Pedro Sacadura Publicado Agosto 21, 2007 Publicado Agosto 21, 2007 Olá,hoje fui ao AKI e lá comprei uma placa de floormate...mandei cortar á medida,tudo bem...cheguei a casa ,preparei o móvel,e pus a placa por cima.Foi aí que me sentei numa cadeira a olhar para aquilo e a imaginar ali o aquario montado etc,e veiu-me uma dúvida á cabeça! Será que após o aquario cheio e montado,se eu puser um "grande calhau" do lado esquerdo,e um tronco (leve) do lado direito,o floormate vai abater e o aquario ficar torto? Não me sei explicar muito bem,mas é uma questão de peso!se pesar mais dum lado,o floormate pode ficar mais baixo dum lado e assim a linha de água ficar "torta" á superfície!Pergunto isto porque me veiu á cabeça,talvez seja uma pergunta parva...mas pronto...se alguém souber e perceber disto agradecia! Obrigado Citar Abraço, P.L.U.R. Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981 "Money can´t buy skills"
norby Publicado: Agosto 21, 2007 Publicado: Agosto 21, 2007 Olá,hoje fui ao AKI e lá comprei uma placa de floormate...mandei cortar á medida,tudo bem...cheguei a casa ,preparei o móvel,e pus a placa por cima.Foi aí que me sentei numa cadeira a olhar para aquilo e a imaginar ali o aquario montado etc,e veiu-me uma dúvida á cabeça! Será que após o aquario cheio e montado,se eu puser um "grande calhau" do lado esquerdo,e um tronco (leve) do lado direito,o floormate vai abater e o aquario ficar torto? Não me sei explicar muito bem,mas é uma questão de peso!se pesar mais dum lado,o floormate pode ficar mais baixo dum lado e assim a linha de água ficar "torta" á superfície!Pergunto isto porque me veiu á cabeça,talvez seja uma pergunta parva...mas pronto...se alguém souber e perceber disto agradecia! Obrigado Nao me parece que tenhas qualquer problema... Eu tenho um aquario de 500l com um tronco enorme num dos lados e nao tive qualquer problema no meu roofmate (que julgo ser identico ao floormate), ou até mesmo de barriga no aquario. Citar
Marco Teixeira Publicado: Agosto 21, 2007 Publicado: Agosto 21, 2007 Olá,hoje fui ao AKI e lá comprei uma placa de floormate...mandei cortar á medida,tudo bem...cheguei a casa ,preparei o móvel,e pus a placa por cima.Foi aí que me sentei numa cadeira a olhar para aquilo e a imaginar ali o aquario montado etc,e veiu-me uma dúvida á cabeça! Será que após o aquario cheio e montado,se eu puser um "grande calhau" do lado esquerdo,e um tronco (leve) do lado direito,o floormate vai abater e o aquario ficar torto? Não me sei explicar muito bem,mas é uma questão de peso!se pesar mais dum lado,o floormate pode ficar mais baixo dum lado e assim a linha de água ficar "torta" á superfície!Pergunto isto porque me veiu á cabeça,talvez seja uma pergunta parva...mas pronto...se alguém souber e perceber disto agradecia! Obrigado não tens problema o peso vai ser distribuido pela superficie de contacto total e o peso fica equilibrado. Abraço. Marco Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Pedro Sacadura Publicado: Agosto 21, 2007 Autor Publicado: Agosto 21, 2007 Obrigado... Citar Abraço, P.L.U.R. Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981 "Money can´t buy skills"
nunoni Publicado: Agosto 22, 2007 Publicado: Agosto 22, 2007 e depois o peso da pedra é diminuído pelo peso da água que desloca (o velhinho princípio do sábio Arquimedes); a pedra mais densa, o basalto, é cerca de 3 vezes mais denso que a água, mas há pedras em que a densidade é só cerca de 2 vezes a da água. Nesse caso, 10 kg de pedra são só 5 kg extra distribuídos pela área de contacto. para troncos é ainda melhor, a densidade é muitas vezes só marginalmente maior que a da água (é por isso que há troncos que têm que ser encharcados e até fervidos até deizarem de flutuar), e assim não correspondem a quase nenhum peso extra. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
bintoito Publicado: Agosto 22, 2007 Publicado: Agosto 22, 2007 e depois o peso da pedra é diminuído pelo peso da água que desloca (o velhinho princípio do sábio Arquimedes); a pedra mais densa, o basalto, é cerca de 3 vezes mais denso que a água, mas há pedras em que a densidade é só cerca de 2 vezes a da água. Nesse caso, 10 kg de pedra são só 5 kg extra distribuídos pela área de contacto. para troncos é ainda melhor, a densidade é muitas vezes só marginalmente maior que a da água (é por isso que há troncos que têm que ser encharcados e até fervidos até deizarem de flutuar), e assim não correspondem a quase nenhum peso extra. Não é bem isso que Arquimedes disse...não é por se pore agua no aquário, que a pedra vai mudar de peso.. A pedra tem um valor fixo de massa, que multiplicada pela aceleração gravítica te dá o peso. Como a massa da pedra é constante, (a não ser que se parta em dois) e "g" também será aproximadamente constante, o peso, será o mesmo. O principio de Arquimedes diz-nos que, um qqr objecto que seja imerso em água, irá deslocar um igual "peso" de água (tecnicamente não se pode dizer peso, terá de ser volume, mas estou a considerar a massa volúmica da agua como sendo 1 kg/m^3 ou 1 g/dm^3). Por isto é que este principio deu e dá muito jeito para se saber, através do volume deslocado, o peso de um qqr objecto, não se tendo uma balança à mão!!! Citar
Pedro Sacadura Publicado: Agosto 22, 2007 Autor Publicado: Agosto 22, 2007 Bolas...tantas coisas que se apreendem aqui no forúm! Obrigado Citar Abraço, P.L.U.R. Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981 "Money can´t buy skills"
Luís Fortunato Publicado: Agosto 22, 2007 Publicado: Agosto 22, 2007 OFF-TOPIC Olá. Mandando o meu bitaite... Não é bem isso que Arquimedes disse...não é por se pore agua no aquário, que a pedra vai mudar de peso.. É... porque tu nunca medes pesos reais... felizmente os objectos que conheces estão todos imersos em fluídos que diminuiem o peso real para o peso aparente (o que medes sempre) devido à impulsão. Ah... e o truque não é que tenhas menos massa no aquário... pelo menos das pedras. É que ao colocares uma pedra dentro do aquário, ela ocupa um determinado volume... que será menos volume de água com que enches o aquário... Se estás a falar na pressão exercida pela pedra no vidro do aquário, então o nunoni tem razão... a pressão pela pedra será maior (para a mesma área de contacto) se não tiveres a pedra imersa dentro de água. (Os "pela" estão a negrito, pois a pressão exercida no vidro até é bem capaz de ser maior com água do que sem água... mas aí é devido à coluna de água mais a pedra). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
José Manuel Martins Sousa Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Olá Já agora deixo também também a minha opinião sobre a base para protecção do aquário. De facto o "Floormate" não é a melhor solução devido à rigidez do material, não permitindo a adaptação perfeita com a superfície de contacto do aquário. A melhor solução e mais barata seria o poliestireno "Esferovite", uma vez que tem uma muito maior capacidade de deformação, obsorvendo e redistribuindo muito melhor as tensões de contacto entre o aquário e o suporte (Móvel). Sob o ponto de vista de protecção térmica o "Esferovite" também é mais melhor. O único inconveniente será o de que o "Esferovite" é menos estável ao efeito dalguns gases voláteis presentes na atmosfera e que atacam o Poliestireno. No entanto estamos a falar de um processo muito lento que não tem quaisquer reflexos durante a vida de um aquário. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
norby Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Olá Já agora deixo também também a minha opinião sobre a base para protecção do aquário. De facto o "Floormate" não é a melhor solução devido à rigidez do material, não permitindo a adaptação perfeita com a superfície de contacto do aquário. A melhor solução e mais barata seria o poliestireno "Esferovite", uma vez que tem uma muito maior capacidade de deformação, obsorvendo e redistribuindo muito melhor as tensões de contacto entre o aquário e o suporte (Móvel). Sob o ponto de vista de protecção térmica o "Esferovite" também é mais melhor. O único inconveniente será o de que o "Esferovite" é menos estável ao efeito dalguns gases voláteis presentes na atmosfera e que atacam o Poliestireno. No entanto estamos a falar de um processo muito lento que não tem quaisquer reflexos durante a vida de um aquário. Cumprimentos Martins de Sousa Martins de Sousa o floormate/roofmate é um material usado no construçao para isolamento, e na realidade é uma especie de esferovite tratado para suportar humidades. Pela minha experiencia eu diria que é o material perfeito para a base de um aquario. A minha placa de roofmate de 3cm abateu cerca de 3mm com os 500l que o aquario tem, e nao tem qualquer deformaçao (barriga). É tambem um material acessivel e barato, uma placa 250*60*3 cm custou-me €5. Espero ter acrescentado alguma mais valia a este topico cheio de boa informaçao. Cumprimentos, CNCMP Citar
ruibmw Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Viva, Já agora, uma dúvida : É possivel usar o floormate/roofmate dentro do aquário, como base para o substrato, rochas, troncos e demais decoração ? O produto é inerte ou liberta toxinas para o aquário, pondo em risco a fauna ? Entre o floormate/roofmate e a "esferovite", qual será mais adequado ? Rui Citar
Peninha Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Viva, Já agora, uma dúvida : É possivel usar o floormate/roofmate dentro do aquário, como base para o substrato, rochas, troncos e demais decoração ? O produto é inerte ou liberta toxinas para o aquário, pondo em risco a fauna ? Entre o floormate/roofmate e a "esferovite", qual será mais adequado ? Rui não uses nunca uma placa dessas no fundo (interior) do aqua porque vais criar uma area onde se vão acumular detritos q não vais poder aspirar normalmente e que te vai deteriorar a agua. se tiveres pedras muito pesadas q queiras proteger o fundo do aqua usa um pedaço de silicone ... eu nas pedras maiores colei mesmo o silicone directamente na base das pedras nos sitios de contacto....mas se poes uma placa inteira vai criar uma zona extremamente perigosa onde se acumulam detritos e nao se consegue oxigenar...para criar cianobacterias é do melhor e embora controladas elas até consigam consumir nitratos nessa situação vais ter um cheiro a esgoto e um lodo asqueroso e preto em poucos meses. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Recommended Posts