Bomba Externa Para Filtro Uv


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Estou a pensar adquirir um filtro UV JBL AquaCristal de 9W :

 

jbl_aqua_cristial_uv_c_2_p2.jpg

 

Para tal preciso de uma bomba, regulável de preferência, que me dê uma circulação entre os 50 lt/h e os 300 lt/h.

 

Como não quero uma bomba interna , gostava que me sugerissem uma boa bomba externa, silênciosa, com o flow rate de 50 a 300lt/h e que seja indicada para facil montagem com um JBL AquaCristal .

 

 

Alguém tem uma solução destas implementada ?

 

Obrigado.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para manter um fluxo baixo na UV não há outra maneira...eu tenho as UVs a trabalhar em sumps...mas claro q quem tem filtros externos tem q por uma bomba dentro do aqua. o problema de por a UV a trabalhar em linha com o filtro é o fluxo exagerado dos filtros em relação às necessidades das UVs. ou seja se se quiser tirar todo o partido de uma UV que é esterilizar a agua pralem de destruir as algas então tem mesmo que ser assim. para manter apenas a agua limpida (matar algas flutuantes) então podem-se usar fluxos maiores...mas nunca o fluxo normal de um bom filtro externo. há quem faça uma derivação à saida do filtro externo com uma passagem maior pro aqua e uma saida reduzida para a UV e depois pro aqua....mas isso pode provocar muita perda por parte do filtro e problemas a nivel da durabilidade da bomba do proprio filtro.

agora em relação à eficácia de uma UV num aqua? só vendo é que se acredita... é espectacularmente eficaz.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ... não se deve ligar a um filtro normal pois o fluxo é grande demais para o UV ter o rendimento esperado.

 

Mas existem bombas que podem funcionar externamente a um aqua certo ?

 

Era isso que pretendia ;)

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ... não se deve ligar a um filtro normal pois o fluxo é grande demais para o UV ter o rendimento esperado.

 

Mas existem bombas que podem funcionar externamente a um aqua certo ?

 

Era isso que pretendia :idea:

 

Boas

 

Eu vou mandar vir esta bomba da aquaristic Eheim Kreiselpumpe 1005 ,para ligar a UV.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu vou mandar vir esta bomba da aquaristic Eheim Kreiselpumpe 1005 ,para ligar a UV.

 

Cumps

 

Bom dia José.

 

Essa bomba dá para uso externo e o que acham do JBL AquaCristal 9W ?

 

Cumps.

 

 

edit: penso em algo tipo esta bomba : http://www.aquaristic.net/eheim-universal-...046.html?lang=1

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia José.

 

Essa bomba dá para uso externo e o que acham do JBL AquaCristal 9W ?

 

Cumps.

edit: penso em algo tipo esta bomba : http://www.aquaristic.net/eheim-universal-...046.html?lang=1

 

Do filtro não te posso ajudar muito ,porque o meu é da autoria do Davs ,é um DIY.

Mas certamente alguém que usa esse filtro vai dar-te um opinião.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa bomba dá para uso externo e o que acham do JBL AquaCristal 9W ?

 

tenho, é óptimo (na minha opinião, melhor que os DIY do Davs, que sendo muito bons pecam apenas por não terem o tubo de cristal a proteger a lâmpada UV).

 

O sítio mais barato que eu conheço é uam das lojas ebay alemãs, onde custa 49 euros mais 10 de portes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A 1046 : "Eheim number: 104621; Pump output: 300 l/h, delivery height: 1,2 m, Power consumption: 5 W";

 

A 1005 : "Eheim number: 100521; Pump output: 270 l/h, delivery height: 0,75 m, Power consumption: 4 W";

 

Aparentemente têm pouca diferença na capacidade: 300l/h versus 270l/h. No poder de elevação já se nota a diderença: 120cm contra 75cm. O consumo é idêntico, num ano, com 24/24 ligadas, a 1046 "gasta" 3,94€ enquanto a 1005 "gasta 3,15€. Nada de especial.

 

Para o caso especifico, acho que a 1005 será melhor. Como tem menos poder de elevação, podes jogar com esse factor para controlar o caudal de água. Se a colocares mais abaixo, debita menos. Para teres o mesmo efeito com a 1046, terias de a baixar mais 45 cm que a 1005. Claro está que na teoria estas conta estão correctas, mas na prática o resultado pode não ser assim tão linear. Com qualquer uma das duas, poder regular o caudal com um 'estrangulador' à saída da bomba. É uma simples torneira de passagem, mas que permite regular o caudal. Basta escolher a que se adequa à medida do tubo da bomba. Para a 1046 é tubo 12/16mm ( confirmei na minha ), na 1005 deve ser igual, mas não tenho a certeza. Se conseguir ter acesso a uma rectifico.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Eu tinha um interior Hydor Pico II 500l/h regulada para o minimo, mas ficava muito feio tantos tubos dentro do aquário! Já me bastam 2 filtros externos...

Depois comprei uma pequena bomba da Hailea na www.seahorseshop.com e fez-me maravilhas... Vai ver, é a mais barata de todas e tá a funcionar à 6 meses sem qualquer problema... aproveita o mês de agosto com portes gratuitos e boa sorte! :crazyeyes:

 

Edit: Link da bomba: http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=560

Editado por Meridiano de Greenwich
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arty77, eu não quero interna para não ter mais coisas dentro do aqua ;)

 

 

David, estou defacto inclinado para uma destas duas bombas :

 

A 1005 : "Eheim number: 100521; Pump output: 270 l/h, delivery height: 0,75 m, Power consumption: 4 W";

 

ou

 

A 1046 : "Eheim number: 104621; Pump output: 300 l/h, delivery height: 1,2 m, Power consumption: 5 W";

 

 

Dados a ter em conta no meu caso :

 

- o meu aqua terá brutos ou 182lt ou 202lt, pois ainda não me decidi se vai ser de 90cm ou de 100cm

 

- o filtro UV JBL AquaCristal 9W tem como recomendações máximas de fluxo de àgua para resultados óptimos :

 

>>> para Germ descruction : 50-100 lt/h

>>> para Cloudiness reduction : 100-200 lt/h

 

- a bomba ficará situada dentro do móvel, debaixo do aquário que terá 45cm de altura, por isso se contarmos com 5 a 10cm para o tampo do móvel, a bomba ficará no minimo 50, 55cm abaixo do nivel de àgua

 

 

Tento em conta estes factores não sei qual a melhor bomba. A 1005 parece que dará conta do trabalho se não ficar no fundo do móvel que irá ter uns 75cm de altura. A 1046 depois com um redutor de fluxo como referes pode ficar é em esforço.... é complicado decidir :crazyeyes:

 

Já agora esse tubo que falas 12/16mm dará para o filtro UV da JBL ?

 

 

Estas bombas da Eheim não são desconhecidas para mim mas não neste hobbie ! Uso uma 1046 preparada para WaterCooling de PC's :D -> http://www.f13pc.pt/loja/detalhes.php?id=369 hehehe

 

Só tenho bem a dizer sobre ela. Silenciosa e sem qq problema à dois anos.

 

Para PC's ela é comercializada em parceria com a Eheim pela AquaComputer sendo adaptada para o efeito ( 12v em vez de 220v, conecções para tubagem de WC, controlo via placa dedicada, etc .... ) !

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

- a bomba ficará situada dentro do móvel, debaixo do aquário que terá 45cm de altura, por isso se contarmos com 5 a 10cm para o tampo do móvel, a bomba ficará no minimo 50, 55cm abaixo do nivel de àgua[/b]

Tento em conta estes factores não sei qual a melhor bomba. A 1005 parece que dará conta do trabalho se não ficar no fundo do móvel que irá ter uns 75cm de altura. A 1046 depois com um redutor de fluxo como referes pode ficar é em esforço.... é complicado decidir :)

 

Para os 75 cm ainda faltam uns poucos. Coloca-a na parte superior do móvel. Estas bombas têm uma base que tanto podem levar ventosa, como prender com parafusos. Mesmo com a 1005, acho que ainda vais precisar de um "estrangulador" de caudal. A 1046 com "estrangulador" fica em esforço se reduzires o caudal a 1/5 ou coisa parecida! Se for só metade nãoá problema.

 

 

 

 

Já agora esse tubo que falas 12/16mm dará para o filtro UV da JBL ?

 

Essa medidas são assim: 12mm no interior, 16mm no exterior. Isto falando da mangueira propriamente dita. Bas ta com um "péqlise" ou "paquímetro", medir a secção que tens nos tubos do filtro UV. Por aquilo que se depreende na foto do primeiro post, tem três medida distintas. Uma delas deve dar de certeza.

 

 

 

 

Estas bombas da Eheim não são desconhecidas para mim mas não neste hobbie ! Uso uma 1046 preparada para WaterCooling de PC's ;) -> http://www.f13pc.pt/loja/detalhes.php?id=369 hehehe

 

Só tenho bem a dizer sobre ela. Silenciosa e sem qq problema à dois anos.

 

Para PC's ela é comercializada em parceria com a Eheim pela AquaComputer sendo adaptada para o efeito ( 12v em vez de 220v, conecções para tubagem de WC, controlo via placa dedicada, etc .... ) !

 

São realmente a mesma coisa, excepto na voltagem, e nas ligações das mangueiras. Caso curioso, é que se precisares, por exemplo de um rotor para a 1046, se comprares para aquariofilia, pagas 8,97€, ( podes ver aqui ). Este preço é da Aquaristic alemã! Se for para um sistema de WaterCooling pagas 7,50€ ( podes ver aqui ). Preço de Portugal. Por esta e outra razões não entendo porque o material de aquariofilia é tão caro em Portugal...

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a que eu tenho é igual a esta... Eheim compact 1000

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/7d2...0-%20300%20l_h/

 

A funcionar externamente ?

 

E dá para regular o fluxo ?

 

No site diz :

 

"Eheim compact 1000 - 300 l/h

 

 

output power: 150-300 l/h, max. delivery height, 0,5 m, Power consumption: 5 W"

 

Os 0.5mt de elevação é que é pouco para ter depois no movel :?

 

Qual o noise dela ?

 

De momento estou inclinado para uma bomba externa 1005 :

 

086000_p1.jpg

 

Alguém sabe já agora que tubo leva ? 12/16 ?

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal a Eheim Universal Pump 1005 é esta :

 

100521.jpg

 

Description for EHEIM Pump 1005:

 

EHEIM pump 230 V/4 watts, pump output: 270 l/h, delivery head: 0,75 m/wat.col. variable flow direction and universal mounting. Dimensions: length x width x height 87x66x88 mm, cable-length 1,7 m. The hose-connection on the suction side is 16/22 mm, on the pressure side 12/16 mm. The pump pump can be use inside or outside the water. The adaptor 400953 allows the connection of accessories. The pump is suitable for use in fresh and marine water.

 

( http://www.aquaristikshop.com/e_Produktinf...M-Pump-1005.htm )

 

As mangueiras têm de levar alguma braçadeira ?

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.