Recommended Posts

Publicado

boas a todos.

tenho uma duvida sobre a utilização de fertilizante, principalmente no inicio.

Sei q não é aconselhável utilizar fertilizante liquido e co2 nas primeiras semanas após a montagem do aqua, para não dar hipotese a algas. e que por outro lado, pela mesma razão, deve-se "encher" o aquario (isto é, colocar logo todas as plantas q queriamos).

mas por experiência própria sei q muitas plantas, ressentem-se e morrem ao fim d alguns dias se não obtiverem esses tipos de fertilização. dizem q as reservas q estas possuem são suficientes para esse tempo de ciclagem, mas já por duas vezes plantas como glossos, riccia, micranthemun umbrosum, lilaeopsis, e muitas outras, acabam por morrer.

Agora expliquem-me o q tou a fazer mal, e quais as falhas nas minhas experiências.

p.s. fornecia mais de 1w/l de iluminação, substrato fertil, e bons parametros de agua.

cumprimentos

bruno mendes

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Publicado:

olá!

parece que tudo o que tinhas estava OK, mas qual era a temperatura que o aquário rondava?

se não for isso, só pode ser o CO2.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

o co2 estava dentro dos parametros aconselháveis.

o problema é q com estas minha humildes experiências constatei essa contradição. tb concorda???

acho demasiado dificil manter esse tipo de plantas sem fertilização liquida e co2 durante 1 mes (até completar a ciclagem).

como fizeram???

Georg Simmel

Publicado:
tb concorda???

não é "concorda", é concordas!!!! :roll:.

um mês?

quem falou num mês??

depois de tres dias das plantas estarem no aquário, já começam a absorver nútrientes, até no primeiro dia o fazem, apenas é a um ritmo um pouco baixo.

apenas com utilização de substrato fértil é preciso esperar tanto tempo, quando não se utiliza este sistema, convem fertilizar logo quando as plantas mostram alguma carência.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

sorry

eu sei q logo q se colocam as plantas elas absorvem nutrientes.

mas, para ver se percebi, estas a dizer q injectas co2 e fertilização liquida nos primeiros dias após a montagem do aquario?? eu uso subtrato fertil, mas isso não interfere em algas se existir uma camada de areâo que não permita q a coluna de agua o atinja. portanto não estou a compreender bem o teu raciocinio. porque com substrato fertil espera-se tanto tempo?? porque assim as plantas tem forma de obter nutrientes sem ser através da fertilização liquida?? mas quando plantamos na generalidade das vezes as raizes das plantas não chegam ao substrato fertil. elas (raizes) estendem-se depois se a planta realmente sentir carência, normalmente algumas boas semanas depois da montagem.

Georg Simmel

Publicado:

estou a utilizar humus de minhoca (método vladimir simoes).

Georg Simmel