Vasco Matos Publicado Setembro 1, 2007 Publicado Setembro 1, 2007 Recentemente e para remover algumas algas filamentosas,tipo fios de seda branco,comprei um produto que vem numas saquetas,e que se coloca dentro dos filtros.Chama-se Green-X e remove nitratos e fosfatos.Resultou,e em conjunto com 2 tpa por semana as algas enfraqueceram.A minha dúvida é se este produto a longo prazo não retirará da água nutrientes necessários para as plantas.Na embalagem diz que é para plantados, e que só remove nitratos e fosfatos,mas a experiência de cada um é a melhor prova. Já alguém usou/usa este produto? Melhorada a situação das algas deve-se remover a saqueta ou não? (Tem duração de 3 meses) Obrigado! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Peninha Publicado: Setembro 1, 2007 Publicado: Setembro 1, 2007 tens CO2? fazes fertilizações regulares? então só vale a pena tirar se começares a ver alguma alteração a nivel de cor nas folhas.... porque devidamente alimentadas a nivel de CO2 e com um fertilizante que reponha certos minerais (potassio,ferro etc) elas aguentam-se bem com o que retiram do substrato fertil. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Vasco Matos Publicado: Setembro 1, 2007 Autor Publicado: Setembro 1, 2007 (editado) tens CO2? fazes fertilizações regulares? então só vale a pena tirar se começares a ver alguma alteração a nivel de cor nas folhas.... porque devidamente alimentadas a nivel de CO2 e com um fertilizante que reponha certos minerais (potassio,ferro etc) elas aguentam-se bem com o que retiram do substrato fertil. Sim este aqua em questão tem substrato fértil; C02; 0,90W/L de luz.Parei à 3 dias com as fertilizações porque preciso comprar K em separado(Domingo vou fazê-lo). O meu fertilizante de Macros tinha P e K junto (+P que K) e levou a um excesso de PO4. NO3 também estavam a 15ppm por isso comprei estas saquetas,que o baixaram. O meu problema é a longo prazo as saquetas filtrem nutrientes como o carvão activado faz. Ou estas saquetas estão preparadas para absorver apenas e só os compostos a que se propõe?(neste caso NO3 e PO4) Editado Setembro 1, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
n3O Publicado: Setembro 1, 2007 Publicado: Setembro 1, 2007 Boas Pela minha experiência deves usar durante no máximo 3 semanas depois disso começa a sugar nutrientes e as plantas começam a ficar com as folhas enrugadas. Digo isto porque eu tive uma praga de filamentosas e resolvi com isso mas depois começou a retirar mais do que devia e começou a dar cabo das plantas. Usa com cuidado. quando reduzires as algas tiras isso secas e guardas e só usas quando precisas Eduardo Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 2, 2007 Autor Publicado: Setembro 2, 2007 (editado) Obrigado pelo aviso n30! É que se por acaso só absorvesse PO4 e NO3 era excelente pois não é necessária uma grande quantidade destes dois compostos para as plantas permanecerem saudáveis. Os grãos que se encontram dentro destes sacos são muito porosos,tem uns 'nano buracos' e as moleculas encaixam ai,retendo-as. Há produtos especificos para remover certo tipo de compostos,tinha fé que este se limita-se a remover PO4 e NO3 e não o potassio,ferro,magnésio,etc Sendo assim ...é uma 'ganda' treta! Editado Setembro 2, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
André Ramos Publicado: Setembro 2, 2007 Publicado: Setembro 2, 2007 podes meter foto do produto e que preciso disso tambem... Cumps Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 3, 2007 Autor Publicado: Setembro 3, 2007 podes meter foto do produto e que preciso disso tambem...Cumps Amanhã meto sem falta,emprestei a maquina...Mas é da Hagen. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Just_me Publicado: Setembro 4, 2007 Publicado: Setembro 4, 2007 Para remover nitratos e fosfatos nada melhor que TPA's...e assim que o problema estiver resolvido...é fertilizar correctamente. É que se por acaso só absorvesse PO4 e NO3 era excelente pois não é necessária uma grande quantidade destes dois compostos para as plantas permanecerem saudáveis. são apenas dois dos macros principais... sendo que o N está involvido na sintese de aminoacidos/proteinas e o P de fosfolipiodos, fotossintese, etc... em certos aquarios em que o nivel de peixes/crescimento das plantas se compensam em termos dos elementos, a sua adicção nao é necessaria, e em casos em que é colocado mais do que as plantas absorvem é necessario retira-los... mas...não deixam de ser importantes e dos que sao consumidos em maior quantidade pelas plantas. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Vasco Matos Publicado: Setembro 4, 2007 Autor Publicado: Setembro 4, 2007 (editado) Para remover nitratos e fosfatos nada melhor que TPA's...e assim que o problema estiver resolvido...é fertilizar correctamente.são apenas dois dos macros principais... sendo que o N está involvido na sintese de aminoacidos/proteinas e o P de fosfolipiodos, fotossintese, etc... em certos aquarios em que o nivel de peixes/crescimento das plantas se compensam em termos dos elementos, a sua adicção nao é necessaria, e em casos em que é colocado mais do que as plantas absorvem é necessario retira-los... mas...não deixam de ser importantes e dos que sao consumidos em maior quantidade pelas plantas. Sim eu sei que são macros e que são dos nutrientes consumidos em maior quantidade (lol), e também como disseste são raros os casos em que a sua adição é necessária. Num aqua plantado, um nivel de NO3 de 3 ou 4ppm e de PO4 a 0.3ppm acho que é suficiente para as plantas não apresentarem sinais de carência destes dois nutrientes. E o Green-X por certo que não me deixaria estes 2 compostos a 0,penso eu...Ou achas que absorveria por completo? Eu tinha o NO3 A 15ppm...Mas claro cada plantado é uma´'máquina' diferente,há plantados a 'diesel' e plantados a 'gasolina' com velocidades e consumos diferentes. Também é preciso ter em conta que neste aqua em questão estou a tentar reproduzir camarões Red Crystal,e até agora não morreu nenhum,pondo fertilizações de +- 2/3 da dose normal. Comecei a fertilizar hoje apenas com K da Flourish e vou continuar a aplicar 3x por semana 2ml para ver a resposta por parte das plantas e... das algas que reduziram drasticamente! :D Just_me achas então que para a semana retire o Green - X? Editado Setembro 4, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Just_me Publicado: Setembro 4, 2007 Publicado: Setembro 4, 2007 eu acho que tiraste conclusões precipitadas... colocaste o produto... fizeste trocas de agua, começaste a adicionar potássio. São más condições experimentais... não duvido no entanto que o produto resulta trata-se de uma resina de troca iónica especifica para nitratos e fosfatos... agora se foi preciso e se as trocas de agua nao resolveram e nao mudaste mais nada...vais precisar novamente mais cedo ou mais tarde... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis saleiro Publicado: Setembro 4, 2007 Publicado: Setembro 4, 2007 Eu tenho dessas algas tipo fios de seda tambem. Onde arranjaram esse produto? Era capaz de testá-lo no meu aqua... Já não consigo resolver o problema com TPAs. Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 4, 2007 Autor Publicado: Setembro 4, 2007 Eu tenho dessas algas tipo fios de seda tambem.Onde arranjaram esse produto? Era capaz de testá-lo no meu aqua... Já não consigo resolver o problema com TPAs. Comprei numa loja de animais na rua Cavaleiro de Oliveira. Resulta mesmo na remoção de fosfatos ,nitritos e nitratos, as algas filamentosas quase desapareceram. O meu problema é a falta de um estojo de testes...tenho apenas o de amonia,nitratos e ph.Tenho de arranjar isso o mais depressa possivel. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts