Ang3lo Publicado Agosto 27, 2007 Publicado Agosto 27, 2007 Boas noite pessoal, Pois é no sábado iniciei a montagem do meu novo aquario, e queria desta vez ter plantas mais bonitas e saudáveis e para tal queria saber os cuidados diarios e/ou mensais que tenho de ter para tudo correr pelo melhor para as plantas e tudo de mal para as algas :D O aquário e um de 90L que tem uma iluminação de 2x25W (Aqua-glo e uma Sun-glo) e mais um de 18w, a de 18 liga as 10 e desligas as 22h30 enquanto de que as de 2x25w só ligam as 13h e desligam as 21h, de substrato meti o Seachen flourite e de plantas meti estas: blyxa japónica Ludwigia verticillata var. cuba Eleocharis parvula Rotala wallichii Red ludwigia Em comprei da Seachen Micronutrientes mas agora faltam os macro-nutrientes nao é?Que segundo li ja algum tempo o pessoal andava a usar os pos de Kno3 e essas coisa senao estou em erro, por isso se alguém me poder explicar ou dar um link onde tenhas essa informaçao sobre as doses diárias ou semanais agradecia Atentamente Angelo ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
zlatan9 Publicado: Agosto 27, 2007 Publicado: Agosto 27, 2007 Boas, Acho que a melhor solução para os macros passa por comprá-los em separado, se possível em pó para tu depois decidires qual a concentração a usar. Passa por exemplo num patrocinador do fórum, a Horizonte Aquático. Quanto às quantidades a usar, convinha primeiro saber quais os valores dos fosfatos e nitratos. One Fish Standing Kurichiba
Ang3lo Publicado: Agosto 27, 2007 Autor Publicado: Agosto 27, 2007 Boas, Acho que a melhor solução para os macros passa por comprá-los em separado, se possível em pó para tu depois decidires qual a concentração a usar. Passa por exemplo num patrocinador do fórum, a Horizonte Aquático. Quanto às quantidades a usar, convinha primeiro saber quais os valores dos fosfatos e nitratos. Bem acabei de fazer os testes de NO3 e PO4 e os valores ao 2dia do aquario sao os seguintes: Po4: 0.1mg/l No3: 0 mg/l Estes valores sao bons sao maus?quais os valores recomendados para obter um bom plantado? Atentamente Angelo ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Luís Fortunato Publicado: Agosto 27, 2007 Publicado: Agosto 27, 2007 Olá. Esses valores, dependendo do CO2 e iluminação que tenhas, podem não ser os melhores. Se o teu aquário tiver um metabolismo acelerado, é má política teres os níveis desses nutrientes assim. Deveriam estar entre os 0,5-1.0 ppm (PO4) e entre 5-15 ppm (NO3). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ang3lo Publicado: Agosto 28, 2007 Autor Publicado: Agosto 28, 2007 Olá. Esses valores, dependendo do CO2 e iluminação que tenhas, podem não ser os melhores. Se o teu aquário tiver um metabolismo acelerado, é má política teres os níveis desses nutrientes assim. Deveriam estar entre os 0,5-1.0 ppm (PO4) e entre 5-15 ppm (NO3). Cumprimentos Luís Fortunato Ele foi montado a dois dias e fiz hoje os testes e deu esse valores, o Co2 tenho um de botija que ainda ando a regular, e de iluminação tenho 2x25W + 1x18W. Sugeres que adicione os compostos para elevar os valores?ou deixo andar mais uns dias a ver como fica? Atentamente Angelo ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Luís Fortunato Publicado: Agosto 28, 2007 Publicado: Agosto 28, 2007 Olá. Como tens o aquário acabado de montar, muito provavelmente não tens NO3, pela simples razão de não teres ainda a colónia de bactérias nitrificantes estabelecida. Não que seja algo imperativo, mas se puderes, faz um teste à amónia do aquário. Quanto a fertilizar, de início se calhar não vale muito a pena fertilizares com NO3... preocupa-te mais em fertilizar com K e PO4. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts