Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá

Eu ja tinha a 8 meses uns 4 discus que eu tinha num aqua de 120 litros um dele morreu derrepente mas ficaram 3... até agora apenas os tratava para crescerem e mostrarem a sua beleza.. uma vez que formar um casal com apenas 3 discus era complicado, mas nao é que hoje chego a casa e tnho um withe a guardar um montinho de ovos uns 100!!! nyah agora nao sei qual deles sao os pais, o brancop sei que é um deles mas nao sei se é macho ou femea, o outro continua uma incognita.. o que é mau uma vez que queria tirar o que ta a mais... tavam bem escondidos por de tras do tronco nem me aprecebi por isso nem sei quanto tempo ainda demora a nascerem a agua varia entr 29 e 31 graus. há algum mal?

Já agora precisava de uma ajuda a recordar umas coisas..

Depois de nascerem quanto tempo se alimentam do muco dos pais??

Mantenho os dois pais no aqua? ( mesmo nao sabendo qual é :P )?

tnho um fluval 204 será demasiada corrente? se sim que tipo de filtro ponho?

Obrigado desde já

Pic_4050_1.jpg

Pic_4050_2.jpg

Pic_4050_3.jpg

Pic_4050_4.jpg

Pic_4050_5.jpg

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

• Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Aguarda 2,5 dias, mas não alimentes esperanças :twisted:

Se nascerem diz alguma coisa

Boas

Os ovos desapareceram... ou nasceram e tao atras do tronco ou os pais comeram, continua sem saber quem é segundo pai!

Deixei uma lampada de 18 watts ligada durante a noite. Será bom ou stressa mais os discus?

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

ola

Supondo que estes ja eram. quanto tempo até á proxima postura deles?

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado: (editado)

Vais ter muitas posturas :lol::lol: por isso vai-te habituando.

Para mim era uma fêmea que andava a treinar e vai continuar, não quer dizaer que haja macho no pedaço.

8)

quanto tempo até á proxima postura deles?

3 a 5 dias

Editado por duarte36
Vais ter muitas posturas :lol::lol: por isso vai-te habituando.

Para mim era uma fêmea que andava a treinar e vai continuar, não quer dizaer que haja macho no pedaço.

8)

3 a 5 dias

tambem pensei que sim... mas os ovos nao fecundados ficam brancos com fungos nao?? aqueles tavam num belo vermelhao!!! vira me esses dedos para lado ja me tas a amaldiçoar a coisa :grin:v vou para o norte espero que quando voltar daqui a 3 dias ja la esteja mais ovos! o discu branco continua a guardar o local onde se encontravam os ultimos ovos!

Já agora penso que encontrei o outro pai é um cobalto.... alguem faz ideia o que sai de um cobalto e um withe? 8)

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:
Boas.

Se isso se passa num comunitário não alimentes muitas esperanças.

JPM

Nao passases num aquario de 120 litros com um tronco plantado com fetos e riccia! existem apenas 3 DIscus lá...

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:
Nao passases num aquario de 120 litros com um tronco plantado com fetos e riccia! existem apenas 3 DIscus lá...

Acho que já ai tens 1 disco a mais... :D

Publicado:
Acho que já ai tens 1 disco a mais... :D

Eu sei!

MAs tambem nao sei quem é o segundo pai, nao vi a desova :rolleyes:

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:
Ex:

comunitário = aspirados pelo filtro

Bem aind anao voltaram a desovar para eu indentificar o casal e retirar o outro... eu acho que tnho o ambiente muito bom para dar certo uma vez que 120 litros com um tronco plantado com fetos e riccia, para limparem a agua é perfeito ou quase... esqueci me de dizer que é plantado mas sem cuidados especiais sem co2 sem fertilizantes ( dai da escolha de fetos)... e mais nao tem areao.. concluindo tenho dentro de um aquario de vidro 3 discus um tronco com plantas e agua!

O que acham posso deixar assim?

claro menos um discu! :D

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

[boas

Neste momento os tres tão com uma atitude muito estranha sempre atras do tronco e juntos, como se tivessem a controlar os movimentos um dos outros.. andam á guerra... ate pensei que fosse da agua por isso mudei 20 litros...

Mas penso se calahr tao a lutar pelo par para desovarem... espero bem que sim cheers

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:
[boas

Neste momento os tres tão com uma atitude muito estranha sempre atras do tronco e juntos, como se tivessem a controlar os movimentos um dos outros.. andam á guerra... ate pensei que fosse da agua por isso mudei 20 litros...

Mas penso se calahr tao a lutar pelo par para desovarem... espero bem que sim :?

Ah , e se forem 3 fêmeas nyah ..... ai as meninas , com coisas no aqua e tal , aiaiaiaiai... lol. Boa sorte na selecção , mas se há pouca porrada , pode ser o caso, ou o macho quer as duas , uiui , chama-lhe parvo , essa dos 3 juntinhos ... hehehe.Um abraço.

p.s. Agora tens de perder umas horitas a olhar o aqua e ver quem é quem .. boa sorte.

jose Palma

Ah , e se forem 3 fêmeas nyah ..... ai as meninas , com coisas no aqua e tal , aiaiaiaiai... lol. Boa sorte na selecção , mas se há pouca porrada , pode ser o caso, ou o macho quer as duas , uiui , chama-lhe parvo , essa dos 3 juntinhos ... hehehe.Um abraço.

p.s. Agora tens de perder umas horitas a olhar o aqua e ver quem é quem .. boa sorte.

jose Palma

Olá

Como o ditado diz 3 já é demais... ainda nao puseram ovos por suponho que um esta a mais o meu problema é saber quem é o segundo pai. tenho o branco que era o que nunca abandonou os ovos e estava sempre ao pé deles ( quem costuma ficar com os ovos macho ou femea) depois havia o red withe que o branco nao deixava aproximar dos ovos e neste ultimos dias andam sempre á porrada, depois ha o azul que o branco deixava apoximar se mais da desova e que nestes ultimos dias tem andado um pouco naquela nao me interessa nada só comer e engordar.. enquanto o red with nao deixa aproximar o branco da comida... minha duvida qual será o melhor candidato a ser o segundo pai o red ou o azul???

meu pensamento red e branco ser o casal e andarem com problemas matrimoniais por causa do azul.. ou entao sao duas femeas ou dois machos....

P.S. as lutas entre red e branco sou muito agressivas é boca com boca dentada bigsmile ... o branco é o elo mais fraco porque baixa as barbatanas na presençla do red!!

aceitam se concelhos penso que nao desovaram novamente porque entraram em conflito interno... eu tou mais virado para o azull... aceitam se opinioes.

Aceitam se apostas para adevinhar o casal :)

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:
Olá

Como o ditado diz 3 já é demais... ainda nao puseram ovos por suponho que um esta a mais o meu problema é saber quem é o segundo pai. tenho o branco que era o que nunca abandonou os ovos e estava sempre ao pé deles ( quem costuma ficar com os ovos macho ou femea) depois havia o red withe que o branco nao deixava aproximar dos ovos e neste ultimos dias andam sempre á porrada, depois ha o azul que o branco deixava apoximar se mais da desova e que nestes ultimos dias tem andado um pouco naquela nao me interessa nada só comer e engordar.. enquanto o red with nao deixa aproximar o branco da comida... minha duvida qual será o melhor candidato a ser o segundo pai o red ou o azul???

meu pensamento red e branco ser o casal e andarem com problemas matrimoniais por causa do azul.. ou entao sao duas femeas ou dois machos....

P.S. as lutas entre red e branco sou muito agressivas é boca com boca dentada :o ... o branco é o elo mais fraco porque baixa as barbatanas na presençla do red!!

aceitam se concelhos penso que nao desovaram novamente porque entraram em conflito interno... eu tou mais virado para o azull... aceitam se opinioes.

Aceitam se apostas para adevinhar o casal :lol:

Olá a todos

Já descobri o casal neste momento tao a fazer uma postura num termostato, que é muito mais vizivel que atras d o tronco!~

Alguem quer tentar adevinhar???~

Uma duvida... já que da ultima vez a postura desapareceu, será bom eu por uma rede á volta do termostato de maneira que consiga aregar a colonia de ovos mas nao come los?~

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

A rede era boa ideia mas pores lá as mãos provavelmente vai sair dentada! :o

Quanto ás apostas aqui vai:

- acho que a próxima geração vai chamar-se "Cubwhite" :P (cobalto-white)

:lol: ok acho que de vez enquando me excedo nas piadas fáceis hehehehehehehehe

Boa sorte desta vez!

Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851

Publicado:
A rede era boa ideia mas pores lá as mãos provavelmente vai sair dentada! :P

Quanto ás apostas aqui vai:

- acho que a próxima geração vai chamar-se "Cubwhite" :P (cobalto-white)

:o ok acho que de vez enquando me excedo nas piadas fáceis hehehehehehehehe

Boa sorte desta vez!

Por acaso nem preciso de por muito a mao lá dentro

faço um circulo de rede plastica e começo a meter pela ficha ate ao termostato assim nem preciso de mexer no aqua... :lol:

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:
Por acaso nem preciso de por muito a mao lá dentro

faço um circulo de rede plastica e começo a meter pela ficha ate ao termostato assim nem preciso de mexer no aqua... :P

Bem pensado! Então não dizes quem é o pai!?! :P

Publicado:
Bem pensado! Então não dizes quem é o pai!?! ;)

è o pseudo cobalto! lol

Como foste o unico que partecipaste se conseguir tirar discus desta postura ofereço te um ;) ... basta lembrares me

da promessa

entretanto vou tentar manter este topico actualizado... ;)

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

Como da ultima vez correu mal... desta vez ficou o azul a tomar conta do assunto.. deve ter pensado da ultima vez o braquinho comeu os ovos desta vez fico eu a tomar conta deles, assim é azul a expulsar o branco, mas durante a noite tao os dois em trabalhos unidos.

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

;) olá

Tenho uma pergunta meu disco femea ainda é bastante pequena e poe pouco ovos nem a 30 chega, ja ouvi dizer quando começam desovar ja nao crescem mais, será que esse numero de ovos nao vai crescer ?

Já agora é de dizer que sobreviveram a primeira noite todos apenas 2 ficaram com fungos... amanha ja terei pequenos? é que sim desligo o filtro externos á noite...

O que levanta outro problema nao tenho filtro de esponja.. tenho um filtro interno de pequeno caudal que posso por a funcionar mas penso que o pequenos serao sugados na mesma... meu filtro de esponja so chega daqui a umas semanas vem num pedido da aquaristic...

nao queria gastar dinheiro noutro...

Se alguem tiver uma ideia brilhantre que diga ;)

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:

Boas.

Duas ou 3 coisas.

1º Com discus o que poupas em material perdes em peixes.

2º Casal...quando vires 1 rabinho a mexer!

3º Até 1 minuto antes de nascerem os ovos podem ficar brancos. Se fertilizados e em boa água, não ficam.

4º Fêmea pequenina...pode ser de nova....continuará a crescer, ou de pequenina (problemas de crescimento...nada a fazer.

5º Conta-nos lá Gh, Kh e Ph, cond., TPAS, temp. etc. desse áqua?

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Boas.

Duas ou 3 coisas.

1º Com discus o que poupas em material perdes em peixes.

2º Casal...quando vires 1 rabinho a mexer!

3º Até 1 minuto antes de nascerem os ovos podem ficar brancos. Se fertilizados e em boa água, não ficam.

4º Fêmea pequenina...pode ser de nova....continuará a crescer, ou de pequenina (problemas de crescimento...nada a fazer.

5º Conta-nos lá Gh, Kh e Ph, cond., TPAS, temp. etc. desse áqua?

JPM

Obrigado pel aresposta... condoçoes da agua nao sei uma vez que nao tenho o material para medir... mas bem tpa's diaria de pelo menos 10 litros ao fim de semana pelo menos 20...

A minha preocupaçao é que o casal nao come os discus com fungos qeu ontem eram 2 e hoje ja sao pelo menos uns 7... e a consequencia de eles nao comerem é os fungos se estarem alastrar para os poucos que ainda restam.. de ela ser pequena talvez seja a idade, deve ter menos de um ano..

Já se aguentaram 2 noites por isso espero que pelo menos nascem para eu ter a confirmaçao que seja memso um casal e nao duas femeas.

Obrigado

Jorge Bento

www.apbettas.com

Publicado:
è o pseudo cobalto! lol

Como foste o unico que partecipaste se conseguir tirar discus desta postura ofereço te um :( ... basta lembrares me

da promessa

entretanto vou tentar manter este topico actualizado... :(

HEHE Eu sempre torço para que as coisas corram bem para todos as reproduções mas desta vou ter um cuidado especial :P

Eu já tentei reproduzir alguns peixes e tive sucessos e outros nem tanto mas uma coisa é certa é um prazer enorme quando conseguimos reproduzi-los e levá-los a adultos... :-D

Quanto aos fungados realmente é mais fácil num aquario só para eles e mais pequeno pois podes aplicar o "azul amigo" o que reduz em muito estas incidências! De qualquer forma boa sorte!

Estas horitas são de uma ansiedade terrível! hehehehehehehe

Vai dando novas e se possível fotos!

Ruf