta-te algum material:

- Massas filtrantes (confirma se não vêm no filtro antes de comprar)

- Termómetro (confirma se não vem dentro do aquário antes de comprar)

- Areia da praia

- Rochas calcárias

- Plantas (Vallisnérias e Demersum)

Para um aquário de 240 litros, com um 120 cm de frente, consegues manter uma colónia de mbunas com boas condições. Eu optaria por espécies pacíficas, e pouco territoriais:

- Iodotropheus Sprengerae

- Psedotropheus Acei Msuli

- Labidochromis Caeruleus

- Metriaclima Estherae (ou Greshakei)

- Cynotilapia afra (escolhe a população que mais gostares porque os comportamentos são idênticos).

Em relação à sobrepopulação, com as espécies que te aconselho, não deves ter problemas. Pessoalmente, não sou grande adepto. O aquário fica melhor com casais formados de cada espécie.

Atenciosamente,

Vítor Soares

Ola Soares.

Obrigado pela resposta antes de mais.

Quanto as matérias filtrantes sim estas ja vem com o filtro. uma vez que se trata do fluval 405, se fosse o 305 teria de comprar tambem as materias filtrantes. o termometro tambem vem incluido.

Estou a pensar colocar areia fina amarela do algarve. tenho um amigo que la vai e traz-me. tambem ja pensei na areia branca que se usa nas piscinas.

As rochas, ainda nao sei se coloco daqueles seixos mais arredondados, conhecidos como "godes" ou "godos", ou se opto por pedras mais trabalhadas, estas ultimas tenho medo que ficam os peixes ja que eles sao muito activos.

As especies ainda estou a pesquisar. mas a escolha poderá passar por algumas das que indicas.

Cumprimentos

Romeu Oliveira

Ola Soares.

Obrigado pela resposta antes de mais.

Quanto as matérias filtrantes sim estas ja vem com o filtro. uma vez que se trata do fluval 405, se fosse o 305 teria de comprar tambem as materias filtrantes. o termometro tambem vem incluido.

Estou a pensar colocar areia fina amarela do algarve. tenho um amigo que la vai e traz-me. tambem ja pensei na areia branca que se usa nas piscinas.

As rochas, ainda nao sei se coloco daqueles seixos mais arredondados, conhecidos como "godes" ou "godos", ou se opto por pedras mais trabalhadas, estas ultimas tenho medo que ficam os peixes ja que eles sao muito activos.

As especies ainda estou a pesquisar. mas a escolha poderá passar por algumas das que indicas.

Cumprimentos

Romeu Oliveira

Boas,

Antes de mais bem vindo ao forum ::D:

Olha em relação ao teu aquario...tem cuidado com a areia k trazes da praia...pois ela pode vir poluida e dps mata-te os peixes todos! Ja agora, tb me podias dizer onde é a loja sff???

abraço

A areia da praia é preferivel ser apanhada junto da zona de rebentação. De resto se quiseres podes apenas dar uma passagem por água.

O aquário parece-me suficiente para começares a aventura nos ciclideos do lago malawi, neste caso mbunas.

De resto acho que o Soares já te ajudou.

Onde é que é essa loja???

220€ é o preço do Fluval 405 !!!

De certeza que não se enganou no valor???

Isso simplesmente não é possivel... a menos que seja material usado... se assim for, e estiver tudo a funcionar... é um grande negócio.

Quanto à areia branca, de sílica, dos filtros de piscina, pode comprar no AKI, cerca de de 10€ o saco de 25Kg... fica barato e bonito (não esquecer de lavar a areia, deita uma àgua leitosa)

Já agora, podia acrescentar no seu perfil a sua localidade... dá jeito para ajudar ... por exemplo eu indiquei o AKI mas não faço ideia se na sua zona existe algum.

Abraço

Editado por slowmottion

Obrigado a todos pela ajuda.

Agora está na altura de começar a pensar nos peixes.

Talvez opte pela tal areia de silica, aqui na minha zona é facil de arranjar em aki maxmat etc

Um Abraço a todos

Editado por Romeu_Oliveira

Convem lembrar que a areia de sílica é inerte e por isso não irá alterar a alcalinidade e dureza da água...

Ou seja, se a água que vais colocar não sair já com pH por volta de 8 (alcalina) e gH a mais de 10 (dura)

os peixitos vão ter uma vida negra.

É verdade que a pedra calcária ajuda a subir o pH e dureza, mas o subtracto de origem calcário também não

é des desprezar.

No teu caso, se calhar optava por uma areia calcária, que poderá ser de praia ou se preferires aquele efeito

trópico (areia branca) e não quiseres gastar balúrdios de dinheiro em aragonite ou areia das caraíbas podes

comprar por cerca de 4 eurs. um saco de +/- 40kgs de areia branca calcária de construção no MaxMat.

Só tem um contra, é a lavagem, é difícil de lavar mas vale o esforço, o efeito é bonito.

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Se pretendes um biótopo Malawi, para essa dimensão de aquário, quanto a mim só tens dois grupos de peixes possíveis,

Aulonacaras e Mbunas (um ou outro, sem misturas dos dois, pelo temperamento dos peixes de cada grupo - pacíficos vs. agressivos)

Se optares por Aulonocaras, terás de ter especial cuidado para evitar hibridização (cruzamento entre espécies que não ocorre no habitat

natural, e que no aquário geram resultados imprevísiveis, nomeadamente crias inferteis).

Se optares por Mbunas, terás de ter especial cuidado para evitar hibridização (mas aqui o número de espécies é maior) e sobretudo

fazer gestão da compatibilidade (em termos de agressividade) das espécies.

O melhor é informares-te sobre cada espécie...

http://www.cichlid-forum.com/profiles/

E deixares aqui as tuas perguntas.

Cumps.

Boas,

O teu aquário é porreiro para manter uma pequena colónia de mbunas com boas condições. Eu optaria por espécies pacíficas, e pouco territoriais:

- Astatotilapia Calliptera

- Cynotilapia afra (escolhe a população que mais gostares porque os comportamentos são idênticos).

Atenciosamente,

Vítor Soares

Boas,

O teu aquário é porreiro para manter uma pequena colónia de mbunas com boas condições. Eu optaria por espécies pacíficas, e pouco territoriais:

estava a pensar +/- nisso, só não tinha colocado a hipotese do metriaclima nem do cynotilapia.

como em principio vou colocar um macho para duas ou tres femeas não irei ficar com o aqua um nadinha sobrepopulado a colocar essas todas?

ja agora o que uso para subir o ph e a dureza da agua? visto que o meu layout vai ser em seixos pretos da praia e areia branca de silica.

obrigado pela paciencia mas ainda sou muito verde neste assunto

um abraço

estava a pensar +/- nisso, só não tinha colocado a hipotese do metriaclima nem do cynotilapia.

como em principio vou colocar um macho para duas ou tres femeas não irei ficar com o aqua um nadinha sobrepopulado a colocar essas todas?

ja agora o que uso para subir o ph e a dureza da agua? visto que o meu layout vai ser em seixos pretos da praia e areia branca de silica.

obrigado pela paciencia mas ainda sou muito verde neste assunto

um abraço

coloca conchas no filtro

abraços

Boas,

Cynotilapia Afra, pacífica e pouco territorial???????????????????!!!!!!!!!!!!!!!

Não têm nem um pouco desses adjectivos....

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Cynotilapia Afra, pacífica e pouco territorial???????????????????!!!!!!!!!!!!!!!

Não têm nem um pouco desses adjectivos....

Abraço,

Olá Marco,

Tenho um trio de cobués, e uns machos tresmalhados e outras populações que nunca me causaram problemas... Implicam uns com os outros, como todos os mbunas, mas deixam as outras espécies em paz... Tens uma experiência diferente??

Atenciosamente,

Vítor Soares

Bem amigos.

Já tenho as pedras e já as estou a lavar. (dá uma trabalheira)

agora falta a areia. mas uma coisa de cada vez, quando tiver as pedras todas lavadas trato da areia.

Entretanto já tenho alguns testes para a agua, tenho ph, kh, amonia nitritos e nitratos. falta-me algum que seja mesmo necessario?

o que me aconselham a comprar mais?

vou utilizar areia de praia e rochas recolhidas tb na praia e algum xisto preto.

as especies ainda estao um bocadito em stand by porque só daqui a um mes é que o aqua está pronto a receber os bichos.

vão deixando as vossas opinioes que bem preciso.

abraços

Viva Romeu...

Ferve e lava bem as pedras.

Para a areia, certifica-te que o lugar onde a recolheste está livre de qualquer poluição, e claro lava-a várias

vezes em água corrente...

Já decidiste qual será a filtragem? É um dos temas mais importantes de um aquário de CAs.

Sobretudo, não tenhas pressas, vai fazendo as coisas a seu tempo da forma correcta.

A melhor sorte nesse projecto!

Cumps.

Viva Romeu...

Ferve e lava bem as pedras.

Para a areia, certifica-te que o lugar onde a recolheste está livre de qualquer poluição, e claro lava-a várias

vezes em água corrente...

Já decidiste qual será a filtragem? É um dos temas mais importantes de um aquário de CAs.

Sobretudo, não tenhas pressas, vai fazendo as coisas a seu tempo da forma correcta.

A melhor sorte nesse projecto!

Cumps.

Obrigado a todos.

Ainda não comecei a lavar a areia.

já estou é a começar a preparar o filtro. em principio só vou colocar as esponjas, ceramica e carvao. acham que deva por mais alguma coisa?

é um fluval 405, tem 8 compartimentos para materias filtrantes.

Quanto á agua. sai da torneira +/- com o pH a 7. com a areia de praia vai subir de certeza. só tenho duvida em relação a dureza. que valores devo esperar atingir quando tiver o aqua com as pedras e a areia? será preciso recorrer a algum complemento para subir a dureza?

Só vou fazer os restantes testes gh, kh, amonia, nitritos e nitratos quando tiver tudo montado no sitio.

Mais uma vez obrigado a todos pelo esclarecimento.

Ah, entretanto já tenho o móvel no sitio, amanha ou durante o proximo fim de semana vou começar a postar fotos.

Um abraço a todos

Olá Romeu, tudo bem?

O facto da água sair com PH praticamente neutro não significa rigorosamente nada. Na verdade, o importante é a capacidade tampão que a caracteriza (e definida pelo KH), sendo essa que irá definir a futura estabilidade do PH da água do teu aquário, ou seja, quanto mais efeito tampão tiver maior será a estabilidade desses parâmetros. A areia da praia ajudará por certo a elevar o PH e, caso pretendas, existe um produto da JBL "Aquadur" que coloca os parâmetros da água muito próximos daqueles que encontramos no biótopo de origem. Com estes parâmetros temos mais facilidade em manter e conseguir procriar algumas espécies dos nossos aquários...

Um abraço e felicidade para o teu projecto!

Editado por marcomonteiro

APC #195

Meu Blog

Olá Romeu, tudo bem?

O facto da água sair com PH praticamente neutro não significa rigorosamente nada. Na verdade, o importante é a capacidade tampão que a caracteriza (e definida pelo KH), sendo essa que irá definir a futura estabilidade do PH da água do teu aquário, ou seja, quanto mais efeito tampão tiver maior será a estabilidade desses parâmetros. A areia da praia ajudará por certo a elevar o PH e, caso pretendas, existe um produto da JBL "Aquadur" que coloca os parâmetros da água muito próximos daqueles que encontramos no biótopo de origem. Com estes parâmetros temos mais facilidade em manter e conseguir procriar algumas espécies dos nossos aquários...

Um abraço e felicidade para o teu projecto!

olá marco

segui o teu conselho e comprei aquadur, coloquei hoje e ainda nao voltei a medir.

no entanto os parametros ontem estavam assim.

pH-7

gH-4

KH-5

vou ver como fica com o aquadur, entretanto hoje fui a farmacia e lembrei-me de comprar bicarbonato de sódio.

vamos ver como vou fazer.

vou agora postar a primeira foto do aqua, espero que gostem e espero pelas criticas.

Abraço

Bem pessoal ainda sou um bocado para o nabo nisto de colocar as fotos.

o melhor que consegui por agora foi isto.

desculpem a qualidade mas as fotos foram tiradas com o telemovel.

Aqui o móvel, do ikea, custou 60€ ainda faltam as portas mas estão esgotadas.

Pic_13434_2.jpg

Já com umas valisnerias e anubias nana.

Pic_13434_1.jpg

Agradeço todas as criticas

Abraço

Editado por Romeu_Oliveira

Olá Romeu, tudo bem?

Só uma questão: essas pedras estão coladas ou apenas sobrepostas? É que os mbunas são autênticos escavadores e se as pedras/rochas não estiverem bem assentes podem cair e partir os vidros do aqua! Pondera essa situação...

Relativamente ao móvel (a foto está um pouco escura e não dá para ver bem a estrutura) assegura-te que é bem estruturado para aguentar o peso do aquário que, como bem sabes, depois de cheio tem carradas de quilos. É conveniente que tenha algumas travessas no meio.

As anúbias nana irão dar-se muito bem fixadas nessas rochas, foi uma excelente opção. Relativamente ao conjunto rochoso, salvaguardando as recomendações que acima referi, creio que os mbunas vão delirar com esses buraquinhos todos :(

Um abraço,

APC #195

Meu Blog

olá marco

o móvel é muito resistente, e tem uma trave central, alem disso o aquario apoia nas traves laterais, o que ainda lhe dá um melhor suporte.

As pedras não estão coladas, estão apenas pousadas, mas tive o cuidado de as colocar primeiro no fundo em cima de esferovite e só depois coloquei areia, tenho a certeza que não ha mbuna que as atire ao chão.

Um abraço

• 1 mês depois...
olá marco

o móvel é muito resistente, e tem uma trave central, alem disso o aquario apoia nas traves laterais, o que ainda lhe dá um melhor suporte.

As pedras não estão coladas, estão apenas pousadas, mas tive o cuidado de as colocar primeiro no fundo em cima de esferovite e só depois coloquei areia, tenho a certeza que não ha mbuna que as atire ao chão.

Um abraço

Olá Romeu,

Comprei um móvel igual ao teu depois de ver o teu post.

Quando o montei reparei que não era assim tão resistente, pois depois de alguns abanões verifiquei que o mesmo abanava muito para os lados e que a trave das pontas são fracas. Embora o meu móvel seja para um aquário de 310Lts brutos, ou seja, mais pesado que o teu, acho que o devias reforçar. Outra, os apoios de pés não são muito seguros, pois eles estão presos a uma pequena parte do aglomerado de madeira, é muito frágil.

No meu móvel fiz o seguinte:

1) Coloquei uma chapa de ferro de 3mm de espessura (se tiveres de 5 mm é melhor) por 55mm de largura, e no comprimento +/- 380mm chega, fiz um furo na mesma zona da rosca do móvel e depois soldei uma porca do outro lado. RESULTADO: os apoios de pés estão a segurar todo o pilar lateral do móvel, e não só na zona das roscas. Solução muito fácil, 30 minutos;

3) Outro problemas das forças numa estrutura, não é só o peso que aguenta na vertical, mas sim, a força que ele tem para não deslizar para os lados, ou seja, vendo o móvel de frente, a parte de cima deslocar-se para uma lado ou para ou outro. SOLUÇÃO: com um perfil de alumínio ou ferro, fazer uma cruz na traseira do móvel, em cada uma das pontas coincida com os cantos do móvel, e aparafusar bem. No meu caso é diferente, pois o meu aqua é de 520mm de profundidade, por isso montei uma estrutura de barrotes atrás do móvel, com reforços para não deslizar para nenhum dos lados;

2) As laterais do móvel são muito fracas, por isso coloquei um tubos de inox com duas bases, uma em cima e outra em baixo. Os fechos da portas são um pouco saídos e por isso colocas ai nesses casos a 20mm do pilar lateral, e adicionei outros dois atrás;

Espero que tenha ajudado em alguma coisa,

Cpmts,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Olá Pessoal.

Antes de mais obrigado pela dica valter, mas o meu movel nao teve os problemas do teu. nao mexe um milimetro nem abana. mas caso seja necessario vou seguir o teu conselho.

Pois bem, tenho andado desaparecido e com falta de tempo para cá vir, posso ja adiantar que o que estava para ser biotopo malawi, passou a ser um bocadito mistura malawi e vitoria, já que o joao magalhaes me mostrou alguns peixinhos a que nao consegui resistir, sendo assim fiz algumas pequnas mudanças no layout e coloquei a bicharada.

Coloquei ainda mais um filtro um fluval 3 plus para ajudar o 405 que estava a parecer pouco, fiquei com 2000l/h de filtragem, teoricamente..

Entretanto comprei tambem as portas para o movel.

Mais logo se tiver tempo vou postar algumas fotos.

Entretanto ha uma duvida, tenho um pleco e um synodontis, mas parecem-me insuficientes a limpar as algas verdes.. principalmente as dos vidros.. as das pedras nao me incomodam nada.

Acham que deva colocar mais algum na equipa das limpezas ou espero que estes cresçam? o pleco está com +/- 7cm e o synodontis com +/- 8cm.

Um abraço a todos