Recommended Posts

Publicado

Olá! Ando com uns problemas em baixar o ph. Na torneira tenho ph de 7,5, e no aquario idem, injecto co2, cerca de 2 a 3 bolhas por segundo e nada.

Vou usando a turfa com algum sucesso, só que dura 4 a 5 semanas, e queria uma solução mais duradoura e economica.

A Seachem tem um produto, o Acid Buffer, e parece-me uma boa solução.

http://www.seachem.com/products/product_pa...AcidBuffer.html

"Acid Buffer™ is a non-phosphate buffer to lower pH and buffer with Alkaline Buffer™. Both buffers are designed for the planted aquarium or for very hard water where phosphate buffers may pose an algae or cloudiness problem. Acid Buffer™ lowers pH and buffers between 5.0 and 8.0 when used with Alkaline Buffer™. As Acid Buffer™ lowers pH it converts carbonate alkalinity (KH) into available CO2. It may also be used to safely lower pH in marine water.

"

Gostaria de saber se alguém usa este ou outro produto parecido e que tenha bons resultados, ou não.

Paulo

Cumps

Publicado:
Olá! Ando com uns problemas em baixar o ph. Na torneira tenho ph de 7,5, e no aquario idem, injecto co2, cerca de 2 a 3 bolhas por segundo e nada.

Vou usando a turfa com algum sucesso, só que dura 4 a 5 semanas, e queria uma solução mais duradoura e economica.

A Seachem tem um produto, o Acid Buffer, e parece-me uma boa solução.

http://www.seachem.com/products/product_pa...AcidBuffer.html

"Acid Buffer™ is a non-phosphate buffer to lower pH and buffer with Alkaline Buffer™. Both buffers are designed for the planted aquarium or for very hard water where phosphate buffers may pose an algae or cloudiness problem. Acid Buffer™ lowers pH and buffers between 5.0 and 8.0 when used with Alkaline Buffer™. As Acid Buffer™ lowers pH it converts carbonate alkalinity (KH) into available CO2. It may also be used to safely lower pH in marine water.

"

Gostaria de saber se alguém usa este ou outro produto parecido e que tenha bons resultados, ou não.

Paulo

Cumps

Bom dia.

Em principio com a injeccão de CO2, o PH devia baixar.

Que valor de PH fica com o CO2?

O difusor dissolve bem essas bolhas na água?

Não existe nada no aquário que mantenha o PH alto? tipo areia ou rochas de origem calcária?

Nunca gostei de produtos químicos para manutenção de PH.

Tento o uso de Turfa (baixar) ou areia de coral(subir). Mesmo que não consiga o valor ideal, prefiro

manter um valor de PH próximo mas estável a um valor de PH a subir e descer a custa desse tipo de produtos, mesmo

que por algum tempo o valor seja o ideal.

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Mesmo com injecção de co2, o ph varia pouco. O difusor faz bem o seu trabalho, é o da aquaristik (Papillon).

No aquario tenho akadama, e um tronco, nada que possa alterar o ph desta forma, pelo contrário, o tronco até tende a acidificar a agua. Este tronco já tem 1 ano neste agua, portanto ja perdeu a capacidade.

Publicado:
Eu já usei isso e posso-te garantir que isso é apenas um redutor.... não tampona o ph! :(

Olá! Obrigado! Mas explica melhor o efeito, pois posso estar a pensar uma coisa, e esperar outra do produto.

Paulo

Segundo li nas instruções, para um aquario ja montado e ciclado, vamos adicionando directamente na agua até obtermos o ph desejado.

Ora até aqui parece-me bem. Parto do principio de que quando atingir o valor desejado deixo de adicionar. A partir desta fase a agua que me entra no aqua atraves das TPA's já vem modificada pelo produto, ou seja vou adicionar produto a 20L de agua num jerrican até obter o ph igual ao do aquario.

Por curiosidade, o valor desejado de 6,8.

Obrigado!

Publicado:

Passo a explicar:

Um "dito" tampão baixa/aumenta o ph, consoante o inicial e o buffer e "tampona-o", isto é, impede que ele se altere mesmo que o teu kh seja 0.

Um tampão que se compra nas lojas deve fixar o ph num determinado valor e fazer com que permaneça inalterado. Exemplo: Renha Propper Ph 6.5/7.0/7.5, Waterlife 6.5/7.0/8.1 Buffer....

No caso de usares o Seachem Acid Buffer ele funciona como qualquer produto de baixar o ph: Sera Ph Minus, Nutrafin Ph Down, etc...

Imagina que tens um Ph 8.0 mas um Kh de 3, ao fazeres com que o acid buffer atinja um Ph de 6.5 provavelmente o teu kh vai ser zero, e assim o ph fica muito susceptivel a alterações e qualquer coisa que possa ser um pouco mais ácida ou mais alcalina é um tormento sem fim, porque pode cair ou subir expontaneamente -> Stress nos peixes -> Morte de peixes...

Eu já usei muito produto e nisso tenho experiência e aprendi à minha custa que a maior parte deles nem sequer vale a pena, se precisares de alguma coisa, apita!

Abraços

Publicado:

Obrigado pela explicação! Assim faz sentido o que vem escrito aqui:

ACID BUFFER™

Reduz o pH . Converte Alcalinidade (KH) em CO2

Acid Buffer™ é um tamponador livre de fosfatos que reduz o pH e tampona juntamente com Alkaline Buffer™. Ambos os tamponadores são desenhados para aquários plantados ou para água muito dura, quando tamponadores é a base de fosfato podem causar problemas com algas ou turvação da água. Acid Buffer™ reduz o pH e tampona entre 5.0 e 8.0 quando usado juntamente com Alkaline Buffer™. Como o Acid Buffer™ reduz o pH ele converte a alcalinidade carbonatada (KH) em CO2 disponível.

Para reduzir o pH, use 2 g (1/4 de colher de chá) para cada 80 litros, diariamente, até que o pH desejado seja alcançado (esta dose reduz a alcalinidade em cerca de 0,2 meq/l (0,6 dKH)).

A conversão de KH em CO2 vai reduzir o mesmo na agua, reduzindo também o ph e originando situações complicadas.

Bom, mas em conjunto com o Alkaline BUffer ele vai fazer o efeito tampão. :lol:

De todo o material que tens usado para baixar o ph duma forma segura qual é o que recomendas?

Paulo

Publicado:

Bom, é muito complicado estar a determinar um produto, cheguei a usar ácido muriático!

Sinceramente eu não recomendo baixar o ph... tentei durante anos, e agora tenho peixes para a água que me sai da torneira...

A maior parte dos produtos que se vendem têm fosfatos e isso causa-te problemas com algas... já para não falar na quantidade de produto a usar se a água tiver muito Kh...

A melhor maneira de todas sera a osmose inversa, mas é muito caro um aparelhómetro desses...

Publicado: (editado)

O valor desejado é 6.8

E o valor actual?

Se estiver por exemplo estável a 7.0, eu não mexia!

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

eu uso o Acid Buffer da Seachem e resulta. normalmente equilibro entre o Acid Buffer e o Neutral Buffer para andar nos 6,5.

agora o q eu não percebi foi a utilização da osmose para corrigir PH, é q a osmose não altera o Ph da agua, mas sim as durezas..mas essas não são alteradas, apenas desaparecem...a agua fica com dureza 0...e depois é necessario corrigir.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Ao eliminar as durezas o Ph acaba por baixar... isso é tão básico... a água de osmose deve sair mais ou menos com Kh e Gh = 0 e um Ph de 6, mas depois com o adicionar de água da torneira consegue-se atingir o ph desejado...

Publicado:

então é a minha osmose q anda mal..sai a PH7... mas é verdade q a agua mole tem mais facilidade em acidificar.. eu deixei até de usar tanta e pus lá uma pedra daquelas brancas alcalinas dos africanos.... só um pedacinho em 700 L, mas mantem as durezas a niveis aceitaveis e portanto ajuda a não ter que corrigir tudo, mas só rectificar de vez em quando.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

provavelmente... já pensei nisso. são 2 anos a bombar....acho q nunca secou mas mesmo assim... a minha agua sai da torneira a 7,2 e da osmose a 7.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!