viba Publicado Abril 24, 2004 Publicado Abril 24, 2004 Ok pessoal, tou agora a iniciar-me no ramo salgado e, apesar de andar a navegar por este fórum há uns bons tempos, tenho uma, ou melhor, muitas grandes duvidas. O aqua tem 120*50*50 com uma sump de 60*30*30, e está enfiado num buraco da parede da sala para a cozinha, com a zona de acesso nesta (e vista para os 2 lados). O objectivo é fazer um aqua de recife, com muita rocha viva, corais e uns quantos peixinhos (alem dos palhaços, na faço idéia quais). O material previsto é um escumador Berlin Classic com Eheim 1260, outra Eheim 1260 (2400l/h) a fazer a reposição da sump para o aqua, 2 bombas de circulação Hydor R20 de 900l/h cada; sump dividida em 3 partes com lã, bioballs e granulado de coral (grosso). O aqua terá um fundo de areão de coral (qual, na sei). A iluminação vai ser feita por 2 hqi de 70w. Agora a grande questão: a pessoa que me fez a adaptação no aqua de doce para salgado (Perguntem-me por MP), para além do buraco no vidro lateral á superficie para a descarga de água, colocou também um filtro de fundo composto por 5 tubos furados ao longo do aqua e ligados ás bombas de circulação, de modo a puxar a água através do areão e bombá-la à superficie. Eu achei aquilo muuuito estranho porque nunca vi nada aqui a falar disso, mas a dita pessoa continua a afirmar-me que é uma boa solução e sempre fez os aquas assim, apesar da "moda" actual não o aconselhar... O que me dizem disto??? E já agora do setup previsto... Editado pela equipa de Moderação. Não fazer menções a lojas neste subfórum.
João Branquinho Publicado: Abril 24, 2004 Publicado: Abril 24, 2004 NUNCA colocar a mesma mensagem em mais do que uma área Por isso mesmo, vou apagar as outras duas mensagens que colocaste na Conversa Aquática e nos Testes. Desde já recomendo a leitura das regras do fórum, disponíveis em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=1201 Obrigado, e bem-vindo! ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
viba Publicado: Abril 24, 2004 Autor Publicado: Abril 24, 2004 Peço desculpa, mas só o fiz porque não estava a conseguir colocar nada aqui, recebia sempre "invalid session", então resolvi experimentar noutras zonas e, ao fim de umas dezenas de tentativas lá consegui colocar no sitio certo. Andava agora a tentar responder nas outras mensagens que coloquei, precisamente a pedir à moderação para as eliminar...mas estou sempre a receber o tal erro, inclusivé nesta resposta, já vou numas quantas tentativas...
Marco Madeira Publicado: Abril 24, 2004 Publicado: Abril 24, 2004 O material previsto é um escumador Berlin Classic com Eheim 1260, outra Eheim 1260 (2400l/h) a fazer a reposição da sump para o aqua, 2 bombas de circulação Hydor R20 de 900l/h cada; sump dividida em 3 partes com lã, bioballs e granulado de coral (grosso). O aqua terá um fundo de areão de coral (qual, na sei). A iluminação vai ser feita por 2 hqi de 70w.Ola...Tendo em vista isto... O objectivo é fazer um aqua de recife, com muita rocha viva, corais e uns quantos peixinhos eu fazia algumas alterações a eese projecto. Escumador ... ok Circulação... + 1 bomba de 900 L/H Sump: Não precisas de nada que queres la por, a nao ser o escumador e se quiseres coloca lá um refugio cheio de macroalgas ou no maximo mais rocha viva... Araão: Coloca de preferencia aragonita ou halimeda... se não arranjares nada disso por ai, coloca areão de coral, mas o mais fino possivel de modo a promover maior diversidade de especies no substracto e maior quantidade de bacterias presentes no areão... quanto á solução que falaste do areão, não conheço qualquer vantagens em ter isso assim e acho que até vai perturbar um pouco a visibilidade do aqua, ou então não estou a perceber bem isso.... com que finalidade é que ele pretende montar isso ??.. Abraço...
viba Publicado: Abril 25, 2004 Autor Publicado: Abril 25, 2004 Oi Marco, obrigado pelos comentários. As bioballs e lã já estão colocadas na sump e penso que mal não devem fazer, já que já gastei o $ nelas, sempre é mais uma filtragem... na 2ª divisória da sump coloquei areão de coral grosso e as macroalgas são uma boa idéia, se forem compativeis... os tubos por baixo do areão são para fazer filtragem mecanica e evitar a estagnação do leito, agora, o leito deve ser remexido? mesmo que seja só por agua a passar em alguns pontos???
Diogo Lopes Publicado: Abril 25, 2004 Publicado: Abril 25, 2004 Olá, Oi Marco, obrigado pelos comentários. As bioballs e lã já estão colocadas na sump e penso que mal não devem fazer, já que já gastei o $ nelas, sempre é mais uma filtragem... Errado!! Fazem mal sim senhor - as bioballs vão promover o aumento dos nitratos e a lã de vidro vai matar toda a vida microscópica que poderás vir a ter no aqua - o suporte da vida deste!!! :D na 2ª divisória da sump coloquei areão de coral grosso e as macroalgas são uma boa idéia, se forem compativeis...São compatíveis... os tubos por baixo do areão são para fazer filtragem mecanica e evitar a estagnação do leito, agora, o leito deve ser remexido? mesmo que seja só por agua a passar em alguns pontos??? A filtragem mecânica não é necessário num aquário de recife e de qualquer forma o substrato ("leito") pode e deve ser remexido, como o Marco diz por seres vivos e deve ser o mais fino possível. Se colocas os tubos como estás a dizer o que vai acontecer é uma revolução constante do substrato - como tal, não vejo nenhuma vantagem. Já visitei várias vezes a loja que mencionas e nunca reparei que tenham esse tipo de filtragem, de que aliás nunca ouvi falar (pelo menos em aquários de sucesso!!!) Abraço, Diogo
viba Publicado: Abril 25, 2004 Autor Publicado: Abril 25, 2004 Obrigado pela ajuda Diogo, então quer dizer devo tentar devolver as bioballs e a lã...sempre sobra espaço para colocar o escumador e bomba dentro da sump. Eu tambem nunca tinha visto esse tipo de filtragem em salgados, mas o dono da loja, que foi quem me sugeriu parte dessa montagem que eu mostro encima, especialmente o filtro de fundo, lã e bioballs, garante que assim é que deve ser e diz que o aqua em L que ele tem no centro da loja utiliza essa filtragem... Mas já me decidi a tirar, toda a gente (menos ele) diz o mesmo... Em relação ao fundo, posso colocar areão de coral (mais barato) por baixo e a argamax (é assim?) por cima? E a utilização de areão em 2ª mão (completamente seco), é arriscado?
Diogo Lopes Publicado: Abril 26, 2004 Publicado: Abril 26, 2004 Em relação ao fundo, posso colocar areão de coral (mais barato) por baixo e a argamax (é assim?) por cima? E a utilização de areão em 2ª mão (completamente seco), é arriscado? É assim que eu tenho - uma camada de 3/4 cm de areão de coral e depois por cima mas 3/4 cm de Aragamax! O areão em segunda mão deve ser fervido para garantir que é seguro! Abraço, Diogo
SD Publicado: Abril 28, 2004 Publicado: Abril 28, 2004 Viva, então viba será que o sabado não chegou? Espero que isso já esteja bem encaminhado... Sérgio Dantas Abraços
viba Publicado: Abril 28, 2004 Autor Publicado: Abril 28, 2004 Oi SD, ainda tou à espera das 2 Eheim 1260 que encomendei da Alemanha (120€ de poupança ), por isso ainda tá tudo vazio . Tava a ver se ouvia aqui mais algumas opiniões, mas parece que para ninguem se dar ao trabalho de responder é porque tudo concorda com o que já foi dito... Entretanto vou aqui agonizando a olhar para o aqua vazio na parede da sala.
Recommended Posts