zx-9r Publicado Agosto 25, 2007 Share Publicado Agosto 25, 2007 Boas, Tenho um platty amarelo, muito irrequieto, que anda sempre a "assediar" as mollys pretas que tenho (já ha uns bons meses). Entretanto as mollys foram tendo filhotes, e os filhotes filhotes, e hoje em dia as mollys que tenho são pretas e amarelas! tipo a parte da cabeça é mais amarela e a cauda preta... é possível ter acontecido uma mistura destas duas espécies ?! é que de resto não vejo porque as mollys haveriam de ficar amarelas e pretas (estão perfeitamente saudáveis, não é nenhuma doença...) cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomart Publicado: Agosto 25, 2007 Share Publicado: Agosto 25, 2007 Boas, Tenho um platty amarelo, muito irrequieto, que anda sempre a "assediar" as mollys pretas que tenho (já ha uns bons meses). Entretanto as mollys foram tendo filhotes, e os filhotes filhotes, e hoje em dia as mollys que tenho são pretas e amarelas! tipo a parte da cabeça é mais amarela e a cauda preta... é possível ter acontecido uma mistura destas duas espécies ?! é que de resto não vejo porque as mollys haveriam de ficar amarelas e pretas (estão perfeitamente saudáveis, não é nenhuma doença...) cumps nada disso esta 2 espécies não se reproduzem entre si. MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Agosto 25, 2007 Autor Share Publicado: Agosto 25, 2007 também não me parece muito lógico, mas o que é facto é que as mollys estão a ficar amarelas... estão perfeitamente saudáveis logo não é doença 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marta Silva Publicado: Agosto 25, 2007 Share Publicado: Agosto 25, 2007 também não me parece muito lógico, mas o que é facto é que as mollys estão a ficar amarelas... estão perfeitamente saudáveis logo não é doença isso pode ser só uma coincidencia. imagina que na geração anterior á que as tuas mollies nasceram haviam alguém amarelo, é possível que ainda tivessem esse gene que depois transmitiram aos filhos, e assim o facto do teu platy ser amarelo e as tuas mollies também é pura coincidencia. vou te dar um exemplo, eu tenho várias mollies no aqua, pretas e laranja. o meu macho laranja anda sempre atrás da preta, então quando nasceram filhotes alguns eram laranja, outros pretos e outros eram uma misturada dos dois, percebi logo o porquê daquilo acontecer. agora imagina que te vendia desses filhos, um casal de mollies pretas. não era de esperar que os filhos fossem todos pretos, provavelmente iam nascer sempre uns laranja. pode ter sido isso que aconteceu com os teus e o facto de o teu platy ser amarelo é pura coincidencia, porque eles são de espécies diferentes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo_animais Publicado: Agosto 25, 2007 Share Publicado: Agosto 25, 2007 Comcordo plenamente nao a especies de peixes que se cruzam era muito esquecito sao especies completamente diferentes.. as vezes entre eles queira deus quanto mais com especie diferente.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marta Silva Publicado: Agosto 25, 2007 Share Publicado: Agosto 25, 2007 (editado) Comcordo plenamente nao a especies de peixes que se cruzam haver há. acho que foi assim que apareceu o peixe ou "ciclideo" papagaio, acho que resultou de um cruzamento acidental qualquer de dois ciclideos, mas esses peixes são hibridos Editado Agosto 25, 2007 por marta_silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomart Publicado: Agosto 25, 2007 Share Publicado: Agosto 25, 2007 haver há. acho que foi assim que apareceu o peixe ou "ciclideo" papagaio, acho que resultou de um cruzamento acidental qualquer de dois ciclideos, mas esses peixes são hibridos não misturemos as coisas o cruzamento dos ciclidio blood parrot sao feito com herus severus + herus labiatus mas são feitos geneticamente e artificialmente não sao cruzamentos directos. MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Agosto 26, 2007 Autor Share Publicado: Agosto 26, 2007 a única hipótese que vejo então é ter sido cruzamento entre as mollys pretas e um molly branco que tive durante uns tempos... se tivesse tido um molly amarelo (nem sei se há) não teria dúvidas, agora ao nunca ter tido nenhum desta cor, e ter um platty amarelo sempre atrás das molly's, pensei se poderia ter sido deste... devem ser descendentes de molly preto com branco (saiu preto e amarelo em vez de preto e branco) cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Agosto 26, 2007 Share Publicado: Agosto 26, 2007 Comcordo plenamente nao a especies de peixes que se cruzam era muito esquecito sao especies completamente diferentes..as vezes entre eles queira deus quanto mais com especie diferente.. completamente diferentes nao sao, pois sao da mesma familia e do mesmo genero, apenas muda a especie, nao o é impossivel, mas muito, mesmo muito improvavel.... o mais provavel, é mesmo serem genes de geraçoes anteriores.... e sim, ha centenas de especies que se cruzam, uns têm descendencia fertil(como o caso da maioria dos cilideos Mbunas do malawi) e outros desses cruzamento que originam hibridos nao ferteis Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo_animais Publicado: Agosto 26, 2007 Share Publicado: Agosto 26, 2007 completamente diferentes nao sao, pois sao da mesma familia e do mesmo genero, apenas muda a especie, nao o é impossivel, mas muito, mesmo muito improvavel.... o mais provavel, é mesmo serem genes de geraçoes anteriores....e sim, ha centenas de especies que se cruzam, uns têm descendencia fertil(como o caso da maioria dos cilideos Mbunas do malawi) e outros desses cruzamento que originam hibridos nao ferteis Mas estamos a falar de viviparos ou de ciclideos? axo que o topico e de viviparos nao de ciclideos portanto le bem as coisas.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Agosto 26, 2007 Share Publicado: Agosto 26, 2007 (editado) Mas estamos a falar de viviparos ou de ciclideos? axo que o topico e de viviparos nao de ciclideos portanto le bem as coisas.. eu li bem e sei o que sao viviparos e o que sao ciclideos, teno e ja tive ambos, e tu, sabes o que significa dar um exemplo?! a designaçao de familia, genero, especie, cruzamento e hibridaçao, nao muda por se tratar de viviparos ou de ciclideos, ja agora, se eu encontrar mostro-te um topico que mosta fotos de um cruzamento/hibridaçao entre um guppy e um molly....acho que estes dois sao viviparos.... Editado Agosto 26, 2007 por _pinguim_ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Agosto 27, 2007 Share Publicado: Agosto 27, 2007 se tivesse tido um molly amarelo (nem sei se há) cumps Existem mollies amarelos, de certeza. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cjguarda Publicado: Setembro 4, 2007 Share Publicado: Setembro 4, 2007 Cruzamento de Plattys com Espadas já tive? Com Mollys nunca ouvi falar (mas quem sabe)... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 (editado) http://www.wetwebmedia.com/FWSubWebIndex/livebearfaqs.htm Molly/Platy interbreeding? (03/09/04) I've been looking all over the net and cant' seem to find an answer anywhere so I thought I'd ask the experts. <Just Ananda here today, but I hope I can ...> Is it possible for a Platy to cross breed with a Silver Molly? <I have never heard nor read of this happening. They are in two different geniuses, so it would take a lot of work in the lab to artificially cross-breed them.> Please ease my troubled mind, thanks once again, Kristen <Tidbit of info about these fish: livebearers can store sperm for up to six months after fertilization. So even if you have a genetically incompatible pair, you might start seeing fry if you've had the female less than six months. And the male will probably try to mate with the female. Have fun with your fish! --Ananda> Editado Setembro 5, 2007 por nunoni verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mvalente Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 Existem mollies amarelos, de certeza. Olá, Há algum tempo comprei uma "Guppy" amarela linda, mas sempre achei um bocado grande para Guppy. Depois de lêr este tópico e comparar com uma fotografia de uma Molly, acho que comprei uma Molly amarela linda. Cruzei com 1 Guppy e os descendentes são lindos. Algumas femeas têm bastantes cores, fiquei um bocado admirada. Infelizmente ela já morreu. Cump. MJV Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marta Silva Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 (editado) Olá, Há algum tempo comprei uma "Guppy" amarela linda, mas sempre achei um bocado grande para Guppy. Depois de lêr este tópico e comparar com uma fotografia de uma Molly, acho que comprei uma Molly amarela linda. Cruzei com 1 Guppy e os descendentes são lindos. Algumas femeas têm bastantes cores, fiquei um bocado admirada. Infelizmente ela já morreu. Cump. MJV desculpa lá, mas tens duas hipóteses. ou essa mollie é mesmo uma guppy (talvez o mais provável) ou então o teu guppy não é o pai dos alevins mas é muito fácil distinguir guppys de mollies isto é uma molly http://www.geocities.com/associacaodeguppy/molisenia.JPG isto é uma guppy http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/arquivo/femea.jpg se quiseres mais fotos vê no google mas essas duas espécies diferentes não se cruzam Editado Setembro 5, 2007 por marta_silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mvalente Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 desculpa lá, mas tens duas hipóteses. ou essa mollie é mesmo uma guppy (talvez o mais provável) ou então o teu guppy não é o pai dos alevins mas é muito fácil distinguir guppys de mollies isto é uma molly http://www.geocities.com/associacaodeguppy/molisenia.JPG isto é uma guppy http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/arquivo/femea.jpg se quiseres mais fotos vê no google mas essas duas espécies diferentes não se cruzam Olá Marta, Obrigada pela ajuda. Eu sei destinguir os Guppys, mas não sabia o que é uma Molly. A minha "Guppy" sempre achei demasiado grande para Guppy. Se não são filhos do Guppy, os descendentes são parecidos. Este foi o site em vi a Molly (poecilia formosa) , era igual à da 1ª fotografia mas amarelo clarinho. http://www.aquariofilia.online.pt/default....amp;id_peixe=32 Não existe várias especies de Mollys? Cump. MJV Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mvalente Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 Olá Marta, Acho que tens razão. Disseram-me agora que as Mollys não ficam com mancha preta quando grávidas. As vezes as fotografias enganam. A minha tinha, devia de ser uma Guppy amarela com tamanho anormal. Cump. MJV Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marta Silva Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 Olá Marta, Acho que tens razão. Disseram-me agora que as Mollys não ficam com mancha preta quando grávidas. As vezes as fotografias enganam. A minha tinha, devia de ser uma Guppy amarela com tamanho anormal. Cump. MJV quanto ao tamanho, pelo que sei as guppies fêmeas crescem mais que os machos (espero não te estar a enganar). quanto á mancha preta, ela também aparece nas mollies mas acho que não é tao nítida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mvalente Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 quanto ao tamanho, pelo que sei as guppies fêmeas crescem mais que os machos (espero não te estar a enganar). quanto á mancha preta, ela também aparece nas mollies mas acho que não é tao nítida ... sim as Guppys femea são um pouco maior que os machos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sol_ Publicado: Setembro 11, 2007 Share Publicado: Setembro 11, 2007 acho ridiculo tarem a dizer que é impossivel... eu tenho um espada que tem cruzamento de uma molly preta e é cor de laranja e cauda preta tal e qual como o platy dele...e a diferença entre platys e espadas nao é grande...eu axo muito possivel ser isso...apesar de n deixar de parte as outras respostas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marta Silva Publicado: Setembro 13, 2007 Share Publicado: Setembro 13, 2007 (editado) acho ridiculo tarem a dizer que é impossivel...eu tenho um espada que tem cruzamento de uma molly preta e é cor de laranja e cauda preta tal e qual como o platy dele...e a diferença entre platys e espadas nao é grande...eu axo muito possivel ser isso...apesar de n deixar de parte as outras respostas ridiculo? bem acho que usaste uma palavra um bocadinho forte... o facto de exteriormente serem parecidas não é o que vai decidir se essas espécies vão originar descendencia ou não, mas sim as suas semelhanças genéticas . neste caso apesar de considerares os espadas/platis parecidos com as mollies informo-te que são de espécies diferentes e até de géneros diferentes por isso se calhar não são tão parecidos quanto pensas.... mas se não queres ligar a factos cientificos estás no teu direito, agora só te peço para não chamares de "ridiculas" ás respostas dos outros mas já agora estou curiosa, dizes que tens um espada que resultou de um cruzamento de uma molly com um espada, certo? como é que tens tanta certeza disso? mesmo que não tivesses um macho da mesma espécie no aqua as fêmeas armazenam esperma, por isso gostava realmente de saber o que é que faz com que tenhas tantas certezas naquilo que dizes se responderes a isto, evita usar outra vez a palavra "ridiculo", usa outras menos chocantes para aqueles que respondem aqui no tópico Editado Setembro 13, 2007 por marta_silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Silva Publicado: Setembro 13, 2007 Share Publicado: Setembro 13, 2007 Bom é assim acho que são capazes de se cruzarem acho muito improvavel a não ser que o forcemos em todo o caso é apenas a minha humilde opnião 1 abraço Rodolfo Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fred Martinho Publicado: Outubro 5, 2007 Share Publicado: Outubro 5, 2007 é possível cruzar mollys com platys. Até é bem provável. Acontce muitas vezes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 5, 2007 Share Publicado: Outubro 5, 2007 é possível cruzar mollys com platys. Até é bem provável. Acontce muitas vezes não, não acontece. Aliás, não acontece nunca. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts