Recommended Posts

Publicado

Boas...

tenho no meu aqua de 150 cm um casal de Apistos Cacatuoides ainda juvenis.

Queria por mais alguns mas, apesar de ter andado a ler algumas coisas acerca destes peixinhos, fiquei ainda com algumas duvidas.

Pelo que li em alguns sites, estes peixes são moderadamente agressivos entre eles e, geralmente é aconselhada a manutenção de um trio 1M 2F.

1 - Qual a reação destes peixes à presença de outros machos? Pode em algum caso ser fatal?

2 - No caso de ser possivel a manutençao de mais do que um macho, alguma relação Macho/Femea que deva respeitar?

2 - Gostei bastante de outro tipo de Apistos... os Borelli... são compativeis com os cacatuoides? problemas de hibridização?

grato desde já pela atenção dispensada.

Publicado:

Viva,

O teu aquario tem um metro e meio de frente? Dá o resto das medidas também. E como é a decoração?

À priori digo-te que não tens problema nenhum em ter 2 macho e 3 femeas, ou até mais. Mas depende da decoração e companheiros.

1,5 é mais que suficiente para dois machos definirem territorios destintos e nem sequer haverá demasiada agressividade. Agora se meteres 2machos em 60 ou 80 cm não dará bom resultado, pela certa!

Quanto a outros apistogrammas, normalmente não dá bom resultado. Mas já vi conviverem muito bem. Tenho um amigo que a dada altura tinha 2M+3F de trifasciatum e 1M+1F de borelli em 1,4m (400 e poucos litros). No entanto, para além de ser das pessoas que conheço que mais percebe e conhece de ciclideos anões sul americas, informou-se muito sobre as especies na natureza e tentou repodruzir algo que fosse possivel observar no habitat natural dos ditos peixes.

Mas atenção que deves ter sempre um racio de 1.5 a 2 femeas por macho!

Mas problema de hibridação creio que não terás a não ser que escolhas especie do mesmo complexo, mas mesmo assim... :blush: Os problemas podem vir de agressividade acrescida.

Cumps

Publicado:

boas, e desde já obrigado.

o aquário tem 150x50x60... cerca de 400 Lt reais de àgua

a fauna neste momento são:

6 Discus

8 Tetras Bentosi

10 Neons

10 Neons Negros

3 Apistogramas Cacatuoides Juvenis (1 pareçe-me ser macho e os outros dois Fémeas)

4 Ottos

4 Caridinas Japónicas

1 Ampulária

4 Neritinas

tenho algumas plantas... não o considero um plantado dos que se vêm por aí mas, fazem alguns bons esconderijos.

a ideia neste momento é colocar:

a) mais 3 cacatuoides (1 Macho + 2 Fémeas)

ou

b) 3 Borellis (1 Macho + 2 Fémeas)

isto apenas quando tiver a certeza de que não há problema... por isso, conto convosco.

Publicado:
boas, e desde já obrigado.

o aquário tem 150x50x60... cerca de 400 Lt reais de àgua

a fauna neste momento são:

6 Discus

8 Tetras Bentosi

10 Neons

10 Neons Negros

3 Apistogramas Cacatuoides Juvenis (1 pareçe-me ser macho e os outros dois Fémeas)

4 Ottos

4 Caridinas Japónicas

1 Ampulária

4 Neritinas

tenho algumas plantas... não o considero um plantado dos que se vêm por aí mas, fazem alguns bons esconderijos.

a ideia neste momento é colocar:

a) mais 3 cacatuoides (1 Macho + 2 Fémeas)

ou

b) 3 Borellis (1 Macho + 2 Fémeas)

isto apenas quando tiver a certeza de que não há problema... por isso, conto convosco.

Podes colocar mais um trio de cacatuoides que não terás problemas. Borelli acho que não arriscava...

Cumps

Publicado:
Podes colocar mais um trio de cacatuoides que não terás problemas. Borelli acho que não arriscava...

Cumps

Olá , pelo que sei , até as fêmeas se matam pelo território, por isso , nem outro macho arriscava , o meu matou 3 fêmeas já, só porque não o aceitavam, por isso , imagina entre machos , se eles embirram com o mesmo espaço do aqua , um morre , garantido... mete mais fêmeas , assim olha ele tem um harém pra dar porrada e tens posturas por tudo o lado :crazyeyes: ... um abraço

jose palma

Publicado:

hehe... boa explicação Netmaniac... obrigado desde já a todos.

Vou então esqueçer os Borelli... ficam para o aquario da Maria quando o montar :P

mas... sinto-me inclinado de facto para arriscar mais um trio. Vai ser do estilo... colocá-lo lá dentro e rezar... sei que não é das práticas mais acertadas mas, a unica maneira de saber se o meu macho tolera mais outro é... tentando.

Tenho a sorte de na loja me deixarem levar um macho para experimentar que, se não funcionar, eles trocam por uma fémea. Tenho é que o tirar antes de ele ser chacinado ;)

abraços

Publicado:
Olá , pelo que sei , até as fêmeas se matam pelo território, por isso , nem outro macho arriscava , o meu matou 3 fêmeas já, só porque não o aceitavam, por isso , imagina entre machos , se eles embirram com o mesmo espaço do aqua , um morre , garantido... mete mais fêmeas , assim olha ele tem um harém pra dar porrada e tens posturas por tudo o lado :) ... um abraço

jose palma

Isso foi num aquario de quanto?

abraço