Doença nos guppys (varios) - vossa ajuda a.s.a.p.

Recommended Posts

Publicado

Vivapessoal,

tenho desde a 2 dias um problema com os meu guppies, tanto no aqua comunitario, como num de criação. Quase todos eles estão a aparecer com as barbatanas "ratadas" e algumas marcas no corpo. Inicialmente pensei tratar-se de ataques de outros peixes, mas agora começo a ver as barbatanas com marcas em quase todos eles.

Imagino que seja uma bacteria (ja tive varias baixas)

Tenho aqui em casa bactopur e estava a pensar usa-lo. Sei que vou destruir as bactarias dos filtros. estava a pensar fazer o seguinte:

Acua comunitario 120 l

2 filtros ( 1 externo + 1 interno)

fechar e desligar o filtro externo, de forma a preservar a colonia de bacterias do filtro

fazer o tratamento e manter o filtro interno em funcionamento

aoi fim de 3 dias mudar 50% da agua, aplicar carvão activo e 1 ou 2 dias depois repor em funcionamento o filtro externo.

O que me dizem?

Como ja morreram varios guppies, se calhar o tratamento com sal já vai ser dicicil, além de que não tenho sitio para o pleco e as corydoras.

Dêm-me a vossa opinião p.f.

Obrigado

Marco

Publicado:

Olá,

barbatanas "ratadas" e algumas marcas no corpo. Inicialmente pensei tratar-se de ataques de outros peixes, mas agora começo a ver as barbatanas com marcas em quase todos eles.  

Imagino que seja uma bacteria (ja tive varias baixas)

Acertaste.

Pelos sintomas apresentados trata-se de doença de origem bacteriana.

Tens Bactopur normal (líquido) ou Backtopur Direct (pastilhas)?

Com o direct ias ter mais sucesso a "travar" a doença. Mas o líquido também serve... :oops:

fechar e desligar o filtro externo, de forma a preservar a colonia de bacterias do filtro

Pessoalmente não aconselho... Da última vez que eu "fechei" um filtro, quando o liguei, perdi 4 Discos e deixei os restantes em muito mau estado (também doença de origem bacteriana).

A água vai ficar parada no filtro... com a matéria em decomposição. Além de que, aposto que perdes na mesma a colónia de bactérias. A água não é oxigenada etc etc...

Retira alguma água do aqua, coloca num aqua pequeno ou até num balde. Coloca uma resistência e uma pedra difusora ou um filtro pequeno e coloca lá as cerâmicas. Depois de teres a doença no comunitário controlada podes colocar de novo no filtro.

O filtro externo usas sem a cerâmica.

Convém lavares os filtros (matérias filtrantes) e fazer uma TPA de 50% de água no comunitário antes de iniciares o tratamento.

Se fosse a ti não esperava os 3 dias para retirar novamente água.

Eu costumo retirar todos os dias uma parte da água e adicionar medicamento para a quantidade de água retirada. Não te esqueças que o que os peixes precisam nestes momentos é água limpa.

aoi fim de 3 dias mudar 50% da agua, aplicar carvão activo e 1 ou 2 dias depois repor em funcionamento o filtro externo.

Se estiverem curados... :wink: Pode demorar mais... até lá aidna podes ter muitas baixas. Depende do quanto estão afectados.

Os meus discos estiveram 15 dias com medicamento... :? Isto sem contar com o tempo de "recuperação" posteriormente... :) Não tenhas pressa... :)

Boa sorte,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Vivam!!!

Concordo com o que o nuno disse!!! Mas tenho uma duvida ?!

Nuno, Que medicamento colocas-te na agua durante os 15 dias?

Nota: OS FILTROS INTERNOS DEVEM SER LAVADOS TODAS AS SEMANAS!

Boa sorte

Publicado:

Viva,

Que medicamento colocas-te na agua durante os 15 dias?

Estiveram 4 dias com Bactopur normal.

No 4º tive 2 baixas. Depois de falar com um membro do fórum (Vitor Melo) coloquei o Direct. No 5º dia tive mais 2 baixas. Entretanto os peixes começaram a dar sinais de melhora e as mortes pararam.

Como o problema foi no aquário comunitário e afectou todos os peixes tive de fazer o tratamento lá.

No 2º dia de tratamento com o Direct tive uma subida de nitritos (foram-se as colónias de bactérias nos filtros) optei pelas TPA's regulares. Fui fazendo TPA's de 2 em 2 dias sempre com adição de Bactopur Direct.

5 dos discos estavam bastante afectados e separei-os dos restantes. Entretanto (vejam bem a minha sorte) no dia a seguir de manhã reparei que a água estava a 21º... A resistência tinha avariado durante a noite...

Resultado: 5 discos com problemas de bactérias, cheios de muco, e com a "pele parecia que queimada" e a "escamar".

Desses 5 apenas se safou 1...

Isto tudo porque liguei um filtro que esteve desligado 2 semanas. Lavei o filtro e deixei-o ficar... mas esqueci-me das mangueiras!! :?

A água esteve parada nas mangueiras aqueles 15 dias... foi o suficiente.

Levo 12 anos de aquariofilia... Já perdi uns guppys e tal mas nunca nada que se compare a isto acima relatado.

Quando pensámos que já começamos a "dominar" o hobby... pimba... estamos a "levar pelas costas abaixo"... :)

Que sirva de exemplo... :oops::wink:

Um abraço,

Nuno

PS: Não é só pelo valor monetário. O problema, no meu caso, e o que me deixou mais desanimado, foi o facto de terem morrido os discos mais bonitos que tinha. :?

Felizmente já arranjei substitutos. :)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

tudo isto faz parte deste hobby!

O bom disto tudo acontecer e que com a partilha de informaçao, podemos evitar que as coisas cheguem a pontos criticos.