17 Dias Após A Montagem, Amônia/nitrito Zerados(duvida)


slasht

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Faz exatamente dezesseis dias q montei meu aqua, e a cinco dias coloquei 5 paulistinhas ja explicarei o porque, mas antes segue meu setup:

 

Size: 75x44x50

Iluminação: 2x 18w Arcadia Fresh Water, 1x 18w Arcadia Original Tropical.

Filtragem: Atman AT-3335 "Canister".

Mídias: Carvão ativo, aneis de ceramica, perlon e espuma preta.

CO2: Mistura caseira.

Substrato: Laterita.

Fertilização: Tablets (n lembro do q mais tem cheiro de "caldo knorr") e Tetra FloraPride.

 

Flora:

Alternantera reineckii lilacina

Didiplis diandra

Ludwigia glandulosa

Echinodorus tenellus

Echinodorus tenellus amano

Echinodorus latifolius

Echinodorus bleheri

Eleocharis vivipara

Eleocharis minima

Cryptocoryne becketii

Musgo de java

Hemianthus micranthemoides

Cabomba (n sei qual:)

Hygrophila (n sei qual:)

Rotala wallichii

 

Fauna: somente 5 paulistinha.

 

Detalhes sobre a água:

PH: 6.8

KH: 4°dH

Amônia: 0ppm

Nitrito: 0ppm

Temperatura: 26°C

 

Bom, desde o inicio da montagem até hoje, tanto amônia quanto nitrito estão "0 ppm", fiz um "tratamento" com o stability da seachem, n sei se isso é o suficiente pra criar a colonia de bactérias na ceramica..

 

Coloquei os paulistinhas para ver se subia amônia, e nada!

 

Enfim, gostaria de saber o q vcs acham, se está normal mesmo não subindo nada de amônia desde o primeiro dia e se ha deve haver colonia de bactéria?

 

 

Obs: tenho feito TPA a cada 2 dias, na primeira semana de 100% pra eliminar algas, depois 50% e agora mantenho 30% pretendo a partir da proxima semana manter 1 TPA por semana de 30%.

 

Estarei postando fotos em breve.

 

Abraços a todos!

Lucas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Assim numa primeira leitura, parece-me que não tens carga orgância suficiente para causar picos !!

 

Repara que tens uma boa litragem, fazes TPAs bem grandes e tens poucos peixes, pelo que eles não conseguem fazer "lixo" q.b..

 

No entanto, acredita que a colónia de bactérias se está a estabelecer - devagar, devargarinho !!

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, concordo com o que disse, irei manter essa frenquencia de TPAs por mais essa semana, e na proxima irei fazer somente 2 e depois manter 1 por semana, e aos poucos irei adicionando algumas especies que tenho em mente em manter no aquá!

 

Abração;

Lucas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lucas,

 

Pode ir avançando, pelos vistos está tudo tranquilo pelo que pode adicionar mais uns peixes.

 

A TPA de 30% é bastante importante, agora e no futuro, visto que já é um certo volume, tanto os peixes como as plantas vão notar !! ;)

 

Bom trabalho !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

slasht

 

olha agora vai adicionando a equipe de limpeza que queres no teu aquario, na minha opinião é por onde deves começar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, ja estou pensando em ir adicionando alguns peixes... quanto a TPA acho q 30% semanal seja mesmo suficiente, só tenho uma duvida, eu tenho 3 lampadas arcadias de 18W e meu aqua eh de 180lts, vc acha q devo por mais alguma lampada?

 

Frederico, eu estou em duvida em q por, em relação a compatibilidade com echinodorus tenellus e eleocharis minima, não sei se posso por qualquer ser para limpeza... só sei q um peixe de fundo q eu gosto muito eh a Botia Palhaço!!! :D

 

 

abração

Lucas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Antes de mais deixa-me dizer-te que é sempre bom ver pessoal do brasil (e outros países...) a vir aqui ao fórum :wink: olha quanto ao botia palhaço, eu acho que é um peixe sensacional, eu tenho esse peixe e dá "show" no meu aquário... lol.

Quanto a lâmpadas, apesar de eu não ser nenhuma "expert" (há aqui gente que sabe mais do que eu ;)), acho que mal não faria pores outra lâmpada... Assim se calhar quando quisesses ter plantas mais exigentes, já tinhas iluminição para isso ;)

cumprimentos

Editado por Pipinhas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lucas,

 

Agora que falas nisso.... como é que estão as tuas plantas ???

 

Eu acredito que ainda não estão mal de todo, mas do triângulo necessário ao sucesso de um bom plantado, cumpres dois dos requisitos, um dos quais dentro de algum tempo vai-se esgotar também !!

 

 

* Iluminação *

 

* CO2 *-----------------------------------* Fertilização *

 

 

CO2 - OK

Fertilização - OK (dentro em breve vai-se esgotar)

Iluminação - Muito fraca (o aqua está junto a uma janela, apanha muita luz do sol???)

 

Voçê tem 165 L brutos, adicionando substrato, decoração, calhaus. troncos, etc... - fica com 150 L Úteis. Em iluminação tem 3 x 18W = 54W ! Baseado na regra de 1W-1L voçê tem uma proporção de 36%.

 

Tem aí plantas muito exigentes, e eu julgo que mais cedo, ou mais tarde, elas vão acusar a falta de iluminação.

 

Quanto a colocar mais uma de 18W, melhora, mas acho que não resolve !!

 

Á partida terá que trocar os balastros, mas já pensou em trocar de 18W para (por exemplo):

T5 HO

- 4 x 24W = 96W (64%) :)

 

PLL

- 2 x 55W = 110W (73%) :) :) :)

 

Mas já estamos a entrar no pormenor, e aí já é preciso ver - espaço na calha, dimensões, balastros, etc...

 

Bom trabalho,

Editado por André Allen

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, estou pensando em adicionar 2 lampadas compactas de 34w de 6000K mas não de uma marca propria para aquarios, creio que não terei problemas, o q vc acha????

 

agradeço a ajuda

abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, era o que faltava eu ouvir pra decidir em por ou não essas lampadas!!!!

Essa semana estarei fazendo a instalação.. depois postarei foto da instalação e do aquario.

 

Agradeço a ajuda amigo!

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fotos da instalação/alteração da calha - no forum DIY (Faça voçê mesmo)

 

Fotos do aqua - no forum Fotos e Videos

 

É claro que são muito bem vindas !! :P

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.