hobbitayla Publicado Agosto 30, 2007 Publicado Agosto 30, 2007 Boa Tarde a todos: Comprei à cerca de 15 dias um Sistema da Aquaristik com uma garrafa de 2Kg No entanto não sei se me encontro com algum problema com a valvula conta bolhas. A questão é que se à noite deixo com 1 bolha de 2 em 2 segundos, o sistema, após a noite desligado (solenoide) ao fim do dia seguinte, quando chego do trabalho, está com uma bolha de 4 em 4 ou de 5 em 5 segundos. Aparentemente mexe-se sozinha!!! Aliás, um ajuste que quase não sinto faz variar em muito a quantidade de bolhas. A garrafa está com o máximo de CO2 e a pressão de saida tenho vindo a subir de 1 para 1.8 aproximadamente. Estará a valvula que regula a as bolhas avariada Obrigado a todos Carlos Gustavo Citar Carlos Ribeiro
Peninha Publicado: Agosto 30, 2007 Publicado: Agosto 30, 2007 esse sistema tem valvula de agulhas? é q só essas valvulas conseguem controlar bem a saida de CO2. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
hobbitayla Publicado: Agosto 30, 2007 Autor Publicado: Agosto 30, 2007 esse sistema tem valvula de agulhas? é q só essas valvulas conseguem controlar bem a saida de CO2. Tem sim, junto envio o Link: http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/27b...1/listtype/list Swgundo o mesmo dizem que sim e penso que sim...só não sei se virá avariado. Carlos Gustavo Citar Carlos Ribeiro
Luís Fortunato Publicado: Agosto 30, 2007 Publicado: Agosto 30, 2007 Olá. Duas coisas... isso está a funcionar para um aquário somente, certo? Então ao invés de teres isso regulado em 1 bar, baixa no redutor de pressão para 0,8 bar. Segunda coisa... estás a regular a injecção de CO2 com o redutor? Bad idea... Espero que não seja o redutor que esteja estragado... por ventura não passaste muito tempo a 'brincar' com ele, pois não? É que podes ter estragado a membrana flexível dele... Os sistemas de CO2, montam-se, de preferência usando teflon em todas as roscas. Fecham-se todas as válvulas, torneiras e ajustadores. Abre-se primeiro a torneira da botija/garrafa, e dever-se-á ver a agulha do manómetro de grande pressão (HP, High Pressure) a ir para os 50-70 bar (depende da temperatura). Isto se houver CO2 líquido na botija, pois quando só temos gás, a pressão pode ser mais baixa. De seguida, ajusta-se com a válvula do redutor a pressão do segundo manómetro (0~5 bar) de modo a que fique entre os 0,8 e 1,0 bar. Posteriormente, regula-se a injecção de CO2 com a válvula de agulha. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
hobbitayla Publicado: Agosto 30, 2007 Autor Publicado: Agosto 30, 2007 Obrigado a todos. Sim, estou a regular a pressão com o redutor que permite colocar entre os 0 e 5 bar. Penso que seja com esse, não? Não é suposto mexer-se muito ai? No entanto tenho mexido pouco, somente para fazer estes pequenos ajustes. Isto no inicio foi complicado, porque a Aquaristik só mandou as instruções em Alemão e como tal...perdi-me E..é suposto mexer na Valvua de Agulha, dar-lhe um toque e a frequencia das bolhas mudar muito? Provavelmente é da pressão a mais. Obrigado a todos Carlos Gustavo Citar Carlos Ribeiro
Luís Fortunato Publicado: Agosto 30, 2007 Publicado: Agosto 30, 2007 Olá. Sim, estou a regular a pressão com o redutor que permite colocar entre os 0 e 5 bar. Mais uma vez... bad idea. Isso pura e simplesmente não se faz, não tens controlo nenhum assim. E..é suposto mexer na Valvua de Agulha, dar-lhe um toque e a frequencia das bolhas mudar muito? Provavelmente é da pressão a mais. Pois... a trabalhar a uma pressão de saída do redutor a 1,8 bar... é normalíssimo que dês um toquezinho na válvula de agulha e ele passe de poucas bolhas para muitas assim do nada. Mais uma vez, lê o que eu escrevi no post anterior e segue os passos. Qualquer dúvida, apita. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
mulato Publicado: Agosto 30, 2007 Publicado: Agosto 30, 2007 Luis, exelente explicaçao. Eu estou a pensar comprar um destes sistemas, mas tenho umas duvidas e o que disses-te foi luz ao fim do tunel. agora so pergunto mais uma coisa. Essa garrafa dá para enxer em qualquer loja que meta CO2? nao tem uma adaptaçao especial por vir de fora? acho que este topico devia ficar bem evidenciado pois acho que nao ha nada sobre como funcionar com sistema CO2, desde a 1ª vez. cumps Citar
Peninha Publicado: Agosto 31, 2007 Publicado: Agosto 31, 2007 Luis, exelente explicaçao. Eu estou a pensar comprar um destes sistemas, mas tenho umas duvidas e o que disses-te foi luz ao fim do tunel.agora so pergunto mais uma coisa. Essa garrafa dá para enxer em qualquer loja que meta CO2? nao tem uma adaptaçao especial por vir de fora? acho que este topico devia ficar bem evidenciado pois acho que nao ha nada sobre como funcionar com sistema CO2, desde a 1ª vez. cumps dar dá, mas tens q a ir encher onde tenham CO2 para uso alimentar...ou seja CO2 mesmo puro...o industrial não é bom...isto segundo me disseram alguns entendidos, e que portanto essas casas q fazem enchimentos para industria normalmente nao teem desse CO2 mais proprio. a mim indicaram-me a empresa ArLiquido para ter a certeza de usar bom CO2. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
mulato Publicado: Agosto 31, 2007 Publicado: Agosto 31, 2007 (editado) dar dá, mas tens q a ir encher onde tenham CO2 para uso alimentar...ou seja CO2 mesmo puro...o industrial não é bom...isto segundo me disseram alguns entendidos, e que portanto essas casas q fazem enchimentos para industria normalmente nao teem desse CO2 mais proprio. a mim indicaram-me a empresa ArLiquido para ter a certeza de usar bom CO2. Peninha, esse CO2 mais puro que dizes, nao é bom para este sistema de CO2 ou nao é bom para qualquer sistema? nao é bom para fauna e flora??? Pk k o industrial nao é bom? Editado Agosto 31, 2007 por mulato Citar
jvidia Publicado: Setembro 1, 2007 Publicado: Setembro 1, 2007 Existem aqui patrocinadores do fórum que enchem na hora Citar
Luís Fortunato Publicado: Setembro 2, 2007 Publicado: Setembro 2, 2007 Olá. Peninha, esse CO2 mais puro que dizes, nao é bom para este sistema de CO2 ou nao é bom para qualquer sistema? nao é bom para fauna e flora???Pk k o industrial nao é bom? Sabem qual é a diferença entre CO2 industrial e alimentar? Nenhuma... as botijas/garrafas é que são diferentes. O interior da garrafa de CO2 alimentar é revestido a vidro (salvo erro), para no caso de haver um refluxo de líquido para dentro da botija, esta não fique corroída por dentro, invalidando assim o seu uso e segurança mecânica e alimentar. Nota de foro químico: Como a maior parte dos solventes usados na alimentação são aquosos, CO2 e água formam facilmente ácido carbónico que irá corroer facilmente o metal da botija... Em termos de pureza, o CO2 alimentar e industrial é igualzinho. Os métodos de armazenagem é que são distintos. O CO2 medicinal é que é muito mais puro, e também muitas vezes mais caro... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
mulato Publicado: Setembro 2, 2007 Publicado: Setembro 2, 2007 (editado) Olá.Sabem qual é a diferença entre CO2 industrial e alimentar? Nenhuma... as botijas/garrafas é que são diferentes. O interior da garrafa de CO2 alimentar é revestido a vidro (salvo erro), para no caso de haver um refluxo de líquido para dentro da botija, esta não fique corroída por dentro, invalidando assim o seu uso e segurança mecânica e alimentar. Nota de foro químico: Como a maior parte dos solventes usados na alimentação são aquosos, CO2 e água formam facilmente ácido carbónico que irá corroer facilmente o metal da botija... Em termos de pureza, o CO2 alimentar e industrial é igualzinho. Os métodos de armazenagem é que são distintos. O CO2 medicinal é que é muito mais puro, e também muitas vezes mais caro... Cumprimentos Luís Fortunato Grande Luis Fortunato, sempre a partilhar informaçao. Mutissimo obrigada. Ja aprendi mais uma coisa Abraço Editado Setembro 2, 2007 por mulato Citar
hobbitayla Publicado: Outubro 5, 2007 Autor Publicado: Outubro 5, 2007 Olá a todos: O meu obrigado pelas respostas sobre o Topico desta Thread. Após reduzir para 0,5 Bar o processo ficou muito mais estavel sendo que depois fiz um difusor daqueles com Bomba de Água + Tubo de um Sifão e estou com 1 bolha a cada 1.5 segundos, matendo um PH 6.9 e com um KH de 3,92 Carlos Gustavo Citar Carlos Ribeiro
Recommended Posts