"era Uma Vez" Um Filme A Nao Perder(projecto Diy)


Recommended Posts

Bem, o início deste filme remonta há já uns meses atrás, quando meti na cabeça que tinha de fazer um projecto DIY o mais completo possível, então toca de fazer uns esboços de estruturas para móveis e possíveis medidas e litragem para o dito aqua, foi então que esbocei o seguinte móvel com aquário:

 

1projecto_carlos-1.jpg

 

Este aqua iria ter no máximo 40litros, era mais na brincadeira e para ver como saía um projecto completo….

 

Entretanto, como tinha o meu aqua Malawi um pouco apertado (100L) comecei a pensar num aqua maior para eles, então porque não?! Bora lá, e toca a projectar, mas um gajo pensa sempre um pouco alto, e o que saío, foi isto:

 

2Semttulo-1.jpg

 

Claro que é muito bonito um aquário deste perfil, mas sai bastante caro e sobretudo, bastante trabalhoso visto ser um aquário de 100X50X50 (250L), por isso, fiz mais uns esboços e lá cheguei a este:

 

3project_5.jpg

 

Este parecia ser o “tal” e comecei a pedir orçamentos e a planear as prioridades em termos de compras…… Mas…. Nem tudo é um mar de rosas, e foi aí que num belo dia de calor, todos os meus peixinhos existentes no meu minitanganyika, morreram (casal de jullis ornatos e cerca de trinca crias, dois machos e um fêmea de neolamprologus brévis e cerca de 70/80 crias acabadas de sair da concha) e passado um dia e meio, o Malawi, seguiram o péssimo exemplo (casal de metriaclima greshakei albinos, dois trios de labidochromis caeruleus e três corys albinas) (so se safaram os dois plecos e um trio de ciclideos jóia que estavam lá clandestinos)

Como estavam no sótão, a agua aqueceu em demasiado, num dia que ate ao pessoal cá de casa custava respirar, lá no sótão aquilo é pior que um forno, nem as garrafas de agua congelada, fizeram efeito….

 

Então estava na hora de reformular novamente o projecto, uma vez que este iria pró escritório onde a temperatura dos outros aquas não sobe para alem dos 30º e uma vez que ainda não tinha começado o anterior….

 

Então agora tinha dois aquas para construir e meter no escritório, pois em vez de me lamentar e/ou desistir, vou tentar fazer ainda melhor e manter as mesmas espécies que já tinha, mais esboços e vai disto…

 

4projectcorrecto3.jpg

 

Neste caso, a solução, passava apenas por aproveitar o projecto anterior e aplicar um cubo de 50X50X50 (125L) para albergar os tangas, mas não gostei de imaginar um aqua a 5 cm do chão

 

Foi aí que cheguei a uma ultima hipótese, que vou mostrar todos os passos da sua construção(graficamente, para posteriormente mostrar a construção em si)

Projecto constituído por dois aquas em ângulo de 90º

 

IMAGENS:

 

Planificação do aros da estrutura do móvel, assim torna-se mais fácil saber onde irá encaixar cada barrote

 

5aros.jpg

 

Barrotes a utilizar e respectivas medidas e espessura

 

6barrotes.jpg

 

Estrutura do móvel e medidas depois de montados os barrotes

 

7estrutura.jpg

 

Estrutura com portas e almofadas nas laterais

 

8forro.jpg

 

Tampo

 

9tampo.jpg

 

Móvel acabado com os aquas já montados

 

10com_aquas.jpg

 

Medidas dos aquas e suas litragens, aproximadamente

 

11medidas_aquas.jpg

 

vidros e suas medidas

 

10.5.jpg

 

Bainhas nos aquas, em cima e em baixo e travas em madeira agarradas a bainha superior

 

12bainhas_aquas.jpg

 

Painel eléctrico com quadro eléctrico composto não por disjuntores, mas por interruptores, aquela tomada que esta isolada no meio, esta assim para ter espaço para levar o temporizador….

 

13quadro_electrico.jpg

 

 

Agora vem um pedido de AJUDA OU ACONSELHAMENTO

 

Na imagem abaixo, estão representados os dois aquas com os filtros, que serão, para o Malawi (o maior) um serafil900 (900l/h) e um serafil1300 (1300l/h), e para o tanganyika, um serafil900, e queria que me dissessem o que acham da posição das entradas e saídas dos filtros sendo os serafil900 de cores verde e azul e o serafil1300 de cor vermelha

 

14posiao_filtros.jpg

 

 

Outra questão que tenho, é na espessura do vidro, 12mm?!

 

Bem, peço desculpa por este testamento, mas também serviu de desabafo, espero que gostem, critiquem e dêem a vossa opinião

 

Como apenas tenho um part-time e ainda não consegui semear dinheiro, este projecto vai andar devagarinho, mas espero que daqui a 6 mesitos esteja pronto para encher

 

Vou actualizando este tópico a medida que for construindo….

 

Cumps

Carlos Couceiro

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nós queremos é ver isso feito e com agua dentro!! :oops:

 

cuidado nos esboços da estrutura de madeira tens lá alguns erros que podem ser um problema, são eles, algumas "ripas" que estão só apoiadas nos proprios topos e não estão assentes num topo vertical, podes resolver isso usando em todos os cantos e onde há junções das ripas dos topos, usar ripas de 100mm por 50mm.

 

não sei se me faço entender.

 

continua

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nós queremos é ver isso feito e com agua dentro!! :oops:

 

cuidado nos esboços da estrutura de madeira tens lá alguns erros que podem ser um problema, são eles, algumas "ripas" que estão só apoiadas nos proprios topos e não estão assentes num topo vertical, podes resolver isso usando em todos os cantos e onde há junções das ripas dos topos, usar ripas de 100mm por 50mm.

 

não sei se me faço entender.

 

continua

 

sim, tambem ja tinha visto isso, e o que vou fazer, é, nesses cantos, reforçar com pequenos cantos de metal, aparafusados nos topos verticais e nessas "ripas" horizontais...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ganda filme!! Mas está muito bom sim senhor! Na parte da estrutura do móvel há realmente os tais "erros", nomeadamente em alguns apoios de algumas travessas. Na imagem abaixo, localizei 3, ( aqueles assinalados ).

 

movelpin.jpg

 

 

 

Outra questão: os áquas são independentes ou apenas separados por aquele vidro em diagonal? Assim como o vidro de fundo. Imagem abaixo assinalei a "questão":

 

movelpin02.jpg

 

Se forem dois vidros, aquários independentes, podes mais tarde separá-los!

 

 

 

Relativamente ao "pedido de AJUDA OU ACONSELHAMENTO" propriamente dito, acho que o sistema de filtragem, posição de entradas e saídas, está bom assim. Apenas acrescentava uma bomba de circulação interna em cada um dos compartimentos. Ajuda na "não" depositação de detritos e sempre há mais areação.

O vidro de 12mm serve, desde que as "travessas" de madeira que contornam todo o topo dos aquários fiquem justas e bem fixas.

 

No geral está um projecto com pernas para andar, ou melhor, é melhor que não ande, que fique sossegadinho no sítio ;) .

 

Já sabes, se precisares de alguma ajuda, sobretudo em apoio moral, podes sempre contar aqui com o Je :oops:

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Grande projecto sim senhor ,depois de pronto fica de certeza cinco estrelas e ter no mesmo movel um biotipo tanganyca e um Malawi deve ser espectacular.

Se precisares de ajuda ,diz qualquer coisa.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou desejosa de ver esse aqua a bombar!! Os peixinhos já estão reservados para ti, meu caro amigo!! Agora é deixá-los crescer para daqui a uns mesitos, irem para casa nova!! E já sabes, se precisares de mais alguma coisa, compra!! bigsmile

 

Ora bem, como eu não percebo nada da parte mais técnica da coisa, e isso deixo para vocês homens, ofereço a minha ajuda para a elaboração do layout, mais precisamente, tu fazes e eu digo que está horrível para depois desmanchares e voltares a fazer de novo!! #cool

 

Aguardo notícias sobre o novo projecto!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja quero agradecer todo o apoio dado por vocês, apesar de tudo eu sei que ha umas coisas a corrigir e outras que ainda vao ter de ser pensadas a medida da construçao, pois ainda ninguem reparou que duas das portas irao impesar uma na outra na posiçao que estao agora, mas ja esta a ser pensado e quase quase resolvido, agora respondendo:

 

David Cabete - Davs pros amigos bigsmile

 

Boas

 

Ganda filme!! Mas está muito bom sim senhor! Na parte da estrutura do móvel há realmente os tais "erros", nomeadamente em alguns apoios de algumas travessas. Na imagem abaixo, localizei 3, ( aqueles assinalados ).

 

estou a pensar reforçar essas zonas(nao so essas 3, mas todas a que nao acentarem directamente nas traves verticais) com L´s de metal no genero destes:

 

6s0620.gif

 

Outra questão: os áquas são independentes ou apenas separados por aquele vidro em diagonal? Assim como o vidro de fundo. Imagem abaixo assinalei a "questão":

 

sim, apenas sao divididos pelo vidro na diagonal.... o vidro de fundo, como mostro no post inicial do topico, é um so....um "L"

 

Se forem dois vidros, aquários independentes, podes mais tarde separá-los!

 

nao tenho intençoes de os separar pois sao aquas com formatos feios para por noutro lado qualquer ou mesmo noutra posiçao...

 

Apenas acrescentava uma bomba de circulação interna em cada um dos compartimentos. Ajuda na "não" depositação de detritos e sempre há mais areação.

 

inicialmente ira funcionar apenas como mostro na imagem para ver como se portam os filtros, em termos de areaçao, as saidas dos mesmos irao tratar da agitaçao necessaria da superficie

 

O vidro de 12mm serve, desde que as "travessas" de madeira que contornam todo o topo dos aquários fiquem justas e bem fixas

 

as traves em madeira têm o objectivo de conferir resistencia aos vidros, nao deixando que estes abolem para fora, fazendo o efeito das traves francesas mas em madeira, logo terao de estar bem fixas...

 

josegarcia

 

Boas

 

Grande projecto sim senhor ,depois de pronto fica de certeza cinco estrelas

 

assim o espero

 

e ter no mesmo movel um biotipo tanganyca e um Malawi deve ser espectacular.

 

tambem é a ideia que tenho, e ainda por cima, vou fazer o layout edentico para os dois, o que vai dar a sensaçao que é um unico aqua....

 

Menina

 

Estou desejosa de ver esse aqua a bombar!!

 

uns mesitos e tas convidada(mais o moderador) a vir a inauguraçao, ou seja, o dia da colocaçao do primeiro peixe

 

Os peixinhos já estão reservados para ti, meu caro amigo!! Agora é deixá-los crescer para daqui a uns mesitos, irem para casa nova!!

 

agradeço imenso essa tua preocupaçao e solidariadade, tanto desta vez como da outra, que infelizmente nao correu bem.... ja agora, para alem dos fryeri, o que mais ja tens ai para mim? se conseguir bula para ir ao jantar, alivio-te esse fardo, pois ja estou a preparar o aqua cresce.....

 

E já sabes, se precisares de mais alguma coisa, compra!!

 

pois é, comprar a palavra que mais me aparece quando penso no projecto e o que mais atrasa a sua elaboraçao... #cool

 

geral

 

agradeço todas as vossas ofertas de ajuda, mas nao ha necessidade de uma deslocaçao ate minha casa, ate porque isto é tambem um desafio pessoal em termos de bricolage para por em pratica tudo o que aprendi desde os meus 9 anos a construir viveiros e o que aprendi na construçao do meu aqua de 100l, mas tudo isto muito maior e mais preciso..... de qualquer das formas fico muito agradecido...

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci-me de perguntar uma coisa, que programa usas-te para fazer o projecto???

 

força com isso continua....!!!!

 

tava a ver que ninguem perguntava...lol.... utilizei o meu programa favorito, o mesmo que aos 9 anos utilizava para projectar os meus viveiros quando era criador federado de passaros.... agora, vou deixar que arrisques o nome do programa, chuta aí... cheers

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eeeeee..... partida

 

com isto, nao quero dizer que ja dei o primeiro passo na construçao, mas ja mexi os dedos dos pés...hehehe...ou seja, ja adquiri algum material e ferramentas que me faltavam.... que sao parafusos de 10cm, as tais chapas em L com furaçoes para os reforços daquelas zonas identificadas como ERROS e esquadros em metal com apertos para que toda a estrutura fique em esquadria quase perfeita(vou tentar que fique perfeita)

 

logo post fotos...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e como o prometido é devido, aqui ficam as fotos do que comprei....

 

 

os tais esquadros, designados por grampos angulares

 

P1020212.jpg

 

as tais chapas em L com furaçao, de 4cm de largura, 8 de comprimento para cada lado apartir do centro e 4mm de espessura

 

P1020217.jpg

 

parafusos de 10cm

 

P1020224.jpg

 

bits apropriados aos parafusos, para aplicar no berbequim

 

P1020226.jpg

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tenho para ti, para além dos fryeri? Trio de metriaclima e trio de Caeruleus, queres?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tenho para ti, para além dos fryeri? Trio de metriaclima e trio de Caeruleus, queres?

 

 

Trio?? Leva mas é um quarteto ou um sexteto!... :bad-words:

Pensando melhor é preferível levar uma orquestra sinfónica deles. bang

Temos muitos para "despachar"! Se alguém estiver interessado, façam propostas! :morning:

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tenho para ti, para além dos fryeri? Trio de metriaclima e trio de Caeruleus, queres?

 

 

se esses ja estiverem disponiveis, sao esses todos que quero, claro, podes guarda-los....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trio?? Leva mas é um quarteto ou um sexteto!... :morning:

Pensando melhor é preferível levar uma orquestra sinfónica deles. bang

Temos muitos para "despachar"! Se alguém estiver interessado, façam propostas! bang

 

Cumps.

 

monta uma banca na feira..... :bad-words:

 

 

ps: corri tudo a procura da porcaria dos esquadros, mas finalmente achei, e nem pensei duas vezes, foi ver, pegar, pagar e levar....

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

monta uma banca na feira..... ;) (....)

 

 

Já me lembrei!! Ainda no domingo nascerem mais uns 30 Greshakei e uns 10 caeruleus!! :crazyeyes: Já não sei onde pôr tanto "puto".

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Pinguim, estive a ler o teu topico e só te queria alertar para uma coisa, acerca das tampas de aquario em madeira, é que não as deves fazer justas nem sequer contar com elas para te evitarem abaular do vidro do aqua...para isso usam-se as travessas francesas,inglesas,chinamarquesas ou as que quiseres mas nunca a tampa de madeira. e explico porquê, é que a madeira incha e desincha principalmente num meio de mistura de situações criticas como muita humidade e calor... a madeira vai ter flutuações de volume e se as fizeres mesmo justas como seria de esperar para evitarem o abaular do vidro...a propria tampa te pode criar forças de compressão nos topos dos vidros e provocar a quebra dos mesmos... nas tampas comerciais que vês por aí nos aquas caros existe uma estrutura metalica que impede que a madeira possa comprimir os paineis de vidro, e mantenha uma rigidez que nenhuma madeira só por si te pode dar. de resto força e vai mostrando mais partes do projecto. :mrgreen:

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Pinguim, estive a ler o teu topico e só te queria alertar para uma coisa, acerca das tampas de aquario em madeira, é que não as deves fazer justas nem sequer contar com elas para te evitarem abaular do vidro do aqua...para isso usam-se as travessas francesas,inglesas,chinamarquesas ou as que quiseres mas nunca a tampa de madeira. e explico porquê, é que a madeira incha e desincha principalmente num meio de mistura de situações criticas como muita humidade e calor... a madeira vai ter flutuações de volume e se as fizeres mesmo justas como seria de esperar para evitarem o abaular do vidro...a propria tampa te pode criar forças de compressão nos topos dos vidros e provocar a quebra dos mesmos... nas tampas comerciais que vês por aí nos aquas caros existe uma estrutura metalica que impede que a madeira possa comprimir os paineis de vidro, e mantenha uma rigidez que nenhuma madeira só por si te pode dar. de resto força e vai mostrando mais partes do projecto. :lol:

 

obrigado Peninha, entendi o que queres dizer, posso sempre colocar um aro em cantoneira de aluminio por dentro da madeiro, é isso que queres dizer, certo?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pinguim , isso está a ficar espectacular!Temos construtor! yikes u melhor...disegner...porque ainda não te vi a construir nada...só desenhar......Já agora que programa usaste , diz la!!!

 

Uma ideia muito fixe...teres dois aquas que parecem um...com o mesmo layout mas com peixes diferentes...Muito fixe mesmo!

 

Força ai nisso amigo! :roll:

 

Só é pena que este projecto atrase o teu bichinho do lago...mas prontos...não se pode ter tudo de uma vez... :P

 

Quando tiveres mais desenvolvimentos poe ai umas fotos para o pessoal se deliciar! :multi:

 

Se consiguires fazer esse movel tu proprio eu proprio te passo um diploma de carpinteiro , arré! :lol:

 

Abraço e fica bem! bigsmile

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim senhor. um GRANDE projecto. eu ca gosto de coisa mais pequeninas , mas são gostos :P:P

 

Esse programa é o paint? lol

 

 

 

boa sorte no projecto

 

cumps

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor. um GRANDE projecto. eu ca gosto de coisa mais pequeninas , mas são gostos :wink::P

 

Esse programa é o paint? lol

boa sorte no projecto

 

cumps

 

 

yap..... :( adoro trabalhar com o paint, so faltam la umas ferramentas....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, como ainda nao tive tempo, nem tempo(€€€) para começar o projecto, toca de engendrar mais qualquer coisa...

 

desta vez, passou por projectar um sistema semi automatico de TPA´s, sendo apenas necessario ligar o disjuntor e deligar quando a agua estiver no nivel desejado, depois é so ligar a torneira e desligar quando o aqua estiver cheio

acabam-se as dores de costas e o chao molhado e penso que seja mais rapido......

 

mas para quê tanta conversa, provavelmente nao entenderam nada, assim deixo o projecto em paint para complementar o texto

 

tpas.jpg

 

tpas2.jpg

 

 

nota: todas as tubagem irao ficar atras do aqua escondidos pelo fundo 3d exterior DIY em esferovite

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, tambem ja tinha visto isso, e o que vou fazer, é, nesses cantos, reforçar com pequenos cantos de metal, aparafusados nos topos verticais e nessas "ripas" horizontais...

 

Quando pões as fotos disso tudo pronto???

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pinguim isso está o máximo! O people está a dar-te força!!! Lembra-te de uma coisa sempre e se queres que isso fique perfeito: o diabo está nos pormenores! Força ai com o projecto! O programa será o Autocad (lool) ou o TeoWin madeira? E qual a estimativa do preço total do projecto? (se não quiseres falar nisso para não causar dores de cabeça eu compreendo ::D:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' /> )

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando pões as fotos disso tudo pronto???

 

sei que é um texto muito grande e por isso provavelmente nao leste tudo e olhaste apenas para as imagens, por isso deixo um quote duma frase que deixei no primeiro post

 

Como apenas tenho um part-time e ainda não consegui semear dinheiro, este projecto vai andar devagarinho, mas espero que daqui a 6 mesitos esteja pronto para encher

 

 

 

a medida da construçao vou posando as fotos num outro topico no forum DIY, mas deixo aqui o link

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.