Ajuda!


EMP

Recommended Posts

Boas eu sou um iniciante neste hobby e gostaria q me dessem uma ajuda!

Montei o meu aquario a cerca d 3 semanas e segui os seguintes passos:

-durante a primeira semana deixei o aquario montado com o equipamento a trabalhar(termostato, filtro)

-mais ou menos no inicio d segunda semana começei a colocar pequenas quantidades d comida ja q me disseram q iria iniciar o ciclo.

-durante a terceira semana coloquei 2 corydoras, a minha duvida começa aqui, ao final d segundo dia elas começaram a ter um comportamento estranho,andam frequentemente no topo d aquario e inclusive de um lado para o outro a grande velocidade,esporadicamente vêm ca ao fundo mas por breves periodos,a minha pergunta é se é devido ao ciclo ainda não ter acabado ou nem sequer começado e se sera motivo de preocupação?so efectuei testes a agua na terceira semana e deu os seguintes resultados:

PH- 7.2.

AMONIA- 1.2.

NO2- 0 mg/l

NO3- 10 mg/l

 

Não sei se estes valores são normais, gostaria que me dessem a vossa opinião aos valores e ao comportamento das corydoras

 

o setup do aquario:

AQUARIO: 100*30*30

FILTRO: Fluval canister 105

TERMOSTATO:tetratec 150w

TEMPERATURA:26º

Não tenho plantas naturais, so um tronco e duas pedra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para já essa amónia não está alta, está altíssima!! Tpa´s com fartura e ela desce. NO3 também está alto... faltam plantas naturais para estabilizar isso. Além disso esse filtro está mesmo à rasquinha nesse aquário, devias ter um de maior capacidade. Ajudava bastante saber o que estás a pensar em colocar, isto em termos de fauna.

 

Cumps.

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emp! O procedimento foi o correcto até ao momento em que pões as corys,aí no dia seguinte começavas a fazer tpa's. A quantidade de comida colocada antes de introduzir os peixes também deve ser minima e dia sim dia não,directamente para o bocal da entrada do filtro. Isso agora vai lá com tpa's de 25% todos os dias se for preciso,até a amonia chegar a niveis normais.Podes colocar bactérias no filtro para acelerar o processo.Só quando a amónia estiver a 0 o aqua está estabilizado,mas ainda demora algum tempo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para já essa amónia não está alta, está altíssima!! Tpa´s com fartura e ela desce. NO3 também está alto... faltam plantas naturais para estabilizar isso. Além disso esse filtro está mesmo à rasquinha nesse aquário, devias ter um de maior capacidade. Ajudava bastante saber o que estás a pensar em colocar, isto em termos de fauna.

 

Cumps.

 

Davs

 

 

Boas antes de mais obrigado pelas dicas,agora tenho mais duas perguntas:

1ª-em relação as plantas eu estou a pensar colocar plantas naturais mas como so vou buscar a calha para o aquario este fim de semana so depois irei colocar,a minha pergunta/duvida ja que eu sou iniciante não queria por plantas muito exigentes depois pesquisarei melhor em relação a isso,o que eu gostava de saber era a potencia das lampadas sabendo que eu não quero plantas muito exigentes e não tendo substracto fertil se é suficiente meter as pastilhas ou liquido(penso que seja em pastilhas e em liquido)?

2º-em relação ao filtro eu ja tinha pensado que este podera ser insuficiente,gostaria de saber ja que tenho este posso optar por um mais economico(por exemplo interior)e deixar os dois a trabalhar?

 

Em termos de fauna vou ver ainda tenho algumas duvidas mas vou optar por uns que se adaptem ao ph da agua(talvez uns guppies por exemplo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1ª-em relação as plantas eu estou a pensar colocar plantas naturais mas como so vou buscar a calha para o aquario este fim de semana so depois irei colocar,a minha pergunta/duvida ja que eu sou iniciante não queria por plantas muito exigentes depois pesquisarei melhor em relação a isso,o que eu gostava de saber era a potencia das lampadas sabendo que eu não quero plantas muito exigentes e não tendo substracto fertil se é suficiente meter as pastilhas ou liquido(penso que seja em pastilhas e em liquido)?

 

 

Plantas pouco exigentes tens muito por onde escolher. Anúbias e Musgo de Java por exemplo. Para os guppies, o musgo serve de esconderijo para os alevins. Em relação à iluminação, e como não vais por plantas muitos exigentes, quaisquer 50watts servem perfeitamente. Substracto dava sempre jeito! Sempre podes colocar ainda, dá é um pouco de trabalho. Recomeçavas tudo de novo e acrescentavas o dito. Ma sempre podes ir acrescentando alguns aditivos para as plantas, que não vão ser muito exigentes.

 

 

 

 

2º-em relação ao filtro eu ja tinha pensado que este podera ser insuficiente,gostaria de saber ja que tenho este posso optar por um mais economico(por exemplo interior)e deixar os dois a trabalhar?

 

 

Ao colocar um filtro interior, retiras algum espaço dentro do aquário, mas é uma hipótese! Melhor seria acrescentar outro externo, mas isso já depende da carteira de cada um.

 

 

 

 

Em termos de fauna vou ver ainda tenho algumas duvidas mas vou optar por uns que se adaptem ao ph da agua(talvez uns guppies por exemplo)

 

Bem pensado! A grande maioria opta por escolher os peixes e adaptar a água às suas necessidades, isto em termos de pH. O ideal é escolher os peixes de acordo com os parâmetros da água que temos.

 

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.