Recommended Posts

Publicado

Será que duas fêmeas de escalar podem formar casal, mesmo com um macho no mesmo aquário???

Eis a história:

Tenho 5 escalares e decidi separar 2 para que estes criassem e coloquei os 3 que sobravam noutro aquário sozinhos quando dei por ela já tinha escalares pequenos no aquário de 3 escalares. Visto que dois deles (brancos) estavam a defender os pequenos do outro escalar (Preto) eu o separei. Ate aqui nada de especial, depois dos escalares pequenos ficarem maiores eu separei-os e deixei os supostos pais lá para criarem outra vez.

Estes puseram ovos 4 vezes seguidos e ficaram sempre brancos com bactérias.

Será que foi o escalar preto que o fecundou e que os escalares brancos são duas fêmeas? Mas se são duas femeas por que não ficaram como macho e fizeram elas um casal??

Não entendo.

A quem me poder ajudar agradeço

«««««Filiramoa»»»»»

Os Meus Aquarios:

* ..::Eleanor::..

Os Meus DIY:

* Aquario 100*50*50(250L)

* Filtro Interno

* Calha DIY

* Filtro U.V.

Publicado: (editado)
Será que duas fêmeas de escalar podem formar casal, mesmo com um macho no mesmo aquário???

Eis a história:

Tenho 5 escalares e decidi separar 2 para que estes criassem e coloquei os 3 que sobravam noutro aquário sozinhos quando dei por ela já tinha escalares pequenos no aquário de 3 escalares. Visto que dois deles (brancos) estavam a defender os pequenos do outro escalar (Preto) eu o separei. Ate aqui nada de especial, depois dos escalares pequenos ficarem maiores eu separei-os e deixei os supostos pais lá para criarem outra vez.

Estes puseram ovos 4 vezes seguidos e ficaram sempre brancos com bactérias.

Será que foi o escalar preto que o fecundou e que os escalares brancos são duas fêmeas? Mas se são duas femeas por que não ficaram como macho e fizeram elas um casal??

Não entendo.

A quem me poder ajudar agradeço

Olá simples tens uma fêmea que é dominante , e o macho que tens não consegue sobrepor-se na hierarquia do grupo , mas teve a oportunidade de fecundar os ovos . O facto é que elas o aceitam em grupo , isso sim é um facto raro nos meus conhecimentos , obrigado por partilhares com essa descrição o que se passou.

Agora resta saber qual a fêmea que desova e se ela aceita o macho , sim porque se for a dominante vai dar porrada no macho se isolares o casal, mas tudo passa , com separador transparente de acrylico , com uns furinhos pequenos para a água circular e boa sorte , eles que se entendam ;).um abraço.

Jose Palma

Editado por netmaniac
Publicado:
Agora resta saber qual a fêmea que desova e se ela aceita o macho , sim porque se for a dominante vai dar porrada no macho se isolares o casal,

Jose Palma

podes crer ele ta sempre a levar quer seja separado ou nao, mesmo quando nao ha ovos no aquario, mas eu nao entendo é porque é que a femea dominante aceita a outra femea mas nao aceita o macho.

«««««Filiramoa»»»»»

Os Meus Aquarios:

Os Meus DIY:

* Filtro Interno

* Calha DIY

* Filtro U.V.

Publicado: (editado)
podes crer ele ta sempre a levar quer seja separado ou nao, mesmo quando nao ha ovos no aquario, mas eu nao entendo é porque é que a femea dominante aceita a outra femea mas nao aceita o macho.

Bem , não sendo problema essas porradas , depende da intensidade da discórdia ;) , mas brincando um pouco , podes ter escalares fêmeas "amazonas" , macho é só para certas coisas, lol .

Bem mas faz isso mesmo separa-os todos , se possivel e ideal a verem-se, e vais juntando o macho alternadamente com uma das fêmeas, seja a dominante ou não uma delas irá aceitá-lo, de resto aconselho-te a perder o tempo de observação necessário para identificares quem é quem , e se quando a desova ocorre , se realmente não tens mesmo um casal e por outros problemas , relacionados com parametros de água , etc,etc,etc .

Muita coisa pode estar a acontecer , ainda á um leque de hipoteses muito grande para chegares a conclusões , desde observares a desova , os meus escolhem sempre entre as 17:00 e as 20:00 agora no verão para desovar.

Alguns casais até estão a fazer isso no mesmo dia no mesmo horário que te referi , observa , tira fotos para poderes identificar os orgãos genitais expostos na desova e identificares bem , quem é quem .

Junta o macho ás duas fêmeas , ou como te disse uma das alegadas fêmeas de cada vez com o macho , isto é um processo dependente das desovas , eu ando a condicionar se é que é o termo correto o meu 1º casal de escalares há 9 mêses , e nem sempre corre bem , aliás em tantas desovas e com casal bem identificado, ainda têm o que eu chamo muitas "pancadas" , devido a isto dizem uns , devido aquilo dizem outros , juntando o que li pela internet ... enfim , se queres levar isso a sério tens de dar muito do teu tempo para "perceberes" os teus casais , aliás como ciclideos o desafio é esse mesmo , diferentes, ás vezes e muito de animal para animal da mesma variante, sub-especie , etc,etc.um abraço e olha junta uma dose de paciência infinita .

Jose Palma

Editado por netmaniac
Publicado:

A mim tb me aconteceu...tinha duas escalares no msm aqua que desovavam alternadamente, reparei nisso exactamente quando verificava que ao fim de um ou dois dias os ovosficavam brancos...nao tinham sido fecundados..vou dar-te um conselho que me foi dado na altura pelo aquaben(salvo erro)em que me aconteceu o mesmo..tenta juntar outro macho( pode ser que gostem mais desse), pois o macho pode formar casal com as duas( alternadamente claro)..é um caso extremamente raro isso acontecer..mas acho que é possivel, pois as duas femeas como cresceram juntas e se dao bem, podem nao se importar com a presença uma da outra..

abraço

Publicado:

Ontem quando as fui separar vi que ja tinham ovos outra vez no filtro coloquei o escalar preto la pra ver o que acontecia, hoje de manha ja haviam la ovos brancos agora tenho que esperar que fiquem todos brancos para as separar!!

ja agora agradeço a todos os que deram a sua opiniao!!

«««««Filiramoa»»»»»

Os Meus Aquarios:

Os Meus DIY:

* Filtro Interno

* Calha DIY

* Filtro U.V.