filtro de fundo num aqua de recife???

Recommended Posts

Ok pessoal, tou agora a iniciar-me no ramo salgado e, apesar de andar a navegar por este fórum há uns bons tempos, tenho uma, ou melhor, muitas grandes duvidas.

O aqua tem 120*50*50 com uma sump de 60*30*30, e está enfiado num buraco da parede da sala para a cozinha, com a zona de acesso nesta (e vista para os 2 lados). O objectivo é fazer um aqua de recife, com muita rocha viva, corais e uns quantos peixinhos (alem dos palhaços, na faço idéia quais). O material previsto é um escumador Berlin Classic com Eheim 1260, outra Eheim 1260 (2400l/h) a fazer a reposição da sump para o aqua, 2 bombas de circulação Hydor R20 de 900l/h cada; sump dividida em 3 partes com lã, bioballs e granulado de coral (grosso). O aqua terá um fundo de areão de coral (qual, na sei). A iluminação vai ser feita por 2 hqi de 70w.

Agora a grande questão: a pessoa que me fez a adaptação no aqua de doce para salgado (Perguntem-me por MP), para além do buraco no vidro lateral á superficie para a descarga de água, colocou também um filtro de fundo composto por 5 tubos furados ao longo do aqua e ligados ás bombas de circulação, de modo a puxar a água através do areão e bombá-la à superficie. Eu achei aquilo muuuito estranho porque nunca vi nada aqui a falar disso, mas a dita pessoa continua a afirmar-me que é uma boa solução e sempre fez os aquas assim, apesar da "moda" actual não o aconselhar...

O que me dizem disto??? E já agora do setup previsto...

Editado pela equipa de Moderação. Não fazer menções a lojas neste subfórum.

Partilhar nas redes sociais

:(  NUNCA colocar a mesma mensagem em mais do que uma área

Por isso mesmo, vou apagar as outras duas mensagens que colocaste na Conversa Aquática e nos Testes.

Desde já recomendo a leitura das regras do fórum, disponíveis em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=1201

Obrigado, e bem-vindo!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Peço desculpa, mas só o fiz porque não estava a conseguir colocar nada aqui, recebia sempre "invalid session", então resolvi experimentar noutras zonas e, ao fim de umas dezenas de tentativas lá consegui colocar no sitio certo. Andava agora a tentar responder nas outras mensagens que coloquei, precisamente a pedir à moderação para as eliminar...mas estou sempre a receber o tal erro, inclusivé nesta resposta, já vou numas quantas tentativas...

O material previsto é um escumador Berlin Classic com Eheim 1260, outra Eheim 1260 (2400l/h) a fazer a reposição da sump para o aqua, 2 bombas de circulação Hydor R20 de 900l/h cada; sump dividida em 3 partes com lã, bioballs e granulado de coral (grosso). O aqua terá um fundo de areão de coral (qual, na sei). A iluminação vai ser feita por 2 hqi de 70w.
Ola...

Tendo em vista isto...

O objectivo é fazer um aqua de recife, com muita rocha viva, corais e uns quantos peixinhos

eu fazia algumas alterações a eese projecto.

Escumador ... ok

Circulação... + 1 bomba de 900 L/H

Sump: Não precisas de nada que queres la por, a nao ser o escumador e se quiseres coloca lá um refugio cheio de macroalgas ou no maximo mais rocha viva...

Araão: Coloca de preferencia aragonita ou halimeda... se não arranjares nada disso por ai, coloca areão de coral, mas o mais fino possivel de modo a promover maior diversidade de especies no substracto e maior quantidade de bacterias presentes no areão...

quanto á solução que falaste do areão, não conheço qualquer vantagens em ter isso assim e acho que até vai perturbar um pouco a visibilidade do aqua, ou então não estou a perceber bem isso.... :roll:

com que finalidade é que ele pretende montar isso ??.. :wink:

Abraço...

Oi Marco, obrigado pelos comentários. As bioballs e lã já estão colocadas na sump e penso que mal não devem fazer, já que já gastei o $ nelas, sempre é mais uma filtragem... na 2ª divisória da sump coloquei areão de coral grosso e as macroalgas são uma boa idéia, se forem compativeis...

os tubos por baixo do areão são para fazer filtragem mecanica e evitar a estagnação do leito, agora, o leito deve ser remexido? mesmo que seja só por agua a passar em alguns pontos???

Olá,

Oi Marco, obrigado pelos comentários. As bioballs e lã já estão colocadas na sump e penso que mal não devem fazer, já que já gastei o $ nelas, sempre é mais uma filtragem...

Errado!! Fazem mal sim senhor - as bioballs vão promover o aumento dos nitratos e a lã de vidro vai matar toda a vida microscópica que poderás vir a ter no aqua - o suporte da vida deste!!! :twisted: :D

na 2ª divisória da sump coloquei areão de coral grosso e as macroalgas são uma boa idéia, se forem compativeis...
São compatíveis...

os tubos por baixo do areão são para fazer filtragem mecanica e evitar a estagnação do leito, agora, o leito deve ser remexido? mesmo que seja só por agua a passar em alguns pontos???

A filtragem mecânica não é necessário num aquário de recife e de qualquer forma o substrato ("leito") pode e deve ser remexido, como o Marco diz por seres vivos e deve ser o mais fino possível.

Se colocas os tubos como estás a dizer o que vai acontecer é uma revolução constante do substrato - como tal, não vejo nenhuma vantagem. Já visitei várias vezes a loja que mencionas e nunca reparei que tenham esse tipo de filtragem, de que aliás nunca ouvi falar (pelo menos em aquários de sucesso!!!)

Abraço,

Diogo

Obrigado pela ajuda Diogo, então quer dizer devo tentar devolver as bioballs e a lã...sempre sobra espaço para colocar o escumador e bomba dentro da sump.

Eu tambem nunca tinha visto esse tipo de filtragem em salgados, mas o dono da loja, que foi quem me sugeriu parte dessa montagem que eu mostro encima, especialmente o filtro de fundo, lã e bioballs, garante que assim é que deve ser e diz que o aqua em L que ele tem no centro da loja utiliza essa filtragem... Mas já me decidi a tirar, toda a gente (menos ele) diz o mesmo...

Em relação ao fundo, posso colocar areão de coral (mais barato) por baixo e a argamax (é assim?) por cima? E a utilização de areão em 2ª mão (completamente seco), é arriscado?

Em relação ao fundo, posso colocar areão de coral (mais barato) por baixo e a argamax (é assim?) por cima? E a utilização de areão em 2ª mão (completamente seco), é arriscado?

É assim que eu tenho - uma camada de 3/4 cm de areão de coral e depois por cima mas 3/4 cm de Aragamax!

O areão em segunda mão deve ser fervido para garantir que é seguro!

Abraço,

Diogo

Oi SD, ainda tou à espera das 2 Eheim 1260 que encomendei da Alemanha (120€ de poupança :) ), por isso ainda tá tudo vazio :) .

Tava a ver se ouvia aqui mais algumas opiniões, mas parece que para ninguem se dar ao trabalho de responder é porque tudo concorda com o que já foi dito...

Entretanto vou aqui agonizando a olhar para o aqua vazio na parede da sala.