Recommended Posts

Olá Diogo,

 

Vais passar para os doces e desistir de vez dos salgados?

 

Depois das dores de cabeça que este te deu, acho que te percebo...

 

Tenho pena, apenas te posso dizer isto... O teu FOWLR era uma referência...Mas pronto...

 

Um abraço e boa sorte Diogo.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 169
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

É com tristeza que vejo que um dos grandes aquariofilistas de água salgada nacional desiste. Compreendo perfeitamente as possíveis razões...não é facil apostar numa mudança e apesar de fazermos tudo certo e como deve de ser, a coisa não ter resultado da melhor maneira!

Diogo, ficará na memória de todos nós o excelente recife e FOWLR que só tu podias ter!

 

Um grande abraço e não desapareças deste lado dos aquas,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado aos 3 pelas Vossas palavras! Este meu FOWLR não pode ser uma referência para ninguém... só se for de como não fazer!

 

Eu nao estou a desistir de vez dos salgados e muito menos da aquariofilia. Vou apenas manter um aquário que me vai dar menos trabalho e dar atenção ao que é importante - a familia e o trabalho (que felizmente corre bem, mas cada vez aperta mais). Vou continuar por aqui a dar as minhas dicas...

 

Quem sabe um dia não volto com um novo reef... agora sei que não tenho condições para manter algo assim.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Claro que o teu aquário pode ser uma referência! A beleza dele ainda hoje me deixa de boca aberta. Tiveste uns azares é certo, mas acredita que és e serás uma referência! Espero que voltes depressa para os reefs :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso Diogo, não há nada mais imprtante que a familia, e o trabalho também é importante. Fazes bem em dedicares mais a eles e compreendo que a falta de tempo seja a principal razão para a passagem para água doce...mais vale ter um aqua menos exigente do que um reef/fowlr descuidado!

Depois quero ver esses ciclideos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho lido este tópico porque o FOWLR é (era) lindo de morrer... no entanto, não é para ser chato, mas... no link que o Diogo Lopes deu no fórum de reef, ele foi avisado vezes sem conta que estava a cometer demasiados erros, que dariam inevitavelmente na morte continuada de peixes. Vi sempre "mais um morreu, foi com certeza o cianeto da captura". Pois, pelos vistos quem avisou tinha razão... os peixes morreram de forma continuada, o aquário tornou-se impossível de manter... estranho que só estes peixes é que foram capturados com cianeto.

 

Enfim, aprender é com os erros próprios, mas aqui não vejo sequer um reconhecimento de "fiz asneira atrás de asneira, matei peixe atrás de peixe, e no fim desisti". E já agora, se em água doce eu pusesse um cardume de 200 neons num aquário de 60 cm, e postasse aqui, batiam-me na cabeça e com toda a razão; aqui vejo as pessoas a dizer "ó que pena, que azar", quando não foi azar nenhum, foi inevitabilidade prevista e confirmada pela experiência, que é o grande juiz. O resto é conversa e desculpas de mau pagador.

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunoni,

 

Respeito totalmente o teu comentário, mas acho que se leres com atenção os posts do Diogo, percebes que "não estás a falar de um gajo que põe 200 neons num aquário de 60cm".

 

Estamos a falar de um gajo que teve (e terá) aquários de uma beleza extraordinária e com 20 anos de aquariofilia, ok?

 

Quanto ao pessoal que malhou no Diogo no Reef Central...criticar é muito fácil. Disseram, por exemplo, que era impossível o Diogo manter as anémonas no aquário. E ele manteve-as. No final, devolveu-as à loja se bem me lembro.

 

Quanto ao ictío por exemplo (outra das críticas ao Diogo), é fácil um gajo dizer num fórum "devias ter deixado os peixes de quarentena". O que nem sempre é fácil é para alguém que tem um aquário de 2m ter espaço para ter também outro aquário de quarentena.

 

Comecei nos salgados há pouco tempo e o Diogo por aquilo que demonstrou aqui neste fórum saber sobre aquariofilia merece o apoio de todos nós.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro nunoni,

 

tenho lido este tópico porque o FOWLR é (era) lindo de morrer... no entanto, não é para ser chato, mas... no link que o Diogo Lopes deu no fórum de reef, ele foi avisado vezes sem conta que estava a cometer demasiados erros, que dariam inevitavelmente na morte continuada de peixes. Vi sempre "mais um morreu, foi com certeza o cianeto da captura". Pois, pelos vistos quem avisou tinha razão... os peixes morreram de forma continuada, o aquário tornou-se impossível de manter... estranho que só estes peixes é que foram capturados com cianeto.

 

Enfim, aprender é com os erros próprios, mas aqui não vejo sequer um reconhecimento de "fiz asneira atrás de asneira, matei peixe atrás de peixe, e no fim desisti". E já agora, se em água doce eu pusesse um cardume de 200 neons num aquário de 60 cm, e postasse aqui, batiam-me na cabeça e com toda a razão; aqui vejo as pessoas a dizer "ó que pena, que azar", quando não foi azar nenhum, foi inevitabilidade prevista e confirmada pela experiência, que é o grande juiz. O resto é conversa e desculpas de mau pagador.

 

Em primeiro lugar devo dizer-te que gostaria de saber com quem estou falar e quem me critica dessa forma! Concerteza que o nome não será nunoni e por isso apenas classifico como total cobardia os teus comentários. Como não te conheço, não te dou crédito para me criticares dessa forma.

 

Posto isto, devo dizer-te que sei e admiti muitos erros, mas não tenho dúvidas que algumas mortes (a maioria) foi provocada por apanhas com cianeto. Não me parece que te deva alguma explicação. Aliás, nem a ti nem a ninguém - se por ventura deveria dar explicações era aos peixes que infelizmente matei...

 

Já agora aproveito para te dizer que apenas desisti quando os peixes "que sobraram" ficaram bons e mais acrescento que tive a preocupação de lhes arranjar uma casa com mais de 5000 litros...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai ai... lá tenho que explicar o óbvio, não faz mal: todos aqui usamos nicks, quando vejo "Diogo Lopes" ou "George W Bush" como nick eu não penso que esse é necessariamente o nome da pessoa; em qualquer dos casos, avalio não pelo nick, mas pelo que a pessoa diz e faz. O meu nem é difícil de saber qual é, tenho o nome espalhado por posts aqui e ali.. chamar cobardia a ter um nick (que aliás é o mesmo que uso sempre, e o mesmo do meu email, e para quem souber línguas estrangeiras, Nunoni é mesmo o meu nome, aliás em determinada língua é a declinação possessivo primeira pessoa do singular do nome Nuno). Em qualquer dos casos, mando-te pm com os meus contactos para ficares a saber quem sou.

 

Tens algumas provas do cianeto? Porque o que eu vi no outro fórum, foi avisos directos - "se fizeres o que propões vai-se passar assim e assim e peixe tal e tal vai parecer estar bem x tempo e morrer passado x tempo" - e todos os avisos foram confirmados.

 

Concluis que foi cianeto, está bem, eu concluo que foi crueldade - e no fim desististe.

 

Sem ironias: boa sorte com o aquário de 5000 l - já agora diz lá, no novo aquário, os peixes que introduzes morrem à mesma taxa? Ou será que o cianeto de repente deixou de ser usado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Em primeiro lugar, obrigado por me teres enviado o teu CV!!!

 

Tens algumas provas do cianeto? Porque o que eu vi no outro fórum, foi avisos directos - "se fizeres o que propões vai-se passar assim e assim e peixe tal e tal vai parecer estar bem x tempo e morrer passado x tempo" - e todos os avisos foram confirmados.

 

Concluis que foi cianeto, está bem, eu concluo que foi crueldade - e no fim desististe.

 

Sem ironias: boa sorte com o aquário de 5000 l - já agora diz lá, no novo aquário, os peixes que introduzes morrem à mesma taxa? Ou será que o cianeto de repente deixou de ser usado?

 

Apenas concluo que morreram por causa do cianeto, aqueles peixes que duraram menos de 48 horas. Crueldade... não me parece! Sempre fiz o que pude e estava ao meu alcance para melhorar!

 

Já agora o aquário de 5000 litros não é meu!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, OK: exagerei! A verdade é que acompanhei, silenciosamente, este tópico porque me pareceu um dos mais belos aquários que já vi... mas quando conjuguei os comentários/avisos no outro fórum com o final, fiquei triste e ataquei desnecessariamente o Diogo Lopes: as minhas desculpas, e desejos de sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá Nunoni, isto não é nada comigo e eu até gostava de deixar claro que nem sequer conheço o Diogo.

 

Mas simplesmente acho que não estás a ser correcto! Tu tens algum conhecimento de aquários de água salgada para perceber que eventuais erros o Diogo possa ter cometido?

 

Sabes a quantidade de peixes que morrem por causa de serem apanhados com cianeto? Sabes o que faz o cianeto num peixe?

 

Os gurus no tal fórum reefcentral aconselham-o, por exemplo, a ter uma aquário de quarentena. Mais, a deixar os peixes comprados no aquário de quarentena durante 8 semanas!! Dizem taxativamente que com a iluminação do Diogo as anémonas iam morrer e procurar luz e mais trinta por uma linha. Mas elas não morreram. Eles estavam errados. Ele conseguiu mantê-las saudáveis no aquário.

 

Portanto, estás a atacar o Diogo com base naquilo que terceiros dizem? Na minha opinião, isso não é correcto. O objectivo deste fórum (e eu não estou aqui há muito tempo, apesar de ter tido aquários de água doce durante 15 anos) é ajudarmo-nos. Ajudar. Não criticar.

 

Mas eu até acho as críticas positivas. Quando alguém diz "devias ter posto mais rocha viva, porque ...", "devias ter usado um escumador mais potente..." isso é positivo. Agora Nunoni, quando alguém critica apenas porque terceiros disseram x ou y.

 

Eu não acho correcto. E isto não acrescenta nada a ninguém nem deixa ninguém mais feliz, pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que estamos esclarecidos e as desculpas são como é óbvio aceites.

 

Se acompanhas os meus aquários saberás concerteza que sou muito teimoso e persistente, gosto de contrariar dogmas instituidos e acima de tudo falar daquilo que sei e experimentei (sendo tu um cientista concertza que entendes o que digo). Esta, foi sem dúvida nenhuma uma má experiência, mas acredita que não foi por isso que resolvi desmontar o aquário.

 

Uma coisa é certa, há concerteza muitos exemplos do que me aconteceu a mim espalhados por aí. A única diferença é que eu relato tudo, bom e mau...! Espero que com isso outros possam não fazer o mesmo que eu fiz.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesarde nao conhecer o Diogo dou-lhe todo o meu apoio eu proprioja tive baixas devidi a captura com cianeto e quanto a isto nao a nada a fazer , eu como criador de discus tambem tive a minha dosse este ano e decidi fazer uma pausa , e assim que as coisas devem ser ............................uma coisa isto e um hobbie , e ha coisas bem mais importantes como a familia.

um abraço diogo

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola.

tenho pena k o diogo tenha tido estes azares todos.

vi o (faboloso) reef dele e aconpanhei este fowlr dele, e é com pena minha k o vejo afastar-se dos salgados por algum tempo ( espero k pouco).

 

eu nao sou ningem para criticar o diogo, sou um aprendiz no k toca a aquarios, tenho apenas uns anos de agua doce e agora uns meses de salgados.

penso k ele fex alguns erros , mas apesar disso considero-o um grande aquariofilista.

 

 

nao é toda a gente k vem aki para o forum contar TUDO o k acontece no seu aquario, bom e mau. ha por ai muita gente , que se acontecece algo parecido com o k aconteceu ao diogo ficava caladinho .......

 

força diogo.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

blá blá blá whiskas saquetas...

 

O q passou, passou... e há que retirar as conclusões correctas...portanto...

 

Diogo, vai lá tirar essas férias (espero que curtas) lá pró Malawi e vê se voltas rápido prós salgadinhos :D

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais