Cardina Japonica


tomigu

Recommended Posts

Boas...

Iniciei-me há pouco nos invertebrados. Tenho alguns espécimes de cardina japonica. Acontece que tenho duas fêmeas que costumavam ter a parte das patas translucida e agora está mais escura. Segundo o que percebi por aqui, devem ser ovos que elas transportam nas patas. Acontece os ovos são castanho e não laranja como penso ter lido algures (talvez laranja seja noutra espécie).

Acontece que tenho receio que os outros peixes comam os pequenotes. Tenho um outro aquário com as mesmas caracteristicas de água onde tenho apenas alevins. Pensei mudar as cardinas para este antes de largarem os filhotes, mas tenho receio estes (cardinas adultas) comam os alevins (alguns com apenas dias).

Tenho razão para ter este medo ou nem por isso?

Desde já obrigado,

 

António Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Iniciei-me há pouco nos invertebrados. Tenho alguns espécimes de cardina japonica. Acontece que tenho duas fêmeas que costumavam ter a parte das patas translucida e agora está mais escura. Segundo o que percebi por aqui, devem ser ovos que elas transportam nas patas. Acontece os ovos são castanho e não laranja como penso ter lido algures (talvez laranja seja noutra espécie).

Acontece que tenho receio que os outros peixes comam os pequenotes. Tenho um outro aquário com as mesmas caracteristicas de água onde tenho apenas alevins. Pensei mudar as cardinas para este antes de largarem os filhotes, mas tenho receio estes (cardinas adultas) comam os alevins (alguns com apenas dias).

Tenho razão para ter este medo ou nem por isso?

Desde já obrigado,

 

António Cardoso

 

acho que os ovos só eclodem em água salobra por isso, isso se calhar não deve dar em nada

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;hl=Liquizell

ve aí esse link

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é simplesmente não fazeres nada porque a repordução de caridina japonicas e bastante dificil em cativeiro,sendo necessario agua salobra para que tal aconteça, vais ver muitas vezes as caridinas com ovos mas não passa disso. Em relação a cor do ovos, a cor laranja é a cor dos ovos dos red cherrys por exemplo, as docaridina japonica se bem me lembro são uma cor escura(esverdeado?)

 

abraços

 

Tiago Proença

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há por aí um tópico a explicar os passinhos todos, é a tradução de

 

http://www.caridinajaponica.de/zuchtbericht.htm

 

mas procura

 

esse tópico de que falas suponho que seja aquele que eu já lhe dei na minha primeira resposta ao tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um amigo dono de uma loja em que os Caridinas eclodiram em água doce mas morreram logo a seguir...Penso que é necessário colocar as larvas num aquário de água doce,ir colocando diariamente água salobra(e retirando a doce) até a água estar completamente salobra.Quando eclodirem os camarões, passam algum tempo nessa água e atinjindo um certo tamanho faz-se o processo de troca de água inverso,ir retirando a água salobra e colocando doce até estar só água doce. É um processo lento e trabalhoso mas possivel...com muita paciência! Como descer o rio até ao estuário e subi-lo de novo!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas femeas quando desovam (já vi em directo) é um festival no aqua! Os peixes todos de volta dela, a comerem as larvas!

 

Basicamente são comida viva. Não os vais conseguir reproduzir a não ser que queiras andar mais ou menos um mês e meio só à volta das caridinas. Doce para salobra e depois doce para salobra, para alem dos infusórios e tudo e mais alguma coisa para safares 2 ou 3%. MAs como elas mandam entre 800 e 1500 larvas... ainda são alguns, mesmo sendo uma percentagem tão baixa...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é simplesmente não fazeres nada porque a repordução de caridina japonicas e bastante dificil em cativeiro,sendo necessario agua salobra para que tal aconteça, vais ver muitas vezes as caridinas com ovos mas não passa disso. Em relação a cor do ovos, a cor laranja é a cor dos ovos dos red cherrys por exemplo, as docaridina japonica se bem me lembro são uma cor escura(esverdeado?)

 

abraços

 

Tiago Proença

olá

 

muito dificil será de certeza absoluta...mas só se não tentar é que será impossível...

 

vai em frente... eu próprio estou a reunir condições para tentar...é um bom desafio para quem gostar de desafios...

 

como já li algures...

 

"Tentar não significa conseguir, mas concerteza todos os que conseguiram tentaram"

 

boa sorte ::D:

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas femeas quando desovam (já vi em directo) é um festival no aqua! Os peixes todos de volta dela, a comerem as larvas!

 

Basicamente são comida viva. Não os vais conseguir reproduzir a não ser que queiras andar mais ou menos um mês e meio só à volta das caridinas. Doce para salobra e depois doce para salobra, para alem dos infusórios e tudo e mais alguma coisa para safares 2 ou 3%. MAs como elas mandam entre 800 e 1500 larvas... ainda são alguns, mesmo sendo uma percentagem tão baixa...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas femeas quando desovam (já vi em directo) é um festival no aqua! Os peixes todos de volta dela, a comerem as larvas!

 

Basicamente são comida viva. Não os vais conseguir reproduzir a não ser que queiras andar mais ou menos um mês e meio só à volta das caridinas. Doce para salobra e depois doce para salobra, para alem dos infusórios e tudo e mais alguma coisa para safares 2 ou 3%. MAs como elas mandam entre 800 e 1500 larvas... ainda são alguns, mesmo sendo uma percentagem tão baixa...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Respondendo de forma muito sucinta:

Reproduzir caridinas em aquario é uma tarefa muito dificil, mas ja conseguida lá fora.

É necessario uns dias antes da femea libertar as larvas, retira-la para um aqua onde fique sozinha.

Quando ela libertar as larvas deves retirar a femea e aos poucos (dias) ir aumentando a salinidade da agua.

Quando as larvasse transformarem em camaroes miniatura revertes o processo, ou seja, vais fazendo tpa`s com agua doce e assim reduzindo a salinidade. Acertar com os valores correctos é muito dificil e como em tudo na vida é necesário sorte e dedicaçao! Alimentaçao... infusorios e pouco mais.

 

Mas aconselho uma busca mais detalhada pela net, pois existe alguma informaçao e com qualidade :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas respostas.

Não mencionei um promenor que n sei se altera alguma coisa...

O meu aquário é só de viviparos... adicionei sal à água, como me foi aconselhado, ou seja, a água é salobra...

Mais uma vez obrigado pelas respostas,

 

Hasta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse tópico de que falas suponho que seja aquele que eu já lhe dei na minha primeira resposta ao tópico

 

 

tens toda a razão Marta!

 

Tomigu, lê o tópico no link que a Marta deu, lá explica tintin por tintin os passos a dar para conseguir centenas de camarões de cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário é só de viviparos... adicionei sal à água, como me foi aconselhado, ou seja, a água é salobra...

 

pois, mas muito provavelmente não tens a salinidade desejada para ter sucesso com a reprodução das caridinas. lê aquele tópico do link que eu te dei, acho que falam lá em 25g/l de sal, isso já é demais para os peixes, se quisesses terias de o fazer num aqua a parte e ter muitaaa paciencia

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, mas muito provavelmente não tens a salinidade desejada para ter sucesso com a reprodução das caridinas. lê aquele tópico do link que eu te dei, acho que falam lá em 25g/l de sal, ...

 

 

Ola.

 

Nem mais.

As larvas desenvolvem-se em agua salgada e não salobra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tem atenção para não matares as possiveis mães...

 

Os japonica adultos penso que não devem aceitar muito bem tanto sal!

 

Cumps,

 

Alex

Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tem atenção para não matares as possiveis mães...

 

Os japonica adultos penso que não devem aceitar muito bem tanto sal!

 

Cumps,

 

Alex

Exacto,aliás tomigu eu penso que devias ter as Caridinas adultas em água doce,pois são um animal de água doce.Geralmente coloca-se um pouco de sal no aqua de viviparos é mais para prevenir Ictio e outras doenças,mas vivem normalmente bem sem sal nenhum.As Molly é que toleram algum sal,os Guppys até dispensam. Querem é uma água alcalina na ordem do PH 7.4 e é mais simples para ti até nas tpa's pois a água da torneira vem com o PH que eles gostam.Até porque a salinidade pode não ser constante,mais vale teres a água sempre com o mesmo PH.

Quando se coloca a mãe quase no fim da gestação noutro aqua separado,essa água tem de estar doce também. A mãe então larga as larvas e ai retiramos a mãe e começamos a tirar diariamente água doce e colocar água salgada.Quando os camarões já são bem visiveis faz-se o processo de dessalinização da água.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais