Recommended Posts

Publicado

faço biologia e tenho que observar um comportamento animal...

quero fazer com o meu oscar, mas não sei qual comportamento observar...

acho interessante o de agressividade... ah, e as mudanças de coloração tambem é bem legal...

o meu oscar é o selvagem...

gostaria de saber qual outro comportamento vocês que possuem um oscar acham interessante...??

podem me ajundar.??

obrigada...

Publicado:

ola' mariana...

acho que uma ideia tambe'm era o comportamento na captura de uma rpesa..era so' uma ideia...

boa sorte com o estudo..

cumps,ricardo sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Publicado:

para observar agressividade comportamental sugeria um nano de 10 litros com um óscar, uma red belly, um labeo bicolor e dois betta machos :crazyeyes:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

O comportamento de um animal engloba tudo desde a agressividade e o porque desta, o comportamento na hora da alimentaçao, no acasalamento( os seus rituais e comportamento adjacente á reprodução), o comportamento em grupo ( hierarquias), em casal, e sozinho...

tens de descrever o comportamento de uma especie, nesse caso o oscar.... sendo o teu selvagem vai ser uma ajuda pois demonstrará um pouco melhor como é que é o seu comportamneto no seu habitat natural....

Boa sorte para esse estudo

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
O comportamento de um animal engloba tudo desde a agressividade e o porque desta, o comportamento na hora da alimentaçao, no acasalamento( os seus rituais e comportamento adjacente á reprodução), o comportamento em grupo ( hierarquias), em casal, e sozinho...

tens de descrever o comportamento de uma especie, nesse caso o oscar.... sendo o teu selvagem vai ser uma ajuda pois demonstrará um pouco melhor como é que é o seu comportamneto no seu habitat natural....

Boa sorte para esse estudo

oi joão, então, toda reação ou atividade de um animal é um comportamento , mas necessito avaliar um específico e ainda explicá-lo e descrevê-lo...

qual dos comportamentos que você me descreveu seria mais interenssante e simples????

grata...

Publicado:
para observar agressividade comportamental sugeria um nano de 10 litros com um óscar, uma red belly, um labeo bicolor e dois betta machos :P

AAHahhaahah. Bem visto.

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:
para observar agressividade comportamental sugeria um nano de 10 litros com um óscar, uma red belly, um labeo bicolor e dois betta machos :P

os 2 bettas machos podem ser substituidos por 2 guppies ou 2 mollies ou 2 tetras ou tanto faz...pro tempo q vão durar num aqua onde esteja um Oscar... o comportamento a observar neles será o de....quantos zigzagues eles conseguem fazer em 1 segundo????e qual a cor com que ficam se passarem de nervosos a puro panico em menos de 1 segundo.... a observação deverá ser registada em camara rápida para permitir a visualização frame by frame à posteriori.... lembro que cada peixinho só actuará 1 vez portanto quem não viu tivesse visto. ;)

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Não sei se um Oscar será o ideal para este teu trabalho. Do que já pude observar nos meus, os comportamentos mais interessantes é o da disputa de território e o do acasalamento. De resto poucas são as mudanças do seu estado normal que é nadar ou estar parado.

Porque não experimentas o acasalamento dos guppys? É bem mais facil de veres e bastante mais interessante e complexo.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Não sei se um Oscar será o ideal para este teu trabalho. Do que já pude observar nos meus, os comportamentos mais interessantes é o da disputa de território e o do acasalamento. De resto poucas são as mudanças do seu estado normal que é nadar ou estar parado.

Porque não experimentas o acasalamento dos guppys? É bem mais facil de veres e bastante mais interessante e complexo.

oi joão, acho que vou utiliza justamente o comportamento de defesa e disputa de território...

seria pedir demais pra você descrever como ocorreu com os seus....

ah, uma coisa que estou em duvida, eles possuem habito noturno?? então que horário devo observa-los.???

e, eles defende o território por alimento ou reprodução, ou os dois ou outro motivo????

muito obrigada pela atenção....

abraços :P

Publicado:

Mas assim quem vai observar os peixes sou eu e não tu. E como quem tem o trabalho de Biologia para fazer és tu, não vejo no que isso te possa ajudar...

Como tenho 7 peixes adultos no mesmo aquário as disputas de território são constantes, a unica altura em que os territórios perdem as fronteiras é quando lhes dou comida e é cada um por si.

De noite eles ficam parados no fundo a dormir. Por vezes ficam deitados de lado.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Mas assim quem vai observar os peixes sou eu e não tu. E como quem tem o trabalho de Biologia para fazer és tu, não vejo no que isso te possa ajudar...

Como tenho 7 peixes adultos no mesmo aquário as disputas de território são constantes, a unica altura em que os territórios perdem as fronteiras é quando lhes dou comida e é cada um por si.

De noite eles ficam parados no fundo a dormir. Por vezes ficam deitados de lado.

joão, já fiz minhas observações, mas possuo apenas um peixe e vou descrever uma espécie....

tenho outros amigos q me permitiram analizar os seus oscars e os resultados bateram....mas sempre uma descrição a mais é bom para validar o trabalho....

mais é isso....

obrigada....

Publicado:

Oi Joana

Eu concordo com o João.....o seu comportamento mais interessante parece-me sem duvida a territorialidade e a hierarquia, mas isso só se consegue num aquario com vários exemplares.....parece-me que tens dois caminhos, ou mudas o tema do trabalho ou escolhes o comportamento do teu bichinho para contigo, ou seja a interligação peixe-humano (dono), o que seria algo bem interessante.

Podes desenvolver outros sub-temas, como o seu comportamento contigo na altura da alimentação (e com diversos alimentos), quando te aproximas do aquário, quando mudas a decoração, nas tpa's, quando alguém estranho se aproxima, de noite e de dia, com o aumento da temperatura e podes mesmos introduzir elementos externos. Vai depender da tua imaginação, mas não esqueças de fundamentar bem as tuas deduções perante o que documentas, entendes?

Outra coisa, eu tenho um aquario com 5 oscares, por isso quando o teu trabalho estiver concluido faço questão de o ler, para ver se aprendo mais um pouco :rainbowafro:

E outra coisa ainda, e esta é mesmo importante: como tens um oscar selvagem??!! explica lá porque não entendi......procurei e encomendei os meus oscares em vários importadores e por mais que quisesses ninguém me encontrou o selvagem.......o que havia era a variedade tigre negro que alguns chamam selvagem. O mais proximo que me foi proposto foi uma importação do Brasil, mas seria um peixe já adulto, capturado no meio natural e provavelmente estaria pejado de parasitas.

Boa sorte para o trabalho

• 2 semanas depois...
Publicado:

Conforme já mencionado, considero importante a relação peixe-homem.

Por experiência própria, cito 2 situações diferentes que ocorreram com os 2 óscares que tive, em momentos distintos (ou seja, tive um de cada vez).

1 - Em minha casa só a minha mãe é que conseguia fazer com que os óscaras se "deitassem" na palma da mão. Da minha parte só tentativas infrutíferas.

2 - Ambos só comiam, quando alimentados por mim.

PS: Já agora, quando havia pessoas estranhas perto do aquário a agressividade era notória.

Tenho um livro dedicado a óscares, e onde referem-se aos selvagens (inclusivé com fotografias), onde é notório o cuidado com que descrevem o temperamento "suis generis" destes peixinhos que eu considero os meus preferidos (só para citar o exemplo de dar brinquedos a óscares, com o cuidado de os trocar semanalmente e fazer com que saltem um arco fora de àgua, "armados em golfinhos").

Se tiver tempo (normalmente pouco) posso digitalizar as partes mais importantes. Se estiveres interessada avisa.