Recommended Posts

Publicado

Ois. Tenho um aqua de 200 l com 2 lampadas philips aquarell de 30 w cada. Uso fertilizante sera 7 ball (umas bolas de colocar no areão). Temp. 26/27º

O problema é o seguinte:

- as cabombas as elodeas e o musgo crescem lentamente.

Apesar de estarem todas com um aspecto excelente, ao contrario das bleheri, crecem devagar.

As bleheris até apetece ver. Até ja tirei uns pesitos k já têm raizes. Agora as restantes plantas crecem mt mt lentamente. As elodes por exemplo, costumas crescer super rapido nos aquas que eu vi, mas no meu são bues de lentas, tipo 1 cm por semana.

As cabombas já deseti. + de um Mês e nem raizes criou.

Faz pena elas serem assim tão atrofiadas kd comparadas com as minhas super belas bleheri :oops:

Ideias precisa-se sff :?

P.S. Tou a pensar colocar mais uma lampada de 30 visto k as lampadas com 90 cm que encontrei serem todas de 30 w (s conhecerem alguma de 90 cm k tenha mais W avisem)

Obrigado

RobCC

Publicado:

O musgo de java cresce lentamente, a menos que tenhas muita luz e CO2.

As cabombas e as elodeas podem estar a precisar de mais luz pra crescer mais depressa. Não te preocupes com as cabombas não terem raízes, normalmente não têm grandes raízes.

Outra coisa a considerares é que as cabombas, as elodeas e o musgo de java tiram os nutrientes da coluna de água enquanto que as C. bleheri do solo. Estares só a usar um fertilizante para colocar no areão pode também ser a explicação do que se está a passar.

Se estão todas com um excelente aspecto e a crescer um pouco também não te preocupes, em vez de o aquário ficar cheio de plantas em duas semanas fica cheio em dois meses.

Abraços

Luis

Publicado:

pois é....

a E. bleheri é mesmo super......

resistente...

60W de luz é pouquissímo para um aquário desse tamanho, pensa, pelo menmos, em 120W de luz se quiseres ter algumas plantas saúdaveis.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Pois...

As echinodorus são bastante resistentes e por isso é que a tua tem crescido bem. Além disso tu adubas no solo e a echinodorus vai buscar nutrientes pelas raizes, o que é optimo para ela. Agora as outras são plantas que retiram o alimento pela coluna de água, ou seja terás que adubar mas com adubo liquido. No entanto eu não te aconselho a adubar muito, secalhar até nem adubava já que a tua luz é muito dificiente. Essas plantas precisam mesmo de muita luz para crescer, principalmente as cabombas.Estas esquece.

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Assim sendo vou colocar as lampadas tal como ja tinha em mente. No entanto gostaria de saber s é possivel encontrar luzes fluorescentes (tipo tubo) de 90 cm mas com um numero de W superior?

Uma outra kestão... gostaria de colocar umas plantas numa eskina do akua com cerca de 10*10 cm e que fossem de tamanho medio (fetos de java não gosto) dado que esta é uma das esquinas da parte da frente do meu aqua. k planta recomendam?

OBG

RobCC

Publicado:

Quanto ás lampadas eu n conheço nenhuma com mais do que esses watts. Acho que não ha. Tens de fazer umas alterações na tampa e colocar mais lampadas. N te vais arrepender

Em relação á outra questão, isso é super relativo. Estar a sugerir uma planta sem ver o aqua todo é um tiro no escuro. além disso plantar o canto da frente pode n ser a melhor opção.Coloca qualquer uma que n cresça demasiado.

Um abraço!

Nuno Silva