Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Estava para aqui a pensar,que é habitual quando alguem tem problemas com o aqua(e ainda mais nos plantados)e faz algumas perguntas,pedirem-lhe em 1º lugar para postar os valores dos teste de Nitratos,Fosfatos,Ph etc...etc...,mas há uma questão,em que altura/condições foram feitos esses testes que déram esses determinados valores?obviamento os valores serão diferentes se foram feitos antes ou depois das TPAs habituais,certo? ::D:

Assim valores que poderão parecer um pouco altos de Nitratos e Fosfatos por ex.,num teste feito antes de uma TPA,poderão ficar a niveis perfeitamente aceitaveis depois da dita TPA,sendo assim,que dizem os grandes gurus dos plantados?qual é a forma mais correcta de controlar esses resultados?fazer testes antes das TPAs?depois das TPAs?nos dias a meio das mesmas?comparar resultados mais altos e mais baixos e achar um valor medio?

Por ex.,acabei de fazer testes passadas 12h de uma TPA e os valores achados foram:

NO3-5 PPM

PO4-0.25PPM

KH-2

PH-6.2(aqui com medidor digital)

É obvio que 13h atrás tanto os Nitratos como os Fosfatos,teriam valores diferentes,dai que me parece complicado muitas vezes opinar com base nos valores que são apresentados,pq em função do momento em que os testes são feitos os resultados irão variar. bang

Espero que tenham percebido qual é a minha duvida e venham dai opiniões. :wink:

Um abraço a todos.

Publicado:

os valores a apresentar devem ser os valores antes da TPA, para perceber como estava o aquario quando os problemas surgiram. A TPA vai "disfarçar" os problemas.

Se o aquario estiver porreiro, equilibrado...os valores antes da TPA vão ser bons, se estiver com problemas, os valores vão mostrar o que se esteve a acumular ou o que está em falta... os valores lidos após a TPA vão ser uma combinação do aquario + agua da torneira e portanto, nada importantes.

Claro que se as TPA's forem feitas de 2 em 2 dias, como alguns malucos (não sei quem ::D: ) fazem :wink: , e se não exisitir um completo descalabro no aquario, os valores vão ser em tudo parecidos com a a agua da torneira mesmo depois de 1 dia.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
os valores a apresentar devem ser os valores antes da TPA, para perceber como estava o aquario quando os problemas surgiram. A TPA vai "disfarçar" os problemas.

Se o aquario estiver porreiro, equilibrado...os valores antes da TPA vão ser bons, se estiver com problemas, os valores vão mostrar o que se esteve a acumular ou o que está em falta... os valores lidos após a TPA vão ser uma combinação do aquario + agua da torneira e portanto, nada importantes.

Claro que se as TPA's forem feitas de 2 em 2 dias, como alguns malucos (não sei quem :D ) fazem :P , e se não exisitir um completo descalabro no aquario, os valores vão ser em tudo parecidos com a a agua da torneira mesmo depois de 1 dia.

Just,seu...seu...venenoso ::D:bang .

Bem no meu caso a definição de agua da torneira é um pouco...,pq na verdade estou a usar 80% de agua de osmose nas TPAs,é que a da rede aqui...

Só me tenho dado a esse luxo das TPAs :wink: pq o aqua é bem pequeno,mas no proximo de 180lt a musica tem de ser outra,ou "acerto o passo" ou junto-me ao clube do alguedo. ;)

Gostei da clareza da tua resposta :-D ,mas queres apostar que a grande maioria do pessoal não liga a isso quando posta resultados?!...fazem na altura e vêm a correr colocar os resultados,só por isso penso que este tópico já foi util a muita gente. ;)

Já agora Just,começaram a aparecer algumas verdes filamentosas e (bem ou mál)decidi parar de fertilizar com nitratos e fosfatos e realmente practicamente desapareceram,a longo prazo poderei ter problemas com estrategia de manter nitratos e fosfatos a niveis muito baixos?apesar dos niveis muito baixos parece-te correcta a relação entre os dois valores que postei?

Um abraço Just.