Os Nossos Peixes Estão A Morrer... :(


pedrofatinha

Recommended Posts

 

Temos um aquario de 60 litros e optamos por comprar,guppies,neons, tetra pratas,molly e um limpa vidros e um limpa-fundos.

 

O que se passa é que os peixes têm morrido,praticamente todos os dias morre um. Aparentemente os peixes estão bem,não têm sinais de ter nenhuma doença. Será da água do aquario??

[b]Meu aqua[/b][size="5"][/size] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842"]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem-vindos!

 

Para que vos possamos ajudar, clarifiquem:

1- Há quanto tempo está esse aqua em funcionamento?

2- Com que cadência foram introduzidos os peixes? Todos de uma vez?

3- Que filtragem têm nesse aqua?

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja temos o aquario há muito tempo,mas so tinha um beta.

limpamos o aquario na semana passada e na agua colocamos o aquasafe. e os peixes foram colocados no dia seguinte uns num dia e outros noutro.

 

Quanto ao filtro é o que veio de origem com o aquario, filtra 200l/h

 

Para que vos possamos ajudar, clarifiquem:

1- Há quanto tempo está esse aqua em funcionamento?

2- Com que cadência foram introduzidos os peixes? Todos de uma vez?

3- Que filtragem têm nesse aqua?

[b]Meu aqua[/b][size="5"][/size] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842"]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

limpamos o aquario na semana passada e na agua colocamos o aquasafe. e os peixes foram colocados no dia seguinte uns num dia e outros noutro.

 

Quando dizes "limpamos", quer dizer que despejaram o aqua, limparam, voltaram a montar tudo e encheram de água?

 

Parece-me desde já evidente que não deixaram o aqua maturar o suficiente para completar o ciclo do azoto, e que os peixes estão a morrer por envenenamento. A carga orgânica gerada por essa quantidade substancial de peixes, sem que o aqua esteja convenientemente capacitado em termos de filtragem biológica para a processar, poderá ser a razão das mortes.

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes "limpamos", quer dizer que despejaram o aqua, limparam, voltaram a montar tudo e encheram de água?

 

Pois... foi isso que fizemos! E agora o que podemos fazer para salvar os nossos peixinhos?? Nunca nos tinha acontecido isto!

 

Parece-me desde já evidente que não deixaram o aqua maturar o suficiente para completar o ciclo do azoto, e que os peixes estão a morrer por envenenamento. A carga orgânica gerada por essa quantidade substancial de peixes, sem que o aqua esteja convenientemente capacitado em termos de filtragem biológica para a processar, poderá ser a razão das mortes.

[b]Meu aqua[/b][size="5"][/size] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842"]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para além disso, mesmo que o aquário estivesse maturado, não estava de modo algum preparado para receber tantos peixes de uma só vez; a regra a seguir é introduzir a pouco e pouco, género um casal hoje e outro para a semana, caso contrário as bactérias nitrificantes, que transformam os dejectos dos peixes e restos de comida etc (tudo o que é veneno para os peixes) em produtos mais ou menos inofensivos. E os peixes morrem envenenados no seu próprio lixo. Vejam os artigos sobre "ciclo do azoto".

 

Para já, para evitar mais mortes, façam TPAs (trocas parciais de água) todos os dias, digamos pelo menos 25% mas mais perto dos 50%, e introduzam bactérias líquidas (o objectivo das TPAs é reduzir a concentração dos "venenos"). Depois podem lentamente reduzir as TPAs (todos os dias mas um pocuo menos), até que daqui a cerca de 1 mês podem alcançar o normal "chapa 1", que é cerca de 25% por semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês estão a aprender da maneira mais dura: com a morte da bicheza.

 

Como disseram: TPA's pra cima e NUNCA se esvazia o aquário e começa de novo. Case se queira mudar o layout ou outra coisa, guardem a água. Assim garantem que as bactérias estão para lá, pelo menos algumas.

 

Outra coisa tem a ver com os peixes. eu sei e toda a gente aqui já teve a tentação de comprar todos os peixes que vê e gosta. Têem de resistir a isso! Isso endoidece-nos e como tem um membro do forum na sua assinatura (acho que é o Just_me) tantos aquarios, tantas possibilidades, tantos peixes, tão pouco tempo!

 

Cada tipo de peixe tem um determinado comportamento e gosta de estar de uma determinada maneira, o que faz com que antes de se introduzirem peixes se devem estudar as caracteristicas. Dito isto, vocês já encontraram o forum, estão em boas mãos. Leiam os inamoviveis e não dou 3 meses para já estarem aqui a dominar e a ensinar os novos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês estão a aprender da maneira mais dura: com a morte da bicheza.

 

Como disseram: TPA's pra cima e NUNCA se esvazia o aquário e começa de novo. Case se queira mudar o layout ou outra coisa, guardem a água. Assim garantem que as bactérias estão para lá, pelo menos algumas.

 

Outra coisa tem a ver com os peixes. eu sei e toda a gente aqui já teve a tentação de comprar todos os peixes que vê e gosta. Têem de resistir a isso! Isso endoidece-nos e como tem um membro do forum na sua assinatura (acho que é o Just_me) tantos aquarios, tantas possibilidades, tantos peixes, tão pouco tempo!

 

Cada tipo de peixe tem um determinado comportamento e gosta de estar de uma determinada maneira, o que faz com que antes de se introduzirem peixes se devem estudar as caracteristicas. Dito isto, vocês já encontraram o forum, estão em boas mãos. Leiam os inamoviveis e não dou 3 meses para já estarem aqui a dominar e a ensinar os novos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é voces tinham o aquário à já algum tempo, mas como já foi dito esvaziaram-no completamente e devem ter limpo também o filtro completamente digo eu, pois mataram a colónia de bactérias. Depois de montado novamente tudo, saliento que não se deve retirar a totalidade da água numa muda e nunca se deve limpar a totalidade do filtro, deviam por umas coridoras ou peixinhos resistentes primeiramente para ciclar o aquário e três semanas depois então começar a introduzir mais uns peixinhos pouca a pouco. Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais