Recommended Posts

  • Replies 169
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Venham melgar-me quando quiserem!

 

Entretanto, como nem tudo corre bem, há que expor também aquilo que vai acontecendo de menos positivo! De há uns dias para cá tenho tido algumas mortes meio estranhas! Tal como já tinha dito, primeiro foi o Chaetodon plebeius, ontem o Chlemon rostratus (que depois de estar a comer comida seca acaba por morrer de um momento para o outro).

 

Outra má notícia foi a morte do Chaetodon vagabundos que depois de recuperar em pleno e estar a comer, quando o coloquei no aqua principal, foi brutalmente agredido pelos 2 aurigas que quase o esventraram (na manhã seguinte estava morto no refúgio)yb620 yb620

 

Também, nem todas as algas se deram bem e a verdade é que uma delas acabou por morrer...

 

gallery_212_33_94798.jpg

 

Tive que a retirar e coloquei no aqua uma boa quantidade de Chaetomorpha que tinha no refúgio. Rearrumei as algas e o resultado é este:

 

Picture126.jpg

 

Picture213.jpg

 

Picture312.jpg

 

Ainda no Domingo trouxe de casa além de 3 grandes ofiuros 2 enormes Lysmatas amboinensis que em conjunto com 3 minorcas que já tinha fazem (em dois locais distintos porque os pequenos têm muito medo dos grandes) zonas de limpeza...

 

Picture127.jpg

 

Picture214.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Diogo, nem sempre a coisa corre como queremos! ;)

Parece que tiveste azar com alguns dos peixes, mas não desanimes, já sabemos que pode acontecer, mas tudo se vai recompor!

Continua e frente que nós queremos ver isso a ficar excelente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois Diogo, nem sempre a coisa corre como queremos! ;)

Parece que tiveste azar com alguns dos peixes, mas não desanimes, já sabemos que pode acontecer, mas tudo se vai recompor!

 

Infelizmente tenho a quase certez que se tratam de mortes por envenenamento. Estou plenamente convencido que as mortes que tive até agora foram provocadas por cyaneto... (à excepção do Centropyge potteri e do Chaetodon vagabundos que já expliquei acima).

 

Assim, até agora suspeito de mortes por cyaneto no caso do collare, no plebeius e por fim no chelmon. De facto todos eles estavam a comer muito bem e aparentemente em grande forma e de um momento para o outro, pura e simplesmente morreram! Embora os importadores e distribuidores digam e afirmem a pés juntos que conseguem controlar esta situação, não há, na minha modesta opinião mais nenhuma razão para o sucedido. A qualidade da água está irrepreensível e prova disso é ter os 2 Zanclus a comerem comida seca em menos de 1 semana...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, partilho da mesma opinião!

Infelizmente é uma técnica de captura facil e utilizada por pessoas que só pensam em vender e nada mais!

Esperemos que não morra mais nenhum peixe e que se mantenham por muitos anos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje fiz uma visita ao Templo Aquático e comprei mais 2 Borboletas! Desta vez um Chaetodon xanthurus e um Chaetodon punctatofasciatus.

 

Aqui ficam as fotos...

 

...o Chaetodon xanthurus, que é o maior peixe do aquário com cerca de 12 cm...

 

Picture215.jpg

 

Picture128.jpg

 

...e o Chaetodon punctatofasciatus que é de um tamanho semelhante aos demais habitantes do aqua.

 

Picture313.jpg

 

Picture410.jpg

 

De notar que apesar da minha apreensão, foram os 2 muito bem recebidos!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ontem comprei também uma Heteractis magnifica, mas só hoje Vos mostro fotos...

 

Quando cheguei a casa ela estava no vidro traseiro e apenas 2 palhaços estavam dentro dela...

 

Picture314.jpg

 

Depressa me aprecebi que a presença da anémona fez despoletar uma rivalidade entre os irmãos. De facto hoje estão muito agitados e em lutas constantes, coisa que até hoje não tinham feito.

 

Se calhar tenho que colocar mais anémonas...!

 

Deixo-Vos como costume uma foto geral...(onde se podem ver as duas novas aquisições do lado direito)

 

Picture411.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

como está a busca pelos semilarvatus?

 

palhaços em anemonas, já não é muito comum:d

 

A busca dos semilarvatus terminou sem êxito! Não os vou colocar...

Quanto às anémonas e os palhaços, provavelmente vou colocar mais algumas!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Então hoje fui à Aquaplante... e como sempre não vim de mãos a abanar!! Desta vez comprei aquele que penso ser o rei do aquário... um fabuloso Pomacanthus imperador...

 

Picture217.jpg

 

... e tal como estava previsto, mais um zanclus...

 

Picture315.jpg

 

Picture130.jpg

 

Como Vos tinha dito acima, tencionava colocar mais anémonas... Pois bem, não há que perder tempo... mais uma magnifica, que de imediato foi ocupada por 4 palhaços!

 

Picture412.jpg

 

Agora penso que vou parar um pouco para ver se tudo corre bem!

Aqui fica a foto geral...

 

Picture510.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Deixo-Vos mais duas fotos do imperador...

 

Picture75.jpg

 

Picture84.jpg

 

Come muito bem - assim que entrou no aqua comeu flocos!!! Para quem chegou há poucas horas ao aquário, acho-o muito nervosa e agressiva!!! Veremos como se comporta.

 

É um peixe lindissimo com um porte invejável e muito elegante a nadar!

 

Fica também mais uma foto do Zanclus novo que também adora flocos!!!!

 

Picture67.jpg

 

Abraço,

Diogo

 

PS - estou ainda sem programa de edição de imagem pelo que Vos peço desculpas pela falta de nitidez das fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ontem à noite fiz uma base para uma das magnificas, mesmo junto à superfície. Coloqueia-a numa zona mais abaixo e depressa ela se agarrou e começou a subir. Aqui ficam as fotos:

 

Picture511.jpg

 

Picture218.jpg

 

A outra está confortavelmente instalada no meio dos reefbranches...

 

Picture413.jpg

 

Hoje quando cheguei a casa a anémona tinha subido um pouco mas nada de especial. A conclusão a que chego é que previligiou a corrente à possibilidade de poder ter mais luz!

 

Picture133.jpg

 

Picture219.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

tira mais fotos do imperador!

 

Do imperador não tenho, mas deixo-Vos ficar algumas das fotos que tirei com a iluminação de leds que encomendei (não tem muita potência mas faz uns efeitos engraçados!)...

 

Picture220.jpg

 

Picture317.jpg

 

Picture414.jpg

 

Picture512.jpg

 

Aqui fica a foto do projector - com 300 leds (cerca de 300W de luz) gastando apenas 23W. O problema é que a luz é muito direccionada sendo muito pouco abrangente em termos de ângulo...

 

Picture132.jpg

 

Picture134.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cada dia que passa, fico cada vez mais fã do teu tanque... sério!

 

E adorei ver os palhacitos na anémona! só não coloco nenhuma no meu aquário porque: o aquário deve ser pequeno para alojar um bicho desses, ainda sou muito inexperiente, e também por aquilo que se diz que se uma anémona morre num aquário acaba com a bicharada toda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto acabadas de acender a luzes, tive várias novidades...

A magnifica está agora no topo de um dos reefbranches:

 

Picture94.jpg

 

Picture102.jpg

 

E como nem sempre as novidades são boas, também agora reparei que o último zanclus a entrar no aqua está agora cheio de crypto...

 

Picture1110.jpg

 

...está a comer bem, mas ainda assim, provavelmente vou dar-lhe um banho de água doce!

 

Deixo-Vos ficar algumas fotos mais...

 

Picture1210.jpg

 

Picture135.jpg

 

Picture142.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

300W de luz incandescente, com sorte...

 

e duvido muito que 300 leds gastem apenas 23W, eu media o consumo, vais ter uma surpresa.

 

o que apontas como uma desvantagem, que é o direccionamento dos leds, eu acho que é uma vantagem...implica que nao precisam de reflectores, que o desperdicio de luz é minimo, que há menos reflecções da luz á tona de agua.

 

infelizmente os leds brancos do tipo que tu compraste são menos eficientes (por agora) do que uma lampada fluorescente branca, consomem mais para a mesma luz do que uma fluorescente.

 

por enquanto, nos proximos dois anos, segundo as expectativas da industria, os leds brancos vão continuar a ser menos eficientes que as fluorescentes. no entanto noutras aplicações onde a luz vermelha, verde amarela, azul, etc... queira ser utilizada individualmente os leds já levam um bom avanço, por exemplo... para substituir actinicas ou para ter um espectro vermelho ou azul de crescimento de corais por exemplo.

 

as solaris e etc, aproveitam-se desta ultima parte, da grande quantidade de azul...apesar de algumas afirmações produzidas serem falsidades ou publicidades enganosas no minimo.

 

já agora , onde conseguiste arranjar essas algas?

 

e que dieta estás a utilizar ?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado Pedro pela tua explicação! Eu não tinha grandes esperanças quanto a estes leds! Servem para iluminar um nano disso não tenho dúvidas!

 

já agora , onde conseguiste arranjar essas algas?

 

e que dieta estás a utilizar ?

 

As algas foram compradas na Marine Life - apenas duas não se deram bem no aqua!

Dieta??!!! Achas que preciso??!! ::D:::D:::D:

 

Se estás a falara da dieta dos peixes... então essa é do mais variado possível e estou sempre a dar comida:

 

Seca - Flocos Dainichi e Omega One

Congelada - Marine Mix, Mysis, Artemia, Ovos de Lagosta, Cyclops, Krill, etc (não me lembro do nome do resto!!!)

 

Quanto ao Zanclus... ontem quando as luzes se acenderam apresentava as pintas que podem observar acima. A verdade é que ao final do dia (noite) apresentava menos. No entanto, aproveitando uma visita à Redfish ontem, acabei por trazer alguma água doce proveniente dos aquários dos ciclideos (o pH e a temperatura é a mesma que tenho no meu aqua) e coloquei-a durante a noite num saco dentro da sump. Hoje quando me levantei, com a luz do aqua ainda apagada, acabei por apanhar o zanclus que ainda a dormir nem se apercebeu do choque osmótico que levou!

 

Picture151.jpg

 

Parece-me bem melhor que ontem... amanhã repito o procedimento.

 

Entretanto reparei que há pintas em mais peixes! Embora muito poucas, acho que vou mesmo fazer umas TPA´s com aspiração do fundo por forma a tentar quebrar o ciclo dos trofontes (foi assim que consegui tratar o mesmo problema qando iniciei o meu reef há 2 anos). Aproveitei o banho do Zanclus para colocar mais 2 peixes - o imperador e um dos aurigas -ambos reagiram muito bem e quase já não têm pintas...

 

Picture161.jpg

 

Picture171.jpg

 

Amanhã vou apanhar esponja e dar-lhes! Vou também misturar alho na comida.

 

E por falar em comida... aqui ficam algumas fotos da hora da paparoca!

A primeira assim que me aproximo do aqua... antes de abrir a porta - eles seguem-me para ver onde vai cair a comida!

 

Picture181.jpg

 

depois de abrir a porta... com granulado da Dainichi...

 

Picture191.jpg

 

comida congelada... (ficam loucos!!)

 

Picture20.jpg

 

e o Zanclus mais adoentado...!!!yb665

 

Picture2110.jpg

 

Picture221.jpg

 

Picture231.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui ficam algumas fotos de peixes, desta vez tiradas com flash...

 

Picture251.jpg

 

Pseudanthias bicolor

 

Picture261.jpg

 

Apolemicthys trimaculatus

 

Picture271.jpg

 

Pomacanthus imperator

 

Picture281.jpg

 

Chaetodon punctatofasciatus

 

Picture291.jpg

 

Chaetodon auriga

 

Picture30.jpg

 

Zanclus cornutus

 

Picture318.jpg

 

Chaetodon xanthurus

 

Picture321.jpg

 

Chaetodontoplus mesoleucus

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Deixo-Vos apenas uma foto do Zanclus que depois do segundo banho de água doce, aprsenta melhoras significativas...

 

Picture222.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais