Visitante Publicado Abril 26, 2004 Publicado Abril 26, 2004 Vivapessoal, tenho desde a 2 dias um problema com os meu guppies, tanto no aqua comunitario, como num de criação. Quase todos eles estão a aparecer com as barbatanas "ratadas" e algumas marcas no corpo. Inicialmente pensei tratar-se de ataques de outros peixes, mas agora começo a ver as barbatanas com marcas em quase todos eles. Imagino que seja uma bacteria (ja tive varias baixas) Tenho aqui em casa bactopur e estava a pensar usa-lo. Sei que vou destruir as bactarias dos filtros. estava a pensar fazer o seguinte: Acua comunitario 120 l 2 filtros ( 1 externo + 1 interno) fechar e desligar o filtro externo, de forma a preservar a colonia de bacterias do filtro fazer o tratamento e manter o filtro interno em funcionamento aoi fim de 3 dias mudar 50% da agua, aplicar carvão activo e 1 ou 2 dias depois repor em funcionamento o filtro externo. O que me dizem? Como ja morreram varios guppies, se calhar o tratamento com sal já vai ser dicicil, além de que não tenho sitio para o pleco e as corydoras. Dêm-me a vossa opinião p.f. Obrigado Marco
nunomiguel Publicado: Abril 27, 2004 Publicado: Abril 27, 2004 Olá, barbatanas "ratadas" e algumas marcas no corpo. Inicialmente pensei tratar-se de ataques de outros peixes, mas agora começo a ver as barbatanas com marcas em quase todos eles. Imagino que seja uma bacteria (ja tive varias baixas) Acertaste. Pelos sintomas apresentados trata-se de doença de origem bacteriana. Tens Bactopur normal (líquido) ou Backtopur Direct (pastilhas)? Com o direct ias ter mais sucesso a "travar" a doença. Mas o líquido também serve... fechar e desligar o filtro externo, de forma a preservar a colonia de bacterias do filtro Pessoalmente não aconselho... Da última vez que eu "fechei" um filtro, quando o liguei, perdi 4 Discos e deixei os restantes em muito mau estado (também doença de origem bacteriana). A água vai ficar parada no filtro... com a matéria em decomposição. Além de que, aposto que perdes na mesma a colónia de bactérias. A água não é oxigenada etc etc... Retira alguma água do aqua, coloca num aqua pequeno ou até num balde. Coloca uma resistência e uma pedra difusora ou um filtro pequeno e coloca lá as cerâmicas. Depois de teres a doença no comunitário controlada podes colocar de novo no filtro. O filtro externo usas sem a cerâmica. Convém lavares os filtros (matérias filtrantes) e fazer uma TPA de 50% de água no comunitário antes de iniciares o tratamento. Se fosse a ti não esperava os 3 dias para retirar novamente água. Eu costumo retirar todos os dias uma parte da água e adicionar medicamento para a quantidade de água retirada. Não te esqueças que o que os peixes precisam nestes momentos é água limpa. aoi fim de 3 dias mudar 50% da agua, aplicar carvão activo e 1 ou 2 dias depois repor em funcionamento o filtro externo. Se estiverem curados... Pode demorar mais... até lá aidna podes ter muitas baixas. Depende do quanto estão afectados. Os meus discos estiveram 15 dias com medicamento... Isto sem contar com o tempo de "recuperação" posteriormente... Não tenhas pressa... Boa sorte, Nuno Cumprimentos, Nuno
anibal-mota Publicado: Abril 27, 2004 Publicado: Abril 27, 2004 Vivam!!! Concordo com o que o nuno disse!!! Mas tenho uma duvida ?! Nuno, Que medicamento colocas-te na agua durante os 15 dias? Nota: OS FILTROS INTERNOS DEVEM SER LAVADOS TODAS AS SEMANAS! Boa sorte
nunomiguel Publicado: Abril 27, 2004 Publicado: Abril 27, 2004 Viva, Que medicamento colocas-te na agua durante os 15 dias? Estiveram 4 dias com Bactopur normal. No 4º tive 2 baixas. Depois de falar com um membro do fórum (Vitor Melo) coloquei o Direct. No 5º dia tive mais 2 baixas. Entretanto os peixes começaram a dar sinais de melhora e as mortes pararam. Como o problema foi no aquário comunitário e afectou todos os peixes tive de fazer o tratamento lá. No 2º dia de tratamento com o Direct tive uma subida de nitritos (foram-se as colónias de bactérias nos filtros) optei pelas TPA's regulares. Fui fazendo TPA's de 2 em 2 dias sempre com adição de Bactopur Direct. 5 dos discos estavam bastante afectados e separei-os dos restantes. Entretanto (vejam bem a minha sorte) no dia a seguir de manhã reparei que a água estava a 21º... A resistência tinha avariado durante a noite... Resultado: 5 discos com problemas de bactérias, cheios de muco, e com a "pele parecia que queimada" e a "escamar". Desses 5 apenas se safou 1... Isto tudo porque liguei um filtro que esteve desligado 2 semanas. Lavei o filtro e deixei-o ficar... mas esqueci-me das mangueiras!! A água esteve parada nas mangueiras aqueles 15 dias... foi o suficiente. Levo 12 anos de aquariofilia... Já perdi uns guppys e tal mas nunca nada que se compare a isto acima relatado. Quando pensámos que já começamos a "dominar" o hobby... pimba... estamos a "levar pelas costas abaixo"... Que sirva de exemplo... Um abraço, Nuno PS: Não é só pelo valor monetário. O problema, no meu caso, e o que me deixou mais desanimado, foi o facto de terem morrido os discos mais bonitos que tinha. Felizmente já arranjei substitutos. Cumprimentos, Nuno
MotarSolitario Publicado: Abril 27, 2004 Publicado: Abril 27, 2004 tudo isto faz parte deste hobby! O bom disto tudo acontecer e que com a partilha de informaçao, podemos evitar que as coisas cheguem a pontos criticos.
Recommended Posts