Recommended Posts

Publicado: (editado)

Boas Tiago

Como prometido aqui fica o esboço da ficha dos Neons rosa, que tal como outros peixes já reproduzidos por mim, estarão no meu futuro “Site” disponível brevemente neste endereço: www.aquaben.net

Não tentem aceder para já, só em Setembro será pós no “ar”…

Hemigrammus erythozonus “Durbin 1909”

Família: Characidae

Nome comum: Neon rosa

Tamanho: 3-4cm

Água: pH: 6.0 – 7.8 ; dH: 2-8

Temperatura: 24º- 28ºC

Alimentação: Omnívoros. Na natureza alimenta-se de pequenos insectos e crustáceos, completando a sua dieta com algumas algas e rebentos de plantas tenras.

Distribuição: Bacia do rio Amazonas, rio Essequibo.

Dimorfismo sexual: O macho é mais pequeno as fêmeas esta têm o ventre muito mais volumoso e arredondado.

Comportamento: São peixes pacíficos que formam grandes cardumes, em aquário devesse ter no mínimo 5, sendo o ideal cardumes superiores a 10 peixes. Não são muito exigentes quanto ao tamanho do aquário, mas no mínimo deve ter 60cm de comprimento, em relação às características do pH, DH, também não requerem grandes cuidados, embora não apreciem águas calcárias.

Reprodução: São sem dúvida dos neons mais fáceis de reproduzir em aquário, basta seguirem os seguintes passos:

Preparação do aquário de desova – Um aquário com 40 a 60cm é suficiente. O fundo deve ser coberto com seixos ou com berlindes, um tufo de musgo de Java, não muito compactado, que ocupe no mínimo 1/3 do aquário, onde os peixes vão desovar. A filtragem deve ser feita por um filtro de esponja com fluxo suficiente para movimentar toda a superfície da água.

Nota muito importante este aquário não deve ter qual quer tipo de iluminação, mas convém receber um pouco de claridade natural de manhã, (os ovos são fotossensíveis).

Parâmetros da água – temperatura 24ºC; pH 6.5-6.8; DH 2, a água não deve ter calcário, para isso aconselho o uso de uma “resina” anti-calcário.

Preparação dos reprodutores: os peixes devem ser bem alimentados, apesar de comida seca, de boa qualidade, ser suficiente, a distribuição de comida viva, dafnias, vermes de Grindal, ou ciclops, são um factor estimulante para a desova. O aquário deve estar a 26-27ºC e com pH 6.8-7.0.

Quando as fêmeas estiverem o ventre com aspecto inchado e o ovopositor visível, estão prontas para serem mudadas para o aquário de desova, que já deve estar previamente preparado como descrito acima. As fêmeas devem ser postas durante o dia e os machos só à noite.

Se os peixes estiverem prontos para a desova esta vai ocorrer na manhã seguinte, durante as primeiras horas do dia, passado 3 a 4 horas retira-se os peixes e cobre-se o aquário com um pano para ficar na penumbra durante 48horas, decorrido este tempo pode-se descobrir a frente do aquário e verificar se já se encontram alevins agarrados aos vidros.

Os peixes recém nascidos vão estar 24 a 36horas a reabsorver o saco vitelino, após este período começa a etapa mais delicada da criação, a alimentação, que tem de ser à base de micro organismos, que se podem obter de uma cultura de “infusórios”, só passado 7 dias é que se deve fornecer “nauplios” de artemia salina ou micro vermes, comida seca em pó muito fino também pode ser usada.

Caso não se verifique a desova, deve-se repetir o processo todo de início.

O acondicionamento dos machos e das fêmeas em aquários separado facilita a sua preparação para a desova, pois assim evita que comecem a desova no aquário de acondicionamento.

José Bentes

Um abraço e boa sorte

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Boas Tiago

Como prometido aqui fica o esboço da ficha dos Neons rosa, que tal como outros peixes já reproduzidos por mim, estarão no meu futuro “Site” disponível brevemente neste endereço: www.aquaben.net

Não tentem aceder para já, só em Setembro será pós no “ar”…

Hemigrammus erythozonus “Durbin 1909”

Família: Characidae

Nome comum: Neon rosa

Tamanho: 3-4cm

Água: pH: 6.0 – 7.8 ; dH: 2-8

Temperatura: 24º- 28ºC

Alimentação: Omnívoros. Na natureza alimenta-se de pequenos insectos e crustáceos, completando a sua dieta com algumas algas e rebentos de plantas tenras.

Distribuição: Bacia do rio Amazonas, rio Essequibo.

Dimorfismo sexual: O macho é mais pequeno as fêmeas esta têm o ventre muito mais volumoso e arredondado.

Comportamento: São peixes pacíficos que formam grandes cardumes, em aquário devesse ter no mínimo 5, sendo o ideal cardumes superiores a 10 peixes. Não são muito exigentes quanto ao tamanho do aquário, mas no mínimo deve ter 60cm de comprimento, em relação às características do pH, DH, também não requerem grandes cuidados, embora não apreciem águas calcárias.

Reprodução: São sem dúvida dos neons mais fáceis de reproduzir em aquário, basta seguirem os seguintes passos:

Preparação do aquário de desova – Um aquário com 40 a 60cm é suficiente. O fundo deve ser coberto com seixos ou com berlindes, um tufo de musgo de Java, não muito compactado, que ocupe no mínimo 1/3 do aquário, onde os peixes vão desovar. A filtragem deve ser feita por um filtro de esponja com fluxo suficiente para movimentar toda a superfície da água.

Nota muito importante este aquário não deve ter qual quer tipo de iluminação, mas convém receber um pouco de claridade natural de manhã, (os ovos são fotossensíveis).

Parâmetros da água – temperatura 24ºC; pH 6.5-6.8; DH 2, a água não deve ter calcário, para isso aconselho o uso de uma “resina” anti-calcário.

Preparação dos reprodutores: os peixes devem ser bem alimentados, apesar de comida seca, de boa qualidade, ser suficiente, a distribuição de comida viva, dafnias, vermes de Grindal, ou ciclops, são um factor estimulante para a desova. O aquário deve estar a 26-27ºC e com pH 6.8-7.0.

Quando as fêmeas estiverem o ventre com aspecto inchado e o ovopositor visível, estão prontas para serem mudadas para o aquário de desova, que já deve estar previamente preparado como descrito acima. As fêmeas devem ser postas durante o dia e os machos só à noite.

Se os peixes estiverem prontos para a desova esta vai ocorrer na manhã seguinte, durante as primeiras horas do dia, passado 3 a 4 horas retira-se os peixes e cobre-se o aquário com um pano para ficar na penumbra durante 48horas, decorrido este tempo pode-se descobrir a frente do aquário e verificar se já se encontram alevins agarrados aos vidros.

Os peixes recém nascidos vão estar 24 a 36horas a reabsorver o saco vitelino, após este período começa a etapa mais delicada da criação, a alimentação, que tem de ser à base de micro organismos, que se podem obter de uma cultura de “infusórios”, só passado 7 dias é que se deve fornecer “nauplios” de artemia salina ou micro vermes, comida seca em pó muito fino também pode ser usada.

Caso não se verifique a desova, deve-se repetir o processo todo de início.

O acondicionamento dos machos e das fêmeas em aquários separado facilita a sua preparação para a desova, pois assim evita que comecem a desova no aquário de acondicionamento.

José Bentes

Um abraço e boa sorte

desde ja muito obrigado pelo tempo gasto a escrever este artigo muito interesante e precioso....só tenho uma duvida...como se v~e que as femeas estão preparadas???

podias-me mostrar uma foto de um peixe com o ovopositor de fora???

um abraço e mil obrigados

Editado por tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Publicado:

Para já não tenho fotos disponíveis, mas quando te parecer que tens uma fêmea a arrebentar pelas costuras (bem gordinha), está pronta…o ovopositor mal se vê nos neons, mas se observares bem o ânus e se te parecer inchado, é isso que estou a falar…

Quanto à ficha…como te disse vai estar disponível no meu futuro “Site”…basicamente isto é um rascunho, a ficha final vais ter mais uns pequenos retoques e umas fotos, mas pouco mais…

O importante é não se desistir à 1ª…mas vais ver que com o tempo, coisas que pareciam difíceis se vão tornar banais…

Quanto a culturas de “infusórios” no site também será descrito o modo como eu as preparo, mas se pesquisares aqui no fórum já existe alguns tópicos que falam nisso…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:
Para já não tenho fotos disponíveis, mas quando te parecer que tens uma fêmea a arrebentar pelas costuras (bem gordinha), está pronta…o ovopositor mal se vê nos neons, mas se observares bem o ânus e se te parecer inchado, é isso que estou a falar…

Quanto à ficha…como te disse vai estar disponível no meu futuro “Site”…basicamente isto é um rascunho, a ficha final vais ter mais uns pequenos retoques e umas fotos, mas pouco mais…

O importante é não se desistir à 1ª…mas vais ver que com o tempo, coisas que pareciam difíceis se vão tornar banais…

Quanto a culturas de “infusórios” no site também será descrito o modo como eu as preparo, mas se pesquisares aqui no fórum já existe alguns tópicos que falam nisso…

Um abraço, até breve

hum...e nao posso substituir em vez de infusorio meter 1 ampularia??? ouvi dizer que elas libertam infusorios...

nao sei é se é em quantidade sufcientes.....vou pesquisar sobre infusorios....mais uma ez obrigado por tudo...ja agora larva de mosquito congelada chega para os estimular?? ou tem de ser mesmo viva??

um abraço

Bem agora é que vi que este tópico está deslocado…esta secção é dos ciclideos, acho melhor os moderadores meterem o tópioco no sitio certo…

Quanto à utilização de ampularias…elas vão comer alguns alevins…e não vão servir do fornecedor de “infusórios”, usa antes uma boa quantidade de Musgo de Java, vais perder muitos alevins, pois os neons rosa metem centenas de ovos, mas sempre vai dar para safar alguns…

Lembrei-me agora que ao preparares o aqua de desova deves o desinfectar com azul de metilenos ou com um medicamento anti-fungos( não uses isso no musgo que for usada na desova, mas lava-o bem em agua da torneira)…

Se os teus peixes comem bem a larva de mosquito vermelha, podes dar sem problema, a ideia é eles ficarem com reservas de gordura para que estimule a desova, claro se forneceres um suplemento vitamínico também vai ajudar bastante…

Um abraço, até breve

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:
Bem agora é que vi que este tópico está deslocado…esta secção é dos ciclideos, acho melhor os moderadores meterem o tópioco no sitio certo…

Quanto à utilização de ampularias…elas vão comer alguns alevins…e não vão servir do fornecedor de “infusórios”, usa antes uma boa quantidade de Musgo de Java, vais perder muitos alevins, pois os neons rosa metem centenas de ovos, mas sempre vai dar para safar alguns…

Lembrei-me agora que ao preparares o aqua de desova deves o desinfectar com azul de metilenos ou com um medicamento anti-fungos( não uses isso no musgo que for usada na desova, mas lava-o bem em agua da torneira)…

Se os teus peixes comem bem a larva de mosquito vermelha, podes dar sem problema, a ideia é eles ficarem com reservas de gordura para que estimule a desova, claro se forneceres um suplemento vitamínico também vai ajudar bastante…

Um abraço, até breve

pelo que ando a ver aqui pela internet acho que aqueels ainda são semi-adultos....ainda nao têm o rosa tão forte e pontas do rabo totalmente brancas.....ainda tenho de esperar...mais uma vez obrigado por tudo

um abraço fica bem

Publicado:

eheheh...eels ja tiveram a 1º noite de nupcias...ehehe.....daqui a 48horas ja vejo se a minha 1º experiencia deu em alguma coisa...até lá dou noticias...

.um abraço a todos

Boas,

Aquaben, as coisas explicadas assim até parece que é fácil !!! :D

Ah, claro, e boa sorte Tiago !

Obrigado,

Editado por André Allen

Mega abração,
ALLEN

Publicado:
Boas,

Aquaben, as coisas explicadas assim até parece que é fácil !!! :D

Ah, claro, e boa sorte Tiago !

Obrigado,

ehehehe....pois paracebe...obrigado andré....amanhã ja digo quaquer coisa a ver se isto deu em alguma coisa

Publicado:

bom esta minha 1º experiencia com a reprodução de neons rosa parece nao ter dado resultados...factores a penso estarem na origem de noa ter havido desova:

1º a femea veio directa da loja pó aqua de reproduçao

2º nao ter introduzido 2 machos

3º ter sido tudo feito á pressa

opurtunidades nao vão faltar...para a proxima espero ja ter pelo menos 2 ou 3 alevins

um abraço

fiquem bem

Publicado:

Boas

Pois as pressas costumam dar em vagares… mas o que é preciso é tentar e se à 1ª não deu, à 2ª vai com mais calma, prepara bem os reprodutores, e começa já a tratar do problema da alimentação dos pequenos, arranja uma boa quantidade de musgo de Java, mete-o num alguidar ou balde com água do teu aqua, num local à sombra mas com claridade e podes por isso na rua (se poderes será o melhor sitio), caso tenhas red cherry mete lá uns quantos para evitar o aparecimento de algas, e não te preocupes com o frio, o calor é pior…

Quanto a safares 2 ou 3…prepara-te par uns 200…o que dificulta ainda mais a tarefa de os alimentar a todos, caso isso venha a ocorrer o melhor é eliminar logo metade dos alevins…para dar chance a se safarem mais, pois se tentares safar todos o resultado, vai ser só um…morrem todos por falta de comida…

Quanto a este 1º insucesso, não mexas já no aqua da desova, deixa ficar o Musgo lá durante mais uma semana e vai observando com atenção, usa uma lanterna com as luzes apagadas e tenta ver se algum movimento, o que procuras é mais fino que a ponta de uma agulha e tem +- 1mm de comprimento…pode ser que tenha nascido alguma coisa…tu é que não os vistes…

Vê neste tópico o aspecto que tem um alevins recém nascidos, o da foto é um Rasbora espei, mas os de Néon rosa são idênticos…

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53354

Mesmo que não aparece nenhum desta vez, o importante é não desistir…melhor sorte para a próxima

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"