Diogo Lopes Publicado Agosto 19, 2007 Publicado Agosto 19, 2007 Olá, Como poderão saber, resolvi acabar com os corais no meu aquário e fazer algo diferente! Assim, depois de vender os corais e algum equipamento, resolvi fazer um FOWLR - Fish Only with Live Rock, que como o nome indica, é um aquário apenas de peixes com RV!!! O setup... Aquário principal - 175x60x50 cm Sump - 100x30x40 cm Refúgio - 50x50x30 cm (refúgio superior com DSB 13 cm e macroalgas) Rocha Viva - aprox. 60 kg Refrigerador: Frimar (Fernando Ribeiro 3/4 HP) Escumador - Deltec AP851 Aquecimento: Jagger 2 x 300W Reposição - Osmoregulador Tunze Reactor de Kalkwasser - Deltec KM500 Iluminação: Calha Hailea 4x80W T5 Circulação Principal: 2 Turbelle Nano Stream 6055 + Multicontroler Tunze + 1 Turbelle Nano Stream 6045 Retorno - Iwaki MD 40Rx 4500 litros/hora (ligada a 2 SCWD´s. Estes estão ligados a 4 dispersores) 1 Ozonizador 300 mg ligado a Escumador 1 Reactor de Fosfatos (silica para secar o ar antes da entrada no Ozonizador) 1 UV DIY 54W 1 Controlador de ORP e PH Vivos: 1 Casal de Chrysiptera cyanea (donzelas) 9 Amphiprion ocellaris 2 Lysmata seticaudata Neste momento é o que está no aquário, mas em breve tenciono povoà-lo com diversos peixes borboleta (Chaetodons). Se tudo correr bem os habitantes serão: 4 Chaetodon semilarvatus 1 Chaetodon xanthurus 1 Chaetodon collare 1 Chaetodon auriga 2 Chaetodon plebeius Para a semana chegam já 2 deles - 1 auriga e 1 collare. Aqui ficam umas fotos da remontagem do aqua e a situação actual... Os ocellaris desde que estão no aqua grande (há mais ou menos 3 semanas), têm crescido muito... Arrumei também a sump - coloquei o reactor de Kalk do lado direito, montei uma UV de 54W e um ozonizador de 300 mg ligado a um controlador de ORP. Quando medi o ORP tinha (depois das mexidas no aqua) um valor muito baixo - 130. Hoje já está acima dos 350. Liguei também uma bomba de ar de 200 l/h a um secador de ar - um tubo com cerca de 250 g de silica em gel. Abraço, Diogo
Pedro Conceição Publicado: Agosto 19, 2007 Publicado: Agosto 19, 2007 Grande Diogo, tudo bem? E lá se vai arrancar uma nova...aventura! A coisa vai ficar excelente com a variedade de peixes! Tou desejoso que isso fique com a colecção completa para ver como fica! Vai mandando fotos e noticias! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO
Diogo Lopes Publicado: Agosto 19, 2007 Autor Publicado: Agosto 19, 2007 Olá Pedro, Pois... ainda está muito despido!! E por isso mesmo resolvi colocar algumas macro-algas... O que acham que possa colocar mais? Que variedade de alga poderei colocar que não infeste o aqua? Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Agosto 21, 2007 Autor Publicado: Agosto 21, 2007 Olá, E acabou de chegar uma encomenda... 2 Nanostream 6055 e um Multicontroler 7095! Como é óbvio fui a casa e coloquei-as de imediato no aqua... Pelo que pude observar retirando uma das 7400/2 (a do lado direito) a circulação parece-me agora excessiva e sendo assim em principio ficarei apenas com as 2 novas bombas e com a nanostream 6045 que já tinha. Estas em conjunto como retorno fazem uma circulação eficiente para o FO. Abraço, Diogo
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 21, 2007 Publicado: Agosto 21, 2007 Boas não leves a mal, mas quem viu esse aqua e vê agora, até mete dó!!! Mete é la os peixes!!! Quanto a macroalgas, não tenho nenhuma para te oferecer, senão.... Qual vai ser a circulação que tas a apontar? abraço
Diogo Lopes Publicado: Agosto 21, 2007 Autor Publicado: Agosto 21, 2007 Olá Luis, não leves a mal, mas quem viu esse aqua e vê agora, até mete dó!!! Mete é la os peixes!!! Quanto a macroalgas, não tenho nenhuma para te oferecer, senão.... Qual vai ser a circulação que tas a apontar? O aquário não está assim tão mau!!! As fotos tornam-no muito soturno e escuro e fica estranho... Amanhã, em principio já entram 2 peixes e depois lá para o ínicio do próximo mês entram todos os outros... vais ver - vai ficar porreiro! Quanto à circulação, como disse acima, penso que vou ficar apenas com as nanostream - 2x6055 (5000 l/h) + 1x6045 (4500 l/h). Se necessário tenho lá 2 Turbelle Classic 4002 e uma 2002 que posso sempre colocar! Abraço, Diogo
João Branquinho Publicado: Agosto 21, 2007 Publicado: Agosto 21, 2007 Diogo, está mesmo muito mau... mas com o teu bom gosto, acredito que vai ficar bem melhor!!! Estou bastante curioso relativamente a este teu projecto... Macroalgas só cá tenho uma... mas não me lembro do nome. Tinha outra mas acho que alguém lhe achou piada e marchou.... tenho que ver se depois monto o refúgio e aí será mais fácil mantê-la e fazê-la crescer para começar a distribuir pelo pessoal. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Diogo Lopes Publicado: Agosto 21, 2007 Autor Publicado: Agosto 21, 2007 Olá, Diogo, está mesmo muito mau... mas com o teu bom gosto, acredito que vai ficar bem melhor!!! Estou bastante curioso relativamente a este teu projecto... Macroalgas só cá tenho uma... mas não me lembro do nome. Tinha outra mas acho que alguém lhe achou piada e marchou.... tenho que ver se depois monto o refúgio e aí será mais fácil mantê-la e fazê-la crescer para começar a distribuir pelo pessoal. Obrigado pela tua sinceridade e acima de tudo pelo voto de confiança! Eu também acredito que vai ficar muito bom!!! Aliás não me permito a outra coisa... Quanto às macro algas a minha ideia era colocar algo diferente - idealmente que não fosse verde!!! Eu sei que as algas são predominantemente verdes, mas quem sabe não há para aí alguma coisa... Abraço, Diogo
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 21, 2007 Publicado: Agosto 21, 2007 Bem tambem tenho uma praga vermelha... penso que seja Asparagopsis taxiformis posso te dar de bom grado....
Diogo Lopes Publicado: Agosto 21, 2007 Autor Publicado: Agosto 21, 2007 Olá, tambem tenho uma praga vermelha... penso que seja Asparagopsis taxiformis posso te dar de bom grado.... Será esta? Abraço, Diogo
João Branquinho Publicado: Agosto 21, 2007 Publicado: Agosto 21, 2007 Não creio Diogo... é uma alga que forma um tipo de veludo sobre a rocha. Se crescer, então faz tipo um tapete... pequena até pode ter alguma piada, mas se começa a crescer é muito desagradável... Vou ver se amanhã com a luz ligada consigo tirar umas macros para colocar aqui. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Diogo Lopes Publicado: Agosto 22, 2007 Autor Publicado: Agosto 22, 2007 Olá, Pois hoje tal como previsto chegaram os meus 2 primeiros peixes... um auriga e um collare! Aqui ficam as primeiras fotos... Em aclimatização... Já dentro do aqua... Como é óbvio ainda não comem, mas posso dizer-Vos que de imediato os 2 começaram a bicar em alguns restos de pocilloporas que tenho espalhadas pelo aqua. O auriga já bicou e tratou de algumas aiptasias! Por fim deixo-Vos uma foto geral... Entretanto antes de colocar os peixes troquei alguma água salgada por água doce. Troquei 40 litros e desci apenas de 1025 para 1024. Abraço, Diogo
João Branquinho Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Excelentes aquisições! E se calhar até nem era má ideia teres deixado por aí uns coraizitos para eles se entreterem ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Pedro Conceição Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Ena....começa a ter novos residentes, e por sinal bonitos! O aspecto do aqua, para quem estava habituado ao fantastico reef, está mesmo feio, mas agora começa a ganhar outra beleza! Diogo, vai adicionando peixes e posta fotos! MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 ena pá que peixes feios!!!! hehehehe vais baixar a salinidade ate quanto? abraço
Diogo Lopes Publicado: Agosto 23, 2007 Autor Publicado: Agosto 23, 2007 Olá, vais baixar a salinidade ate quanto? Em principio até aos 1020. Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Agosto 23, 2007 Autor Publicado: Agosto 23, 2007 (editado) Olá, Hoje quando cheguei a casa dei comida as peixes... e para meu grande espanto ambos os borboleta comeram um pouco de uma mistura de Mysis, Plancton, Cyclops e Marine Mix!! Parece que para já estou sorte!!! Parece que a presença dos palhaços e donzelas estimulam os borboleta a comer... Recordo que para já tenho a salinidade a 1023 - acabei de baixar mais, a UV de 55W ligada 12 horas e o ozonizador a bombar em conjunto com o controlador, colocando o ORP acima dos 400! Abraço, Diogo Editado Agosto 23, 2007 por Diogo Lopes
Pedro Conceição Publicado: Agosto 24, 2007 Publicado: Agosto 24, 2007 Queremos mais peixes! Depois quero ver esse aqua, estou a ver que isso vai ficar excelente! Quando mudar de aqua, coloco o que tenho na entrada da casa com peixes desses! MEGA ARQUIVO
Diogo Lopes Publicado: Agosto 24, 2007 Autor Publicado: Agosto 24, 2007 Olá, Queremos mais peixes! Pois... eu também! Se tudo correr bem já no início de Setembro irão entrar alguns exemplares dos seguintes... (ainda tenho muitas dúvidas): Chaetodon lunula - este é já uma certeza! Chaetodon madagaskariensis - ainda estou a investigar os seus hábitos. Chaetodon melannotus - aparentemente fácil de manter em aquário Chaetodon pelewensis - também uma espécie que aparentemente facilmente aceita comida! Chaetodon plebeius - tenho muitas dúvidas em relação a este! Chaetodon semilarvatus - uma certeza - o problema é arranjá-los! Chaetodon vagabundus - aparentemente fáceis de manter em aquário Chaetodon xanthurus Tinha ideia de colocar um larvatus mas pelo que pude ver até agora é quase impossível de manter em cativeiro! Depois entrará também um Chelmon rostratus. Abraço, Diogo
Pedro Conceição Publicado: Agosto 24, 2007 Publicado: Agosto 24, 2007 Boas! Porra...tantos....é pena não serem reef safe! Vais ter aí uma "colecção" muito bonita! MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 24, 2007 Publicado: Agosto 24, 2007 São LINDOSSSSSSSSSSSSSSS marcamos visita para o final de setembro então????
Pedro Conceição Publicado: Agosto 24, 2007 Publicado: Agosto 24, 2007 Luis, vamos os dois! MEGA ARQUIVO
Peninha Publicado: Agosto 24, 2007 Publicado: Agosto 24, 2007 isto até dá vontade de temperar um aqua... os peixinhos são Yves-Saint Laurent ou Fátima Lopes? lindos... Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Diogo Lopes Publicado: Agosto 24, 2007 Autor Publicado: Agosto 24, 2007 Olá, marcamos visita para o final de setembro então???? Acho que podem vir mais cedo! Se tudo correr bem na primeira ou segunda semana estão cá todos! Ainda não tenho a certeza é de quais vou encomendar! Entretanto hoje comprei mais um peixe...um anjo!!! Um Chaetodonplus mesoleucus. (digamos que fui enganado pela beleza do peixe e nem reparei que esteva a comprar um anjo) É muito bonito mas não sei se vou ficar com ele! As fotos... A verdade é que já vivem todos em harmonia... Abraço, Diogo
Recommended Posts