Tempo de vida da Iluminação

Recommended Posts

Viva,

Qual é o tempo de vida que voces costumam dar à vossa iluminação no que diz respeito às HQI e às actinic?

Eu para as HQI 1 ano e para as actinic 9 meses.

Sérgio Dantas

Abraços

Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

Quanto às HQI não posso falar, pois como sabes não tenho. As actinicas costumam durar entre 6 a 8 meses, começando a perder gradualmente a intensidade.

Abraço,

Diogo

PS - Vejam as fotos no meu novo mini-site:

http://7mares.terravista.pt/dlopes123/index.html

sergio dantas depende de muitas condicionantes.desde logo a temperatura de cor...uma lampada 6500 k aguenta ano e meio cem perder grande luminosidade, enquanto que uma 10000 k aguenta um ano e mal...para veres uma 10000 k ao fim de 3 meses perde 30 % da sua luminosidade.Dlopes aquela euphylia divisa é fantastica...podias ter mais fotos,desde logo uma foto geral do aquario...ainda aguentas as xenias brancas?um dia desses temos de fazer umas trocas de mudas...eu tenho algumas coisas...

Oi Pessoal...

Muitos estudos recentes apontam para que as actinias pouco ajudam no crescimento de corais. De certo modo elas apenas la estão para o melhoramento da estetica. Aquela cor azul que o pessoal gosta de ver no aquario... para alem disso pouco mais. Os fornecedores defendem que as actinias servem para despertar a luminosidade e fuforescencia no aquario pela cor azul. Ora aí é que esta o factor das actinias. Mesmo que se fosse pelo azul, então podemos usa-las durante muito tempo, pis o azul só ficara fraco depois de uns 2 anos... Agora se tivermos a falar de lumens, isto é, a intensidade e força da luz, então ai sim ele é capaz de durar apenas 1 ano. Agora, reparem que, o que são 100 lumens que uma actinia imite para 11000 lumens por exemplo de uma HQI de 150W. Logo, acho que a questão das actinias nem se coloca. No fundo é estetica e pra simularmos o amanhecer e anoitecer....

Quanto ás HQI, de facto é o que o Nelson falou. Depende da temperatura de cor, mas atenção que voltamos a falar da intensidade. O que rapidamente a de 10.000K perde é a temperatura de cor, isto é, o branco vai-se perdendo e vai amarelando. Quanto á intensidade também vai perdendo, mas não a uma escala de progresão tão grande como a que mencionaste Nelson... Os tais 30 a 40% nos primeiros 4 a 6 meses é a perda de temperatura de cor.

Sergio, respondendo á tua pergunta e na minha opinião:

Actinias - Até que se verifica que a luz azul está esbatida ou gasta - pelo meos 1 ano e meio...

HQI - 20.000K - 6 a 8 meses, depois será uma 6.500 normal...

HQI - 10.000K - 1 ano já que depois ficará muito amarelada.

HQI - 6.000K - 1 ano e meio a 2 anos mas é muito amarela.

Abraço...

Olá Nelson,

O site foi colocado no Terravista que limita o número de fotos a 6. No entanto prometo que vou fazer uma rotação, pois tenho muitas fotos para mostrar (umas melhores outras piores!!!)

As xénias brancas estão em grande forma, mas de momento só tenho uma muda, que já está prometida para o Marco. Não fazia ideia que eram difíceis de arranjar... eu comprei estas na Hugodiscus e tinham vindo do aquário pessoal do Paulo (vejam se ele não arranja mais).

Tal como disse ao Marco neste momento não vou fazer novos cortes, pois temo não ter tempo para cuidar delas. A minha primeira filha está para nascer a qualquer momento.

Assim que tiver tempo prometo que tiro mais umas mudas e dou notícias aqui no fórum.