aquaben Publicado Agosto 26, 2007 Share Publicado Agosto 26, 2007 (editado) Gymnogeophagus meridionalis Reis & Malabarba, 1988 Ora aqui está a primeira desova deste casal, mas a ver se desta consigo tirar alguns filhotes destes lindos ciclideos de clima temperado…eles vivem dos 5º ao 30ºC, estando a reproduzir a 25ºC, este casal nasceu num lago de um amigo meu, cá em Portugal. O casal com os ovos A fêmea não baixa a guarda para nada… Espero novidades para breve…ou sim ou sopas… Um abraço, até breve Editado Agosto 26, 2007 por aquaben José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ze carlos Publicado: Agosto 26, 2007 Share Publicado: Agosto 26, 2007 boas quanto tempo é que demoram a eclodir pergunto isto porque tens ai uns quantos ovos golos ou fungados não me parecem fungados Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aquaben Publicado: Agosto 26, 2007 Autor Share Publicado: Agosto 26, 2007 Pois, estão uns quantos não fecundados, mas como eles cuidaram bem dos ovos eles não chegaram a fungar, hoje já não havia ovos, apesar deles ainda estarem a guardar o buraco ainda não consegui ver os alevins. Os ovos demoraram 3 dias a eclodir (ou a serem comidos), 3 dias é o normal para ciclideos do género, agora ao certo ainda não sei bem quanto tempo é a incubação dos G.meridionalis, nem quanto tempo demoram a reabsorver o saco, tão pouco sei se os pais guardam os alevins na boa, como sucede com algumas espécies de Geophagus…isto para mim ainda está na fase de aprendizagem…espero que eles me ensinem coisas novas, quando tiver mais algum conhecimento sobre esta espécie, (pouco conhecida, na Net não há quase nada sobre eles…), faço aqui uma descrição do que eles me têm ensinado… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Agosto 27, 2007 Share Publicado: Agosto 27, 2007 é sem duvida um belissimo peixe, espero que apareçam por aí uns pequenotes, eles ate têm cara de guardarem os filhotes na boca....lol... espero que tenhas sorte com essa bela especie, nesta ou em proximas posturas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
severum Publicado: Agosto 29, 2007 Share Publicado: Agosto 29, 2007 Não são incubadores bocais. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aquaben Publicado: Agosto 29, 2007 Autor Share Publicado: Agosto 29, 2007 Dos Gymnogephagus que eu conheço não há incubadores de boca, eles metem os ovos, geralmente, numa depressão no solo e só quando os alevins nascem é que os guardam na boca, quanto aos G.meridionalis...vou ter que esperar para uma próxima postura para ter alguma certeza sobre isso...está parece que não deu em nada, pelo menos ainda não consegui ver nenhum filhote...fica para uma próxima. Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts