Níveis De Amónia Elevados Num Aqua Sem Peixes


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a instalar um aqua novo de 50 L (pequeno). A instalação ocorreu há 20 dias e a colónia de bactérias do filtro (Eheim 2324) está neste momento com a segunda dose do activador. Vou aplicar a terceira e última daqui a dois dias. Entretanto há dois dias introduzi a primeira planta no aqua e ao mesmo tempo, uma vez que o PH estava em 7,6, introduzi uma daquelas raízes que se usam para "amaciar" a água a fim de poder descer gradualmente e de forma estável o PH. Acontece que a dureza da água se mantém inalterada (mas ainda passou pouco tempo desde a introdução da raíz), bem como o PH se manteve na mesma. Os níveis de amónia dispararam de 0,1 para 2,4. Como é óbvio não posso introduzir peixes enquanto isto não estiver estável. O que faço? Entretanto mudei ontem metade da água mas hoje de manhã os níveis de amonia mantêm-se. Durante a muda da água retirei um pouco da saída do filtro e medi a amonia. O resultado foi o mesmo. Por isso não sei se alguma coisa dentro do filtro está a enviar amonia para a água ou se será da raíz. O filtro tem cerâmica lisa para a filtragem mecânca e o substracto para as bactérias. No topo está um saquito de carvão activado a fim de eliminar os químicos da água.

 

 

Obrigado pela ajuda que me puderem dispensar

 

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a instalar um aqua novo de 50 L (pequeno). A instalação ocorreu há 20 dias e a colónia de bactérias do filtro (Eheim 2324) está neste momento com a segunda dose do activador. Vou aplicar a terceira e última daqui a dois dias. Entretanto há dois dias introduzi a primeira planta no aqua e ao mesmo tempo, uma vez que o PH estava em 7,6, introduzi uma daquelas raízes que se usam para "amaciar" a água a fim de poder descer gradualmente e de forma estável o PH. Acontece que a dureza da água se mantém inalterada (mas ainda passou pouco tempo desde a introdução da raíz), bem como o PH se manteve na mesma. Os níveis de amónia dispararam de 0,1 para 2,4. Como é óbvio não posso introduzir peixes enquanto isto não estiver estável. O que faço? Entretanto mudei ontem metade da água mas hoje de manhã os níveis de amonia mantêm-se. Durante a muda da água retirei um pouco da saída do filtro e medi a amonia. O resultado foi o mesmo. Por isso não sei se alguma coisa dentro do filtro está a enviar amonia para a água ou se será da raíz. O filtro tem cerâmica lisa para a filtragem mecânca e o substracto para as bactérias. No topo está um saquito de carvão activado a fim de eliminar os químicos da água.

Obrigado pela ajuda que me puderem dispensar

Jorge

 

 

Em relação a amónia, é comum no inicio do ciclo, pois ainda está a maturar o filtro, mas eu sou adepto de ciclar com um peixe resistente como o caso dos danio, senão é muito complicado estabilizar, e outra coisa de que forma estás a alimentar as bactérias??

 

É que introduzir o activador, que na sua essencia são bactérias e não as alimentar é o mesmo que nada, pois sem o alimento elas morrem, resumindo e a meu ver e ainda mais que introduzes o activador, deverias introduzir também um peixe ou introduzir amónia no aquário.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exatamente, se não tens nenhum elemento vivo no aquário a fornecer matéria para as bactérias se alimentarem, vais estar uma eternidade para siclar isso. Podes por os activadores que quizeres se as bactérias não tiverem o que comer morrem todas, por isso quando puseste um elemento vivo no aquário a amónia subiu, ainda não tens colónia de bactérias. Se pusesses no segundo ou terceiro dia umas coridoras ou outro peixe resistente alimentado-os bem isso nesta altura talvez já estivesse ciclado sem a ajuda de qualquer activador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... O que eu tenho feito é deitar um ou dois flocos de comida para os peixes a fim de alimentar as bactérias. Se calhar não é suficiente e vou mesmo arranjar duas vítimas da amónia. Talvez um Danio Zebra e um Corydora (vulgus "Limpa Fundos"). O que me dizem? Só não estou muito certo em relação a deixar lá a raíz ou não. É que a água é mesmo muito alcalina.

 

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda

 

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a raiz não altera nada em relação ao ciclo. mas vai demorar muito a conseguir acidificar a agua... se queres realmente um aqua com um ph mais baixo e visto teres 7,5 na torneira aconselho-te a usares um pouco de granulado de turfa no filtro.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então eis o ponto de situação agora:

 

Introduzi 2 danios e 1 corydora no aqua ontem. Ao mesmo tempo introduzi um pouco de granulado de turfa no filtro e consegui já baixar bastante o GH e consequentemente o PH baixou para 7.0 o que já parece bastante aceitável. O problema vai ser mantê-lo nestes valores, mas isso logo se vê. O que me continua a preocupar são os níveis de amónia e agora os nitritos subiram também ligeiramente. Acham que o aqua ainda não ciclou? Ou será que as bactérias já morreram todas. Devo continuar a introduzir o activador?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, 20 e poucos dias é pouco, estás perto do pico de amónia; acho que até agora está tudo normal e não tens que te preocupar. Mas como tens peixes, é chegada a hora de começares com as TPAs, que não vão afectar o desenvolvimento das bactérias no filtro.

 

Quando começares a meter mais peixes, vai com calma, poucos de cada vez. Olha que vais ter o aquário muitos anos, não precisas de fazer tudo de uma só vez nem de fazer erros facilmente evitáveis!

 

Ou seja está tudo bem, TPAs e calma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter paciência...

 

O aqua só estará ciclado quando os níveis de amónia E nitritos (são menos tóxicos que a amónia mas igualmente letais) estiverem zerados!

 

Até lá, o melhor é não colocares mais peixe nenhum sob pena de estes se findarem todos.

 

Findo o ciclo, deves colocar peixes de forma gradual sempre monitorizando os níveis de amónia e nitritos, pois ao colocares peixes novos

estás também a aumentar a carga biológica e precisas dar algum tempo para a colónia de bactérias se reproduzir e crescer.

 

Deves ter também em atenção o número e tipo de peixes a colocar nesse aquário pequeno de 50Lts.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.