Plantas Vs Discus


Pedro Sacadura

Recommended Posts

Olá,estou a planear um aquario 100x50x50 (250litros) e tenho alguma dúvidas quanto á parte da flora vs discus...o aquario é para ser de discus ,porém,gostava de dar um toquezinho também em termos de flora.A minha selecção é esta:

 

FLORA:

 

Nymphaea lotus (zenkeri)

Microsorum pteropus

microsorum pteropus "narrow"

Echinodorus tenellus

Vallisneria nana

Vesicularia dubyana

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Cryptocoryne brown

 

e a minha dúvida é: Poderei não usar Co2 neste aquario ou as plantas vão-se resentir?

Essencialmente,queria evitar o uso do Co2...se me pudessem aqjudar a eliminar (da minha lista) as plantas mais exigentes(em termos de co2)agradecia...

Á,já agora refiro que o substracto que vai ser usado é fértil,e tenho duas calhas,uma de 156w e outra de 117w,tudo t5...(qual delas devo utilizar?)

 

Desde já obrigado a todos,sugestões de novas plantas também se aceitão...(estava a ver se encontrava alguma tipo blixa japonica mas menos exigente em termos de Co2,echinodorus tenellus será uma opção?)

 

Abraço a todos.

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,estou a planear um aquario 100x50x50 (250litros) e tenho alguma dúvidas quanto á parte da flora vs discus...o aquario é para ser de discus ,porém,gostava de dar um toquezinho também em termos de flora.A minha selecção é esta:

 

FLORA:

 

Nymphaea lotus (zenkeri)

Microsorum pteropus

microsorum pteropus "narrow"

Echinodorus tenellus

Vallisneria nana

Vesicularia dubyana

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Cryptocoryne brown

 

e a minha dúvida é: Poderei não usar Co2 neste aquario ou as plantas vão-se resentir?

Essencialmente,queria evitar o uso do Co2...se me pudessem aqjudar a eliminar (da minha lista) as plantas mais exigentes(em termos de co2)agradecia...

Á,já agora refiro que o substracto que vai ser usado é fértil,e tenho duas calhas,uma de 156w e outra de 117w,tudo t5...(qual delas devo utilizar?)

 

Desde já obrigado a todos,sugestões de novas plantas também se aceitão...(estava a ver se encontrava alguma tipo blixa japonica mas menos exigente em termos de Co2,echinodorus tenellus será uma opção?)

 

Abraço a todos.

 

 

Das plantas que mencionaste (apesar de todas necessitarem de co2 como é obvio) a que mais agradeceria era talvez a tenellus (quanto á lotus nao sei as suas especificaçoes portanto nao posso ajudar)

Alem disso desta lista talvez tambem so a tenellus ( e talvez a Lotus, nao sei) necessitariam uma luz mais intensa, pelo menos para mostrarem as suas "verdadeiras" cores. (ATENÇAO- com isto nao quero dizer que se tivesses uma iluminaçao mais intensa todas as plantas nao beneficiariam com a iluminaçao, pelo contrario, sou da opiniao que por exemplo o musgo de java com adiçao de co2 e luz intensa é que revela a sua verdadeira beleza, o que eu quero dizer é que "sobrevive" com uma luz mais mediana)

Em relaçao ás calhas como nao vais fazer adiçao de co2 talvez seja mais correcto a de 117watts nao vá ser demasiados watts (de qualquer maneira a relaçao watts por litro em litragens tao grandes como a tua já nao sao tao importante, teras é de ter antençao com os espectros (Kelvins) das lampadas.

Só nao compreendo a utilização de substrato fertil.. ou será que é akadama ? É que sem adiçao de co2 e com uma iluminaçao iga-se abundante, corres o risco de ter nutrientes em excesso na coluna de agua o que podera ser um grande problema em relaçao ás algas.

 

Em relaçao a outras plantas podes sempre pesquisar no site da tropika que tens lá muita opcçao e com as respectivas caracteristicas.

Só para concluir, o facto de nao ser crucial a de injeçao de co2 artificial nao quer dizer que nao necessitem de co2, alias necessitam sempre para realizar a fotossintese, poderao é sobreviver com menos do que uma outra planta com requesitos mais elevados.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo ajuda André,sim,quando me referi ao Co2 não quis dizer que elas não o iam consumir,mas sim se deveria ou nao injectá-lo no aquario.Pois,eu tinha em mente colocar powersand da ADA mais Aquasoil(isto com uma pequena camada de akadama pelo meio para poupar uns euritos)...mas também me passou pela cabeça o tal "excesso de nutrientes" que iria levar á tal praga de algas...acho que mesmo com algumas TPAs valentes seria um risco...talvez opte por colocar substracto da Sera e Akadama por cima...

Quanto ás plantas...talvez opte por colocar musgo de java nos troncos...umas blyxas á volta do tronco e das pedras...e também aquela planta tipo pinheirinho(nao me lembro do nome),compensando com umas valisérias na parte de trás e de lado,e também umas anubias...acho que já dá a sua graça ao aquario....

Quanto á blyxa,no site da trópica diz que a dificuldade de manter a planta é "very dificult" ,coisa que eu não concordo muito...mas pronto.Tenho que estudar melhor esta fauna para a poder manter saudavel (mesmo sem o "mágico" efeito da injecçao de Co2)

 

PS: se mais alguém souber de alguma planta parecida com a blyxa e de mais fácil manutenção que se manifeste :) )

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo ajuda André,sim,quando me referi ao Co2 não quis dizer que elas não o iam consumir,mas sim se deveria ou nao injectá-lo no aquario.Pois,eu tinha em mente colocar powersand da ADA mais Aquasoil(isto com uma pequena camada de akadama pelo meio para poupar uns euritos)...mas também me passou pela cabeça o tal "excesso de nutrientes" que iria levar á tal praga de algas...acho que mesmo com algumas TPAs valentes seria um risco...talvez opte por colocar substracto da Sera e Akadama por cima...

Quanto ás plantas...talvez opte por colocar musgo de java nos troncos...umas blyxas á volta do tronco e das pedras...e também aquela planta tipo pinheirinho(nao me lembro do nome),compensando com umas valisérias na parte de trás e de lado,e também umas anubias...acho que já dá a sua graça ao aquario....

Quanto á blyxa,no site da trópica diz que a dificuldade de manter a planta é "very dificult" ,coisa que eu não concordo muito...mas pronto.Tenho que estudar melhor esta fauna para a poder manter saudavel (mesmo sem o "mágico" efeito da injecçao de Co2)

 

PS: se mais alguém souber de alguma planta parecida com a blyxa e de mais fácil manutenção que se manifeste bigsmile )

 

A decisao é tua, mas tambem nao esqueças que um conjunto de co2 (botija mais manometros valvula de agulha e valvula selenoide (opcional)) nao sai assim tao caro por exemplo em segunda mão.. com 100 euros arranjas um conjunto na boa e rende bantante pois dura bastante tempo e podes controlar a quantidade injectada. Até podes arranjar daquelas botijas da cerveja ou mesmo um extintor de co2 de um amigo ou de um café BEM mais barato e o investimento a longo prazo é muito bom.

Com certeza as plantas agradeceriam e o seu crescimento e beleza eram positivamente afectados. Alem de ficares mais descansado no que toca ao consumo de nutrientes (alem da iluminaçao e de um substrato mais "rico")

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A decisao é tua, mas tambem nao esqueças que um conjunto de co2 (botija mais manometros valvula de agulha e valvula selenoide (opcional)) nao sai assim tao caro por exemplo em segunda mão.. com 100 euros arranjas um conjunto na boa e rende bantante pois dura bastante tempo e podes controlar a quantidade injectada. Até podes arranjar daquelas botijas da cerveja ou mesmo um extintor de co2 de um amigo ou de um café BEM mais barato e o investimento a longo prazo é muito bom.

Com certeza as plantas agradeceriam e o seu crescimento e beleza eram positivamente afectados. Alem de ficares mais descansado no que toca ao consumo de nutrientes (alem da iluminaçao e de um substrato mais "rico")

André,eu tenho uma botija de Co2 a bombar e pronta para ser instalada neste novo aquario!O meu receio é mesmo o crescimento dos Discus...quero montar uma coisa "a sério" para eles...talvez use sim o co2,mas em pouca quantidade...tenho também a válvula,pelo que o posso desligar á noite e ligar uma bomba de ar...talvez opte assim...obrigado pela ajuda!daqui a umas semanas faço um topico com a montagem.abraço bigsmile

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais