Recommended Posts

Olá,

 

Como poderão saber, resolvi acabar com os corais no meu aquário e fazer algo diferente! Assim, depois de vender os corais e algum equipamento, resolvi fazer um FOWLR - Fish Only with Live Rock, que como o nome indica, é um aquário apenas de peixes com RV!!!

 

O setup...

 

Aquário principal - 175x60x50 cm

Sump - 100x30x40 cm

Refúgio - 50x50x30 cm (refúgio superior com DSB 13 cm e macroalgas)

 

Rocha Viva - aprox. 60 kg

Refrigerador: Frimar (Fernando Ribeiro 3/4 HP)

Escumador - Deltec AP851

Aquecimento: Jagger 2 x 300W

Reposição - Osmoregulador Tunze

Reactor de Kalkwasser - Deltec KM500

Iluminação: Calha Hailea 4x80W T5

Circulação Principal: 2 Turbelle Nano Stream 6055 + Multicontroler Tunze + 1 Turbelle Nano Stream 6045

Retorno - Iwaki MD 40Rx 4500 litros/hora (ligada a 2 SCWD´s. Estes estão ligados a 4 dispersores)

1 Ozonizador 300 mg ligado a Escumador

1 Reactor de Fosfatos (silica para secar o ar antes da entrada no Ozonizador)

1 UV DIY 54W

1 Controlador de ORP e PH

 

Vivos:

 

1 Casal de Chrysiptera cyanea (donzelas)

9 Amphiprion ocellaris

2 Lysmata seticaudata

 

Neste momento é o que está no aquário, mas em breve tenciono povoà-lo com diversos peixes borboleta (Chaetodons).

Se tudo correr bem os habitantes serão:

 

4 Chaetodon semilarvatus

1 Chaetodon xanthurus

1 Chaetodon collare

1 Chaetodon auriga

2 Chaetodon plebeius

 

Para a semana chegam já 2 deles - 1 auriga e 1 collare.

Aqui ficam umas fotos da remontagem do aqua e a situação actual...

 

Picture19.jpg

 

Picture23.jpg

 

Picture31.jpg

 

Picture51.jpg

 

Picture61.jpg

 

Os ocellaris desde que estão no aqua grande (há mais ou menos 3 semanas), têm crescido muito...

 

Picture41.jpg

 

Arrumei também a sump - coloquei o reactor de Kalk do lado direito, montei uma UV de 54W e um ozonizador de 300 mg ligado a um controlador de ORP. Quando medi o ORP tinha (depois das mexidas no aqua) um valor muito baixo - 130. Hoje já está acima dos 350.

 

Liguei também uma bomba de ar de 200 l/h a um secador de ar - um tubo com cerca de 250 g de silica em gel.

 

Picture71.jpg

 

Picture81.jpg

 

Picture91.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 169
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Grande Diogo, tudo bem?

 

E lá se vai arrancar uma nova...aventura!

A coisa vai ficar excelente com a variedade de peixes! Tou desejoso que isso fique com a colecção completa para ver como fica!

Vai mandando fotos e noticias!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Pois... ainda está muito despido!! E por isso mesmo resolvi colocar algumas macro-algas...

 

Picture112.jpg

 

O que acham que possa colocar mais? Que variedade de alga poderei colocar que não infeste o aqua?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

E acabou de chegar uma encomenda...

 

Picture113.jpg

 

2 Nanostream 6055 e um Multicontroler 7095!

 

Como é óbvio fui a casa e coloquei-as de imediato no aqua...

 

Picture25.jpg

 

Pelo que pude observar retirando uma das 7400/2 (a do lado direito) a circulação parece-me agora excessiva e sendo assim em principio ficarei apenas com as 2 novas bombas e com a nanostream 6045 que já tinha. Estas em conjunto como retorno fazem uma circulação eficiente para o FO.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

não leves a mal, mas quem viu esse aqua e vê agora, até mete dó!!!

 

Mete é la os peixes!!!

 

Quanto a macroalgas, não tenho nenhuma para te oferecer, senão....

 

Qual vai ser a circulação que tas a apontar?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

não leves a mal, mas quem viu esse aqua e vê agora, até mete dó!!!

 

Mete é la os peixes!!!

 

Quanto a macroalgas, não tenho nenhuma para te oferecer, senão....

 

Qual vai ser a circulação que tas a apontar?

 

O aquário não está assim tão mau!!! As fotos tornam-no muito soturno e escuro e fica estranho...

Amanhã, em principio já entram 2 peixes e depois lá para o ínicio do próximo mês entram todos os outros... vais ver - vai ficar porreiro!

 

Quanto à circulação, como disse acima, penso que vou ficar apenas com as nanostream - 2x6055 (5000 l/h) + 1x6045 (4500 l/h). Se necessário tenho lá 2 Turbelle Classic 4002 e uma 2002 que posso sempre colocar!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, está mesmo muito mau... mas com o teu bom gosto, acredito que vai ficar bem melhor!!! :lol:

 

Estou bastante curioso relativamente a este teu projecto...

 

Macroalgas só cá tenho uma... mas não me lembro do nome. Tinha outra mas acho que alguém lhe achou piada e marchou.... tenho que ver se depois monto o refúgio e aí será mais fácil mantê-la e fazê-la crescer para começar a distribuir pelo pessoal.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, está mesmo muito mau... mas com o teu bom gosto, acredito que vai ficar bem melhor!!! :wink:

 

Estou bastante curioso relativamente a este teu projecto...

 

Macroalgas só cá tenho uma... mas não me lembro do nome. Tinha outra mas acho que alguém lhe achou piada e marchou.... tenho que ver se depois monto o refúgio e aí será mais fácil mantê-la e fazê-la crescer para começar a distribuir pelo pessoal.

 

Obrigado pela tua sinceridade e acima de tudo pelo voto de confiança! Eu também acredito que vai ficar muito bom!!! Aliás não me permito a outra coisa...

 

Quanto às macro algas a minha ideia era colocar algo diferente - idealmente que não fosse verde!!! Eu sei que as algas são predominantemente verdes, mas quem sabe não há para aí alguma coisa...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

tambem tenho uma praga vermelha...

 

penso que seja Asparagopsis taxiformis

 

posso te dar de bom grado....

 

Será esta?

 

cf_Bonnemaisonia_asparagoides_d.JPG

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio Diogo... é uma alga que forma um tipo de veludo sobre a rocha. Se crescer, então faz tipo um tapete... pequena até pode ter alguma piada, mas se começa a crescer é muito desagradável...

 

Vou ver se amanhã com a luz ligada consigo tirar umas macros para colocar aqui.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois hoje tal como previsto chegaram os meus 2 primeiros peixes... um auriga e um collare!

 

Aqui ficam as primeiras fotos...

 

Em aclimatização...

 

Picture114.jpg

 

Já dentro do aqua...

 

Picture26.jpg

 

Picture42.jpg

 

Picture32.jpg

 

Como é óbvio ainda não comem, mas posso dizer-Vos que de imediato os 2 começaram a bicar em alguns restos de pocilloporas que tenho espalhadas pelo aqua. O auriga já bicou e tratou de algumas aiptasias!

 

Picture62.jpg

 

Por fim deixo-Vos uma foto geral...

 

Picture52.jpg

 

Entretanto antes de colocar os peixes troquei alguma água salgada por água doce. Troquei 40 litros e desci apenas de 1025 para 1024.

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelentes aquisições! E se calhar até nem era má ideia teres deixado por aí uns coraizitos para eles se entreterem :mrgreen:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena....começa a ter novos residentes, e por sinal bonitos! O aspecto do aqua, para quem estava habituado ao fantastico reef, está mesmo feio, mas agora começa a ganhar outra beleza! :mrgreen:

Diogo, vai adicionando peixes e posta fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje quando cheguei a casa dei comida as peixes... e para meu grande espanto ambos os borboleta comeram um pouco de uma mistura de Mysis, Plancton, Cyclops e Marine Mix!!

 

Parece que para já estou sorte!!!

 

Parece que a presença dos palhaços e donzelas estimulam os borboleta a comer...

 

Recordo que para já tenho a salinidade a 1023 - acabei de baixar mais, a UV de 55W ligada 12 horas e o ozonizador a bombar em conjunto com o controlador, colocando o ORP acima dos 400!

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Queremos mais peixes!

 

Pois... eu também!

 

Se tudo correr bem já no início de Setembro irão entrar alguns exemplares dos seguintes... (ainda tenho muitas dúvidas):

 

Chaetodon%20lunula.JPG

 

Chaetodon lunula - este é já uma certeza!

 

Chaetodon%20madagaskariensis.JPG

 

Chaetodon madagaskariensis - ainda estou a investigar os seus hábitos.

 

Chaetodon%20melannotus.JPG

 

Chaetodon melannotus - aparentemente fácil de manter em aquário

 

Chaetodon%20pelewensis.JPG

 

Chaetodon pelewensis - também uma espécie que aparentemente facilmente aceita comida!

 

Chaetodon%20plebeius.JPG

 

Chaetodon plebeius - tenho muitas dúvidas em relação a este!

 

Chaetodon%20semilarvatus.JPG

 

Chaetodon semilarvatus - uma certeza - o problema é arranjá-los!

 

Chaetodon%20vagabundus.JPG

 

Chaetodon vagabundus - aparentemente fáceis de manter em aquário

 

Chaetodon%20xanthurus.JPG

 

Chaetodon xanthurus

 

Tinha ideia de colocar um larvatus mas pelo que pude ver até agora é quase impossível de manter em cativeiro!

Depois entrará também um Chelmon rostratus.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto até dá vontade de temperar um aqua... os peixinhos são Yves-Saint Laurent ou Fátima Lopes? lindos...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

marcamos visita para o final de setembro então????

 

Acho que podem vir mais cedo! Se tudo correr bem na primeira ou segunda semana estão cá todos! Ainda não tenho a certeza é de quais vou encomendar!

 

Entretanto hoje comprei mais um peixe...um anjo!!! Um Chaetodonplus mesoleucus. (digamos que fui enganado pela beleza do peixe e nem reparei que esteva a comprar um anjo)

 

É muito bonito mas não sei se vou ficar com ele! As fotos...

 

Picture53.jpg

 

Picture27.jpg

 

A verdade é que já vivem todos em harmonia...

 

Picture43.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais