Recommended Posts

Publicado

eu que pensava que era facil conjugar a aquariofilia com as ferias, ainda mais quando se fica com gente em casa....

fui uma semana de ferias e eis que a desgraça aconteceu.

 

e eu que pensava que tinha deixado tudo controlado

 

no dia antes de ir de ferias a seguir a uma tpa, fertilizei normalmente e reduzi o co2 e o tempo de iluminação, disse aos meu velho para de vez em quando ir lá por um pouco de comer...

 

passado uma semana volto eu de ferias, e o que encontro eu, um casal de apistos mortos, 9 neons, 1 SAE, e uma botija de 2kg de co2 vazia, plantas com um pouco mau aspecto devido a falta de co2.

 

pergunto ao cota o que se passou, "epa o aqua ficou coberto de plantas(lemna minor), tive ainda a tirar algumas, e os peixes começaram a morrer, deve ter sido de tanta planta a superficie os peixes devem ter ficado sem oxigeneo...."

 

pergunto eu de novo. quem é que mexeu na garrafa de co2?

"eu não toquei em nada disso, a primeira vez que vim ver isso só deitava umas bolhinhas de nada...."

 

tão e não tiveram aqui "putos" em casa?

"não"

 

resumindo ninguem mecheu em nada, e la fiquei eu quase sem peixes, e com 2kg de co2 vazios, e aprocura de sitio para encher a garrafa...

 

 

agora é continuar pra frente e para a proxima esplicar melhor as coisas a quem vai cuidar do aqua.....

 

 

 

Publicado:

Cá para mim alguém pensou que o CO2 era oxigénio e abriu a garrafa para sair mais bolhas ;)

Mas é claro que nimguém se vai acusar...

Vê o lado positivo: Vais poder comprar mais peixes e plantas 8)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Eu também tive uma situação identica mas a minha foi com a comida... Fui passar férias e encarreguei a minha mãe para lhes dar de comer... Tive uma semana fora, quando cheguei a casa tinha a praia dos ciclideos cheia de comida na qual eu perguntei: - "Mãe porque desta comida em excesso? Eu disse que era a quantidade da cabeça de dois dedos!" Ela: "Eu sei... mas deixei cair o frasco lá dentro! 8)

 

Não há nada melhor do que ser nós a fazer!

Publicado:
Cá para mim alguém pensou que o CO2 era oxigénio e abriu a garrafa para sair mais bolhas

Mas é claro que nimguém se vai acusar...

Vê o lado positivo: Vais poder comprar mais peixes e plantas

 

pois joão foi o que eu tambem pensei.... mas numca vou saber nem preciso o mal já foi feito!

 

o lado positivo era se eu tivesse ao pé de mim lojas com peixes interessantes, por agora vou ficar com o que sobrou, mais tarde logo vejo se vou por mais peixes.

 

mas deixei cair o frasco lá dentro!

:oops:

 

 

 

Publicado:

Ois

Pois é pessoal, aquários e outros animais para quem quer ir de férias para fora não dá mesmo.

Lamento informar-vos mas ou vocês conhecem alguém aquariofilista e que vos vai tratar dos peixes, ou então esqueçam.

Não vale a pena, as histórias são tantas e os erros são quase sempre os mesmos, a gente explica, mas as respostas são sempre as mesmas, ah coitadinhos tavam cheios de fome, ah eu não toquei nisso sequer, fiz exactamente o que me disses-te para fazer.e blá....blá...blá....

Não há bela sem senão.

Férias?????

Desliga garrafas de co2, esconde tudo, mas o melhor é 1 colega que perceba da coisa.

Ou então façam como eu, saio, fico pouco tempo fora, os gaijos vão jantar ao restaurante da esquina e quando volto tá tudo na maior.......e sobretudo não peço nada a ninguém.ihihihihihih.....

Fiquem bem.

Isa.

Publicado:

Boas

 

Realmente é muito azar.Eu quando vou de férias 1 semana ou menos desligo o co2, reduzo o tempo de luz, faço TPA e os peixes passam fome.Prefiro pois já me aconteceu ficar uma tia de dar comida e o "frasco também cair dentro".Quando cheguei restava um peixe e a agua turva e acastanhada... :D Boa sorte com o próximo projecto...

Cumprimentos

Publicado:

Boas

 

os meus peixes não comem quando vou de ferias. è um 2 em 1, não so não ha erros como até "limpa" um bocado o aqua.

 

de resto é ou deixar a quem realmente sabe ou deixar as coisas mesmo sem manutenção.

 

abraço

Publicado:

pois, eu meti CO2 de electrólise (não dá para aquários muito grandes, vá lá até uns 200 l), liga e desliga sem perguntar nada a ninguém! E deixo comida em pacotinhos individuais selados. E mesmo assim tive problemas, superfície completamente coberta com lemna minor, e tanta evaporação que o retorno de água já estava 5 cm acima da superfície da água... mais uns dias e aquilo desferrava.

 

olha, a família é mais importante que os peixes, e as pessoas não fazem por mal... tem-se mesmo que reduzir a margem de cometerem asneiras grandes de mais.

 

Força!

Publicado:

Boas,

 

Então posso dar os parabens aos meus pais que são excepcionais, em 17 dias de férias só me desapareceu um peixinho e mais nada. Até acho que os restantes estavam melhores do que quando eu me fui embora. O aqua estava limpinho de algas as plantas maiores e os bichinhos bem bonitos. Comida controlada (1/3 do que dou normalmente) e de dois em dois dias, e bem explicado que a comida em demasiado mata mais do que a falta dela, uma bela tpa (70%) 2 dias antes de me ir embora e tudo correu bem. Confesso que li bastante aqui no forum sobre este assunto e tentei chegar a um equilibrio entre o que cada um faz e o que os meus aquas precisavam.

 

Um abraço e força aí com os que restaram

 

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Publicado:

Não façam é como eu que ha uns anos pedi ao meu avô pra me vir dar comer aos peixes enquanto estava de ferias, acontece que cheguei a casa e tinho montes de camaroes, daqueles pas tartarugas comerem, dentro do aqua. O meu avô não encontrou a comida dos peixes e para eles não morrerem foi à cozinha e pegou na comida das tartarugas e despejou (literalmente) o conteúdo dentro do aqua. Podia ter sido pior, não morreu nenhum peixe, mas tive que fazer uma grande limpeza ao aqua, seguida de umas valentes tpa's ...

 

A seguir a este espisodio, nnc mais, agr têm alimentador automatico ... xD

Publicado:

Eu cá fui pra fora 3 dias, coloquei alimentadores automaticos nos aquas.

Voltei, 1 semana em casa, fiz limpeza, TPAs, recarreguei a botija de co2 do aqua grande, acertei a quantidade de bolhas.

 

2 dias antes de ir 1 semana para Lisboa, reduzi o CO2, verifiquei alimentadores, nível de água, ventoinhas automáticas, reposição automática no salgado, tudo OK.

 

Como há mais de 1 ano, nada de grave acontecia, não quis incomodar ninguém para vir ver os peixes.

 

Voltei, salgado com algas nos vidros (normal), aqua grande, 36 mortes.

 

Sobrou ampulárias, 3 cardinais, 2 corydoras aeneus, 1 guppy femea, 1 filhote de kibensis e um botia palhaço que ainda não recuperou totalmente.

 

A porcaria do tubo de CO2 ficou com folga mesmo à entrada do difusor e estava a sair Co2 directo para o aqua, nem microbolhas fazia de jeito.

 

16 filhotes de kribensis, 6 escalares (2 deles eram casal a fazer posturas), cardinais, sae, ancistru, pleco, 1 casal de kribensis, corydoras, Melanotaenia boesemani, 1 botia palhaço, 2 camarões, vários caracóis... tantos meses sem doenças nem colocar peixes novos, só a engordar os que já tinha e a deixar crescer para perder tudo graças à porcaria de 1 tubo.

 

Pelo menos as plantas cresceram bastante. Se é que isso serve de consolo. Foi cá um desânimo...

 

Trouxe eu 1 escalar grandito de Lisboa e 2 peixes para o aqua salgado, para ter um desgosto destes ao chegar a casa.

Agora lá anda o escalar, ainda meio parvo a olhar para a casa enorme que tem. Enorme e vazia.............