Conselhos Sobre O Melhor Tamanho De Aquário


Rogerio Paiva

Recommended Posts

Vou começar na aquarofilia, em passos curtos, pois não sei se será bom comprar logo um aquário muito grande. Andei a ver tamanhos e preços de aquários, na única Pet-Shop na minha terra. Vi um aquário de 72 l. por 95 Eur. com Kit e móvel, e outro de 24 l. com kit por 35 Eur. Não sei se existe tamanho intermédio. Queria começar por guppys e peixes do mesmo tipo e ambiente. Tenho uma noção da montagem de um aquário pelo que tenho lido. Podiam dar-me alguns conselhos? Obrigado Rogério Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelo o que sei quanto maior for o aqua mais facil se torna manter os parametros da agua estaveis, tambem já ouvi dizer que sempre que comprares um aqua novo passado uns tempos vais querer um maior ;) por isso o meu conselho é comprares o maior que conseguires tendo em consideração que vais precisar de equipamento que o acompanhe,logo mais caro. Não se sabes mas geralmente os kits vêm com filtros insuficientes e muito pouca potencia de luz, aconselho-te a veres bem o que vais querer montar no aqua para veres se as prestações do equipamento se adequam ou não.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim definitivamente ganhas muito em pedir para te fazerem um aqua o maior possivel (até porque feitos em vidrarias ficam mais baratos que os comprados feitos) e em construires o sistema de raiz com elementos bem dimensionados quer em termos de filtração quer em termos de luz e de aquecimento. os kits como disse o colega Chain e muito bem parecem atractivos para iniciantes por trazerem tudo mas sempre se mostram depois absolutamente insuficientes e inadequados. até porque não é possivel kitar uma coisa com tantas nuances como a aquariofilia...vai ser plantado? vai ser paus e pedras? vão ser peixes grandes?pequenos? aguas acidas?aguas alcalinas? grande densidade biologica?baixa? tudo isso são factores q vão influenciar a escolha do filtro certo...da luz certa..até da altura do aquario e escolha do substrato, enfim...estamos aqui uns quantos prontos a ajudar-te.

faz as tuas pesquisas, escolhe as tuas tendencias, e depois vai pondo as duvidas que tiveres e nós todos podemos ajudar-te a conseguires chegar a um projecto equilibrado e conseguires realiza-lo sem muitos precalços.... desde já o primeiro e mais importante conselho em aquariofilia....paciencia, não precipites nada. este é um hobby maravilhoso e que dá recompensas enormes se tivermos acima de tudo muita paciencia. vai dizendo coisas.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto a insatisfaçao permanente faz parte da natureza humana lol sempre que mandei fazer aquarios ficavam todos com os cabelos em pe ca em casa, por que eram enormes e um mais pequeno chegava, mas o que é certo é qu depois de introduzires o equipamento todos as plantas areao troncos e peixes vai te sempre parecer que as dimensoes iniciais do aquario foram " ilusao de optica ". Tal como ja disseram e bem, faz o aquario maior que o teu espaço em casa e orçamento permitam, porque um aquario nunca é grande demais! hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto a insatisfaçao permanente faz parte da natureza humana lol sempre que mandei fazer aquarios ficavam todos com os cabelos em pe ca em casa, por que eram enormes e um mais pequeno chegava, mas o que é certo é qu depois de introduzires o equipamento todos as plantas areao troncos e peixes vai te sempre parecer que as dimensoes iniciais do aquario foram " ilusao de optica ". Tal como ja disseram e bem, faz o aquario maior que o teu espaço em casa e orçamento permitam, porque um aquario nunca é grande demais! hehe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema é falta de espaço para um aquário muito grande e para dizer a verdade este não vai ser o meu primeiro aquário. Quando era mais novo tive um aqua de 40*20*30, que ainda conservo. Nesse tempo não havia ciclos de azoto, nem nada destas coisas modernas. Fiz o tempo de espera com a água como é habitual, e tive guppys, neons, mollys, betas, limpa vidros e nunca me morreu peixe nenhum. Também tive montes de ninhadas de guppys que se escondiam e conseguiam sobreviver escondidos nas plantas. Como estava virado para uma janela, criava muitas algas e lembro-me de as limpar com um iman. E... será que eu podia voltar a usar o meu antigo aquário... Um abraço R.Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder podes mas ficas um pouco limitado, claro que tens que ver o espaço, o orçamento e outras coisas. Mas se quiseres reactivar o antigo ja deves saber como funciona isso com os 24 lts. Pesquisa um pouco aqui no forum que há toneladas de informação antes de aventurares com os kits depois quando surgir as dúvidas é só pôr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comecei com um de 54 litros, depois passei para um de 190... o primeiro foi sempre bem mais fácil de manter, especialmente no que respeita às trocas de água semanais

 

pessoalmente, se queres iniciar, recomendaria um aqua no mínimo de 50 litros

 

esse de 72 l parece porreiro e incluindo o móvel, parece um preço bom

 

claro que o ideal era comprar um aquário, depois um filtro externo, uma calha de iluminação e um termostato de boa qualidade, mas isso fica sempre mais caro, apesar de a médio/longo prazo compensar

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rogerio Paiva! A escolha de um novo aquário quanto a mim está condicionada pelo dinheiro que podemos gastar quer na compra do aqua em si e respectivos acessórios e pela conta da luz e água no final do mês.Como e bem disse o Peninha também depende do tipo de aqua que queremos montar. O truque é ser criativo e com pouco fazer muito.

Se comprares um aqua pequeno depressa quererás outro.Para começar aconselho-te um aqua de 120L e tem atenção à largura do mesmo. Acho que aquas estreitos dão pouca margem de manobra para o hardscape. Recentemente comprei um de 70 X 40 X 40 (112L) e fiquei bastante satisfeito.

Boa sorte para o novo projecto! E depois já sabes...fotos,fotos,o pessoal curte é fotos!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vou algumas vezes a Espanha vou ver preços para comparar com este que não sei a marca pois só tirei a referencia XL 60 e as medidas 60-35-40. Como tem o móvel pode ser que consiga arranjar um espaço para ele. No entanto, falaram-me no kit e pela vossa opinião os acessórios não costumam ser muito bons. Eu tinha, no meu primeiro aquário um filtro de fundo. Já não existem filtros desses? Tudo o que vejo são destes filtros novos que se colocam ao lado do aquário, e não tenho visto dos antigos que tinham uma espécie de grelha que se colocava no fundo do aquário e só depois se colocavam as pedrinhas (cascalho) por cima. Estou um tanto desactualizado em relação às novas tecnologias e terei de pesquizar em todos os tópicos. Um abraço R.Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rogério !

 

O "bichinho" acordou !?! :twisted:

 

Eu diria que para já começaste bem ! Não fizeste nada e perguntas-te ! Eu acho que com um bom ponto de partida como este, o projecto vai correr bem !

 

Eu escolheria o maior aqua possivel !

- mais fácil de estabilizar;

- dá-te mais margem de manobra para "inventar" - hoje guppys e compª, amanhã, logo se vê !

- no fundo, à prova de futuro (gastas $$ hoje, mas dura-te vários anos)

 

Não te prendas a pormenores, como é o caso do móvel do aqua !! Se vires bem, aí por casa até deves ter um local mesmo à medida para um aqua.

 

E como já todos te disseram, coloca as dúvidas que estamos cá para te ajudar ! :twisted:

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelo o que sei quanto maior for o aqua mais facil se torna manter os parametros da agua estaveis, tambem já ouvi dizer que sempre que comprares um aqua novo passado uns tempos vais querer um maior :twisted: por isso o meu conselho é comprares o maior que conseguires tendo em consideração que vais precisar de equipamento que o acompanhe,logo mais caro. Não se sabes mas geralmente os kits vêm com filtros insuficientes e muito pouca potencia de luz, aconselho-te a veres bem o que vais querer montar no aqua para veres se as prestações do equipamento se adequam ou não.

Abraço

 

 

Verdade Verdadinha comecei com 25l em Maio e ja mudei para 84 hehe! É impossivel de resistir a mudar com a quantidade de coisas que se aprende aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vou algumas vezes a Espanha vou ver preços para comparar com este que não sei a marca pois só tirei a referencia XL 60 e as medidas 60-35-40. Como tem o móvel pode ser que consiga arranjar um espaço para ele. No entanto, falaram-me no kit e pela vossa opinião os acessórios não costumam ser muito bons. Eu tinha, no meu primeiro aquário um filtro de fundo. Já não existem filtros desses? Tudo o que vejo são destes filtros novos que se colocam ao lado do aquário, e não tenho visto dos antigos que tinham uma espécie de grelha que se colocava no fundo do aquário e só depois se colocavam as pedrinhas (cascalho) por cima. Estou um tanto desactualizado em relação às novas tecnologias e terei de pesquizar em todos os tópicos. Um abraço R.Paiva

Esses filtros de fundo já não se usam,tem muito mais desvantagens que vantagens.O melhor é mesmo um filtro externo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos. De repente fiquei com a casa cheia de baratas, (problemas do Verão e da zona onde vivo) e não tive mais remédio senão por um insecticida pela casa toda. Como diz que mata animais de sangue frio, presumo que também se deve referir a peixes. Como ainda nâo comecei a tratar do aquário por falta de tempo, queria perguntar quanto tempo terei de ficar de quarentena, para não ter de ver morrer os peixes todos sem saber porquê, e ser por causa do insecticida. Obrigado. Rogério Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh isso aqui em casa era um petisco para os Oscares e para os Jaguares...baratas era só apanha-las e mete-las a boiar no aqua....eram segundos.

bom os insecticidas matam realmente os peixes mas basta-te lava-lo bem com por exemplo bicarbonato de sodio dissolvido em agua.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens aí esse aquário antigo, reactiva-o e vê no que dá, depois se vires que não estás satisfeito, compra então um no mínimo de 50 litros senão tens muito espaço, como já deves ter percebido e eu não sou excepção quando se pode, quanto maior for o aquário melhor, por vários factores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Atenção a esse tipo de frases feitas do tipo "quanto maior melhor",isso não é assim tão linear e depende de muitos factores.

Por exemplo,vou começar a montar um plantado,tinha aqui dois aquas vazios,um cubo de 524lt e um normal de 180lt,tanbem pensei em montar o grande de 500lt,mas depois por conselho de um amigo aqui do forum,mudei de ideias,imaginem que têm um desiquilibrio qq no aqua que só vai ao sitio com TPAs maciças(facil de acontecer em plantados),já viram o "petisco" que é com um aqua de 500lt?...Pois é. :D :P

É preciso haver algum bom senso quando se dão conselhos,principalmente a principiantes,convem 1º ter uma ideia mais concreta do que a pessoa em causa tem em mente e depois sim,dár uma opinião informada. :-D

Neste caso em concreto,não aconselhava nada demasiado grande,até para que a pessoa se vá habituando á parte mais chata do hobby,as TPAs e manutenções periodicas e conseguir perceber até que ponto tem paciencia,vida profissional etc,que lhe permitam avançar para algo maior,mantendo as coisas em condições,por isso esse de 70lt por ex. de que se falou,parece-me muito bom pra começar.

Prefiro ver um aqua de 40lt num "brinquinho" que um "pântano" de 600. :-D

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu reafirmo que quanto maior melhor, porque evita ter que se estar a fazer upgrades constantes...aliás podes ler qualquer autor sobre o assunto e é unanime a opinião que para começar se deve escolher o maior aqua que se puder ter. eu comecei com 60L e agora estão lá na sala 1300... se tivesse começado por um de 240 L tinha evitado a despesa do 60 e do 90 e do 140....q entretanto desativei e cujo material anda lá por casa sem ter uso nenhum..aquecedores, filtros, calhas, e restante parafrenalia que depois fica para vender ao desbarato ou arrumar num canto. mas tambem ninguem espera q um iniciado vá escolher um 600L em vez do 70L só porque nós dissemos q quanto maior melhor... espera-se que o candidato a 70L se atire antes aos 100/240 L....

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu reafirmo que quanto maior melhor, porque evita ter que se estar a fazer upgrades constantes...aliás podes ler qualquer autor sobre o assunto e é unanime a opinião que para começar se deve escolher o maior aqua que se puder ter. eu comecei com 60L e agora estão lá na sala 1300... se tivesse começado por um de 240 L tinha evitado a despesa do 60 e do 90 e do 140....q entretanto desativei e cujo material anda lá por casa sem ter uso nenhum..aquecedores, filtros, calhas, e restante parafrenalia que depois fica para vender ao desbarato ou arrumar num canto. mas tambem ninguem espera q um iniciado vá escolher um 600L em vez do 70L só porque nós dissemos q quanto maior melhor... espera-se que o candidato a 70L se atire antes aos 100/240 L....

O que os autores escrevem não tem necessariamente que ser uma verdade suprema,ao escreverem isso se calhar estão a partir do principio que um iniciante vai manter e aumentar o entusiasmo inicial pelo hobby,ao ponto de fazer constantes upgrades,no entanto conheço muito boa gente que começou no hobby com grande entusiasmo e á medida que se iam apercebendo das facetas menos agradaveis do mesmo,acabavam por desistir e assim seguindo a tua logica e a desses autores iluminados,o valor do investimento perdido éra ainda maior. :D

Sendo assim,tanbem reafirmo a minha opinião,qq coisa na casa dos 70/100lt é muito bom pra começar e para a pessoa se aperceber se tem "queda" pra isto e/ou está disposto a aceitar tudo o que de chato vem com o hobby. :)

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de chato???????? neste hobby?????????? o quê??? o quê????? ;)

ok..então deixamos aqui 2 opiniões diferentes para o colega forista escolher...mas repara... temos um ponto em comum...os 100 litros eheheh

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de chato???????? neste hobby?????????? o quê??? o quê????? biggrin

ok..então deixamos aqui 2 opiniões diferentes para o colega forista escolher...mas repara... temos um ponto em comum...os 100 litros eheheh

Sim,tem facetas menos agradaveis,como a manutenção de filtros,TPAs,pódas (nos plantados)estas três costumam ser obrigatorias naqueles dias em que estamos mais cansados e sem vontade nenhuma :( ,depois o surgimento eventual de alguma doença,o tratamento da mesma,o estarmos em ferias preocupados com o que possa estar a acontecer no aqua...enfim,concordarás que nem tudo é um mar de rosas. :-D

 

Ok,até aos 100lt estou contigo. :tongue:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nã...chato chato é mesmo só quando aparece um paraquedista no chão da sala de manhã....ou quando o teste de amonia dá aquele amarelinho levezinho mas q me irrita solenemente... de resto não me chateia nada fazer... até porque enquanto limpo filtros e faço tpas nao tenho q aspirar a casa... que é o que me toca fazer no Grande Aquario... :(

 

um abraço

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nã...chato chato é mesmo só quando aparece um paraquedista no chão da sala de manhã....ou quando o teste de amonia dá aquele amarelinho levezinho mas q me irrita solenemente... de resto não me chateia nada fazer... até porque enquanto limpo filtros e faço tpas nao tenho q aspirar a casa... que é o que me toca fazer no Grande Aquario... biggrin

 

um abraço

Curiosamente nunca me aconteceu essa dos "paraquedistas" e Amonia num aqua estabilizado...hummm...falhou qq coisa. :tongue:

Mas tenho que concordar contigo,entre aspirar o chão ou lavar a loiça por ex. e fazer a manutenção do aqua,nem há escolha possivel. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

á cerca de uns 20 anos atrás começei na aquariofilia com um aquario de 100 litros.

Ao fim de uns 2 meses, já o achava pequeno.

Neste momento tenho um de 300 litros e já o acho pequeno novamente.

 

Será uma questão de gosto, disponibilidade e espaço fisico,.... o resto, vem com o vicio.

Uma coisa é certa, este de 300 litros dá-me muito menos trabalho do que me dava o de 100 litros.

É certo que o tenho de podar todas as semanas, mas o gosto supera o trabalho que dá,...ver crescer a olhos visto as plantas é suficiente, além da criação de reds.

 

Em relação ás TPA's, é uma questão de "inventarem" uma maneira de torna-las mais faceis.

 

Eu para fazer TPA's é só abrir a mangueira que tenho ligada a 1 bidon de 60 litros, com um termostato e bomba de ar dentro.

O unico trabalho que tenho é mesmo encher o bidon de 60 litros á mangueirada, o resto faz ele tudo sozinho, pois está colocado acima do nivel da àgua do aquário, e assim uso a força da gravidade.

 

Abraços e não desistam

"O verdadeiro lider é aquele que consegue ver o caminho"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.