Recommended Posts

Publicado

oi, alguem sabe fazer, ou sabe de quem faça furos em aquarios montados??, é q isto do overflow ocupa mto espaço, e estao sempre a entrar bolhinhas para o tubo sifao do overflow.

quem souber de alguma coisa mandeme uma mp

Publicado:

yen, eu tive exactamente o mesmo problema que tu, tive que acabar por mandar furar o meu aqua, porisso o melhor é mesmo desmontares o teu aqua e mandar fura-lo.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Publicado:

Os "camones" até furam os aquários já montados. Baixam um pouco o nível da água, colocam uma espécie de copo para apanhar aquela limalha (chama-se assim? :? ) e "pimbas".

É evidente que apra isto, é preciso que haja espaço, o que nem sempre acontece.

Não sei se alguém cá em Portugal fará tal coisa, e uma questão de procurar. :) Furar vidros, há muita "gente" a fazer.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

É verdade os camones furam com peixes dentro e tudo.

Por uns tempos cheguei a considerar esta hipótese, até comprei o material todo necessário e tudo (algum até foi complicado de arranjar) mas depois falei com o meu vidraceiro de serviço e foi muito mais fácil (e barato!).

As fotos dos camones:

DCP02004.JPG

O material.

DCP02005.JPG

O início do processo. Marcar o furo com um marcador.

DCP02006.JPG

O primeiro furo que não tem que ser necessariamente a meio. Deve dar muito menos trabalho se começarem mais perto da marca do círculo.

DCP02008.JPG

DCP02010.JPG

DCP02011.JPG

DCP02012.JPG

Podem ler a descrição de todo o processo neste tópico:

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...ighlight=dremel

Já muita gente (camones) experimentou este método e que me lembre nuinguém partiu o aquário. O "segredo" é fazê-lo com as ferramentas certas e refrigerar as pontas de diamante.

Como disse atrás, tenho todas as ferramentas/material necessário para fazer este "trabalhinho". Se alguém quiser experimentar os meus "serviços" nesta área :?... estou disponível lá para meio de Julho. De borla claro!!

A l e x a n d r e (ex-manklit)

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Estava capaz de arriscar, num aqua que para lá tenho, só para experimentar o processo.

Depois falamos :)

Publicado:

Muito boa ideia, eu para furar o meu aqua tive que o desmontar e mandar vir um vidraceiro a casa para me levar o aqua desmonta-lo, voltar a monta-lo e traze-lo de volta.

agora vou ter que furar outro, acho que vou experimentar o teu sistema, essas dremel arranjam-se onde??? Posso usar essas dremel nom brebequim normal???

Obrigado.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Publicado:
essas dremel arranjam-se onde??? Posso usar essas dremel nom brebequim normal???

Não me parece que estas ferramentas dremel sirvam num berbequim normal, são muito finas e pequenas, além disso como é que ías fazer este tipo de trabalho com um berbequim normal?

O ideal é usares as dremel num dremel mesmo. Há modelos com duas ou três velocidades mais baratos.

As ferramentas encomendei no AKI mas aquilo demorou.....

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

alexandre, e nestes meses ate lá nao podes vir fazer um furo no meu aquario?? cheers acredito nas tua capacidades

Publicado:

Nos próximos tempos vai ser difícil. O ideal é mesmo a meio de Julho, ok? cheers

Aguenta lá isso mais uns tempos, são só mais 2 mesitos mais coisa menos coisa. :):twisted::twisted:

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Boas, já agora A L E X A N D R E onde é que compras os tubos de PVC para depois de forar o aqua fazer a saida da água e respectiva canalização?

Abraços.

Publicado:

Os tubos e adaptações encontram-se em qualquer casa de tubagens e afins.

A peça que se introduz no furo e que faz a ligação entre o exterior e o interior do aquário, encontra-se no AKI ou nalgumas (boas) casas de tubagens. O nome dessa peça é passa-muros.

Outra alternativa é mandar fazer uma rosca comprida num tubo com o diametro adequado ao furo do aquário. Depois é só colocar duas porcas de PVC em cada um dos lados do vidro e o-rings ou anilhas em borracha resisente à água salgada para vedar o furo.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Obrigado, vou ver se no Aki aqui de Cascais eles tem o tal passa muros.

Abraços.

Publicado:

Boas

Quanto aos passa furos encontrei uns muito bons numa casa de material náutico no Cais do Sodré, são conhecidos por ralos há vários tamanhos e a maioria tem ligação para mangueira, e só custam 2 euros.

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Publicado:
haver ah, mas custam de 25€ para cima... esse eh q eh o problema

Tb ali numa loja em frente à junta de freguesia de alcantara se vende isso. E muito mais barato. Paguei pelo meu de 4 cm de diametro 2 €. A loja é GOnçalves e qq coisa cheers

Publicado:
Tb ali numa loja em frente à junta de freguesia de alcantara se vende isso. E muito mais barato. Paguei pelo meu de 4 cm de diametro 2 €. A loja é GOnçalves e qq coisa

Também me abasteço aí :roll:

A única coisa que acho carota são as torneiras, mas que são boas, lá isso... cheers

Publicado:

Boas

Comprei uma broca da Dremel para cortar azulejos, mas já experimeitei e tambêm corta bem o vidro.

Já fiz a experiência e corta muito bem, mas fiquei com uma dúvida será necessário fazer o arrefecimento da broca, é que estou com receio de que sem arrefecimento a broca dê só para uma vez.

No site da marca não é especifico, quanto ás de cerâmica.

http://www.dremeleurope.com/Europe.html

Para vidro são estas e não encontrei a venda pelo menos nos sítios onde fui.

http://www.dremeleurope.com/Europe.html

Abraços

FOCA

Publicado:

Eu nao +ercebo muito do assunto, mas a ideia que tenho é que o vidro só racha/quebra com diferenças de temperatura, por isso diria que deverias estar constantemente a injectar água no sitio do furo!

Publicado:

É importantíssimo refrigerar a broca constantemente com um fio de água a correr!!!! O ideal mesmo é usar óleo mas depois para limpar o aquário dá muito mais trabalho.

Já agora as brocas dremel para fazer esse trabalho são a 7103 e a 7134.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Alguem têm um esquema com todo o sistema e o que é preciso para montar uma SUMP?

Obrigado

(Alexandre fiz-te uma pergunta identica noutro local...mas ainda n tinha visto este...desculpa!)

Aquele abraço de sempre

Tiago

Publicado:

Oi...

Tiago, faz uma procura no forum com a funcao pesquisar la em cima ao lado do logotipo. Procura por sump ou refugio que vais encontrar muita coisa !!

Evita a duplicacao de topicos... mas percebi porque o fizeste !! :shock:

Abraço...

Publicado:

Boas

OK pessoal já furei o meu AQ. as brocas podem ser as 7103 e 7134 mas também se pode abrir o furo inicial com uma broca para furar vidro de 4mm e depois ir fazendo o recorte com a 7134.

Utilizei um berbequim normal na velocidade máxima, leva mais tempo mas resulta na mesma, tem é de se ir molhando sempre com um pulverizador daqueles dos limpa vidros com bastante água.

Agora já sabem que podem fazer sem problemas só se tem de ter cuidado a abrir o primeiro furo, deve-se rodar a broca num movimento circular e com muita calma.

Abraços

FOCA

• 7 meses depois...
Publicado:

Boas, sei que este topico já é antigo, mas vou agora furar o meu aquario, e o que queria saber é se com este sistema tambem se pode furar aquarios com uma espessura de vidro grande, é que o meu aquario é de 1.50m?

Obrigado.

Publicado:

Boas

Claro que dá, é necessário um pouco mais de trabalho e paciência.

Convêm ir molhando a broca com frequência.

Abraços

FOCA