Recommended Posts

Publicado

Boas, alguém me sabe dizer, além das Anúbias, que plantas de podem usar fixadas a um tronco num Aqua (40*25*30) 25L uteis??

E já agora aproveitando o tópico, será que Vesicularia Cristmas fica bem fixado em pedras de xisto??

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Olá

Plantas para se fixar a troncos e pedras para alem de anubias tens os fetos (Microsorums ou Bolbitis heudelotii) e os musgos (Vesicularia dubyana etc etc).

E já agora aproveitando o tópico, será que Vesicularia Cristmas fica bem fixado em pedras de xisto??

Sim, até gosto mais de o ver fixado a rochas que em troncos!

Cumprimentos,

Luís Moniz

Banner-1.png
Publicado:
Olá

Plantas para se fixar a troncos e pedras para alem de anubias tens os fetos (Microsorums ou Bolbitis heudelotii) e os musgos (Vesicularia dubyana etc etc).

Sim, até gosto mais de o ver fixado a rochas que em troncos!

Cumprimentos,

Luís Moniz

Obrigado pela diga Luis, por acaso tenho um tronco pra por no Aqua que tem uma Anúbia e um feto presos em cada ponta, mas acho que o feto acabará por crescer muito, a outra planta que indicas ñ conheço, mas vou pesquisar. Se és da opinião que o musgo fica bem em rochas, fico satisfeito porque era o que tava a pensar fazer, sem no entanto ter visto nalgum outro Aqua.

Abraço e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:
Plantas para se fixar a troncos e pedras para alem de anubias tens os fetos (Microsorums ou Bolbitis heudelotii)

Não percebi bem à primeira, como referiste são os 2 fetos :mrgreen: de qualquer forma mesmo os Microsorium (penso que o meu é um M. Pteropus) ñ crescem para além dos 30 cm acho eu...

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Olá,

Existem varias espécies de Microsorium, escolhe as que gostares mais!

Cumprimentos,

Luís Moniz

Banner-1.png
Publicado:
Eu tenho uma especie no meu aqua que gosto particularmente Microsorum pteropus 'Windelov'

Windelov.jpg

Acredito que sim, axo que até é das que cresce menos.

Já agora peço uma sugestão, a minha ideia era por no Aqua um tronco com anúbias e fetos e preencher o resto do espaço em volta com pedras de xisto revestitas com Vesicularia Crystmas ou riccia, isto sem areão, para facilitar a limpesa do fundo, acham que fica engraçado? Tenho receio é que possa riscar o fundo do Aqua ou até por descuido o vidro partir-se...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

é sempre arriscado, no máximo podes preencher por baixo com plastico nao tóxico e ficas só um pouco mais seguro.... mas nao recomendo

Hugo F Santos

era para ser ex-manassa mas o "x" do teclado esta avariado

Publicado: (editado)

Boas

é sempre arriscado, no máximo podes preencher por baixo com plastico nao tóxico e ficas só um pouco mais seguro.... mas nao recomendo

Sem dúvida um importante aspecto a levar em conta, possivelmente ñ irei avançar com esta opção. Mas já agora ñ recomendas a utilização do plastico ou as pedras em contacto com o vidro?

Podes forrar algumas pedras com Cladophora Aegrophila, o musgo verde das bolinhas.Fica fixe.

Pelo que sei esta planta molda-se com facilidade em forma e bolas, inda ñ tinha visto era ser usada revestindo pedras, é capaz de ser uma boa opção também, mas será que em pedras de xisto fará esse efeito? Sabes como é o crescimento dessa planta?

Até ao momento se optar por este "hardscape"(por assim dizer) tou inclinado a usar "riccia", "vesicularia Crystmas" ou esta "Cladophora Aegagropila" (se for facilmente fixavel em pedras), porém as incertezas assentam no facto de ñ saber se consiguirei arranjar pedras de xisto que preencham o mais uniformemente possível o fundo do Aqua e se assim for se a manutenção do fundo será prática...

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:
Podes forrar algumas pedras com Cladophora Aegrophila, o musgo verde das bolinhas.Fica fixe.

Boas ,eu já tentei mas não dá ,pelo menos no meu caso ,abri e espelhei por um coco ,mas a Cladophora Aegrophila não agarra.

Abraço

Publicado: (editado)
Boas ,eu já tentei mas não dá ,pelo menos no meu caso ,abri e espelhei por um coco ,mas a Cladophora Aegrophila não agarra.

Abraço

Eu tenho no meu aqua um monte de pedras forradas com Cladophora,tem de ser uma pedra porosa para ela agarrar.Agarrei na bola e cortei ao meio,com cada metade cortei novamente em fatias finas,numa certa posição para ela não se abrir toda. Depois envolvi-a na pedra e atei com fio de nilon e 'pentei' na direcção do fio para este não se ver.O crescimento é lento mas se mantiveres as pedras sempre no mesmo sitio, a Cladophora irá preencher todos os espaços em volta delas e fica bem fixe. Tenho de arranjar é mais bolas de Cladophora e forrar mais pedras ainda para o efeito ser o que quero.O que ficava mesmo à maneira era um aqua de ciclideos totalmente forrado com esta alga!

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Olá pessoal, keria agradecer-vos as dicas que me têm dado, inda tou indeciso quanto ao "hardscape" (acho que é o termo correcto) a adoptar, o que pretendo é que fique apresentavel, montagem económica e que seja facil de fazer a manutenção, ñ sei se já tinha mencionado, este Aqua é pra tentar fazer reprodução de víuvas e gouramis pérola (sendo estes ultimos os próximos ocupantes), por isso ñ pode ficar muito plantado, apenas o suficiente pra que possa proporcionar refugios aos alevins. Se entretanto ñ for bem sucedido com as desovas entrarei noutra aventura com red's (visto que esta ultima foi desastrosa).

Entretanto deixo aqui uma foto de como está neste momento...

IMG_2012.jpg

Próximas actualizações colocarei no fórum "Fotos e vídeos" :blush:

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires