Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, antes demais chamo-me Hugo já mantenho peixes tropicais á uns anos, neste momento mantenho ciclideos do tanganiyka e alguns juvenis de malawi's, ja a algum tempo q penso meter-me nos salgados e como vou ter um aquario livre de 100L pensei em montar um nano, já li bastante mas confesso que ainda preciso de ajuda nalgumas coisas. Entao aki vai o q tava a pensar.

Aquário: 100x30x30

Areão: (nao sei q tipos existem nas lojas, mas procurava um de pouca granulometria,tipo areia)

RV: 30Kg

Iluminação: (por uma kestao de espaço, teem de ser fluorescentes, nao sei qt's nem que tipos..)

SUMP: DIY

Bombas de circulação: 2x1000 L/H

Escumador: Midiflotor (será que serve?)

Corais: por enkuanto só moles.

Peixes: casal de Amphiprion ocellaris; casal de Chrysiptera parasema (por enkuanto é só fiko á espera de mais opiniões)

A SUMP vai ser DIY, tenho aki foto do projecto, será q algo assim é viável??

sumpnz0.jpg

Ainda me falta um sistema que evite a SUMP de transbordar, se faltar a luz ou algo do género, e keria pôr parte da RV na 2ª parte da SUMP, mas n sei como por lá Luz..(é preciso não é??)

A SUMP foi projectada para ser de 2 andares, pois o espaço é reduzido, e ter uma SUMP só com 40x25x25 acho pouco, por isso arranjei outro aquário mais pekeno, q vai servir de câmara de pré filtragem, fazendo uma filtragem mecânica com esponjas e bioballs, e fazendo a água cair por gravidade para a câmara de filtragem biológica, era aí q keria por alguma RV e umas algas.

Bem e acho que é só, que é que acham?

Ps: Já agora este projecto é pa ser feito muuuuito devagarinho, ainda tenho de vagar o aquário, q tem cerca de 50 juvenis de caeruleus e greshakey, e fazer a SUMP. Não kero cometer nenhum erro, por isso vim aki pedir ajuda.

Editado por cao100patas
Publicado:

Epá a foto não fikou muito visível, voçes conseguem ver bem?

E faltou me perguntar uma coisa, kual deve ser o caudal da bomba de retorno?

Descculpem lá o testamento hihihi ;)

Publicado:

Bioballs e esponja não se costuma usar, acumula lixo e sobem os nitratos e fosfatos. Põe só a RV. Bomba de retorno, aí uns 2500lt/H, acho que para esse aqua chegava...

Vais precisar de uma coluna seca, para não verter água pra fora da sump com um Durso.

Já agora, boa sorte a diminuir o ruído da queda de água na sump. Eu estive semanas às voltas com o meu. :puppydogeyes:

Publicado:

Boas!

Vamos lá ver....

Areão, eu escolhia coral moido de 2mm, algo acima do suger size!

Iluminação talvez 3x39w T5, duas daylight de 10000k e 1 actinica.

O escumador serve bem para esse aqua!

Não sei se os parasema e os ocellaris se vão dar bem, mas podes tentar!

Quanto à sump, esquece essa ideia de doias andares! Ou colocar só um aqua ou 2 lado a lado unidos por um overflow ou fazendo um buraco directo que une um ao outro!

Não necessitas de bioballs e muito menos de esponjas! Para manteres as esponjas tens de as limpares todos os dias, pois tudo o que ficar retido nelas vai decompor em pouco tempo, o que acontece o que o krushandkill disse!

Sobre a RV na sump, podes manter sem teres iluminação!

Fazes bem em fazeres as coisas com calma, é o que se deve fazer para que tudo corra bem!

Publicado:

Boas

tambem concordo com o Pedro e o Sergio. 2 andares seria complicado no minimo e muito propenso a problemas.

de resto, tudo aceitavel

abraço

Publicado:

Boas, obrigado pelas respostas. :smile2:

Ok, já percebi a parte da coluna seca, mas o que é um Durso??

Quanto á SUMP, eu keria usar os dois aquários pq assim sempre era mais litragem, e po-los um ao lado do outro vai ser um problema pois n tenho espaço, acham que dá para usar só um com estas medidas 40x25x25??

Pensei que se usassem as bioballs, mas sendo assim melhor, uso só o escumador e a rocha viva como filtragem??

Já agora, dentro da SUMP tenho de por areia ou ponho só a RV e já agora como devo por a RV, tudo ao molho ou nao pode haver zonas anérobias?

Publicado:

Boas!

Sobre a coluna seca....que tal uma mini coluna seca? É que o aqua iria ficar sem algum espaço com uma coluna seca!

Sobre a sump...se podesse ser maior, melhor, mas é melhor teres uma pequena que estares a colocar um em cima do outro!

Sobre a areia na sump...se tiveres espaço para fazer divisórias, o que duvido, coloca, se não colocas só a rocha!

Publicado:

Pois, já tinha pensado nisso, tenho de fazer uma Coluna seca mesmo pequena, ainda para mais nao sei como vai ser o layout...Bem, pensei em duas opções, ou num dos cantos traseiros do aquario ou mesmo no meio, qual será melhor?

Esta questão do espaço levou me a pensar noutra coisa o escumador que pensei usar é interno, mas eu queria po-lo na SUMP, há alguma maneira de adaptar? É que os que vi externos eram todos muuuuuuito caros. ;)

Li algures por aqui que não se deve "enterrar" a rocha viva no areão, até faz sentido, sendo assim posso arranjar rocha morta ou até mesmo rochas da nossa costa para fazer uma espécie de base onde vai ser colocada a RV?

Bem tenho imensas duvidas, mas por agora nao vos chateio mais hihihi.

Esta semana vou ver preços e tipos de areão, depois com certeza q me vao surgir mais umas quantas :(

Abraços.

Hugo.

Publicado:

Boas!

A mini sump pode ser colocada onde t der mais jeito! Se uma das laterais ficar tapado e não se vê, colocas nesse canto, senão colocas a meio!

Sobre o escumador, podes colocar na boa o escumador na sump, mas tens de escolher o escumador, pois alguns dão para encurtar a altura deles de forma a adaptarem-se a aquas mais baixos, como vai ser a tua sump! Acho que os airlift fazem isso!

Eu não enterro a rocha, apenas pressiono lijeiramente de forma a que esta não oscile!

Acho que não deves colocar rocha da nossa costa, pois todos os seres que nela habitam vão acabar por morrer e vai fazer com os níveis da água subam e destabilizam a água, fazendo com a maturação da água seja mais longa! É preferível comprares morta! Segue um conselho, tens de ter calma e paciência a montar as coisas e não deves poupar dinheiro na areia, na rocha e no escumador!

Abraços,

Pedro.

Publicado:

Boas Pedro, antes demais, tenho de te agradecer a paciencia que tas a ter, nao é fácil. :lol:

Sendo assim, devo prescindir da rocha morta, e fazer como tu dizes, é só porque estou habituado aos cic's africanos, q fazem covas e remexem a areia toda, mas prefiro gastar o dinheiro q ia gastar em RM e compro mais RV.

Sim tens razao isto e para ser montado com calminha, ate pq o dinheiro n permite ir mt rapido e ainda tenho de arranjar donos para estes peixes todos q estao no aquario. ;)

Publicado:

cao100patas, estar a ajudar-te, tal como a outros membros, é um prazer para mim, por isso não é nada chato!

Sobre a Rocha...podes comprar alguma morta! Compra ums 70% de viva e 30% de morta, do total que vais comprar! Inicialmente compra a viva!

Toma atenção que rocha morta não é o mesmo das rochas calcarias dos ciclideos!!!!! :) A RM é coral morto!