Filtro A Mais?


Recommended Posts

Bom dia.

 

Eu sou novato nesta nesta área e preciso de um empurrão para começar.

Vou construir um aqua com 120l e comprei um filtro Sera fil 1100. Será k é filtragem a mais?

 

Também vou acrescentar um UV. Se eu dividir o caudal de saida do filtro externo e mandar metade para dentro do aqua e a outra metade para o UV antes de entrar no aqua será que funciona?

 

Cumprimentos. José Santos

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhuma filtragem é demais, tens de resolver é o problema da corrente forte que o filtro vai fazer,colocando uma saida em flauta com buracos grandes. 10x a litragem do aqua ficas ai com uma limpeza fixe mesmo!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres a divisão do caudal para um filtro UV não é nada demais. Mesmo sem essa divisão, tal como disse o Zogli, não é demais. O único problema que podes ter é mesmo um excesso de corrente no aquário.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros Sera Fil 1100 não vêm com torneiras à saída e à entrada?

 

Parece-me ter visto isso numa imagem. Se assim fôr podes sempre fechar um bocadinho a torneira de saída e até a de entrada de forma a reduzires o caudal. Penso que se não fôr em exagero não terás qualquer problema com isso.

Eu tenho dois filtros externos e ambos têm reguladores de caudal. Os reguladores de caudal não são mais do que de mecanismos que estrangulam o fluxo de água.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

força nisso, não existe filtragem a mais. se puderes não estrangular fluxo é melhor para a saude da bomba do filtro. se dividires o fluxo de saida para uma UV então não dividas a meias...ou seja o fluxo da UV quanto mais lento mais eficaz é, por isso usa uma derivação que faça passar menos agua na UV. o uso da flauta é sempre bom, quer para oxigenação da agua quer para evitar formação de pelicula de gordura o q tambem impede a oxigenação e evita jactos de agua demasiado fortes no caso de um plantado ou mesmo se tiveres peixes que gostem de aguas mais calmas.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atençao ás reduçoes dos caudais de agua dos filtros e a essas derivaçoes e tubagens que provocam uma maior força por parte da bomba do filtro o que nao é nada saudavel para o mesmo

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a perguntar: o que é um regulador de fluxo num filtro? Não é nenhum mecanismo que vá reduzir a velocidade de funcionamento do motor. É sempre um mecanismo que vai estrangular o caudal de água. Nada mais. Por isso não é o facto de se adaptar uma torneira para estrangular o caudal que vai esforçar o motor.

Editado por nmota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim, ao fazeres derivações no filtro para um filtro UV com um tubo mais fino, vais estar a dividir o fluxo do filtro e é obvio que a água segue o caminho mais fácil logo o maior caudal vai para a derivação principal, com um caudal mais baixo no UV, maior eficiencia para o UV, então tinhas um caudal X, agora tens Y=X-caudal que passa pelo filtro UV, se colocares a flauta não estás a estranfulara a saía, estás sim a dividir o caudal Y em várias saídas, Y=A+B+C+D+E em vez de castigar uma parte do aquário com uma saída localizada Y. Se regares um jardim podes ver o efeito prático e continuas a não estrangular a saída. Quanto à situação de regulares o caudal com as torneiras, esquece estás a estrangular a saída e o motor está em esforço, se tiveres um medidor de tensão, consegues ver que no mínimo de regulação do filtro este consome mais. Um fluval que consuma 15W, com a torneira do filtro regulada para o menor caudal, consome uns 19W, logo o esforço do Motor é maior,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então os reguladores de caudal dos filtros são todos prejudiciais.

Eu tenho um Fluval 404 com regulador de caudal. Faz 1300 l/h. Eu estou a pensar em estrangulá-lo um bocado.

Lá se vai o motor...

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Desde já obrigado pela ajuda.

 

Se bem percebi não existe problema grave para o aquário ao utilizar este filtro.

 

Sim, o filtro tem regulação de caudal à entrada e à saida.

 

Acrescento mais uma informação: O filtro irá estar afastado (na horizontal) do aquário cerca de 3 metros, será que vai haver problema?

 

Se eu dividir o caudal X por várias saídas temos: X (caudal inicial) = 1/5X (caudal filtro uv) + 4 x 1/5X (caudal de várias saídas da flauta). Será que assim funciona?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca deves colocar o filtro acima do nivel de agua do aquario..só a baixo, mas penso que isso deve vir expecificado nas instruçoes.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

funcionar funciona mas 3 metros do filtro até ao aqua? só isso já te vai reduzir o fluxo para menos de metade. se tiver que ser assim então terás que repensar a potencia do filtro. porque mesmo que fosse numa horizontal perfeita mesmo assim são 6 metros de mangueira em que o filtro tem que fazer circular agua...é muita mangueira e certamente estará abaixo do nivel do aqua o que implica mais esforço ainda...num filtro de 1000 l/h digamos que dificilmente passariam 400 l/h e isto sem estar a falar do desvio para a UV que te iria reduzir mais uns poucos litros.escolhe um filtro que te faça 1500 l/h se não puderes po-lo mais perto do aqua, pode ser que assim consigas garantir uns 900 l/h. nessa situação porque não optas por por uma powerhead fraquinha no aqua a alimentar a UV directamente? todas as UVs se podem colocar tipo mochila nos aquas e há bombas baratissimas q fazem os 150l/h, que é o ideal para UVs.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filto na vertical está 90cm abaixo mais ou menos e ao certo na horizontal está 2.80m. A ideia que eu tinha é que a saida da água para o filtro era por gravidade e este pouco ajudava nesse movimento. E na saida é que ele fazia um esforço pa impulssionar a água até ao aqua.

 

Vou averiguar a possibilidade de colocar o filtro mais proximo do aqua (atrás do sofá ou assim) ou talvez na horizontal (será que é possivel?).

 

Até acho boa ideia colocar a UV em circuitos de água separados mas mesmo assim subsistia a extrangulação do filtro (passagem dos 1100l/h para os 400l/h).

 

E se eu usar mangueiras de diâmetro inferior? Reduzindo assim a quantidade de água dentro das mangueiras.

 

Ou então trocar o filtro por um mais pequeno colocando-o emediatamente abaixo do aqua... (fui tótó a desenhar o móvel...)

 

Preciso de mais sugestões....

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não reduzas nada no diametro das mangueira, isso nunca...estoiras com o motor do filtro num instante. a saida num filtro externo nao é bem por gravidade....ou seja por gravidade desce a agua para as sumps....mas no caso do filtro externo não...é realmente no retorno que o filtro faz força mas isso tem q fazer a tubagem de saida do aqua funcionar a mesma velocidade, percebes isso?´sendo um circuito fechado as forças teem que ser equivalentes e é o motor do filtro q estabelece o fluxo de um lado e de outro.agora é assim, os 90cm é a altura normal q todos os filtros teem q vencer mas mesmo assim já todos perdem por causa dos fabricantes só dizerem qual o fluxo à boca do filtro e nunca com o normal desnivel.no teu caso acho q iria para o filtro maior porque mesmo perdendo bastante fluxo nao deixa de ter maior capacidade de materias filtrantes. e deitar um filtro nem pensar... nunca mas nunca mesmo.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Problema resolvido, vai ficar ao lado do aqua. De facto todas essas indicações fazem sentido.

 

Assim até já posso dividir o caudal para o filtro UV e assima de tudo não perco muito rendimento do filtro.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.