Recommended Posts

Publicado

Boas,

Este fim de semana aconteceu-me mais uma grande desilusão desde que comecei a aquariofilia.

Fiz uma grande limpeza ao áquario porque todos os guppies que tenho comprado "batem a bota", começando por ficar sem rabo e depois morrendo.

Após ter lido alguns tópicos aqui no fórum, pensei que pudesse ser algum vírus que estava na areia e resolvi limpá-la toda mas foi pior a emenda que o soneto, este fim de semana tive de fazer o funeral a 6 peixes...como já devem ter reparado estou bastante desiludido, até porque tinha comprado duas fêmeas guppy que estavam cheínhas que morreram e o guppy que mais durou no meu aqua (apenas 3 semanas e já sem rabo) também morreu, pior ainda, a minha cory albina que comprei quando comecei com a aquariofilia também morreu e 2 neons também não resistiram.

Já reparei, apesar de não gostar de desistir, que não consigo que os guppies, que é a especie que mais gosto, vivam bem no meu aqua por isso vou deixar algumas questões para os pró's me ajudarem...

O que poderá ter acontecido para morrerem tantos peixes (não tinha verificado o ph mas poucas vezes o faço e nunca aconteceu tal coisa)???

Quais serão as melhores e mais resistentes espécies para ter no aqua, que sejam mais resistentes a oscilações de ph e mais fáceis de manter???

Uma das coisas que mais me fascina na aquariofilia é a reprodução mas como não consigo com os guppies haverá outra espécie que também seja de fácil reprodução (tirando as mollys e os platis)???

Aguardo respostas

Cumprimentos

Hugo Cruz

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Publicado:
Boas,

Este fim de semana aconteceu-me mais uma grande desilusão desde que comecei a aquariofilia.

Fiz uma grande limpeza ao áquario porque todos os guppies que tenho comprado "batem a bota", começando por ficar sem rabo e depois morrendo.

Após ter lido alguns tópicos aqui no fórum, pensei que pudesse ser algum vírus que estava na areia e resolvi limpá-la toda mas foi pior a emenda que o soneto, este fim de semana tive de fazer o funeral a 6 peixes...como já devem ter reparado estou bastante desiludido, até porque tinha comprado duas fêmeas guppy que estavam cheínhas que morreram e o guppy que mais durou no meu aqua (apenas 3 semanas e já sem rabo) também morreu, pior ainda, a minha cory albina que comprei quando comecei com a aquariofilia também morreu e 2 neons também não resistiram.

Já reparei, apesar de não gostar de desistir, que não consigo que os guppies, que é a especie que mais gosto, vivam bem no meu aqua por isso vou deixar algumas questões para os pró's me ajudarem...

O que poderá ter acontecido para morrerem tantos peixes (não tinha verificado o ph mas poucas vezes o faço e nunca aconteceu tal coisa)???

Quais serão as melhores e mais resistentes espécies para ter no aqua, que sejam mais resistentes a oscilações de ph e mais fáceis de manter???

Uma das coisas que mais me fascina na aquariofilia é a reprodução mas como não consigo com os guppies haverá outra espécie que também seja de fácil reprodução (tirando as mollys e os platis)???

Aguardo respostas

Cumprimentos

Hugo Cruz

como é que fizeste essa grande limpeza no aqua? não tiraste a água toda e puseste 100% de água nova pois não?

quanto a outras espécies faceis de reproduzir quase como os guppies tirando mollies e platiys tens espadas...

Publicado:

Boas.

Eu não sei se te vou poder ajudar muito, mas poderão haver alguns problemas na água ou no próprio aquário.

Para que o resto das pessoas aqui do forum (que percebem bem mais que eu) te poderem ajudar podes dizer algumas coisas sobre o aquário?

Tipo os níveis de ph e amónia e afins que tens na água? Se tiveres ainda a água no aquário podes medir

Que plantas tens e outros elementos de decoração?

Qual a temperatura que tens normalmente na água?

Que manutenção fazes no aquário? Frequencia das TPAs?

Que filtros usas?

Que mais espécies tens no aquário?

Acho que qualquer um destes factores pode ter contribuido para a razia que tiveste no aquário, mas sem saber de nada tudo o que eu ou outra pessoa te possa dizer é pura especulação

Cumprimentos

João Ribeiro

Publicado: (editado)
como é que fizeste essa grande limpeza no aqua? não tiraste a água toda e puseste 100% de água nova pois não?

quanto a outras espécies faceis de reproduzir quase como os guppies tirando mollies e platiys tens espadas...

Olá,

Claro que não tirei toda a água, tirei cerca de 50%, tirei toda a areia para limpar (quando a retirava nem via os peixes com o lixo, e depois acrescentei nova água.

De todos estes tipos de peixe que disseste, nenhum se tem dado bem, quando montei o aqua pela primeira vez, tive platis que duraram bastante mas depois morreram e nunca mais consegui que sobrevivessem.

Boas.

Eu não sei se te vou poder ajudar muito, mas poderão haver alguns problemas na água ou no próprio aquário.

Para que o resto das pessoas aqui do forum (que percebem bem mais que eu) te poderem ajudar podes dizer algumas coisas sobre o aquário?

Tipo os níveis de ph e amónia e afins que tens na água? Se tiveres ainda a água no aquário podes medir

Que plantas tens e outros elementos de decoração?

Qual a temperatura que tens normalmente na água?

Que manutenção fazes no aquário? Frequencia das TPAs?

Que filtros usas?

Que mais espécies tens no aquário?

Acho que qualquer um destes factores pode ter contribuido para a razia que tiveste no aquário, mas sem saber de nada tudo o que eu ou outra pessoa te possa dizer é pura especulação

Cumprimentos

João Ribeiro

1- O ph estava alto demais (7.3) e poderá até ser uma das causas mas mesmo com ele controlado, via os guppies sempre ficar sem rabo e depois morriam, nunca controlei a amónia e não sabia que era importante controlar, só controlo o ph.

2- não tenho plantas naturais, é tudo artificial e sempre pertenceu ao Aqua.

3- A temperatura é de 27ºc.

4- Faço Tpa's todas as Segundas sem falta (30% de água + limpeza do filtro), a água é sempre da torneira e coloco-a directamente no Aqua sem a deixar repousar e coloco o AquaSafe.

5- Não sei a marca do filtro mas veio com o aquário e vou trocá-lo em breve porque apesar da água estar sempre limpinha não confio muito no filtro, já escolhi o novo, custa 40€ e na loja que vou habitualmente foi o que me aconselharam.

6- Tinha queres tu dizer, eram 3 guppies (2 fêmeas e 1 macho), 2 tetra rosa (se morrerem desisto da aquariofilia - foram os primeiros que comprei, têm 9 meses), 9 neons, duas corys (albina e uma toda castanha que não sei o nome e um limpa vidros que não sei o nome (cola todo o corpo no vidro).

Espero que me possam ajudar, tanto a perceber onde erro e quais as melhores espécies para um inexperiente como eu, estava a pensar em colocar colisas, escalares, camarões, mas queria primeiro a vossa opinião.

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos

Hugo Cruz

Editado por Hugo_Cruz12

opel.gif

Publicado:

Viva,

Antes de mais nada, é fundamental manter a calma, paciência e bom senso.

Vamos aprendendo aos poucos, com os erros mas também, como neste caso, com as coisas que correm mal e se calhar é isso a essência deste hobbie.

Agora vou tentar ver se os meus poucos conhecimentos te podem ajudar em alguma coisa.

Disseste que tiraste 50% da água, mas que ao tirar a areia o lixo era tanto que ofuscava e não vias os peixes. Numa situação destas (e já me aconteceu), e que me desculpem os puristas, eu retiraria cerca de 80% da água. E passados 2 dias, faria outra TPA, e aí sim, mudaria cerca de 50% da água.

Bom, segundo dizes lavaste a areia. Por um lado fizeste bem. Claramente estava a precisar de ser lavada. Mas se a lavaste em água da torneira é que fizeste mal. A água da torneira destroi as colónias de bactérias e essas colónias não estão presentes só no filtro. Estão no aquário todo. Numa situação dessas, tudo (areia, matérias filtrantes, filtro, etc) deve ser lavado com a água que saiu do aquário após a TPA. Essas bactérias são importantes no processo de transformação da amónia em nitritos e em seguida de nitritos em nitratos, sendo estes últimos menos letais e a sua eliminação é feita com as TPA's. A amónia em concentrações elevadas, e de acordo com o PH, é letal para os peixes, assim como os nitritos.

Tens o PH a 7.3, o que não é demais para guppies. Não vejo problema aí.

Plantas artificiais. Eu pessoalmente não acho piada a isso, mas não vou julgar opções individuais. Se gostas, está muito bem. Mas, e como explicarei mais à frente, deverás ter então um cuidado redobrado nas TPA's.

A vantagem das plantas naturais, para além da estética, está na biologia do aquário. Como sabes, qualquer planta utiliza vários elementos químicos disponíveis no seu habitat, no solo e na água, para crescer e realizar as sua funções vitais. Um desses elementos é justamente o azoto, constituinte da amónia, nitritos e nitratos. Dependendo da planta e da disponibilidade de cada uma dessas substâncias, assim a planta o vai utilizar e dessa forma desempenhar também um papel importante na filtragem biológica e no melhor equilibrio da quimica e biologia do aquário.

A temperatura a 27º é optima.

Fazes TPA's de 30% todas as semanas. Nem é preciso tanto, basta 10 a 20% que já são valores aceitáveis. Mas aqui está outro erro. Fazes com água da torneira directamente para o aquário. Mesmo que depois lhe ponhas o produto, não chega. A água da torneira, em muitas regiões do país, contem cloraminas. As cloraminas na água decompôem-se em cloro e amonia. O produto que colocas só vais ajudar a libertar o cloro. Ao colocares a água directamente da torneira, estás a aumentar a quantidade de amónia, provavelmente para níveis letais para os peixes.

Arranja um filtro com possibilidade de colocares matérias filtrantes que façam filtração biológica (substract pro da EHEIM, por exemplo). Não troques o filtro, coloca o novo com o "velho" no aquário e deixas assim para aí umas duas ou três semanas. Deixa repousar a água (com a produto) por algum tempo antes de a colocar no aquário. Não resolve o problema da amónia, mas ajuda. Tenta colocar algumas plantas naturais. E para já, não faças trocas de 30% semanais. Tenta aguentar 1 mês com trocas de 10% semanais. Se o problema fôr das cloraminas, essas trocas frequêntes com esse volume de água, não ajuda nada. Mesmo depois de teres a biologia do aquário equilibrada, reduz um pouco a quantidade de água a trocar. Ou então enche o aquário de plantas. :)

Boa sorte, e sobretudo calma. As coisas demoram tempo e ainda podem piorar. Mas o porreiro é mesmo conseguirmos dar a volta.

Um abraço,

Rui

Publicado:

nao sou muito experiente mas nadadeiras roídas é algo que costumava ocorrer com certa frequencia nos meus aquarios.

PH muito alcalino ou muito ácido (mas voce disse que nao é esse o problema).

Tem algum peixe que costuma morder as nadadeiras? (acho que se tivesse, jah teria sido citado. mas convem ter certeza) Mesmo que tenha, acho improvável que o peixe venha a morrer tao rapidamente sendo atacado nas nadadeiras.

a outra causa (e a mais comum nos meus aquarios) era uma doenca provocada por bacterias e pelo que voce descreveu, é o que me parece mais provável.

nao sei se essas sao as unicas causas possiveis, mas sao as que eu conheco. espero ter ajudado.

Boa sorte!

Publicado: (editado)
Viva,

Antes de mais nada, é fundamental manter a calma, paciência e bom senso.

Vamos aprendendo aos poucos, com os erros mas também, como neste caso, com as coisas que correm mal e se calhar é isso a essência deste hobbie.

Agora vou tentar ver se os meus poucos conhecimentos te podem ajudar em alguma coisa.

Disseste que tiraste 50% da água, mas que ao tirar a areia o lixo era tanto que ofuscava e não vias os peixes. Numa situação destas (e já me aconteceu), e que me desculpem os puristas, eu retiraria cerca de 80% da água. E passados 2 dias, faria outra TPA, e aí sim, mudaria cerca de 50% da água.

Bom, segundo dizes lavaste a areia. Por um lado fizeste bem. Claramente estava a precisar de ser lavada. Mas se a lavaste em água da torneira é que fizeste mal. A água da torneira destroi as colónias de bactérias e essas colónias não estão presentes só no filtro. Estão no aquário todo. Numa situação dessas, tudo (areia, matérias filtrantes, filtro, etc) deve ser lavado com a água que saiu do aquário após a TPA. Essas bactérias são importantes no processo de transformação da amónia em nitritos e em seguida de nitritos em nitratos, sendo estes últimos menos letais e a sua eliminação é feita com as TPA's. A amónia em concentrações elevadas, e de acordo com o PH, é letal para os peixes, assim como os nitritos.

Tens o PH a 7.3, o que não é demais para guppies. Não vejo problema aí.

Plantas artificiais. Eu pessoalmente não acho piada a isso, mas não vou julgar opções individuais. Se gostas, está muito bem. Mas, e como explicarei mais à frente, deverás ter então um cuidado redobrado nas TPA's.

A vantagem das plantas naturais, para além da estética, está na biologia do aquário. Como sabes, qualquer planta utiliza vários elementos químicos disponíveis no seu habitat, no solo e na água, para crescer e realizar as sua funções vitais. Um desses elementos é justamente o azoto, constituinte da amónia, nitritos e nitratos. Dependendo da planta e da disponibilidade de cada uma dessas substâncias, assim a planta o vai utilizar e dessa forma desempenhar também um papel importante na filtragem biológica e no melhor equilibrio da quimica e biologia do aquário.

A temperatura a 27º é optima.

Fazes TPA's de 30% todas as semanas. Nem é preciso tanto, basta 10 a 20% que já são valores aceitáveis. Mas aqui está outro erro. Fazes com água da torneira directamente para o aquário. Mesmo que depois lhe ponhas o produto, não chega. A água da torneira, em muitas regiões do país, contem cloraminas. As cloraminas na água decompôem-se em cloro e amonia. O produto que colocas só vais ajudar a libertar o cloro. Ao colocares a água directamente da torneira, estás a aumentar a quantidade de amónia, provavelmente para níveis letais para os peixes.

Arranja um filtro com possibilidade de colocares matérias filtrantes que façam filtração biológica (substract pro da EHEIM, por exemplo). Não troques o filtro, coloca o novo com o "velho" no aquário e deixas assim para aí umas duas ou três semanas. Deixa repousar a água (com a produto) por algum tempo antes de a colocar no aquário. Não resolve o problema da amónia, mas ajuda. Tenta colocar algumas plantas naturais. E para já, não faças trocas de 30% semanais. Tenta aguentar 1 mês com trocas de 10% semanais. Se o problema fôr das cloraminas, essas trocas frequêntes com esse volume de água, não ajuda nada. Mesmo depois de teres a biologia do aquário equilibrada, reduz um pouco a quantidade de água a trocar. Ou então enche o aquário de plantas. :-D

Boa sorte, e sobretudo calma. As coisas demoram tempo e ainda podem piorar. Mas o porreiro é mesmo conseguirmos dar a volta.

Um abraço,

Rui

Muito obrigado Rui pela ajuda, não menosprezando as outras ajudas que já tive, esta foi sem dúvida a mais completa e perceptível.

Pena foi não ter lido isto mais cedo, acabei agora de fazer mais uma TPA como fazia antes e se tivesse lido mais cedo teria feito como disseste.

O meu aqua continua sem novos inquilinos, mas amanhã vou receber algumas mollys e guppies oferecidas o que é muito bom e além disso nasceram e cresceram em casa de um amigo (até alface comem...), espero que aguentem pois não quero ter mais desilusões.

Sei que é muito mais bonito ter plantas naturais maspensem comigo, se eu não consigo estabilizar o aqua, as plantas ainda me iriam dificultar mais o trabalho.

Este meu aqua é apenas para ganhar experiência, porque daqui a dois ou três anos caso e vou comprar um aqua de 1.5m para colocar na sala da minha futura casa.

Neste momento também estou a ler um livro (para verem como eu gosto disto ou não fosse eu filho e neto e visneto de pescadores) intitulado "o ABC do aquário", tenho aprendido bastante mas a ler tudo parece fácil, dificil é fazer tudo direitinho mas é na prática.

Para acabar Rui quero-te fazer uma simples pergunta. Antes de realizar uma TPA, posso colocar a água nova que vou usar a repousar e só depois colocar no aqua e em seguida usar o aquasafe ou é preferível fazer como disseste???

Um abraço e fica bem...

Editado por Hugo_Cruz12

opel.gif