Recommended Posts

Publicado:

Olá Diogo,

Vais passar para os doces e desistir de vez dos salgados?

Depois das dores de cabeça que este te deu, acho que te percebo...

Tenho pena, apenas te posso dizer isto... O teu FOWLR era uma referência...Mas pronto...

Um abraço e boa sorte Diogo.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

Nuno Ricardo Ramos

• Replies 169
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas!

É com tristeza que vejo que um dos grandes aquariofilistas de água salgada nacional desiste. Compreendo perfeitamente as possíveis razões...não é facil apostar numa mudança e apesar de fazermos tudo certo e como deve de ser, a coisa não ter resultado da melhor maneira!

Diogo, ficará na memória de todos nós o excelente recife e FOWLR que só tu podias ter!

Um grande abraço e não desapareças deste lado dos aquas,

Pedro.

Publicado:

Diogo,

Tenho muita pena da tua decisão!!

O teu fowlr é e será sempre uma referência para mim! Fico muito triste com a tua decisão...mesmo!

Boa sorte para o novo projecto!

Abraço

Publicado:

Olá,

Obrigado aos 3 pelas Vossas palavras! Este meu FOWLR não pode ser uma referência para ninguém... só se for de como não fazer!

Eu nao estou a desistir de vez dos salgados e muito menos da aquariofilia. Vou apenas manter um aquário que me vai dar menos trabalho e dar atenção ao que é importante - a familia e o trabalho (que felizmente corre bem, mas cada vez aperta mais). Vou continuar por aqui a dar as minhas dicas...

Quem sabe um dia não volto com um novo reef... agora sei que não tenho condições para manter algo assim.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Diogo,

Claro que o teu aquário pode ser uma referência! A beleza dele ainda hoje me deixa de boca aberta. Tiveste uns azares é certo, mas acredita que és e serás uma referência! Espero que voltes depressa para os reefs :sad2:

Publicado:

É isso Diogo, não há nada mais imprtante que a familia, e o trabalho também é importante. Fazes bem em dedicares mais a eles e compreendo que a falta de tempo seja a principal razão para a passagem para água doce...mais vale ter um aqua menos exigente do que um reef/fowlr descuidado!

Depois quero ver esses ciclideos.

Publicado:

tenho lido este tópico porque o FOWLR é (era) lindo de morrer... no entanto, não é para ser chato, mas... no link que o Diogo Lopes deu no fórum de reef, ele foi avisado vezes sem conta que estava a cometer demasiados erros, que dariam inevitavelmente na morte continuada de peixes. Vi sempre "mais um morreu, foi com certeza o cianeto da captura". Pois, pelos vistos quem avisou tinha razão... os peixes morreram de forma continuada, o aquário tornou-se impossível de manter... estranho que só estes peixes é que foram capturados com cianeto.

Enfim, aprender é com os erros próprios, mas aqui não vejo sequer um reconhecimento de "fiz asneira atrás de asneira, matei peixe atrás de peixe, e no fim desisti". E já agora, se em água doce eu pusesse um cardume de 200 neons num aquário de 60 cm, e postasse aqui, batiam-me na cabeça e com toda a razão; aqui vejo as pessoas a dizer "ó que pena, que azar", quando não foi azar nenhum, foi inevitabilidade prevista e confirmada pela experiência, que é o grande juiz. O resto é conversa e desculpas de mau pagador.

cumprimentos.

Publicado:

Nunoni,

Respeito totalmente o teu comentário, mas acho que se leres com atenção os posts do Diogo, percebes que "não estás a falar de um gajo que põe 200 neons num aquário de 60cm".

Estamos a falar de um gajo que teve (e terá) aquários de uma beleza extraordinária e com 20 anos de aquariofilia, ok?

Quanto ao pessoal que malhou no Diogo no Reef Central...criticar é muito fácil. Disseram, por exemplo, que era impossível o Diogo manter as anémonas no aquário. E ele manteve-as. No final, devolveu-as à loja se bem me lembro.

Quanto ao ictío por exemplo (outra das críticas ao Diogo), é fácil um gajo dizer num fórum "devias ter deixado os peixes de quarentena". O que nem sempre é fácil é para alguém que tem um aquário de 2m ter espaço para ter também outro aquário de quarentena.

Comecei nos salgados há pouco tempo e o Diogo por aquilo que demonstrou aqui neste fórum saber sobre aquariofilia merece o apoio de todos nós.

Abraço

Publicado:

Caro nunoni,

tenho lido este tópico porque o FOWLR é (era) lindo de morrer... no entanto, não é para ser chato, mas... no link que o Diogo Lopes deu no fórum de reef, ele foi avisado vezes sem conta que estava a cometer demasiados erros, que dariam inevitavelmente na morte continuada de peixes. Vi sempre "mais um morreu, foi com certeza o cianeto da captura". Pois, pelos vistos quem avisou tinha razão... os peixes morreram de forma continuada, o aquário tornou-se impossível de manter... estranho que só estes peixes é que foram capturados com cianeto.

Enfim, aprender é com os erros próprios, mas aqui não vejo sequer um reconhecimento de "fiz asneira atrás de asneira, matei peixe atrás de peixe, e no fim desisti". E já agora, se em água doce eu pusesse um cardume de 200 neons num aquário de 60 cm, e postasse aqui, batiam-me na cabeça e com toda a razão; aqui vejo as pessoas a dizer "ó que pena, que azar", quando não foi azar nenhum, foi inevitabilidade prevista e confirmada pela experiência, que é o grande juiz. O resto é conversa e desculpas de mau pagador.

Em primeiro lugar devo dizer-te que gostaria de saber com quem estou falar e quem me critica dessa forma! Concerteza que o nome não será nunoni e por isso apenas classifico como total cobardia os teus comentários. Como não te conheço, não te dou crédito para me criticares dessa forma.

Posto isto, devo dizer-te que sei e admiti muitos erros, mas não tenho dúvidas que algumas mortes (a maioria) foi provocada por apanhas com cianeto. Não me parece que te deva alguma explicação. Aliás, nem a ti nem a ninguém - se por ventura deveria dar explicações era aos peixes que infelizmente matei...

Já agora aproveito para te dizer que apenas desisti quando os peixes "que sobraram" ficaram bons e mais acrescento que tive a preocupação de lhes arranjar uma casa com mais de 5000 litros...

Abraço,

Diogo

Publicado:

ai ai... lá tenho que explicar o óbvio, não faz mal: todos aqui usamos nicks, quando vejo "Diogo Lopes" ou "George W Bush" como nick eu não penso que esse é necessariamente o nome da pessoa; em qualquer dos casos, avalio não pelo nick, mas pelo que a pessoa diz e faz. O meu nem é difícil de saber qual é, tenho o nome espalhado por posts aqui e ali.. chamar cobardia a ter um nick (que aliás é o mesmo que uso sempre, e o mesmo do meu email, e para quem souber línguas estrangeiras, Nunoni é mesmo o meu nome, aliás em determinada língua é a declinação possessivo primeira pessoa do singular do nome Nuno). Em qualquer dos casos, mando-te pm com os meus contactos para ficares a saber quem sou.

Tens algumas provas do cianeto? Porque o que eu vi no outro fórum, foi avisos directos - "se fizeres o que propões vai-se passar assim e assim e peixe tal e tal vai parecer estar bem x tempo e morrer passado x tempo" - e todos os avisos foram confirmados.

Concluis que foi cianeto, está bem, eu concluo que foi crueldade - e no fim desististe.

Sem ironias: boa sorte com o aquário de 5000 l - já agora diz lá, no novo aquário, os peixes que introduzes morrem à mesma taxa? Ou será que o cianeto de repente deixou de ser usado?

Publicado:

Olá Nuno,

Em primeiro lugar, obrigado por me teres enviado o teu CV!!!

Tens algumas provas do cianeto? Porque o que eu vi no outro fórum, foi avisos directos - "se fizeres o que propões vai-se passar assim e assim e peixe tal e tal vai parecer estar bem x tempo e morrer passado x tempo" - e todos os avisos foram confirmados.

Concluis que foi cianeto, está bem, eu concluo que foi crueldade - e no fim desististe.

Sem ironias: boa sorte com o aquário de 5000 l - já agora diz lá, no novo aquário, os peixes que introduzes morrem à mesma taxa? Ou será que o cianeto de repente deixou de ser usado?

Apenas concluo que morreram por causa do cianeto, aqueles peixes que duraram menos de 48 horas. Crueldade... não me parece! Sempre fiz o que pude e estava ao meu alcance para melhorar!

Já agora o aquário de 5000 litros não é meu!

Abraço,

Diogo

Publicado:

OK, OK: exagerei! A verdade é que acompanhei, silenciosamente, este tópico porque me pareceu um dos mais belos aquários que já vi... mas quando conjuguei os comentários/avisos no outro fórum com o final, fiquei triste e ataquei desnecessariamente o Diogo Lopes: as minhas desculpas, e desejos de sucesso.

Publicado:

É pá Nunoni, isto não é nada comigo e eu até gostava de deixar claro que nem sequer conheço o Diogo.

Mas simplesmente acho que não estás a ser correcto! Tu tens algum conhecimento de aquários de água salgada para perceber que eventuais erros o Diogo possa ter cometido?

Sabes a quantidade de peixes que morrem por causa de serem apanhados com cianeto? Sabes o que faz o cianeto num peixe?

Os gurus no tal fórum reefcentral aconselham-o, por exemplo, a ter uma aquário de quarentena. Mais, a deixar os peixes comprados no aquário de quarentena durante 8 semanas!! Dizem taxativamente que com a iluminação do Diogo as anémonas iam morrer e procurar luz e mais trinta por uma linha. Mas elas não morreram. Eles estavam errados. Ele conseguiu mantê-las saudáveis no aquário.

Portanto, estás a atacar o Diogo com base naquilo que terceiros dizem? Na minha opinião, isso não é correcto. O objectivo deste fórum (e eu não estou aqui há muito tempo, apesar de ter tido aquários de água doce durante 15 anos) é ajudarmo-nos. Ajudar. Não criticar.

Mas eu até acho as críticas positivas. Quando alguém diz "devias ter posto mais rocha viva, porque ...", "devias ter usado um escumador mais potente..." isso é positivo. Agora Nunoni, quando alguém critica apenas porque terceiros disseram x ou y.

Eu não acho correcto. E isto não acrescenta nada a ninguém nem deixa ninguém mais feliz, pois não?

Publicado:

Olá,

Acho que estamos esclarecidos e as desculpas são como é óbvio aceites.

Se acompanhas os meus aquários saberás concerteza que sou muito teimoso e persistente, gosto de contrariar dogmas instituidos e acima de tudo falar daquilo que sei e experimentei (sendo tu um cientista concertza que entendes o que digo). Esta, foi sem dúvida nenhuma uma má experiência, mas acredita que não foi por isso que resolvi desmontar o aquário.

Uma coisa é certa, há concerteza muitos exemplos do que me aconteceu a mim espalhados por aí. A única diferença é que eu relato tudo, bom e mau...! Espero que com isso outros possam não fazer o mesmo que eu fiz.

Abraço,

Diogo

Publicado:

E diga-se que quem ganhou com isto tudo foram os fans de Malawi :mrgreen: Mal posso esperar para ver a obra cabecadura (claro que tenho pena pelo que aconteceu, só estou a extrair a parte positiva disto tudo :D)

Publicado:

Apesarde nao conhecer o Diogo dou-lhe todo o meu apoio eu proprioja tive baixas devidi a captura com cianeto e quanto a isto nao a nada a fazer , eu como criador de discus tambem tive a minha dosse este ano e decidi fazer uma pausa , e assim que as coisas devem ser ............................uma coisa isto e um hobbie , e ha coisas bem mais importantes como a familia.

um abraço diogo

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• 2 semanas depois...
Publicado:

ola.

tenho pena k o diogo tenha tido estes azares todos.

vi o (faboloso) reef dele e aconpanhei este fowlr dele, e é com pena minha k o vejo afastar-se dos salgados por algum tempo ( espero k pouco).

eu nao sou ningem para criticar o diogo, sou um aprendiz no k toca a aquarios, tenho apenas uns anos de agua doce e agora uns meses de salgados.

penso k ele fex alguns erros , mas apesar disso considero-o um grande aquariofilista.

nao é toda a gente k vem aki para o forum contar TUDO o k acontece no seu aquario, bom e mau. ha por ai muita gente , que se acontecece algo parecido com o k aconteceu ao diogo ficava caladinho .......

força diogo.

cumps

Publicado:

Obrigado pelas tuas palavras!

Abraço,

Diogo

Publicado: (editado)

blá blá blá whiskas saquetas...

O q passou, passou... e há que retirar as conclusões correctas...portanto...

Diogo, vai lá tirar essas férias (espero que curtas) lá pró Malawi e vê se voltas rápido prós salgadinhos :D

Editado por zaad