Recommended Posts

Publicado (editado)

Estou a preparar o meu aquário já há umas semanas, e neste momento tenho o vidro frontal com uma grande mancha de pontinhos verdes (algas), algumas algas tipo fios de cabelo, finihas mas pouco compridas, e umas largas dezenas de caracois.

Sou um iniciante e tenho deixado o aquário um pouco em paz, para ver o que acontece, como reagem as plantas, etc e embora tenha o vicio de andar sempre a "cheirar" aqui no fórum, tenho algumas questões:

- Os caracois andam sobretudo no vidro frontal em cima das algas verdes. Os caracois comem as algas?

- Devo retirar as algas, ou deixo-as estar e servirem de alimento aos futuros inquilinos (estou a pensar em colocar de inicio um par de Otocinclus spp)?

- Os caracois podem/devem esmagar-se para fazer uma papa alimento para os peixes? Os peixes comem os caracois ou não gostam de escargots (se calhar por não poderem acompanhar com uma cervejinha fresquinha!...)?

- Sendo que os caracois maiorzitos têm apenas uns 3-4mm, gostaria de saber até que tamanho eles crescem.

- Durante a ciclagem devo ter uma bomba de O2 a funcionar? Quanto tempo diarimente?

- Durante a ciclagem devo ter uma bomba de CO2 a funcionar? Quanto tempo diarimente?

- Para o meu aquário que peixes e quantidades aconselham? Estava a pensar nuns neons azuis, no par de Otocinclus spp, e noutros, mas ainda não verifiquei compatibilidades e carateristicas

- O que dizem de colocar camarões e rãs albinas juntamente com os peixes (vi umas numa loja a cerca de 10€ cada!... Gostei delas, mas o preço é fogo!!!)

- Porque não criar uma lista "Aquarofilia" com os endereços de Messenger do pessoal?

O meu aquário no inicio

1148439745_34a8c3619b_m.jpg

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

• 2 semanas depois...
Publicado:
- Os caracóis andam sobretudo no vidro frontal em cima das algas verdes. Os caracóis comem as algas?

Comem, mas eles são tão pequenos e comem tão pouco que não vais notar ;)

- Devo retirar as algas, ou deixo-as estar e servirem de alimento aos futuros inquilinos (estou a pensar em colocar de inicio um par de Otocinclus spp)?

Podes tirar as algas, além do mais os Otos não são bons peixes para fazer o ciclo (são muito sensíveis a variações das propriedades da água, que acontecem durante a ciclagem) ;) lê aqui alguma coisa sobre eles:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry432256

- Os caracóis podem/devem esmagar-se para fazer uma papa alimento para os peixes? Os peixes comem os caracóis ou não gostam de escargots (se calhar por não poderem acompanhar com uma cervejinha fresquinha!...)?

Acho que há peixes que comem (já não me lembro de nenhum, os meus nenhum come), a única desvantagem desses caracóis é serem um pouco feios (para algumas pessoas), no entanto têm uma vantagem: se estiverem em grande número é um indicador de que estás a dar comida a mais, se não houver desperdícios eles não aparecem em demasia.

- Sendo que os caracóis maiorzitos têm apenas uns 3-4mm, gostaria de saber até que tamanho eles crescem.

Não sei de que espécie estás a falar, as 2 que aparecem nos meus aquas são estas:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Physa_Snail.php

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Planorbis_Ramshorn.php

- Durante a ciclagem devo ter uma bomba de O2 a funcionar? Quanto tempo diarimente?

Com plantas naturais não precisas de O2 e mesmo que não tivesses, não faz influência enquanto não tiveres peixes.

- Durante a ciclagem devo ter uma bomba de CO2 a funcionar? Quanto tempo diarimente?

Também não influencia directamente o processo da estabilização, talvez pelo facto de aumentar o crescimento das plantas forneça maior área para as colónias de bactérias se estabelecerem. 24h/dia

- Para o meu aquário que peixes e quantidades aconselham? Estava a pensar nuns neons azuis, no par de Otocinclus spp, e noutros, mas ainda não verifiquei compatibilidades e carateristicas

Diz-nos o setup (dimensões, medições, etc...) do aqua que assim é mais fácil aconselhar-te.

- O que dizem de colocar camarões e rãs albinas juntamente com os peixes (vi umas numa loja a cerca de 10€ cada!... Gostei delas, mas o preço é fogo!!!)

Pessoalmente não aprecio as rãs e como tal não estou muito informado acerca dos hábitos (bons ou maus) delas.

Quanto aos camarões, tenta os Red cherry, são fáceis de manter e reproduzir! Procura na secção Oferta que há sempre alguém a vende-los.

- Porque não criar uma lista "Aquarofilia" com os endereços de Messenger do pessoal?

No perfil de cada utilizador podes encontrar o endereço usado no Messenger, vais adicionando com precisas de falar e achas que as dúvidas não tem um interesse que possa enriquecer o fórum... lol

O meu aquário no inicio

1148439745_34a8c3619b_m.jpg

Esse tronco parece espectacular! Não podes postar uma foto maior?

Cumps,

JFFA

Publicado:

"Diz-nos o setup (dimensões, medições, etc...) do aqua que assim é mais fácil aconselhar-te." - O meu setup está na minha assinatura

"Esse tronco parece espectacular! Não podes postar uma foto maior?" - Aqui vão algumas fotos do tronco

1312521786_91f1bf2eb8_m.jpg

1312521816_d1d9a04a9e_m.jpg

1312521804_1bbab5f5a7_m.jpg

Pormenor da Anúbia colocada no cimo do tronco:

1312521840_f95ca20d29_m.jpg

Obrigado pelas respostas

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Publicado:

as rãs até papam os peixes...se estivermos a falar de neons.

entretanto umas rectificações: os peixes q comem caracois são os botias mas são demasiado grandes para esse setup. usa a tecnica da folha de alface.

o CO2 nunca por nunca deve estar ligado 24h por dia mas sim apenas quando a luz estiver ligada...só nos casos de CO2 caseiro q nao se consegue desligar e aí ou se poe o tubinho num copo de agua durante a noite ou se liga uma bomba de ar debaixo do difusor durante a noite, para retirar o CO2 da agua porque nao sendo usado durante a noite pelas plantas vai acidificar demasiado a agua.

ter ou não a bomba de ar a funcionar durante o ciclo depende de como se está a movimentar a agua à superficie do aqua..se tem bom movimento nao precisa, se não tem então é melhor...atenção q a agua oxigena-se ao entrar em contacto com o ar na camada superficial...não penses que o oxigenio é introduzido na agua pelo ar da bomba...as bombas de ar destinam-se a fazer delocar a agua na superficie e assim oxigenar mais.

camaroes nao te aconselho agora de inicio...camaroes morrem muito facilmente com a mais pequena mostra de amonia ou de nitritos..portanto camaroes são para por em aquas bem ciclados e estabilizados...e cujas tpas sejam frequentes mas nao directas da torneira senão o cloro coze-os.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!